O trabalho dá saúde
Moderador: mcerqueira
O que sera, para um cao, a felicidade?
Para mim, o cao e feliz quando compreende o seu papel na matilha e se sente protegido e aceite pelo seu lider.
Um cao que trabalhe, mas cuja maneira de agir seja recompensada pela simples aprovacao do dono sera sempre, a meu ver, um cao feliz.
Aqueles caes mimadissimos que algumas pessoas tem em casa, nao sao, a meu ver, felizes. Esses sao os caes que podem fazer tudo o que querem, mas que tambem nao aguentam estar mais de 10 minutos separados do dono sem entrar em ansiedade. Esses caes sao tambem muitas vezes inseguros, destruidores e agressivos.
Para mim, o cao e feliz quando compreende o seu papel na matilha e se sente protegido e aceite pelo seu lider.
Um cao que trabalhe, mas cuja maneira de agir seja recompensada pela simples aprovacao do dono sera sempre, a meu ver, um cao feliz.
Aqueles caes mimadissimos que algumas pessoas tem em casa, nao sao, a meu ver, felizes. Esses sao os caes que podem fazer tudo o que querem, mas que tambem nao aguentam estar mais de 10 minutos separados do dono sem entrar em ansiedade. Esses caes sao tambem muitas vezes inseguros, destruidores e agressivos.
Boas tardes,
Como em tudo, há o bom e o mau
Falando no meu caso, adoro cães. Adoro-os porque são cães (sendo cães têm a si associadas caracteristicas que prezo, como lealdade ...) e porque dá-me um prazer imenso trabalhar com eles.
Neste momento ando metida em obediencia e caça (testes de).
É um abuso para os cães ? Penso que não, até porque é impossivel obrigar os nossos au aus a fazer certas coisas. Os meus pelo menos vibram com obediencia (sabem que vao estar em contacto comigo e fazem os possiveis por agradar) e adoram caça (então aqui é que estão no paraiso).
No entanto, como é logico, trabalho é trabalho e há que puxar por eles. Não é raro as vezes que tenho de dar um ou dois berros e muitas vezes quando estamos a "trabalhar o fisico" os cães ficam esgotados. É crime ? Pessoalmente não acho, mas aqui entra novamente o bom senso e sensibilidade de cada dono para saber até onde pode exigir.
Eles gostam ? Eu gosto e penso que eles também.
Afinal cada cão é um cão.
Outro tipo de trabalho, que ja falaram aqui é a guarda. No entanto, aí não meto a mão. Deixo a guarda da casa entregue aos cães sem interferencia minha. Aqui igualmente eles encaram esta função com seriedade.
Outro ponto que acho importantissimo é a raça. É imoral no meu ver treinar um Serra da Estrela em obediencia. São cães por natureza independentes e casmurros. Ao treina-los para obediencia estamos a quebrar a propria natureza do cão.
Para mim crime é ter o au-au o dia todo deitado no sofá, sem lhe proporcionar estimulos mentais que o permitam que ele se desemvolva (já repararam que os cães que "são trabalhados" são muitos mais maduros que os restantes ?) saudavelmente, isso sim é crime.
Isabel
Os cães, até para se sentirem felizes, têm que estar metidos numa hierquia. Partindo do principio que sabemos o que estamos a fazer, nós (o dono) somos o chefe e o cão, como inferior, tem o dever de nos obedecer cegamente (desde é claro que compreenda o que lhe estamos a pedir - aqui está novamente a sensibilidade e bom olho que falei anteriormente). Eu com os meus, durante os treinos, não admito qualquer tipo de falta de respeito. Era só o que faltava ....
Salienta-se novamente, que temos de saber até onde podemos exigir e o que podemos pedir ao nosso cão.
Como em tudo, há o bom e o mau
Falando no meu caso, adoro cães. Adoro-os porque são cães (sendo cães têm a si associadas caracteristicas que prezo, como lealdade ...) e porque dá-me um prazer imenso trabalhar com eles.
Neste momento ando metida em obediencia e caça (testes de).
É um abuso para os cães ? Penso que não, até porque é impossivel obrigar os nossos au aus a fazer certas coisas. Os meus pelo menos vibram com obediencia (sabem que vao estar em contacto comigo e fazem os possiveis por agradar) e adoram caça (então aqui é que estão no paraiso).
No entanto, como é logico, trabalho é trabalho e há que puxar por eles. Não é raro as vezes que tenho de dar um ou dois berros e muitas vezes quando estamos a "trabalhar o fisico" os cães ficam esgotados. É crime ? Pessoalmente não acho, mas aqui entra novamente o bom senso e sensibilidade de cada dono para saber até onde pode exigir.
Eles gostam ? Eu gosto e penso que eles também.
Afinal cada cão é um cão.
Outro tipo de trabalho, que ja falaram aqui é a guarda. No entanto, aí não meto a mão. Deixo a guarda da casa entregue aos cães sem interferencia minha. Aqui igualmente eles encaram esta função com seriedade.
Outro ponto que acho importantissimo é a raça. É imoral no meu ver treinar um Serra da Estrela em obediencia. São cães por natureza independentes e casmurros. Ao treina-los para obediencia estamos a quebrar a propria natureza do cão.
Para mim crime é ter o au-au o dia todo deitado no sofá, sem lhe proporcionar estimulos mentais que o permitam que ele se desemvolva (já repararam que os cães que "são trabalhados" são muitos mais maduros que os restantes ?) saudavelmente, isso sim é crime.
Kat, só um aparte. Os Serras protegem o rebanho, NÃO o conduzemMas tenho família na Zona de Seia e desde miúda que me lembro de ir à Serra da Estrela e ver os cães da serra aguardar rebanhos. Acho que esses cães se sentem muito felizes com o que fazem. Nota-se a alegria do cão quando conduz o rebanho. E para ele é mesmo uma distração, o trabalho é um prazer.
Isabel
Desagrado ? Mas quem manda ? O cão ou o dono ?Isto não é regra, mas que não se pode avaliar se todos os cães que trabalham são felizes. Se eles foram ensinados a fazer aquilo, fazem e pronto! Não têm muitas vezes oportunidade de fazer outras coisas e o objectivo deles é o de agradar, como tal respondem às ordens que aprendem. Eles não falam para se queixar! Se bem que uns têm as suas formas de mostrar desagrado pelo que têm de fazer, rosnando, ladrando ou outra coisa qualquer!
Os cães, até para se sentirem felizes, têm que estar metidos numa hierquia. Partindo do principio que sabemos o que estamos a fazer, nós (o dono) somos o chefe e o cão, como inferior, tem o dever de nos obedecer cegamente (desde é claro que compreenda o que lhe estamos a pedir - aqui está novamente a sensibilidade e bom olho que falei anteriormente). Eu com os meus, durante os treinos, não admito qualquer tipo de falta de respeito. Era só o que faltava ....
Salienta-se novamente, que temos de saber até onde podemos exigir e o que podemos pedir ao nosso cão.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
Olá Cindel!CindelP Escreveu:
Foi com esta intensão que falei em relação a eles não gostarem do que lhes é mandado fazer, mas não me soube explicar. É que muitas vezes não se ensina o que se quer à raça certa, aí, a meu ver, eles não responderem como as pessoas estão à espera e a culpa nesses casos passa logo para o cão. Não pus em causa quem manda em quem, é obvio que temos de mostrar que quem manda somos nós.
Quase todos os cães que tive, inclusive a que tenho agora, são cães de guarda. Um cão de guarda guarda qualquer coisa, desde rebanhos a apartamentos (parece-me que realmente o nosso único cão pastor é o Serra d'Aires).
Eu sempre deixei os meus cães executarem o seu trabalho específico, guardar a casa. Se eles assinalam algo de estranho, eu vou ver o que é e cumprimento-os pela sua acção. Se ladram eu deixo, desde que não abusem, claro! Se abusam eu aviso, já percebi, está tudo bem, chega.
Acho que ficam felizes por isso. Aliás, é normal a seguir ver o seu ego a inchar, e manifestarem vaidade...

Eu sempre deixei os meus cães executarem o seu trabalho específico, guardar a casa. Se eles assinalam algo de estranho, eu vou ver o que é e cumprimento-os pela sua acção. Se ladram eu deixo, desde que não abusem, claro! Se abusam eu aviso, já percebi, está tudo bem, chega.
Acho que ficam felizes por isso. Aliás, é normal a seguir ver o seu ego a inchar, e manifestarem vaidade...

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
nel Escreveu:Acho que pode haver aqui alguma confusão ou falta de informação. Os galgos gostam de correr, mesmo nas competições. Se não gostassem não corriam. Ninguém os obriga. Os aspectos negativos das corridas têm a ver exclusivamente com a preparação dos bichos (normalmente são drogados e que eu saiba não são sujeitos a fiscalizações anti-dopping), a sua manutenção e o seu fim triste quando deixam de dar rendimento.Kathleen Escreveu: Claro que por vezes há abusos da parte de quem coloca os animais a trabalhar (como por exemplo as corridas de cães), mas de um modo geral parece-me que se sentem melhor a desempenhar tarefas úteis.
Eu quando me referia aos abusos nas corridas de cães, era exactamente a isto. Expliquei-me foi um bocadito mal.
Estou de acordo e ao contrário do que aqui já foi referido não me lembro por quem, os cães exteriorizam bem o contentamento ao desempenharem certas tarefas.monikestarr Escreveu:Sim, acho que todos os cães de trabalho adoram o que fazem. Sentem-se úteis e, para eles, deve ser como um jogo, uma dinâmica extraordinária, um rush emocional...
Tudo isto tem muito que se lhe diga e foi isso que me motivou a abrir o tópico. Por exemplo, os cães vocacionados para a caça são felizes nesse trabalho. Mas é um trabalho esporádico. Não é continuado como por exemplo o de guardar um rebanho. Durante a maior parte do ano os cães de muitos caçadores são mantidos engaiolados. Isto não é exagero, este de facto é o termo mais correcto, pois trata-se de pequenas áreas vedadas com rede tipo galinheiro.

Esta questão dos caçadores é bem verídica. Há uns tempos uma amiga minha encontrou uma ninhada de cães e andámos a tentar encontrar dono para eles. Faltava uma cadelinha no fim e havia um senhor que tinha uma quinta aqui perto e era caçador e nos disse que ficava com ela. A minha amiga foi lá levar a cadela toda contente, mas quando lá chegou resolveu que não a deixava. Ela diz que ele tinha imensos ~cães de caça, num espaço todo sujo e muito pequeno. E em resultado os cães eram todos muito agressivos...
Beijokas
kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
- Contacto:
Ora aqui vai uma sessão de fotografias de cães SAUDÁVEIS
Cão de Água Português

Boxer

Border Collie

Rottweiler

Peço desculpa por não ter fotos de mais raças a trabalhar, mas não tive tempo de procurar. :p

Cão de Água Português

Boxer

Border Collie

Rottweiler

Peço desculpa por não ter fotos de mais raças a trabalhar, mas não tive tempo de procurar. :p
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
AnaS Escreveu:Peço desculpa por não ter fotos de mais raças a trabalhar, mas não tive tempo de procurar. :p
Estão demais!!!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
É muito gratificante lançarmos um tópico e ele dar frutos, que são colhidos por toda a gente.
Era cá um palpite, mas já adivinhava que a Cindel desse o seu testemunho. Aliás, quando referi cães de guarda de rebanhos já foi a provocá-la.
Em relação às fotos que a AnaS colocou, palavras para quê? Espectaculares, elucidativas e oportunas.
Foi referido um aspecto muito interessante (Nanico, Cindel), que tem a ver com a posição muito bem definida do cão na hierarquia e a sua satisfação no desempenho de tarefas. De facto, quando o cão faz o que lhe apetece, dificilmente se encontrará a si próprio. Deve ficar confuso...
Quando coloquei algumas reservas sobre a satisfação do cão na sua função de guarda não estava a pôr em causa a sua eficiência nessa tarefa. Provavelmente um cão sistematicamente "abandonado" à sorte de guardar, até ficará muito mais agressivo e com o instinto de guarda muito mais acentuado do que outro que não esteja sempre preso. Aqui o que está em causa é o seu isolamento, que é de facto "desumano". Será eventualmente o caso em que a "alegria no trabalho" não existe.
É muito gratificante lançarmos um tópico e ele dar frutos, que são colhidos por toda a gente.
Era cá um palpite, mas já adivinhava que a Cindel desse o seu testemunho. Aliás, quando referi cães de guarda de rebanhos já foi a provocá-la.

Em relação às fotos que a AnaS colocou, palavras para quê? Espectaculares, elucidativas e oportunas.
Foi referido um aspecto muito interessante (Nanico, Cindel), que tem a ver com a posição muito bem definida do cão na hierarquia e a sua satisfação no desempenho de tarefas. De facto, quando o cão faz o que lhe apetece, dificilmente se encontrará a si próprio. Deve ficar confuso...
Quando coloquei algumas reservas sobre a satisfação do cão na sua função de guarda não estava a pôr em causa a sua eficiência nessa tarefa. Provavelmente um cão sistematicamente "abandonado" à sorte de guardar, até ficará muito mais agressivo e com o instinto de guarda muito mais acentuado do que outro que não esteja sempre preso. Aqui o que está em causa é o seu isolamento, que é de facto "desumano". Será eventualmente o caso em que a "alegria no trabalho" não existe.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Não resisto.
Tenho um problema neste assunto ! Como devem saber (os mais antigos) o meu cunhado é caçador e disse-me que a minha cadela só seria inteiramente feliz na caça !
Acontece que eu não gosto de caça (não me vejo a matar um ser vivo sem necessidade) e jamais deixarei a minha cadela ir caçar com outra pessoa (puro egoísmo !).
Mas sei que ela gostaria (aqui há tempos apareceu-me com um passarinho da rua na boca - suponho que o caçou e com isto adiou a sua entrada na sala onde eu tenho periquitos em liberdade).
Ela também, sempre que eu entro, vai buscar uma das peças de roupa da cama dela e vêm com ela na boca para mim.
Enfim, têm instintos de caça.
Não sei se estou a ser "má dona" não consentindo, por mero egoísmo, que ela desenvolva esses seus instintos !
É este o meu problema.
O meu cunhado adorava levá-la com ele para a caça.
Que acham ?
Tenho um problema neste assunto ! Como devem saber (os mais antigos) o meu cunhado é caçador e disse-me que a minha cadela só seria inteiramente feliz na caça !
Acontece que eu não gosto de caça (não me vejo a matar um ser vivo sem necessidade) e jamais deixarei a minha cadela ir caçar com outra pessoa (puro egoísmo !).
Mas sei que ela gostaria (aqui há tempos apareceu-me com um passarinho da rua na boca - suponho que o caçou e com isto adiou a sua entrada na sala onde eu tenho periquitos em liberdade).
Ela também, sempre que eu entro, vai buscar uma das peças de roupa da cama dela e vêm com ela na boca para mim.
Enfim, têm instintos de caça.
Não sei se estou a ser "má dona" não consentindo, por mero egoísmo, que ela desenvolva esses seus instintos !
É este o meu problema.
O meu cunhado adorava levá-la com ele para a caça.
Que acham ?
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Olá
Aisd, eu acho que sim. Até porque isso da caça já não é o que era. Haverá alguém que cace alguma coisa? Aquilo é mais o divertimento, o convívio e o ar livre.
Eu não sou caçador por uma questão de princípio, é verdade. Mas também porque sou preguiçoso, porque prefiro fazer outras coisas, aliás, porque prefiro não fazer nada...
Os meus cães adorariam. Vou pensar nisso. Nem que leve uma arma descarregada só para inglês ver...
Aisd, eu acho que sim. Até porque isso da caça já não é o que era. Haverá alguém que cace alguma coisa? Aquilo é mais o divertimento, o convívio e o ar livre.
Eu não sou caçador por uma questão de princípio, é verdade. Mas também porque sou preguiçoso, porque prefiro fazer outras coisas, aliás, porque prefiro não fazer nada...
Os meus cães adorariam. Vou pensar nisso. Nem que leve uma arma descarregada só para inglês ver...

<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Na grande maioria dos casos das pessoas que têm cães de trabalho eles são sub-aproveitados face ás potencialidades das referidas raças e mesmo ás aptidões que a raça está vocacionada. Porquê ? Primeiro porque as pessoas procuram fundamentalmente ( há excepções ) o animal como companhia se bem que nalguns casos aliem essa companhia a uma óptica de utilidade ( por exemplo no meu caso á função guarda).Segundo, porque a vida das pessoas ,nomeadamente a profissional ,cada vez menos lhes permite tempo para dedicar a outras coisas como seja trabalhar com os seus canitos. Sendo assim ,encontramos um ponto de equilíbrio de frustação entre nós e os nossos cães : nós gostariamos de ter mais tempo para lhes dedicar e os trabalhar , eles gostariam que estivessemos mais tempo com eles e de realizar mais tarefas ( sim porque eles são felizes a realizar tarefas). Como isso não é possível, resta-nos deitarmos as cabeças no ombro um dos outros e gozar a felicidade que nos é possível 
Saudações

Saudações
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Gostei da mensagem toda, mas especialmente deste bocadinho.boerboelfan Escreveu: Como isso não é possível, resta-nos deitarmos as cabeças no ombro um dos outros e gozar a felicidade que nos é possível.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm
Não desfazendo, mas adorei as fotografias dos boxers!
Sou tão babada...
Gostava de saber se é possível colocar aqui disponível uns vídeos que tenho do Bean a ferrar furiosamente os regadores automáticos. Têm cerca de 5,05 MB de tamanho... Gostava de partilhar isso com vocês.
Os Boxers, pelo que conheço, adoram correr e saltar. Qualquer actividade relacionada com isso é óptima para eles. E depois existe uma palavra mágica... Bola!!! Sempre que se fala em bola o Rocky fica doido, e quando tenho de falar em código digo esférico para ele não perceber... Senão fica logo a achar que vai haver brincadeira!
O Bean é mais dado a roubar TUDO o que o Rocky tiver na boca. Pode ser uma bola, um osso, um brinquedo ou mesmo comida, que ele vai lá tirar-lho.
Às vezes preocupa-me a hierarquia, já que o Rocky é mais velho e se devia dar mais ao respeito, que é exactamente o que ele não faz. Está a ficar melhor, o próprio Bean está mais calmo (felizmente para o Rocky!!!).
Tento, pelo menos uma vez por dia, brincar com eles durante meia hora, correr, chutar a bola, atira-la ao ar, pô-los a saltar a apanhar um osso, fazer corridas (o Rocky ganha sempre a todos), etc.
Sei que a vida é uma pasmaceira sem nada para fazer. Por isso mesmo "roubo" uns míseros 30 min. ao meu dia para fazer o que eles querem, mesmo que isso signifique que me tenho de deitar meia hora mais tarde...
Fiquem bem
Sou tão babada...

Gostava de saber se é possível colocar aqui disponível uns vídeos que tenho do Bean a ferrar furiosamente os regadores automáticos. Têm cerca de 5,05 MB de tamanho... Gostava de partilhar isso com vocês.
Os Boxers, pelo que conheço, adoram correr e saltar. Qualquer actividade relacionada com isso é óptima para eles. E depois existe uma palavra mágica... Bola!!! Sempre que se fala em bola o Rocky fica doido, e quando tenho de falar em código digo esférico para ele não perceber... Senão fica logo a achar que vai haver brincadeira!
O Bean é mais dado a roubar TUDO o que o Rocky tiver na boca. Pode ser uma bola, um osso, um brinquedo ou mesmo comida, que ele vai lá tirar-lho.
Às vezes preocupa-me a hierarquia, já que o Rocky é mais velho e se devia dar mais ao respeito, que é exactamente o que ele não faz. Está a ficar melhor, o próprio Bean está mais calmo (felizmente para o Rocky!!!).
Tento, pelo menos uma vez por dia, brincar com eles durante meia hora, correr, chutar a bola, atira-la ao ar, pô-los a saltar a apanhar um osso, fazer corridas (o Rocky ganha sempre a todos), etc.
Sei que a vida é uma pasmaceira sem nada para fazer. Por isso mesmo "roubo" uns míseros 30 min. ao meu dia para fazer o que eles querem, mesmo que isso signifique que me tenho de deitar meia hora mais tarde...
Fiquem bem