Torção de estômago

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quarta mai 28, 2003 10:56 am

Obrigada pela sua rápida resposta! :D

Realmente, creio que o melhor será passar para duas refeições diárias, para já. Até porque ela sai à rua, no mínimo, duas vezes por dia. Podia sempre coincidir as duas situações: comer e sair em seguida. Mas, isso não trará mais perigo? Devo sair com ela antes de comer? Mas depois de comer é que ela sente a necessidade de "ir" ( :lol: :oops: )... Mas o exercício de estômago cheio não é uma das causas da torção... ?! :|

Realmente, há tanta coisa a decidir... :roll:

AnaS Escreveu:Quanto ao facto de se os grãos da ração forem maiores os cães demorarem mais tempo a comê-los, sinceramente para os meus cães é indiferente, pois os meus não comem a ração - aspiram-na! :D
:lol:

Exactamente! ;)
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta mai 28, 2003 11:10 am

Desde há duas semanas (após um post da Cindi ou da SeaLords) que tenho dado a ração de uma única vez. Acontece é que os meus cães agora não comem a quantidade toda. Já se nota que estão ligeiramente mais magros o que se para o Bonga é óptimo, para a Nina é drástico.
Quanto ao tamanho dos grãos, para os meus cães, resulta. Quando não há a ração para cães grandes, como a Nina só come menos mal a RC Energy, eu trago um saco pequeno da mesma ração para cães médios. E então é vê-la a devorar tudo num ápice, sem quase mastigar. :o . O problema de ela comer pouco, é mesmo a preguiça de mastigar. :roll:
Maria João
AnaS
Membro Veterano
Registado: quinta fev 07, 2002 4:53 pm
Contacto:

quarta mai 28, 2003 11:14 am

Podia sempre coincidir as duas situações: comer e sair em seguida. Mas, isso não trará mais perigo? Devo sair com ela antes de comer? Mas depois de comer é que ela sente a necessidade de "ir" ( )... Mas o exercício de estômago cheio não é uma das causas da torção... ?!

Realmente, há tanta coisa a decidir...
Por isso os meus só comem depois de terem passeado e descansado, pois o passeio deles é uma hora sempre a andar! ;)
Quanto à necessidade de "ir" só ser depois de comer, é uma questão de hábito. Com passeios longos os cães acabam sempre por fazer alguma "coisita", né? :lol:
monikestarr
Membro Veterano

quarta mai 28, 2003 11:21 am

AnaS Escreveu:Quanto à necessidade de "ir" só ser depois de comer, é uma questão de hábito.

:oops: Pois... ehem... :p

A Bianca também gosta de caminhadas, mas é preguiçosa! :o
Prefere correr a andar. Entedia-se se só andarmos. Então, eu tenho que andar sempre a fazer figuras, como: correr pela cidade toda atrelada a uma cadelinha eléctrica (quando ela faz birras para não andar mais! :? )!!! :lol:

;)
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 28, 2003 11:35 am

mjoaomarques Escreveu: Desde há duas semanas (após um post da Cindi ou da SeaLords) que tenho dado a ração de uma única vez. Acontece é que os meus cães agora não comem a quantidade toda. Já se nota que estão ligeiramente mais magros o que se para o Bonga é óptimo, para a Nina é drástico.
Quanto ao tamanho dos grãos, para os meus cães, resulta. Quando não há a ração para cães grandes, como a Nina só come menos mal a RC Energy, eu trago um saco pequeno da mesma ração para cães médios. E então é vê-la a devorar tudo num ápice, sem quase mastigar. o . O problema de ela comer pouco, é mesmo a preguiça de mastigar. roll
Nenhum cão saudável morre à fome tendo a oportunidade de comer, por isso devia ver bem o que se passa com os seus cães.
Deixa-lhes a comida sempre disponivel? Se sim, faz mal.. Os cães têm que dar importância à comida e é importante que comam logo o que se lhes coloca para eles comerem.
Se eles não comerem de imediato o que lhes dá, retire-lhes a comida e volte a dar apenas no dia seguinte, de preferência à mesma hora.
Podem emagrecer nos primeiros dias, mas rapidamente se habituam a comer depressa antes que a comida desapareça! ;)
Os cães sabem ser muito manipuladores, e se formos a fazer o que eles querem, depressa nos metem com vários tipos de ração a perguntar qual a querem hoje! :D

monikestarr Escreveu: A Bianca também gosta de caminhadas, mas é preguiçosa!
Prefere correr a andar. Entedia-se se só andarmos. Então, eu tenho que andar sempre a fazer figuras, como: correr pela cidade toda atrelada a uma cadelinha eléctrica (quando ela faz birras para não andar mais! )!!!
Esqueci-me que tenho a sorte de morar no campo e dos meus cães poderem correr livremente!
Assim torna-se mais dificil, mas há que habituá-la, ou então só pode dar passeios pequenos a seguir à refeição.. ;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mai 28, 2003 11:56 am

AnaS Escreveu: Os cães sabem ser muito manipuladores, e se formos a fazer o que eles querem, depressa nos metem com vários tipos de ração a perguntar qual a querem hoje! :D

/quote]

:lol: :lol: :lol:
Tadinhos... caviar hoje, gambas amanhã, por jantar pode ser picanha? 8)
Isabel
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mai 28, 2003 12:24 pm

Olá,
Quanto à Torsão a AnaS, mais uma vez, falou bem e já disse tudo.
Queria apenas dizer à Monica que acho que 4 meses é muito cedo para mudar para ração de adulto. De facto, com esta idade a Bianca ainda está muito longe de ter completado o crescimento e continua a necessitar dos 'reforços' ( nomeadamente, vitaminas, Cálcio, etc.) que as rações Junior contêm.
Só por curiosidade posso dizer-lhe que o Furst e a Mara só mudaram para ração adulto por volta dos 18 meses.

Abraços
Paulo C.
monikestarr
Membro Veterano

quarta mai 28, 2003 12:36 pm

PauloC Escreveu:Queria apenas dizer à Monica que acho que 4 meses é muito cedo para mudar para ração de adulto. De facto, com esta idade a Bianca ainda está muito longe de ter completado o crescimento e continua a necessitar dos 'reforços' ( nomeadamente, vitaminas, Cálcio, etc.) que as rações Junior contêm.
Só por curiosidade posso dizer-lhe que o Furst e a Mara só mudaram para ração adulto por volta dos 18 meses.

Obrigada, PauloC, pela opinião! :)

Manterei a ração Júnior até aos nove meses, pelo menos. Como o criador da Bianca me indicou, aliás... :oops:

:D
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mai 28, 2003 12:37 pm

No meu caso, dou 2 refeições por dia a conselho do vet e porque as razões que lele apresentou me pareceram razoáveis.
Ele acha que não é bom para o cão ficar com muita comida no estomago à noite e com a barriga vazia todo o dia.

A Zorra, como boa Lab, come sôfregamente tudo, tudo, tudo e, depois, fica a cheirar pelos cantos e a olhar para nós à espera de mais !
Era o que faltava !

Logo a seguir a comer têm rompantes de energia.
Quer brincar e correr e etc.
Mas o passeio dela é ao fim da tarde (durante a semana) aí 1 ou 2 h antes da refeição da noite e ao início da manhã nos fds (1 ou 2h depois de comer).
Já aconteceu vomitar após brincadeiras muito intensas - mas pouco.
O Calvin também era assim.
E, na verdade, eu também.(vomitar após um esforço físico muito grande)

Ainda não percebi muito bem o que é a torção do estomâgo !
Parece que há raças mais propensas a isto do que outras...
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mai 28, 2003 12:50 pm

A Shiva vai fazer 3 meses em Junho, e conto continuar-lhe a dar a ração Hills large breed até completar 1 ano/1ano e meio...pelo menos foi o aconselhado pela minha vet, que também tem uma rott.
Ela come ás 7h/13h/19h e por vezes ainda morde qualquer coisita ás 21h.
A partir de que idade devo passar a dar-lhe a ração dividida em 2 vezes? Alguem sabe :?:
Quanto ao eles terem mais vontade de
:oops: depois de comerem, a Shiva é quase automático...5 a 10 minutinhos depois de comer lá estão os respectivos presentes no hall de entrada (é para receber as visitas hehe).
Quando ela puder ir á rua já programei a minha vida para a sociabilizar e depois passear a sério (correr,brincar,trabalhar,treinar) no minimo 3 horas por dia - de manhã, á hora de almoço, e ao fim do dia. Mas nunca depois das refeições.
Para evitar os presentes em casa, depois de comer levo-a só á rua para lhe dar oportunidade de presentear a via publica (pensa ela, que os saquitos de plástico vão sempre comigo)...
Vamos ver se resulta :lol:
Andava preocupada com o facto de ela devorar a comida e beber a água tipo aspirador, mas já vi pelos vossos posts que é normal :D :D Só que depois de comer ela quer sempre brincar e anda feita doida a desafiar-me para correr,brincar ao puxa daí que eu puxo daqui até rasgar (pobres t-shirts velhas), brincar ao busca, enfim... parece ligada á elctricidade!
Que fazer nessas alturas? Não é perigoso?
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mai 28, 2003 1:46 pm

Já com medo desta misteriosa doença, eu desentusiamo as brincadeiras de correr e pular logo a seguir a comer - deixo-a brincar ao "nhac-nhac" (agarra um extremo da toalha e puxa) embora só um pouquinho.

Se ela está demais (agora já não, mas quando era mais pequenina) escolhia essa ocasião para a escovar (ela adora e fica mais ou menos sossegada - só têm de abocanhar a toalha ou uma bolinha, para vazar a excitação).

Com o Calvin era pior.
Já era adulto e pura e simplesmente fazia a toalha em tiras durante o "escovanço" !!!
Eu pensava que era desagrado mas não...era prazer !
Foram várias toalhas a dar o triste pio !

Claro que eu até tenho vergonha de pendurar as toalhas da Zorra.
Verdadeiros farrapos !

Saiem toneladas de pêlo !
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quarta mai 28, 2003 1:56 pm

Olá a Missy também come exactamente da mesma maneira que os vossos, conforme chego a casa às 19h levo-a à rua (é claro que ela já fez em casa durante o dia, mas vai na mesma) . Mas só que ela não fica por lá muito tempo, pois sabe que está na hora da paparoca. Passdo cerca de 1/2 hora vai dar a longa caminhada com o dono.

Demanhã levanto-me levo-a à rua , depois vem para cima , come e passado cerca de 1/2 hora torna a ir, para se aliviar , supostamente para o dia inteiro ( tem dias em que até é assim tem outros em que se esquece...)
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

quarta mai 28, 2003 1:57 pm

PauloC Escreveu: Olá
Para além das medidas já aqui referidas para evitar a torsão do estômago, gostaria de sugerir que mesmo em adultos continuassem a dar alimentação aos vossos cães pelo menos duas vezes por dia. Estipulem a dose diária e em vez de darem tudo de uma só vez, dividam pelo menos em 2 refeições bem intervaladas. Desta forma vai evitar-se que o estômago do cão encha em demasia e assim evitar a respectiva torsão!

Cara Agapina,
Eu também não vejo em que é que a a SUA mensagem acrescenta conteúdo a este tópico e ao respectivo assunto!!! Mais uma vez, nas regras do forum está bem claro que:
"Se acha que determinada mensagem não tem interesse para si simplesmente ignore. Poderá ter interesse para outras pessoas. Se de facto for irrelevante será apagada ou movida para outro fórum pelo webmaster ou moderador. Se acha que viola as regras de utilização do fórum envie por favor uma mensagem ao webmaster para que seja analisada."
Já agora, e esta é para o Sr. Smith, gostava de recordar também que (também das regras do forum):
O fórum não é um campo de batalha

"Linguagem ofensiva, explicita e obscena (incluindo mas não limitado a palavrões), comportamentos agressivos e/ou abusivos e ataques pessoais ou contra instituições não serão tolerados. Por mais que discorde de um ponto de vista PENSE antes de enviar a sua resposta. "
Por esta razão talvez fosse melhor começar a enviar mensagens relevante e de acordo com o tema do forum, em vez de se limitar a 'picar' outros membros.

Abraços
Paulo C.

A resposta a este senhor vou enviada por pm
AnaS
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 28, 2003 2:13 pm

aisd Escreveu: No meu caso, dou 2 refeições por dia a conselho do vet e porque as razões que lele apresentou me pareceram razoáveis.
Ele acha que não é bom para o cão ficar com muita comida no estomago à noite e com a barriga vazia todo o dia.
Aisd,

Nem sempre estou de acordo com os veterinários, e neste ponto não posso concordar com o seu....
O facto dos cães terem a barriga vazia não lhes faz mal nenhum, pelo contrário, o estômago também precisa de descansar, ou não?
Além disso se dermos uma boa ração aos nossos cães a quantidade não é assim tão grande. Por exemplo o meu Rott come 2 copos (medidas) de ração.
Os cães selvagens (lobos, coiotes, mabecos, hienas, raposas, etc) comem apenas uma vez (que nem sempre é todos os dias) grandes quantidades de comida, e nunca ouvi falar de terem problemas de torção de estômago... :roll:
Também nunca os vi a fazer grandes esforços fisicos a seguir a uma refeição....
Os cães não são como os humanos, e por isso não precisam de fazer várias refeições por dia, assim como não precisam de variar a comida para não enjoarem... :o
Se um cão come duas vezes por dia, tem o estômago permanentemente a trabalhar, logo não deve fazer grande esforço fisico... Assim sendo quando o podemos treinar ou dar grandes passeios??? :o
Por isso também dou sempre a comida misturada com água, para evitar que os cães a seguir bebam água em excesso.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta mai 28, 2003 2:18 pm

Ai a chatice!
Então e as gambas e a picanha, não se dá?
Mas que mauzinhos este pessoal ;)
Isabel
Responder

Voltar para “Cães”