VIZINHOS...(Ajuda)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jun 17, 2003 10:21 pm

Mantendo-me afastada ao assunto principal deste post, venho só referir que acho que muito mau gosto e lamentavel afirmações deste tipo :
Recordo que as tirei da rua onde estavam muito mal!);
Ora bem, recolheu, fez o que achou melhor e ponto final.

Tais feitos e actos não devem servir para em momento nenhum jogar à cara dos outros como desculpa. A não é claro que tenha feito pelas medalhas ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
miguelanjos
Membro
Registado: segunda nov 25, 2002 5:35 pm

quarta jun 18, 2003 12:28 pm

É muito facil julgar os outros na linha das nossas ideias!
Em tempos, participava assiduamente neste forum, o sentimento do gosto por animais era igual, neste momento não posso partilhar da mesma opinião pois apesar de [u]aceitar ideias diferentes da minha, acho que a agressividade e a desconfiança demonstrada por alguém com um historial de ajuda animal como é o caso do meu, que abdica de muitas regalias pessoais em beneficio dos meus "queridos" , que sacrifica familia para o bem estar deles...[/u]A sério... :( Entristece-me...[b]Não contava com "medalhas" mas podiam-me poupar dos vossos pontapés numa altura em que esperava no minimo conforto...[/b]Fui vitima de uma vizinha que tentou retirar-me algo querido simplesmente por maldade e despeito; vitima quando me vi abraços com entidades (GNR;LPDA;Fiscais CML), que alegavam queixas fundadas sem no entanto eles verem o fundamento e daí ser tudo ignorado; e vitima quando partilhei uma aflição convosco, que esperava no minimo uma palavra de encorajamento e força, afinal o nosso amor é mutuo!...
[b]Posso garantir duas coisas:[/b]
[b]1ª [/b]nunca a minha PM esteve tão repleta de mensagens de furistas que me conhecem e ao "trabalho"/voluntariado que tenho executado por onde passo, partilhando situações identicas e dando aquele ombro que precisava; pessoas que consideram o "amigo de quatro patas" como um membro da familia e não como um animal!
[b]2ª[/b]jamais em tempo algum partilharei o que quer que seja com muitos de vós, já vi a linha de pensamento predominante e portanto....
"poupar-vos-ei" da minha presença que não vos agrada!

A todos um abraço,
Miguel

P.S.-escusado será dizer que este assunto morreu aqui!!
[i][u][b]Não tecerei mais comentários a este tópico![/b][/u][/i]
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta jun 18, 2003 12:40 pm

Olhe Miguel,

Nao o conheco pessoalmente, nem queria andar a fazer julgamentos de situacoes que nao conheco. Normalmente as historias tem sempre duas versoes. Nao gostaria de postar aqui mensagens indignadas sobre a atitude da vizinha dos seus sogros sem conhecer a senhora ou sem ter visto a situacao com os meus olhos. Espero que compreenda e que aceite a minha posicao.

Mas uma coisa e calarmo-nos quando nao temos nada de util a acrescentar e outra coisa e vir mandar bocas que so servem para mandar o Miguel abaixo e que nao beneficiam a situacao em nada. Esse tipo de atitude e detestavel e esta a dar cabo do forum.

Miguel: existem centenas de pessoas que leem este forum e so uma infima parte andou a mandar bocas. Nem todos os foristas sao assim e muitos detestamos "bocas", mesmo quando nao nos sao dirigidas pessoalmente. Como ja o disse muitas vezes aqui, o efeito da "boca" amesquinha mais o "engracadinho" do que a vitima. Pelo menos aos meus olhos e assim.

Tenha coragem e deixe-se ficar.
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta jun 18, 2003 12:53 pm

nel Escreveu: Olá

Tantas reclamações dos vizinhos, porquê?
Ao ponto de lá irem várias autoridades?
Não estará a história mal contada? Desculpe a desconfiança, mas muito provavelmente as cadelas fazem uma enorme chinfrineira que os vizinhos não conseguem aturar.

Se não for isto, não vejo outro motivo. Terão os vizinhos algo contra si ao ponto de se servirem das cadelas para fazer queixa? Estranho, não é?
Se for pelo barulho que elas fazem, bom, eu se vivesse aí juntava-me ao grupo dos vizinhos...

Nel, neste ponto não concordo, e isto porque?? Quando comprei a casa onde estou, tive muitos problemas, e porque? porque existem pessoas que apenas querem implicar, chegando a colocar-me papeis com recados do tipo « Vejam lá se resolvem o problema do cão, porque ele ladra, uiva e incomoda », de notar que estes recados eram colocados as 6 da tarde. Ameaçaram-me com « passaportes para o canil » ( palavras usadas pelo vizinho ), isto porque simplesmente não gostam de cães, ou querem ser lideres ou o raio que os parta. Nunca tive nem policia nem nada a porta, mas tive a Srª do condominio. Chegavam ao cumulo de espalhar água para fingir que era Chichi da Margot. Quando as pessoas querem implicar fazem-no sem qualquer problema, e pegam por tudo. A mim so me faltava obrigarem-me a leva-la ao colo nas escadas, havia de ser bonito, subir 3 andares sem elevador com um monstro daqueles ao colo.

Não digo que a historia do Sr esteja mal ou bem contada, mas que existem pessoas que ate com a cor do sol implicam, lá isso existem.
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quarta jun 18, 2003 1:29 pm

Não digo que a historia do Sr esteja mal ou bem contada, mas que existem pessoas que ate com a cor do sol implicam, lá isso existem.
[/quote]

Apoiado! ;)
Toda a gente que tem cães já passou pelo menos uma experiência dessas... :x
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 18, 2003 2:29 pm

Caro Miguel e demais foristas,
Todas as historias, que envolvem confronto, têm normalmente duas versões. Será, no minimo, insensato fazer juizos de valor sem conhecer ambos os lados da história. Por essa razão, na minha primeira resposta limitei-me a aconselhar o Miguel no pressuposto de que a versão apresentada era exacta.
No entanto, os foruns têm destas coisas.....como só vemos o que é escrito, temos tendência para extrair o mais possível de informação. Neste ponto, a mensagem inicial do Miguel era susceptível de lançar algumas interrogações. Foram essas mesmas interrogações que foram levantadas legitima e educadamente pelos foristas seguintes e que eu próprio acabei por levantar também!

Na sua mensagem após as interrogações referidas, embora respondesse a algumas questões, o Miguel aparece com um tom revoltado, acabando mesmo por terminar com uma frase que podemos considerar agressiva ( aliás o smiley que deixou atesta isso).

Perante isto o que esperava de reacção das pessoas? Compreensão? Uma palavra de conforto?

Quando pedimos ajuda ninguém tem o direito de nos pisar ou humilhar, mas quem pergunta também não tem o direito de fazer exigências ou indignar-se pelo facto das pessoas questionarem porquê! Há que ter alguma humildade, se espera compreensão e apoio.

Para piorar o estado das coisas, o Miguel fez-se valer de argumentos que em nada o abonam. De facto, ajudar os animais é uma coisa louvável, mas fazermos disso estandarte e usar uma acção que para si deveria ser normal e desinteressada como 'pedra de arremesso', retira-lhe qualquer valor.

Por isso, e em conclusão, queria apenas dizer-lhe que este forum é só para quemn se sente cá bem. Tem muitos defeitos, e eu sou o primeiro a apontar alguns, mas só fica quem quer. Pessoalmente terei muito gosto em continuar a responder às suas questões e em partilhar consigo as experiência e conhecimentos que ambos possamos ter, mas não lhe vou PEDIR para ficar! Fique se quiser, é uma escolha sua.

Cumprimentos
Paulo C.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 18, 2003 3:16 pm

Olá

Eu tenho três cães num apartamento e nunca, mas nunca mesmo dei aso a que os meus vizinhos se queixassem fosse do que fosse: barulho deles a ladrar, xixis e cócós, etc. Mas já o mesmo não acontece comigo. Há um raio de um caniche que me lixa o juizo diariamente porque ladra ininterruptamente enquanto a dona está ausente; há um cão de água que faz uma barulheira e atira-se às pessoas por estar mal educado.
Eu nunca fiz queixa às autoridades, mas tenho tentado mentalizar os donos de que é incomodativo e por vezes insustentável (quantas e quantas vezes acordo às tantas da manhã com um deles a ladrar e já não consigo pregar olho.

Ora vamos lá a ver. Eu não sou suspeito porque também tenho cães. Mas entendam isto de uma vez para sempre: eu tenho respeito pelas pessoas e de modo algum me sinto com o direito de as incomodar.
Há realmente pessoas que são implicativas e que embirram por embirrar. É um facto. Mas o contrário também é verdadeiro. Conheço muitas pessoas que têm cães e acham que tudo deve ser permitido, inclusivamente o deixarem-nos a ladrar e a moer o juizo às pessoas durantre horas seguidas. O que me respondem é isto: "não se lhes pode pôr uma rolha na boca" ou então "os cães têm que ladrar, não é? É a voz deles..." ou ainda: "eu tenho a minha vida, era o que faltava ficar em casa a tomar conta do cão"...

Eu neste aspecto sou absolutamente imparcial. É uma questão de princípio. Ou de princípios, não sei. E não é fácil. Seria muito mais prático e cómodo fazer como as outras pessoas, estar-me nas tintas se o cão faz barulho ou se suja.
Os meus cães normalmente não ladram, mas se ficam sós é muito provável ou o mais certo que se ponham a uivar. Aconteceu uma ou duas vezes e dificilmente acontecerá mais vezes. Pois, mas para isso é necessário privar-me de muitas coisas. Nunca, mas nunca em circunstância nenhuma seria capaz de usar um daqueles argumentos. E também tenho a minha vida.

Este tema já aqui foi tratado e desenvolveu-se em relação ao tópico posto pelo miguelanjos. Não era minha intenção intervir mais porque já disse o que tinha a dizer e em relação a isso não tiro uma linha.
Mas já agora gostaria de acrescentar alguma coisa.
Pelo que eu entendi (de facto não é muito claro mesmo para uma pessoa que sabe ler bem o português) uns vizinhos do miguelanjos querem implicar com ele ou com a família por causa de um assunto que não tem nada a ver com as cadelas. O que acontece é que por vingança ou para exercer represálias, utilizam as cadelas como bode expiatório, alegando que elas fazem barulho e que é insuportável a sua presença, ao ponto de chamarem as autoridades. Será isto?

Admitindo que é assim e de que isto é verdade, de facto este não é um tema para se colocar num fórum de cães, mas uma questão para se pôr à consideração de um advogado porque realmente não tem nada a ver com cães. Só teria a ver se, de facto, os cães ladrassem e incomodassem a vizinhança. Mas pelos vistos eles estão sempre calados...

Por outro lado, a insistência com que afirma o seu amor pelos animais, o constante proclamar de ter adoptado as cadelas, desculpe-me que lhe diga porque não o quero melindrar, mas não vem acrescentar nem pouco nem muito à questão. Não serve de atenuante, percebe? Isso até poderá ser muito meritório, mas perde a força quando é usado dessa maneira.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dogsdamour
Membro
Registado: quarta jan 22, 2003 11:06 am

quarta jun 18, 2003 3:28 pm

Aproveito para tirar a seguinte dúvida:

- Se os cães tiverem sozinhos durante o dia da semana (9.00 às 18.00) e se ladrarem de quando a quando é motivo suficiente para chamar as autoridades? E se chamarem estarão os cães a cometer alguma ilegalidade, isto é, terão as autoridades motivos legais para, no pior dos cenários, proibirem a pessoa de ter cães?

Agradeço desde já a vossa resposta.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 18, 2003 3:51 pm

Olá dogsdamour,
A portaria refere no arigo 2º, nº 2 que "Sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por cada apartamento, tanto nas zonas urbanas como nas rurais, até três cães ou quatro gatos adultos, não podendo no total ser excedido o número de quatro animais".
Já a [url=http://www.estatutodacidade.com.br/leis ... oruido.doc]Lei do Ruido (D.L. 292/200)
, estabelece um horário dentro do qual não se pode fazer ruído susceptivel de incomodar as pessoas. O Horário que refere não está dentro deste período, portanto não é abrangido.
Voltando à Portaria 1427/2001, a questão está em saber o que é a tranquilidade da vizinhança! Será a tranquilidade da vizinhança afectada apenas durante o período de silêncio ( abrangido pela Lei do Ruido), ou poderá ela ser afectada a qualquer hora do dia? Será que a tranquilidade se refere apenas a questões de ruído? ;)
Felizmente nunca passei por nenhuma situação prática destas, nem tenho conhecimento de nenhuma situação que tenha dado lugar à remoção dos cães por afectarem a tranquilidade ( mesmo aquelas em que havia ruido durante a noite). Por isso, não sei dizer quais são os parametros que a regem! Pessoalmente, parece-me que haverá afectação da tranquilidade nas situações em que de forma notória, testemunhável, e facilmente constatada, os cães forem a causa directa de mau estar na respectiva vizinhança! Seja pelo ruído que façam, seja por outras causas como seja o representarem um perigo para as pessoas ( por exemplo serem agressivos e a casa estar mal vedada, ou eles andarem constantemente soltos na rua ou na escada de um prédio).
Mas, tal como eu disse, isto é apenas a minha opinião. Gostava muito que alguém que tivesse conhecimento prático destas situações ou da forma como as autoridades estão instruídas para agir ( se é que estão), nos desse o seu testemunho.

Cumprimentos
Paulo C.
Última edição por PauloC em quarta jun 18, 2003 3:55 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 18, 2003 3:53 pm

dogsdamour Escreveu: - Se os cães tiverem sozinhos durante o dia da semana (9.00 às 18.00) e se ladrarem de quando a quando é motivo suficiente para chamar as autoridades? .
Olá

Eu acho que a questão está mal colocada. Isto de "ladrarem de quando a quando"... não dá para ninguém implicar.
Os casos que referi antes no prédio onde vivo e que são muito comuns é quando o cão está a ladrar ininterruptamente horas seguidas. Incomoda-se ele e às pessoas.
Há condomínios que proibem à partida a existência de cães já para se precaverem dos donos que acham que têm todos os direitos, mesmo o de incomodar.
Mas por exemplo quando o cão está no jardim de uma casa isolada (vivenda), já não sei como isso funciona em termos legais.

Devo dizer que este assunto é muito sensível e muito polémico. Por um motivo muito simples. Há pessoas que são extremamente sensíveis ao ladrar dos cães, como outras são ao barulho do combóio, do eléctrico ou do simples trânsito (é uma lista interminável). Mas isto não é mania, como muitas vezes é classificado pelas pessoas que não têm nenhuma dessas "manias". Estas não compreendem o enorme sofrimento que esses ruídos causam, que em muitos casos são dignas de tratamentos psiquiátricos. Mas normalmente isso é tido como um capricho ou uma mera mania. E é muito mais grave do que isso.

É provável que alguém aqui do fórum conheça a legislação sobre o assunto, que não deve ser específica sobre o ladrar dos cães, mas englobada no ruído em geral.

Entretanto, o PauloC já adiantou algo à questão colocada enquanto estava a escrever este post.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”