casadotrevo Escreveu:Pois a mim parece-me que um veterinário devia-se sempre preocupar em ver se um qualquer cão que lá apareça uma primeira vez está microchipado, quanto mais um que vai para colocar um chip.
Pois a mim também, mas a verdade é que os veterinários não fazem papel de policias, além de que não têm acesso aos dados informatizados por causa da comissão de protecção de dados, têm de pedir telefónicamente, e depois porque há muitos donos que se setem incomodados se eventualmente um vet quiser verificar seu o n.º do chip corresponde ao da caderneta das vacinas...
por isso na minha opinião o chip transformou-se numa despeza extra que não trás qualquer vantagem aos donos.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65963
chip e registo
Moderador: mcerqueira
Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Estamos a tentar agregar o número do segundo Microchip ao primeiro....vamos lá ver se será possível.casadotrevo Escreveu:Pois a mim parece-me que um veterinário devia-se sempre preocupar em ver se um qualquer cão que lá apareça uma primeira vez está microchipado, quanto mais um que vai para colocar um chip.
Se o cão fosse roubado, o seu vet era cumplice de roubo e tentativa de alteração de dados, ao colocar um segundo chip.
Quanto á empresa que lhe vendeu o cão, cães não se compram a empresas, compram-se a criadores. Mas de qualquer modo no caso do chip, de facto, face á lei, não cabia a eles o registo no Sicafe, mas sim ao dono.
Se declarou o número do chip, quando do registo na Junta, o seu cão deve encontrar-se na base de dados do SICAFE. Pelo menos é essa a obrigação deles.
Agora resta é saber se o seu cão alguma vez perder-se e for encontrado, qual chip vai aparecer no leitor ....... Se aparecer o que não está naa base de dados, pode agradecer ao seu veterinário.
O problema foi que, quando me entregaram o cachorro, entregaram-me o boletim de vacinas sem qualquer referência a microchip e só alguns meses depois é que me fizeram chegar a casa o tal «registo» acompanhado de 4 vinhetas com um código de barras e os respectivos números do Microchip.
Relactivamente ás compras de cachorro, deixe-me dizer-lhe que cada um ainda é livre de comprar onde quiser e tem, concerteza, razões para comprar onde compra.
Obrigado pelos esclarecimentos.