Dignidade a tratar os restos dos animais

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda abr 13, 2009 12:19 pm

Eu continuo a dizer que isto não passa de satisfação das necessidades humanas de rituais.

Porque nós ritualizamos tudo, e a morte é um dos acontecimentos da vidas que mais nos exige nesse aspecto. E funcionamos pela comparação de experiências, por isso tendemos a equiparar a morte de um animal amado à de um familiar.

Por isso, não é para espantar que haja quem faças despesas com funerais de um animal de estimação e outras que o encarem como um mero despachar de um corpo morto. O que é de criticar é a exploração do luto de cada um.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda abr 13, 2009 12:33 pm

Uma das coisas que nos separa efectivamente dos restantes animais é o "culto da morte". Se bem que o elefante também parece prestar homenagem aos seus mortos. Para o Ser Humano é natural desde há milénios prestar homenagem aos seus mortos, animais incluidos.

Na cidade as coisas complicam-se. Não podemos enterrar o nosso animal num cantinho de terra e dar-lhe o adeus que muitos desejariam. Também não podemos voltar lá se nos apetecer. Porque a saudade apazigúa quando visitamos a campa de alguém de quem temos saudade.

Como em tudo, a cidade corrompe-nos, destroi e faz esquecer coisas que nos são inatas.

Se um enterro de um animal nosso custasse 30 ou 50 euros ou mesmo 100 euros esta discussão existia? Quantos não optariam por enterrar o seu animal num local onde sentissem que lhe prestaram a ultima homenagem e onde o podessem visitar?
Mas 300 ou mais euros faz toda a diferença. Como é lógico.

Mas e se custasse 50 Euros enterrar o vosso animal num belo cantinho de terra onde podessem vez por outra ir colocar uma flor? Mandavam-no para as cinzas de Monsanto?

Tudo se resume ao dinheiro. Nada mais! Porque um enterro "digno" acredito que piamente todos o gostariamos de fazer. Quem não liga a minima é porque não partilha do ancestral culto dos mortos e aí a historia já é outra.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 13, 2009 1:05 pm

Se um enterro de um animal nosso custasse 30 ou 50 euros ou mesmo 100 euros esta discussão existia? Quantos não optariam por enterrar o seu animal num local onde sentissem que lhe prestaram a ultima homenagem e onde o podessem visitar?
Mas 300 ou mais euros faz toda a diferença.

O enterro do Ajax custou 100 euros no Cemitério dos Cães do Zoo, em Out de 2007.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano

segunda abr 13, 2009 1:09 pm

dinodane Escreveu:
Mas 300 ou mais euros faz toda a diferença.

O enterro do Ajax custou 100 euros no Cemitério dos Cães do Zoo, em Out de 2007.
Já é uma diferença substancial dos 300 euros. Quanto ao bold... sem comentários Dinodane. Sem comentários... já vi tanto erro neste tópico que até fiquei azul. Tenha dó :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda abr 13, 2009 1:16 pm

:o Erro? Onde?
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
dinodane
Membro Veterano

segunda abr 13, 2009 1:40 pm

LuMaria Escreveu:
Já é uma diferença substancial dos 300 euros. Quanto ao bold... sem comentários Dinodane. Sem comentários... já vi tanto erro neste tópico que até fiquei azul. Tenha dó :roll:
Eu não lhe apontei erro nenhum LuMaria... :o

Sublinhei o "custasse" porque efectivamente custa, há essa possibilidade, estou lá agora a apontar erros onde eles não existem a propósito de quê...

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda abr 13, 2009 1:55 pm

LuMaria Escreveu:Uma das coisas que nos separa efectivamente dos restantes animais é o "culto da morte". Se bem que o elefante também parece prestar homenagem aos seus mortos. Para o Ser Humano é natural desde há milénios prestar homenagem aos seus mortos, animais incluidos.

Na cidade as coisas complicam-se...
Este é um assunto deveras interessante, é um assunto que nos permite explorar vários temas, tais como o sentimental... o económico... o religioso e espiritual...

Todas as respostas aqui dadas têm um quê de verdade... todas, sem excepção! Sejam elas a favor ou contra os serviços fúnebres para os animais.

Para mim... o culto da morte em relação aos animais tem o sentido que cada um lhe queira dar! Todos nós que temos animais e os adoramos, sentimos a sua morte com dor... a diferença está no expressar dela! Uns expressam a sua dor com lamentos e choros e decidem que a ultima coisa que têm a fazer para aquele ser que tanto lhes deu, é um "funeral" onde todos e ele inclusivé possa demonstrar e ver todo o sentimento que lhe vai na alma...
Outros mais singelos, sentem a sua dor, que não tem que ser menor, mas medida na conta da simplicidade que a vida lhes proporciona! É por vezes uma dor mais sentida e contida... porque não se pode alardear com pompa e circunstancia!

Eu, pessoalmente, sinto e já senti a dor por perder animais... um mais que os outros porque a vida me permitiu viver mais tempo com ele e de maneira diferente! Senti essa dor, mas a maneira como encaro a morte não me leva a sentir a necessidade de "festejos fúnebres"! Para mim, a morte é uma consequência... dolorosa é certo... mas normal, dependendo das situações. Por isso, entendo a forma como cada um a enfrenta, mas eu enfrento-a com a naturalidade que ela se me apresenta. Sofro... em silêncio!

E esse silêncio doloroso permitir-me-ía, enterrar o corpo do meu animal (se pudesse,tal como a Lumaria diz)...ou entregar o corpo do meu animal morto ao vet, para que ele possa dar o destino que tiver que ser! A dor fica cá dentro... durante muito tempo e nada que eu possa fazer em termos de culto, a irá acalmar... senão o tempo!

Este é o meu parecer e logicamente que é discutivel...

Desculpem o enorme texto...

LuMaria... apenas peguei no seu texto porque ele é a base do meu pensamento...
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda abr 13, 2009 3:52 pm

Mas e se custasse 50 Euros enterrar o vosso animal num belo cantinho de terra onde podessem vez por outra ir colocar uma flor? Mandavam-no para as cinzas de Monsanto?

Tudo se resume ao dinheiro. Nada mais! Porque um enterro "digno" acredito que piamente todos o gostariamos de fazer. Quem não liga a minima é porque não partilha do ancestral culto dos mortos e aí a historia já é outra.
Na minha opinião nem tudo se resume a custos. Os meus animais que me morreram até agora estão em terrenos privados, onde eu vou quase diariamente, foram enterrados por mim, se necessário sei dizer exactamente onde estão, mas nem por isso lá ponho flores.

Sinceramente? Eu não ligo a mínima.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
LuMaria
Membro Veterano

segunda abr 13, 2009 5:18 pm

dinodane Escreveu:
LuMaria Escreveu:
Eu não lhe apontei erro nenhum LuMaria... :o

Sublinhei o "custasse" porque efectivamente custa, há essa possibilidade, estou lá agora a apontar erros onde eles não existem a propósito de quê...
LOL

Tem razão! As minhas desculpas :wink:

Já agora e em relação ao Jardim Zoologico, o preço ficou por 100 euros ou há alguma taxa que tenha de continuar a pagar?
dinodane
Membro Veterano

segunda abr 13, 2009 6:19 pm

Tenho que pagar 80 euros por ano com direito a 3 bilhetes grátis para o Zoo se quiser manter a campa. Se não quiser eles cremam o que restar do corpo e põem lá outro. Por isso há sempre lotes disponíveis.

TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

segunda abr 13, 2009 10:29 pm

dinodane Escreveu:Tenho que pagar 80 euros por ano com direito a 3 bilhetes grátis para o Zoo se quiser manter a campa. Se não quiser eles cremam o que restar do corpo e põem lá outro. Por isso há sempre lotes disponíveis.
Tendo em vista o custos dos bilhetes é um óptimo negócio..
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça abr 14, 2009 9:23 am

Bom Dia
Concordo com algumas coisa que foram escritas. Pensamos e agimos de formas diferentes.

Sempre que morre um animal tenho enterrado. Quando vivia na Amadora eu metia o animal no carro e enterrava. na mata de Benfica ou em Alfragide. Nunca meti em contentores do lixo.
Agora tenho o meu espaço onde os enterro, nunca coloco flores mas sempre que passo por lá vem me á memoria que ali dorme a Nikita, Leão, Patinhas o Yuri.
Sempre que passo na estrada (não coloco a minha vida em risco) e vejo um animal morto retiro para um sitio onde não seja mais trucidado por carros.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça abr 14, 2009 1:51 pm

Também para mim dignidade para com um animal é a forma como ele é tratado em vida, desde carinho, conforto , alimentação e cuidados médicos. Assim como dignidade na morte, será depois de esgotados todos os recursos que a medicina dispõe para lhes proporcionar mais alguma vida com qualidade ou seja sem sofrimento, deixá-los partir de forma indolor, tranquila e se possível junto daqueles a quem ele (animal) amou durante a sua vidinha.

Já não vejo como o poder ser digno ou não o que se faz com o corpo depois de morto quer seja de animal ou humano.
Com os humanos optamos por satisfazer a vontade que nos manifestaram em vida, caso não tenham falado nisso, fazemos aquilo que nos deixa mais tranquilos. Da mesma forma, o que fazemos ao corpo do animal já que ele não nos soube dizer o que queria, será agimos de acordo com a nossa consciência e acho que não será criticável nenhum do caminho que se escolher, seja ele qual fôr. ( Já é de criticar o que não se faz em vida, por exemplo partir para a eutanásia dizendo: "a operação ou o tratamento é caro, não vale a pena").

No meu caso, também para eu me sentir melhor, não fui capaz de deixar o meu animal morto andar a ser jogado para dentro de uma carrinha e depois para mais não sei onde, como se de um saco de lixo se tratasse, até ser queimado da mesma forma, como" lixo".
Como não tenho um jardim ou terreno só meu, optei por fazer "funeral" à minha amiguinha, depois de lhe fazermos uma caixa de madeira, colocámos lá o corpo no meio de um lençol, como se estivésse a dormir e levámo-lo no nosso carro para o cemitério do Jardim Zoológico.
Normalmente não faço o culto dos mortos, de uma forma rotineira, mas sim quando tenho vontade, vou ao cemitério e falo com os meus ente queridos, no caso da minha Pitinha, tenho que ser mais moderada pois o preço dos bilhetes é pouco acessível. Ela está sepultada no Zoo desde 2007, tenho ido lá duas vezes por ano, uma aproveitando a oferta das entradas gratuitas a que temos direito com o pagamento da anuidade , a outra pago os bilhetes e lá vamos nós, muitas vezes de forma apressada quase sem dar atenção aos animais do zoo. Para o meu animal não servirá de nada a homenagem que lhe possa fazer, mas a mim dá-me uma grande tranquilidade, estar ali perto dela, pôr-lhe uma flor, limpar a lápide, fazer uma caricia na sua foto.....

Dinodane a anuidade que paguei em 2008 já foi de 94 Euros. Mas vale a pena quando essa é a nossa vontade,e quando as criticas que nos rodeiam não nos incomodam minimamente, pois o que conta para nós é a memória dos nossos amigos.....
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 20, 2009 7:21 pm

Apesar de ainda me estar muito recente a dor pela morte do meu "Binhas" e apesar deste caso não ser com um cão mas sim com um gato, tendo em conta o factor dignidade, a minha opinião vai de encontra a de muitos, no que refere tratar-se o animal com dignidade em vida mas, como a morte é algo que para mim deve ser comportada e encarada com o maior respeito, seja ela dum humano ou animal, aqui vai a minha opinião:

Muito se falou em cultos e meios cultos e ausência deles... seja referente a humanos ou animais, mas o que é certo é que a própria Lei tem legislação relativa à protecção de cadáver, contra a profanação do mesmo. Portanto isto representa que a morte deve ser encarada com respeito. E, morte é morte! Igual para humanos ou animais, sem tirar nem pôr!
Para mim, a morte não deve ser encarada de ânimo leve, seja do que for ou de quem for, nem comentada de forma leviana!!!

Para mim, na minha opinião e esta vale o que vale, cultos, religiões e preferências de Clubes e Política , são pessoais e não representativas de "verdades absolutas".
Cada um sofre à sua maneira e cada um dá o devido respeito que entender dar, mediante a estima que tenha havido pela pessoa ou animal.
Estima esta que se retratou pela forma de vida dada ao animal e respeito pelo mesmo enquanto vivo e depois de morto!!! E, nesta estima enquadra-se a dignidade que deve ser dada ao animal em vida e na morte o que, infelizmente, não se prova pela forma como muitos a abordam!
Também não se prova o respeito nem dignidade por muitos "agentes funerários" pela forma como lidam com os corpos, sejam de pessoas ou de animais, infelizmente! Ao desrespeitarem um corpo, estão a desrespeitar todos os que estão interligados a ele enquanto vivo; família e amigos.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça abr 21, 2009 10:06 am

... entenda-se então que quem envia o cadáver de um cão seu para um crematório, ou o deixe fazer parte do círculo da vida dando-o como alimento a outros animais, é uma pessoa que não estimou o seu animal, logo não é um bom dono... Bom dono é o que o enterra enrolado numa mantinha... :roll:
Isto de avaliar os sentimentos pelo modo como se tratam os cadáveres, pode ser "perigoso" :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Responder

Voltar para “Cães”