Cada cão é um ...
Acompanhando o cão, mostrando interesse em aprender a educá-lo e compartilhando idéias, você saberá qual o melhor método para ele.
No meu caso foi muito difícil ensinar a Kira a fazer as necessiades fora de casa

, bastou vigiá-la após as refeições e repreendê-la com um Não quando fazia errado, imediatamente levava-a ao local certo e fazia carinhos. Pronto, uma semana, e nunca mais. Cadela formidável!
Dominância. Ela é e muito. Meu Buddy é submisso a ela desde que fez 4 meses, assim como a proprietária da cadela mãe me disse que a partir dos 4 meses não se dava bem com seu cocker. Mantenho-a na linha, mas aqui em casa quem domina é ela, o Buddy apenas acata...

.Nunca intervi, acompanhei sempre e acredito que os cães se entendem, eles não querem um mundo de igualdades, eles vivem e querem um mundo de hierarquias.
Digo isso para mostrar que em relação a obediência devemos conhecer nossos cães, até pouco tempo atrás, e eu disse isso num tópico, a pequena não deixava minha mulher colocar a mão na comida dela, apenas eu podia tomar essas liberdades. Hoje nós dois colocamos, sabe como? Com repreensão e palmadas minhas no focinho. Existem cães que necessitam palmadas sim, em alguns casos. Não me venham com essa de cão dominante receber petisco. Certo dia ela estava com um pássaro na boca, fui ver o que era e a mesma rosnou. Pra quê? Levantei-a pelo cachaço (como vocês dizem) e ela rosnando, tentando me morder. Foram duas palmadas bem dadas na cara. Largou o pássaro e saiu rápido. Nunca mais me rosnou, acham agressivo? Sou muito, extremamente carinhoso com meus cães. Eles me adoram, tenho certeza disso. Mas são cães, não filhos e não semelhantes.