BARF - FAq's II

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça mar 25, 2003 8:15 pm

Olá

Eu não referi atrás, embora já o tenha dito noutras ocasiões, que faço batota na dieta dos meus cães. Não lhes dou só ração.
Atenção, isto não foge ao tema do tópico.
Não segui à risca a indicação do veterinário quando eram cachorros (dar apenas e só ração) e depois tornou-se difícil corrigir a dieta.
Cozo-lhes carne magra de vaca com um pouco de massa (sem sal) e misturo isto com a ração numa proporção de meio por meio (+ ou -). Já me habituei às doses. É que se lhes puser comida a mais eles comem só a massa e a carne e deixam a ração. Fazem três refeições por dia. Uma ligeira ao fim da manhã, outra por volta das 19h (principal) e outra à noitinha (23h ou mais tarde - apenas ração).

1ª questão - A reserva posta pelo Amitraz em relação à carne crua não fica resolvida se a carne for cozida?
2ª questão - Na dieta BARF não faz sentido que a carne seja cozida?
3ª - questão - E por que não carne de porco se for magra?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mar 25, 2003 10:05 pm

Como quase todos sabem, tentei a algum tempo passar os meus au-aus para a BARF (a 100%) , no entanto o pouco tempo disponivel que tenho, para além de alguma dificuldade em arranjar quantidades suficientes de carne não o permitiram.

Hoje em dia continuo a fornecer aos canitos 2 refeições 100% BARF, duas vezes por semana (geral terça e sabado). Nos restantes dias passam a ração. Noto ou notei cães mais saudaveis com a BARF ? Não estive tempo suficiente com essa dieta para notar diferenças, mas lá que gostam, gostam !

No entanto, na alimentação dos canitos como em muitos outras aspectos nunca gostei de muitas mariquiçes, por isso alimento-os a ração 5 dias por semana, 2 dias a BARF (recebendo de manha uma pequena dose de ração) e durante o dia rcebem restos de queijo, de fiambre e afins. Igualmente comem frequentemente pão (seja em forma normal, ou torrado).

Amitraz, para além do que o Paulo ja disse :
Mas entre dar alimentos CRUS (que acredite que estão cheinhos de riscos) e rações processadas...eu não tinha dúvida em dar as rações...independentemente do trabalho que me desse, estou só a falar no que penso que seria melhor para a saude deles
cheiinhos de risco ? Irra, mas o que tem em casa ? Um cão ou um michael jackson de 4 patas ? Os cães possuem um sistema imunitário que destroi perfeitamente esses riscos ..

Nel :
2ª questão - Na dieta BARF não faz sentido que a carne seja cozida?
A BARF baseia-se mesmo em alimentos crus. Penso que cozinha-los vai contra a propria filosofia da BARF. Para além, de que como sabemos, cozinhar os alimentos faz com que eles percam nutrientes. E os tais riscos que o Amitraz fala (tendo em conta que estamos a falar de carne propia para consumo) são inexistentes.

Bom, por falar nisto ainda tenho de ir alimentar uns canitos
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça mar 25, 2003 10:52 pm

Amitraz...fala-se dos nitrofuranos, mas os perus ainda estão pior que os frangos... e os peixes de cultura, o que é que acham ?

Os animais têm os mesmos riscos que nós...
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça mar 25, 2003 11:06 pm

[quote=VascoV]
Amitraz...fala-se dos nitrofuranos, mas os perus ainda estão pior que os frangos... e os peixes de cultura, o que é que acham ?

Os animais têm os mesmos riscos que nós...
[/quote]

Pois é! Boa questão!!!!! Para os canitos e para nós!

:o :o
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

terça mar 25, 2003 11:59 pm

Exactamente.

O musky percebeu bem a ideia ;)

A questão é que nós cozinhamos os alimentos, eliminando muitos problemas. Outros mantêm-se (nitrofuranos são 1 exemplo...há piores).

O sistema imunitário dos cães não são "melhores" que os nossos, algumas doenças é que são diferentes, específicas de espécie. As infecções por Campylobacter que nas pessoas são más nos cães não dá sintomatologia. Mas ficam portadores. Tal como salmonelas. Que os nossos franguinhos têm com fartura...

Ao dar carne crua estamos a correr riscos de infectar os animais com parasitas (como nós se não a cozinhássemos), bem como bactérias das quais podem ficar portadores e transmitirem a nós.

Pela vossa saúde, e dos vossos cães, não acreditem que os alimentos crus aprovados para consumo são assim tão seguros...e os nitrofuranos são só um exemplo, até ligeirinho, do que anda para aí...

São riscos, não são factos garantidos.

Esses riscos a a falta de vantagens, na minha opiniao, na alimentação BARF é que faz com que eu ache muito melhor continuar com as raçoes...
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 26, 2003 8:37 am

Esses riscos a a falta de vantagens, na minha opiniao, na alimentação BARF é que faz com que eu ache muito melhor continuar com as raçoes...
Discutível, meu caro Amtraz...discutível....e é algo que só pode ser afirmado por quem já experimentou ou tem conhecimento dos resultados de quem tenha experimentado.

Já agora, quanto à 'segurança dos alimentos', veja isto sobre a 'segurança' das rações:

http://www.nexusmagazine.com//Petfood.html
http://www.petconsumerreport.com/ezine/petfood.htm

É que hoje em dia, NADA é seguro! Porque nitrofuranos não são o único problema, e esses e outros males não desaparecem na cozedura. Aliás, não me surpreenderia nada que muitas das aves desta crise recente tenham ido parar ao processamento de uma fábrica de rações!!
Quanto às bactérias e às salmonelas, posso voltar a afirmar-lhe que é mais provável um cão as apanhe através de um comedouro mal lavado, uma porcaria que comeu na rua ou uma lambidela num dos tantos locais contaminados, do que na comida crua ( de "qualidade")!!
Não podemos pensar nesses termos, senão não comemos nada! Os Humanos não apanham salmonelas e doenças do genero? É um risco, é claro, mas não é um risco assustador e consequência quase certa como parece querer afirmar!
Durante os dois anos que alimentei os meus cães com BARF correpondi-me com dezenas de pessoas que usam este método. Alguns deles há dezenas de anos! Nem os meus cães, nem os cães de nenhumas dessas pessoas tinha alguma vez apanhado salmonelas ou problemas semelhantes! ( ou ficado com alguma crise de parasitas maior do que o normal)! O que aconteceu comigo, e com os outros com quem falei, foi que as idas aos veterinários diminuiram, os cães tornaram-se mais bonitos e saudáveis, etc.
Esta alimentação só é um risco na medida em que não pode ser feita por um dono 'preguiçoso'! Há cuidados a ter e há metodologias a seguir! Quem faz alimentação "mista" ou BARF por meia dúzia de dias não pode esperar obter resultados milagrosos!!

Mas por comodidade, isso sim e apenas isso, lá vou ter de continuar a dar a Royal Canin aos meus 'Vitelowailers' !!!

Abraços
Paulo C.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 26, 2003 8:38 am

Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mar 26, 2003 9:37 am

Olá

Agora compreendo porque é que o Amitraz é contra a comida BARF. É que segundo o PauloC, deixa-se de ir mais frequentemente ao veterinário. Pronto, lá vai o Amitraz perder clientela...:lol:
Não ligue, estou a brincar.

Mas então e a carne de porco? Ando a fazer esta pergunta desde que me inscrevi no fórum e nunca houve uma resposta clara e convincente.
Na dieta BARF, pelos vistos, não é recomendada. Assunto encerrado.

Mas se a carne for cozida? Posso dar carne de porco em vez ou em alternativa à carne de bovino?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 1:29 pm

Pela minha experiencia, a comida BARF, sendo cozida, tem a grande e principal vantagem de "convencer" os cães a ingerirem certos alimentos aconselháveis mas que em cru recusam, como por exemplo nabos, alface e agriões.

Há também que ter em conta que pelo menos uma espécie de parasita intestinal do cão tem o seu círculo evolutivo passando pelas ovelhas ou cabras, a saber, o cão defeca os ovos, que são ingeridos pelos laníferos em cujo organismo enquistam na fase larvar. O cão come essa carne crua e no organismo do cão o parasita termina o seu desenvolvimento.

Nel,

No caso do porco, existe o mesmíssimo risco mas para os humanos, a chamada ténia ou "bicha solitária". Por isso não vejo o porquê de os cães não poderem comer carne de porco, até porque a gordura de porco é poli-insaturada. A melhor explicação que encontro é que os cães não gostam muito de carne de porco. Na minha experiencia com BARF o unico problema que carne de porco trouxe foram umas fungadelas e uns olhares de soslaio, tipo, olha lá que droga é isto?

Paulo C

"Aliás, não me surpreenderia nada que muitas das aves desta crise recente tenham ido parar ao processamento de uma fábrica de rações!!"

Pois, eu também não apostava...... ou por outra, se calhar até apostava, mas na positiva.

Relaxo com a ideia de que a ração que compro é importada!
_______
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta mar 26, 2003 2:01 pm

Musky Escreveu:
Relaxo com a ideia de que a ração que compro é importada!
_______
Ai Musky nao relaxe... :( :(

Nem queira saber que problemas tem havido por aqui com antibioticos proibidos presentes na carne e dioxinas (diz-se assim em portugues?) nos frangos...
Musky
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 2:37 pm

Nanico,

Infelizmente o problema parece-me tão grave a nível mundial, que as nossas únicas hipóteses de momento é escolher do mau o menos...

Ou citando uma frase propular "toca prá frente e fé em Deus!"

:roll:
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta mar 26, 2003 2:45 pm

Musky Escreveu: Infelizmente o problema parece-me tão grave a nível mundial, que as nossas únicas hipóteses de momento é escolher do mau o menos...

Ou citando uma frase propular "toca prá frente e fé em Deus!"
Pois e...

Se formos a ver bem o grande sucesso evolutivo e o da barata, precisamente por comerem de tudo, ate veneno das baratas carissimo. So as engorda ainda mais... :lol: :lol: :lol:
Musky
Membro Veterano

quarta mar 26, 2003 2:53 pm

[quote=Nanico]

Se formos a ver bem o grande sucesso evolutivo e o da barata, precisamente por comerem de tudo, ate veneno das baratas carissimo. So as engorda ainda mais... :lol: :lol: :lol:
[/quote]

Sem esquecer as ratazanas e as gaivotas. Por isso na minha próxima encarnação quero ser gaivota.... pelo sim, pelo não...
:lol: :lol: :lol:
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 26, 2003 7:30 pm

Já que nós, os comidistas, temos de dar ração, ao menos pensem nisto:

A propósito de algumas escolhas de revistas de defesa ao consumidor baseadas simplesmente no preço e na 'composição' ( em termos quimicos) da ração, queria dizer o seguinte:

Uma ração muito cara pode ser boa ou má, mas uma ração muito barata não é boa de certeza!
Numa ração cara podemos estar perante as seguintes situações:
- É uma ração que investe muito em produtos de qualidade e na respectiva fabricação, e por isso o preço tem de ser caro;
- É uma ração que usa produtos de má qualidade, mas gasta muito em Marketing e publicidade e por isso tem de ser cara;
- É uma ração que usa produtos de má qualidade, gasta qualquer coisinha em Marketing e publicidade, mas o que gosta mesmo é de ter altissimos lucros e por isso coloca um alto preço.
Claro que na primeira e segunda hipotese podem haver variáveis com produtos de qualidade mediana.
Nós rezamos para que, quando compramos uma ração cara, estejamos perante o primeiro caso.

Numa ração barata, as hipoteses são poucas! Não se fazem omeletes sem ovos, e se o produto final é barato, concerteza que as matérias primas também tiveram de sê-lo! E ainda tem de dar lucro!

O pensamento final é apenas este: "O nosso cão também é aquilo que come!"

Abraços
Paulo C.
Amitraz
Membro
Registado: sexta mar 14, 2003 9:26 pm

quinta mar 27, 2003 1:20 am

[quote=Musky]
No caso do porco, existe o mesmíssimo risco mas para os humanos, a chamada ténia ou "bicha solitária". Por isso não vejo o porquê de os cães não poderem comer carne de porco, até porque a gordura de porco é poli-insaturada. A melhor explicação que encontro é que os cães não gostam muito de carne de porco. Na minha experiencia com BARF o unico problema que carne de porco trouxe foram umas fungadelas e uns olhares de soslaio, tipo, olha lá que droga é isto?
_______
[/quote]

A carne de porco também tem um parasitazito chamado trichinella spiralis, que se enquista nos musculos e só é destruida pela cozedura. É transmitida directamente por ingestão ficando então enquistada nos musculos do cão (ou dos nossos). Esse é o maior risco da carne de porco não cozinha, nem é só a famosa ténia...se for cozinhada, esse parasita é destruido...

O tal parasita do cão cujo ciclo passa pelas ovelhas é o Equinococcus granulosus, o famoso (infelizmente) quisto hidático...que é uma zoonose (doença transmitida pelos animais) de que padecem muitas pessoas em zonas rurais do nosso país...mas o quisto hidático - a forma larvar que está nas ovelhas - vê-se bem e é rejeitada nas inspecções sanitárias, não precisa exames especiais. O grande problema é quando o agricultor não tem precauções com as ovelhas mortas e o cão acaba por a comer...daí o ciclo...

Em relação à análise do PauloC...concordo. Acho que os fabricantes de rações têm de tudo um pouco - escolha de nutrientes, marketing e maximização do lucro. É como qualquer outra empresa...o problema é que umas apostam mais numas coisas que noutras ;)

E Musky..em relação às longevidade das ratazanas e das gaivotas, isso não está bem estudado... :D Mas consta que a esperança média de vida não é lá grande coisa :D ;)

Por fim...em relação aos nabos, agriões e alfaces...mas os cães precisam disso? ;)

P.S: Não, não estou a angariar clientes lol :p Se eu tivesse dizia: Dêem BARF ;) Vivam os ossos :D
Responder

Voltar para “Cães”