Olá a todos,
Uma hierarquia é construída através de dominância? Ou liderança?
A nivel semãntico de facto há diferenças já observadas pelo Carpeju. Uma hierarquia definida através de dominãncia quanto tempo resiste com o seu Alpha no topo?
Dominância = Agressividade?
Liderança = Apaziguamento?
Ou não há diferenças?
Pode-se dizer que um cão é "dominante" porque a dada altura a situação lhe exigiu um comportamento "dominante"?
Falou-se muito no piparote no focinho. O texto não exprime repúdio pela focinhada. Fala de métodos coercivos. Será melhor analisarem o que são métodos coercivos. Digamos que o piparote, a focinhada ou a palmadoca, não são métodos coercivos. Bater com violência e sistemáticamente é método coercivo e há quem o aplique.
Excesso de fontes. Venham elas. Fontes nunca são demais. Para quem se sente afogado em fontes, mais logo posto uns links interessantes.
O meu desentendimento com a Claudia Estanislau não me tolda a vista de forma a não perceber que ela de facto até sabe do que fala, concorde-se ou não
dinodane Escreveu:...clarificam a falácia da dominância e, acima de tudo, clarificam a ideia de que os cães não são lobos e não se comportam como lobos
Para mim, estas novas "teorias" é que são falaciosas.

Não são propriamente novas, já têm cerca de 30 anos! Quase cotas!