dinodane Escreveu:Concham, é melhor guardar esse seu desejo para quando for independente dos seus pais...
Ter um cão não é só ser "responsável, tratar e levar à rua". Há muito mais trabalho e muita despesa.
Há o custo inicial do animal, há a alimentação, os custos de veterinário (os previsíveis tais como vacinas, desparasitação) e os outros extraordinários. Há o problema das férias, onde deixar o animal. Há a educação inicial do cachorro, muito chichi e cóco para limpar em casa. Há as coisas roídas.
Se os seus pais não querem, só tem é que acatar a decisão deles porque no fundo a responsabilidade do animal será sempre deles e não sua. Ou toda a família quer o animal ou não vale a pena insistir pois nestas coisas quem acaba por "pagar as favas" é sempre o animal...
Concordo plenamente!
Um cão não é só para 'passar o tempo', temos de ter em conta tudo o que ele necessita: comida, passeios diários, ensino, limpeza, principalmente no que respeita ao chichi e cócó, pois eles no início ainda fazem 'onde calha'

mesmo a dormir.. o meu Tobias só quando fez um mês é que deixou de fazer na cama quando sonhava. E agora é que se está a habituar a fazer na rua.. não é fácil, exige tempo e disponibilidade. Para não falar dos gastos no veterinário.
Também tenho 24 anos, e quando decidi há pouco tempo ter cão (há cerca de 2 meses), tomei o cuidado de 'pesar' todos os prós e contras, mesmo tendo tido sempre cães e estar habituada e saber pefeitamente o que é necessário. Mesmo assim, pensei muito bem... o tempo que teria para o ensinar, horários de passeio à rua... idas ao veterinário, custos, comida, férias, tudo tudo! É uma responsabilidade e há que ter tudo em conta!
Até mesmo outros animais que já tenhamos. Eu tenho a Nina (uma gata siamesa muito dona do seu nariz e meiguinha), e foi o único receio que tive: que não o aceitasse bem, até porque ela nunca tinha tido contacto com cães antes, e experimentei com o cão de uma vizinha, e vi que até o aceitou bem

E mesmo cá em casa, como não sou só eu, tenho a minha mãe, sei que ela gosta de animais, mas falei com ela, e conversei, porque mesmo que uma pessoa seja responsável pelo cão em tudo, há sempre um dia ou outro (mesmo que seja raramente), em que precisamos de uma ajudinha, seja a levá-lo à rua, seja na comida!
Há que ter responsabilidade e consciência!
Outro factor é o tamanho, temos de ver as condições que temos, se é apartamento, casa, e se temos espaço e locais aonde o levar perto de casa!
Pensa muito bem

<strong>O maior defeito do homem é fingir-se de cego para os seus erros, mas não de mudo para os erros do outros</strong>.