Também conhece os greysters?Amigos Escreveu:Também me pareceu o mesmo, mas não disse pois podia tar a ver coisas!Bikejorer Escreveu:Olá, eu sou praticante de bikejoring.
Esta modalidade já é praticada em Portugal há alguns anos, inclusive as classes de bikejoring (bicicleta e trotinete), Kart de 3 e 4 rodas, canicross, skijoring e trenó, tendo sido já alcançadas boas classificações em provas internacionais a contar para a taça e campeonatos do Mundo e da Europa.
Qualquer raça de cão pode ser usada para a prática desta modalidade, bastando para tal que seja saudável e que goste puxar  . No entanto, em níveis mais competitivos as raças/tipos predominantes são Eurohounds, Greysters, Bracos Alemães, Alascanos e algumas linhas de trabalho de huskies.
Relativamente os cães que aparecem no site serão Bracos Alemães ou então Greysters (Braco Alemão com alguma percentagem de Galgo), inclino-me mais para a última hipótese que é também o meu tipo de cão preferido.![]()
corridas de caes em terno ou em bicicleta
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo fev 17, 2008 10:01 am
Bikejorer Escreveu:Metros???![]()
![]()
Se for em neve numa competição de longa distância pode ir até aos 1700 km, numa de meia distância 200 km e numa de sprint, dependendo do nº de cães pode variar entre os 8 e os 40 Km cada etapa.eles fazem competiçoes de curta distancia pelo k sei estes caes sao muito rapidos mas aquecem imenso eles no inverno correm cada um cerca de 8km as vezes menos as vezes mais conforme os trilhos k se escolhem e os caes no final os caes estao super quentes. E em provas maiores com a neve as patas dos caes tendem a ter algumas lesoes por isso muitas vezes usa-se um especie de botas que segundo o meu avo os abrandao um pouco e eles tende a perdelas pelo caminho
Neste caso, em terra também varia conforme a classe e o nº de cães, e pode ir dos 4,5 Km até aos 20 e poucos Kms, por etapa.
Deixo-vos um link de um vídeo, que apesar de estar em italiano, dá para ver pouco do que é mushing em terra
http://www.youtube.com/watch?v=3KqjNDItZa8

-
- Membro
ha um video la no site que mostra o passeio com os caes bebes. Bem isso ja é como um treino eles tem que aprender logo de inicio a puchar mas nem todos os caes tem a capaciadade pa isso
ao longo destes anos os meus avos depararam se com muitos caes que sozinhos corriam lindamente mas em grupo nao corriam ou mordiam os outros .
no video dos italianos vi la um cam dois huskis k um deles tava tudo menos intereçado em puxar
alguns limitam se a correr acompanhando e outros puxam mesmo que é o objectivo.
estes caes tem dietas nem todos comem a mesma comida como obvio e nem nas mesmas quantidades todos os dias quando se esta a dar de comer tem k se estar a ver as medidas e dietas é bem mais complexo do que parece especialmente quando se tem tantos caes.
hoje em dia os meus avos custumam ter quase sempre um ajudante que faz sempre um turno ou demanha ou a tarde e ajuda nos treinos (esses normalmente sao feitos por um ou dois ajudantes dependendo do tiipo de treino)
depois nem todos os caes se dao bem e as vezes tem brigas por isso tem que ser muito bem pensado onde fica cada cao
acho k nas fotos tem la as instalaçoes vou referir umas coisas pa verem que os caes nao sao uns coitados e estao la cheios de frio
cada comprartimento tem boxes de madeira elevadas uns 5 cm assima do chao com palha la dentro e os compartimentos tem aquecimento para os dias mais frios do inverno chega a estar -18graus no inverno a noite
vou falar de um caso particular de um cao que é o ice (ice tea)
so pa verem o desejo deste cao a correr quando fica com os restantes la nos compartimentos corre tanto de um lado po outro que as suas patas chegam a ficar em sangue e emagresse mesmo muito, nao para de correr
por isso tem que estar fechado com os caes pequenos em casa na sua boxe é um pouco cruel ele querer correr e nao poder (apenas nos treinos e quando vai a rua) ...
nao sei se disse algo de mal acima mas quando estiver la com o meu avo dou respostas melhores porque eu nao precebo um deciimo do que o meu avo precebe deste desporto
ao longo destes anos os meus avos depararam se com muitos caes que sozinhos corriam lindamente mas em grupo nao corriam ou mordiam os outros .
no video dos italianos vi la um cam dois huskis k um deles tava tudo menos intereçado em puxar
alguns limitam se a correr acompanhando e outros puxam mesmo que é o objectivo.
estes caes tem dietas nem todos comem a mesma comida como obvio e nem nas mesmas quantidades todos os dias quando se esta a dar de comer tem k se estar a ver as medidas e dietas é bem mais complexo do que parece especialmente quando se tem tantos caes.
hoje em dia os meus avos custumam ter quase sempre um ajudante que faz sempre um turno ou demanha ou a tarde e ajuda nos treinos (esses normalmente sao feitos por um ou dois ajudantes dependendo do tiipo de treino)
depois nem todos os caes se dao bem e as vezes tem brigas por isso tem que ser muito bem pensado onde fica cada cao
acho k nas fotos tem la as instalaçoes vou referir umas coisas pa verem que os caes nao sao uns coitados e estao la cheios de frio
cada comprartimento tem boxes de madeira elevadas uns 5 cm assima do chao com palha la dentro e os compartimentos tem aquecimento para os dias mais frios do inverno chega a estar -18graus no inverno a noite
vou falar de um caso particular de um cao que é o ice (ice tea)
so pa verem o desejo deste cao a correr quando fica com os restantes la nos compartimentos corre tanto de um lado po outro que as suas patas chegam a ficar em sangue e emagresse mesmo muito, nao para de correr
por isso tem que estar fechado com os caes pequenos em casa na sua boxe é um pouco cruel ele querer correr e nao poder (apenas nos treinos e quando vai a rua) ...
nao sei se disse algo de mal acima mas quando estiver la com o meu avo dou respostas melhores porque eu nao precebo um deciimo do que o meu avo precebe deste desporto

Goataria de saber a razão porque diz que os cães de sprint têm patas mais frageis, que ficam super quentes e só correm 8 Km? É que eu nunca ouvi tal coisa...dominik1994 Escreveu:Bikejorer Escreveu:Metros???![]()
![]()
Se for em neve numa competição de longa distância pode ir até aos 1700 km, numa de meia distância 200 km e numa de sprint, dependendo do nº de cães pode variar entre os 8 e os 40 Km cada etapa.eles fazem competiçoes de curta distancia pelo k sei estes caes sao muito rapidos mas aquecem imenso eles no inverno correm cada um cerca de 8km as vezes menos as vezes mais conforme os trilhos k se escolhem e os caes no final os caes estao super quentes. E em provas maiores com a neve as patas dos caes tendem a ter algumas lesoes por isso muitas vezes usa-se um especie de botas que segundo o meu avo os abrandao um pouco e eles tende a perdelas pelo caminho
Neste caso, em terra também varia conforme a classe e o nº de cães, e pode ir dos 4,5 Km até aos 20 e poucos Kms, por etapa.
Deixo-vos um link de um vídeo, que apesar de estar em italiano, dá para ver pouco do que é mushing em terra
http://www.youtube.com/watch?v=3KqjNDItZa8
-
- Membro
so correm 8 kilometros porque sao muitos caes para ir de biciclita nao da pa ir com todos como é obvio e de terno tambem so com 6 no maximo 8 ou seja vai se com 8 ou 6 e depois vai se com os outros nao sei esqueçam k sao 18 caes ou eram pelo k me lembre da ultima vez k la tive a 3 meses
eles conseguem mais mas custuma se treinar dia sim dia nao depende tambem do tempo k se tem disponivel
a questao das pata é so no inverno descalça te e vai correr descaço na neve queima e nao é pouco !
o de ficarem super quentes é tal como nos o corpo em actividade fisica aquece e eles nao param por causa disso nao é um facto de admirar é normal
o meu avo diz que a descer ultrapassa os 40km/horarios a brincar (ele tem o conta kilometros na bicicleta)
eles conseguem mais mas custuma se treinar dia sim dia nao depende tambem do tempo k se tem disponivel
a questao das pata é so no inverno descalça te e vai correr descaço na neve queima e nao é pouco !
o de ficarem super quentes é tal como nos o corpo em actividade fisica aquece e eles nao param por causa disso nao é um facto de admirar é normal
o meu avo diz que a descer ultrapassa os 40km/horarios a brincar (ele tem o conta kilometros na bicicleta)

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Caramba, o assunto é interessante, mas não estou entendendo nada. Respira, calma, e escreva.
Muito interessante a mistura de raças velozes com raças adaptadas ao frio extremo.
Muito interessante a mistura de raças velozes com raças adaptadas ao frio extremo.

<p><strong>Mata Atlântica - RBMA</strong></p>
-
- Membro
desculpem a minha escrita eu nao sou bem portugues e a escrever as vezes vou ta rapido que me engano
quando tiver la faço tipo um "diario" lol
quando tiver la faço tipo um "diario" lol

Boas.
Antes demais achei o tópico bastante interessante pelo tema lançado e como andava interessado e ao mesmo tempo curioso pela modalidade estou aqui a postar não como um expert mas sim como um leigo e passo a explicar os meus porquês e duvidas acerca desta modalidade.
Em primeiro lugar gostaria de explicar o porquê de querer iniciar nesta modalidade ou seja juntar o util ao agradavel isto é util pois tenho um cão rott x husky que so pensa em puxar quando vou passear outro é que preciso de fazer algum exercicio fisico.
Na parte do agradavel pois assim nos os dois faziamos duas coisas que ambos precissamos para o nosso bem estar.
Até aqui tudo bem mas começaram a surgir as duvidas ou seja pertendia comprar uma bicicleta de montanha mas gostaria se realmente é possivel atrelar o cão e de que forma quer a nivel de segurança para ele quer para mim .
Se puderem ajudar agradecia pois na internet em portugal nao existe muinta informação e se puderem mandar sites que falem desta modalidade bem como lojas virtuais ou locais (zona norte) para a compra de alguns acessorios respectivos a esta modalidade.
com os melhores cumprimentos jorge lma
Antes demais achei o tópico bastante interessante pelo tema lançado e como andava interessado e ao mesmo tempo curioso pela modalidade estou aqui a postar não como um expert mas sim como um leigo e passo a explicar os meus porquês e duvidas acerca desta modalidade.
Em primeiro lugar gostaria de explicar o porquê de querer iniciar nesta modalidade ou seja juntar o util ao agradavel isto é util pois tenho um cão rott x husky que so pensa em puxar quando vou passear outro é que preciso de fazer algum exercicio fisico.
Na parte do agradavel pois assim nos os dois faziamos duas coisas que ambos precissamos para o nosso bem estar.
Até aqui tudo bem mas começaram a surgir as duvidas ou seja pertendia comprar uma bicicleta de montanha mas gostaria se realmente é possivel atrelar o cão e de que forma quer a nivel de segurança para ele quer para mim .
Se puderem ajudar agradecia pois na internet em portugal nao existe muinta informação e se puderem mandar sites que falem desta modalidade bem como lojas virtuais ou locais (zona norte) para a compra de alguns acessorios respectivos a esta modalidade.
-
- Membro
de inicio usamos tudo adapatado e muitas coisas ainda usamos eu nao sei bem o que se usa e as distancias das cordas mas o meu avo vai mes explicar quando la tiver (vou amanha pa la)
o que custumamos usar é um arnes de escalada com a corda pressa ao cao mas nao é de qualquer maneira depois explico e ate sou capaz de arranjar lojas online pa veres
a minha avo é k custuma cozer tudo pa eles ou quase tudo por isso nao se compra muita coisa
o que custumamos usar é um arnes de escalada com a corda pressa ao cao mas nao é de qualquer maneira depois explico e ate sou capaz de arranjar lojas online pa veres
a minha avo é k custuma cozer tudo pa eles ou quase tudo por isso nao se compra muita coisa

peço desculpa se estiver a interpretar mal o que você escreve, o que eu estou a entender das sua palavras: é que os cães de sprint só correm até 8 quilómetros, que sobreaquecem e que tem de usar sempre protecção nas patas.dominik1994 Escreveu:so correm 8 kilometros porque sao muitos caes para ir de biciclita nao da pa ir com todos como é obvio e de terno tambem so com 6 no maximo 8 ou seja vai se com 8 ou 6 e depois vai se com os outros nao sei esqueçam k sao 18 caes ou eram pelo k me lembre da ultima vez k la tive a 3 meses
Pelo que tenho verificado, as equipas que actualmente estão a ter mais sucesso em competição nas classes até 4 cães, e em algumas de 6, são constituídas na sua maioria por linhas de cães greysters e raça Braco Alemão, pois estes têm mais poder e velocidade, mas só correm a este ritmo até aos 12 Km, o que ultrapassa os 8 por si referidos. No entanto, não quero dizer com isto que não façam distâncias maiores, apenas refiro que a partir daqui ritmo vai abrandando.
Para classes com mais cães, logo maior distancia, observa-se nas equipas um tipo de cão diferente, predominando os eurohounds e scandinavian hounds, que são ligeiramente mais pequenos e com uma atitude menos impetuosa do que os greysteres, o que lhes permite aguentar mais quilómetros.
Relativamente ao sobreaquecimento, acho que a tendência para tal acontecer é mais baixa nos de sprint, relativamente ao de meias e grandes distâncias, pelo facto destes últimos terem mais pêlo. No entanto é natural que um cão de sprint apresente sintomas de aquecimento mais cedo, visto o ritmo de corrida ser muito maior (pode atingir velocidades de ponta de 50 Km/h), mas vai dar no mesmo porque a distancia é mais curta.
Relativamente às botas para as patas, há cães que correm uma vida inteira e nunca precisam de usar botas de protecção - A diferença entre um cão com bons pés e maus pés marca a diferença.
Última edição por Bikejorer em sexta jul 24, 2009 7:41 pm, editado 1 vez no total.
Sim é possível atrelar um cão a uma vulgar bicicleta, para tal vai precisar de uma linha que deverá ter um elástico incorporado, de modo a que se consigam absorver os impactos provocados pelos puxões repentinos do cão e das travagens da bicicleta. Outra peça fundamental é o arnês, que para além de ter o tamanho certo, deverá ser especialmente concebido para o efeito, evite usar os vulgares arneses de passeio, pois estes podem provocar lesões no cão.jlima Escreveu:Boas.
No entanto se fizer uma pesquisa no Google a partir da palavra “bikejoring” vai encontrar alguma informação.
Vou enviar por mensagem privada alguns links com lojas on-line com material de mushing.
Caso se pretenda iniciar na modalidade aconselho a leitura do livro:
“Mushing sem trenó - Guia de introdução ao canicross, bikejoring e skijoring” de Marco Taylor, está em português e para começar está muito bom.
Boas.
Antes demais obrigado pelas respostas e pelas dicas.
dominik1994 fico há espera dessas dicas
Bikejorer obrigado pela dica do livro pois será um bom ponto de partida como referiste e quando puderes se possivel mandar via pv links com lojas on-line com material de mushing agradecia imenso.
Agora tenho uma duvida mas pode ser algo parva que será a seguinte:
Como faço para que o cão mude para a direcção que eu pretendo?tem algum sistema mecânico acopolado nele para o efeito ou será por ordens de fala ?
Mais uma vez obrigado
Com os melhores cumprimentos jorge lima
dominik1994 fico há espera dessas dicas

Bikejorer obrigado pela dica do livro pois será um bom ponto de partida como referiste e quando puderes se possivel mandar via pv links com lojas on-line com material de mushing agradecia imenso.
Como faço para que o cão mude para a direcção que eu pretendo?tem algum sistema mecânico acopolado nele para o efeito ou será por ordens de fala ?
Mais uma vez obrigado
Já envie-e PM, diz só se recebeste...jlima Escreveu:Boas.
dominik1994 fico há espera dessas dicas![]()
Mais uma vez obrigado
Os comandos para mudança de direcção, assim como para arrancar e parar, são dados através de ordem verbal.
Antes de começar o ensino deve-se definir muito bem quais as palavras que vão ser usadas para cada ordem, estas devem ser curtas e fáceis de prenunciar.
O ensino pode variar de cão para cão, mas geralmente o método usado é muito simples: quando se está a aproximar do local em que vai mudar de direcção, deve prenunciar a ordem e começar a encostar-se ao lado para o qual vai virar. Caso ele não obedeça, o que vai acontecer de certeza nas primeiras vezes, deverá parar e repetir de novo a ordem e começar a virar ligeiramente a bicicleta para a direcção que pretende, de modo a que ele perceba o que você pretende.
Como concelho devo-lhe dizer que você nunca deve ceder, ou seja, nunca deixar que ele execute uma acção contrária à sua ordem. Caso você tenha dado uma ordem e ele não a cumpra, deve parar a bicicleta e só arrancar quando houver sinais de que vai ceder, de modo a que ele perceba que só se vai "divertir/correr" se obedecer.
Quando ele tiver as ordens bem assimiladas e mostrar teimosia em cumprir, o método é o mesmo só que desta vez deverá ser acompanho de um vigoroso NÃO na altura precisa da falta.
No inicio quando cumprem devemos verbalizar, de modo a que ele entedam, a nossa satisfação para com eles.
Num estado mais avançado deve-se verbalizar somente o necessário para não corrermos o risco de os desconcentrar.
-
- Membro
bem o bikejorer parece preceber bastante e esta a responder bem
ja ca estou na casa dos meus avos e ja estivemos a falar do nome dos caes.
este teclado nao sei escrever os sinais de pontuacao por isso tentei decifrar o que escrevo.
os caes sao chamados european sleddog isto devido aos protetores dos animais na alemanha acharem mal-tratos caes de cassa correrem este desporto. E assim com este nome ja nao se metem no assunto assim foi a breve explicacao que recebi .
se quizerem saber mais alguma coisa tou ca um mes pa responder a tudo como deve ser.
ja ca estou na casa dos meus avos e ja estivemos a falar do nome dos caes.
este teclado nao sei escrever os sinais de pontuacao por isso tentei decifrar o que escrevo.
os caes sao chamados european sleddog isto devido aos protetores dos animais na alemanha acharem mal-tratos caes de cassa correrem este desporto. E assim com este nome ja nao se metem no assunto assim foi a breve explicacao que recebi .
se quizerem saber mais alguma coisa tou ca um mes pa responder a tudo como deve ser.