Caniche com muita tosse - Traqueia - AJUDA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pppp1
Membro Júnior
Registado: segunda jul 27, 2009 2:36 pm

segunda jul 27, 2009 7:58 pm

ainda bem que a gente com vontade de ajudar
tudo de bom para si tambem
e que a cadelita fique bem melhor
:D :D :D
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda jul 27, 2009 8:19 pm

Não custa nada não é? E quando vemos os nossos meninos doentes, todas as ajudas são um bem que pelo menos nos conforta a alma. :wink:
pppp1
Membro Júnior

segunda jul 27, 2009 8:24 pm

apoiado sim senhor toda a razao
:D :D
Arguida
Membro Veterano

segunda jul 27, 2009 8:26 pm

:D :D :D :D
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

segunda jul 27, 2009 8:44 pm

filmbarc Escreveu:O meu caniche com 14 anos tem tosse há cerca de um mês e meio. Já fomos a 3 consultas ao veterinário (2 deles diferentes) e estamos no 3º. tratamento, também diferente dos anteriores. Apesar de estar a tomar um corticóide - última receita - a tosse não diminui e engasga-se sistematicamente, mas não quando come. Receio que ele possa ter um colapso da traqueia e já não sei o que fazer.
As noites tem sido cada vez piores, com tosse. O meu grande receio é que ele se engasge e morra.
Eu sei... a idade... Mas morrer afogado???
Ele come bem e está com bom aspecto, apesar de ter pouca força nas patinhas. Também está a tomar um medicamento para as pernas, mas esta situação está mais ou menos controlada.

Não haverá um tratamento eficaz para a traqueia? Agradeço a vossa ajuda.
Boa noite filmbarc,

Antes de tudo tenha calma e não fique nervosa especialmente naqueles momentos que está com o cãozito, pois se ele sentir o seu nervosismo (eles sentem) então poderá incrementar a sua tosse.

Não sou médica mas infelizmente tenho "lidado" cá em casa com "alguns colapsos de traqueia" diagnosticados, e o primeiro já lá vão muitos anos.
Quando digo "lidar" é seguir rigorosamente os conselhos do médico a quem confio os meus cães, e nunca tentar fazer nada por minha iniciativa, especialmente no que se refere a medicação.

Agora não sendo médica, problemas na traqueia poderá haver muitos e cada um com a sua causa e tratamento, o que só um vet poderá despistar.

Agora falando daquilo que ninguém gosta, colapso da traqueia, com uma incidência crescente em algumas raças pequenas, tais como Yorkshires e caniches especialmente os mais minorcas.
Colapso da traqueia só um vet poderá diagnosticar e o despiste poderá ser realizado por raiox, o que pode ser muito ou pouco visível dependendo do grau em que se encontra.
O colapso da traqueia é alvo de inúmeros estudos científicos em outros países e há quem já avançe para a cirurgia..que é complexa, que pode resultar ou não e que depende de muitos outros factores tais como a saúde do animal, para não falar no risco da anestesia..em muitos casos poderá resultar..em outros simplesmente acaba por não resultar.
Isto é falar numa opção que não vejo como boa para o seu cão de cerca de 14 anos, mas lá está..só um médico lho poderá dizer.

Assim e se os médicos colocam a hipotese de ser da traqueia poderá sempre pedir os respectivos exames para despiste da mesma. Eu já vi alguns raiosx e tive o beneficio de observar e tudo me ser explicado pelo vet..
Neste momento "lido" com um Yorkie com colapso da traqueia..grau moderado..tendência a agravar..pois não há cura medicamentosa para tal..existe a tal cirurgia e medicação que ajuda..não cura..e aqui entram muitas vezes os corticoides e os broncodilatadores, o que deverá ser utilizado conforme recomendação médica.
Muita atenção a seguir o tratamento com corticoides pois há sempre um desmame e tem de ser feito conforme lho indicaram..

A ser um colapso de traqueia terá de ter em atenção alguma limitação nas brincadeiras, corridas com o seu cão pois poderá despoletar uma crise, isto se já tiver começado a tossir..aí o melhor é manter-se muito calma e afague-o, fale com ele, mas não fique nervosa ao pé dele...não vai ajudar.
E depois há o tempo..tente fazer um registo de quando é que ele tem mais ataques, pois muito nestas crises tem a haver com as condições climatéricas..humidade etc..e depois leve ao médico.
Veja alimentos que lhe possam criar irritação na traqueia, e se forem crises muito agudas eu nessas alturas opto por humedecer um pouco a ração por forma a não irritar a traqueia..no meu caso resulta.
Evite cheiros de aromatizadores e fumo de tabaco, se assim for o caso.
E por não ter a certeza se é realmente um colapso da traqueia ou não, na hora da toma medicamentosa, embrulhe o comprimido num pouco de queijo e veja se come ...evite colocar os dedos para lhe dar o comprimido pois pode irritar ainda mais a traqueia e despoletar uma crise.
Evite banhos agora e deixe-o descansar o máximo possível pois quanto mais descansar menos tosse.
Assim, antes de tudo peça para fazer o despiste (raioX) mas até pode não ser colapso da traqueia...
poderá ser uma tosse alérgica?
poderá ser uma tosse do canil? já tive os dois casos e olhe que a tosse do canil também é bem irritante para a traqueia ainda que no colapso a tosse é distinta no som mas...
Poderá ser uma infecção nos brônquios ?

Assim tal como lhe disseram acima da minha mensagem...começe pelo despiste, não pense já o pior e acima de tudo mantenha-se calma perto do animal especialmente numa crise de tosse...e mantenha a medicação prescrita com todo o rigor que foi recomendado.
Arguida
Membro Veterano

segunda jul 27, 2009 8:52 pm

Obrigada querida Taro pela tua ajuda. :wink: És infalível e sempre pronta a ajudarl :wink: Beijocas grandes
pppp1
Membro Júnior

segunda jul 27, 2009 9:00 pm

desculpe taro mas sem ofença nenhuma mas e vet?

pergunto porque respondeu muito bem

parabens
pppp1
Membro Júnior

segunda jul 27, 2009 9:02 pm

ops so agora li em cima e diz que nao e medica
mas esta muito bem sim devia ser

esprimente a tirar o curso para si vai ser facil
:wink: :wink: :wink:
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

segunda jul 27, 2009 9:09 pm

pppp1 Escreveu:desculpe taro mas sem ofença nenhuma mas e vet?

pergunto porque respondeu muito bem

parabens

Não sou vet nem quero passar por tal.

O meu primeiro Yorkie, tinha diagnosticado um colapso de traqueia grave e lá fomos lidando com a situação, ainda nessa altura pouco se falava em cirurgia..

Dois dos Yorkies que resgatei do canil sofriam de colapso da traqueia, um deles, ainda cá reside e foi-lhe diagnosticado recentemente e confirmado com exames médicos...grau moderado e a acentuar...vamos lidando com o apoio médico que tenho e nisso sou uma felizarda..pois tudo me é explicado e tudo pergunto..e tb sei que a qualquer hora da noite também lá estão para me socorrer..agora nada faço, altero sem recomendação médica..pois poderia ser um erro fatal para o animal.

Há imensos artigos científicos sobre os problemas da traqueia nomeadamente o colapso da traqueia que sei serem muito comuns nos Yorkshires e também muitos dos problemas da raça se deve à criação indiscriminada e não controlada da raça..basta ver as puppymills e muito se calhar se resolveria se as pessoas não recorressem a compra de animais em lojas..nem sabem quantos morrem no caminho de uma compra.
pppp1
Membro Júnior

segunda jul 27, 2009 9:48 pm

pois talvez tenha razao mas nao posso dizer nada nao entendo assim tanto mas vc pertence a algum canil??

se sim onde??
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda jul 27, 2009 10:24 pm

Boa tarde.

Ninguém referiu colapso da traqueia a não ser a pessoa que abriu este tópico. De igual modo não terá uma respost válida e nenhum veterinário sem se deslocar ao mesmo. Nada obsta a que tenha uma segunda opinião, se está com os receios que demonstrou. Para poupar dinheiro pode pedir resultado dos exames e um relatório ao médico que acompanha actualmente.

Votos de melhoras.
Arguida
Membro Veterano

segunda jul 27, 2009 10:27 pm

Como a Taro não está aqui se ela não se importar, respondo por ela. Não a Taro não pertence a nenhuma Associação nem trabalha em nenhum canil ... simplesmente AMA os animais e quando resgata algum, esse animal pode estar certo de que não pode ter ido parar a melhores mãos em termos de cuidados e dedicação.

Tenho sido testemunha de muitas horas de angústia, de sobressaltos e de idas de urgência para o vet ... enfim um sem número de situações infindáveis pelas quais ela tem passado a maior parte das vezes SÓZINHA.

E depois temos ambas a sorte de termos encontrado uma clínica onde se trabalha por verdadeiro amor aos animais e dedicação e não pelo dinheiro fácil. Parecendo que não é um enorme apoio.

Falo por mim que atravessei agora uma das semanas mais difíceis da minha vida pois tive e tenho uma cadelinha com 15 anos com uma doença bastante complicada ... sei que não há hipótese de durar muito mais tempo mas ... tem uma qualidade de vida extraordinária e tudo isto devo aos nossos vets. Foi operada na 6ª depois dum quadro muito negro e depois de ter precisado de levar uma transfusão de sangue ... se a visse hoje ... parece uma cachorra, pula, corre, brinca, come ...

Pela amizade que tenho à Taro e pelo facto de me ter indicado estes vets nunca lhe poderei agradecer tudo quanto fez, faz e continuará sempre a fazer. :wink: :wink: :wink:
pppp1
Membro Júnior

segunda jul 27, 2009 10:50 pm

desculpa arguida mas eu nao perguntei do canil para criticar fosse o k fosse ok

ate podia trabalhar e ser perto de onde vivo ok
Arguida
Membro Veterano

terça jul 28, 2009 10:36 am

Eu percebi ... :D :D :D Estavas era surpreendido pelo facto da Taro perceber tanto não é? Foi um raciocínio perfeitamente normal. Mas não ela é uma pessoa particular. :D :D

Entretanto as melhoras da cadelinha ... :wink:
filmbarc
Membro
Registado: sexta abr 24, 2009 4:20 pm

terça jul 28, 2009 11:14 am

Olá Taro e MUITO OBRIGADA pela sua ajuda.

A sua mensagem foi uma grande ajuda até porque há um factor de que fala e que eu não associara. O Willy (é um menino :D ) começou a partilhar ração seca com uma cadelinha que veio cá para casa (a Maly, de quem já falei tb noutros posts) apesar de NUNCA ter gostado de ração seca. A amizade tem sido tão grande que até comem juntos e o Willy passou a comer o que nunca dantes lhe agradara, desde há cerca de 6 meses.
Este facto pode estar a provocar uma irritação constante na traqueia, agravando a situação e por isso não cede aos tratamentos. :oops:

Esta noite reparei que a respiração dele estava alterada e acelerada, por alguns períodos de tempo e a tosse mais rouca. Como quando estamos muito constipados e não respiramos bem, fazendo um certo ruído...
De manhã estava a respirar bem e anda a passear calmamente pelo jardim.
Já liguei para o vet volto lá hoje ao fim da tarde para ele analisar a situação novamente, face a esta alteração.
De qualquer modo a Maly vai ter paciência, mas vou retirar a ração seca por uns dias. Eles andam sempre juntos e não tenho maneira de os separar.

MUITO OBRIGADA a TODOS/AS. Bem hajam!
Darei notícias depois da consulta.
Última edição por filmbarc em terça jul 28, 2009 11:33 am, editado 2 vezes no total.
Responder

Voltar para “Cães”