Grande problema com escadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado ago 15, 2009 1:49 pm

Ponha-a no ultimo degrau antes de chegar ao cimo das escadas e chame-a logo ali ao pé assim que ela subir dê um bocadinho de queijo ou fiambre.

Se correr bem coloque-a no segundo e vá descendo lentamente ... não faça tudo no primeiro dia. :wink:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sábado ago 15, 2009 5:05 pm

:) Se for como a Kyara,até voa pa comer o fiambre :)
marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sábado ago 15, 2009 6:32 pm

Parece mesmo que ganhou medo a alguma coisa. Já experimentou subir as escadas lado a lado com ela puxando-a gentilmente pela trela?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

sábado ago 15, 2009 7:10 pm

marijonscp Escreveu:Parece mesmo que ganhou medo a alguma coisa. Já experimentou subir as escadas lado a lado com ela puxando-a gentilmente pela trela?
Tambem penso que sim :wink:

Para além do que foi dito, sugeria faze-la subir a seu lado, mas do lado da parede das escadas e não pelo lado aberto.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
hotrodder
Membro Veterano
Mensagens: 339
Registado: segunda dez 22, 2003 3:41 am
Localização: Prada (dobermann) & Puka (persa)

sábado ago 15, 2009 11:15 pm

Será que ela ganhou medo de escadas em geral, ou só das suas? Experimente subir escadas num parque na rua, o trauma pode ter sido moutro sítio que não tenha dado conta.

Luís Guerreiro
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado ago 15, 2009 11:54 pm

marijonscp Escreveu:Parece mesmo que ganhou medo a alguma coisa. Já experimentou subir as escadas lado a lado com ela puxando-a gentilmente pela trela?
Se for por medo que não sobe, os esticões na trela levarão ao agravamento por associarem um reforço negativo a uma coisa que já causa medo ao cão... ele poderá ver-se obrigado a subir quando à trela e fá-lo sob stress, mas quando está solto terá que o ir buscar ou por-lhe uma trela para subir.

A ideia é associar uma coisa positiva às escadas, seja qual for a causa... :wink:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano
Mensagens: 4430
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo ago 16, 2009 12:13 am

Doglover, referi puxar a trela gentilmente levando-a ao lado para que a cadela perceba que não tem nada a temer. Se perceber isso ela subirá com ou sem trela. Como referiu a Imarcelo e bem também tentaria do lado da parede visto que lhe poderá dar uma maior sensação de segurança.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo ago 16, 2009 12:51 am

marijonscp Escreveu:Doglover, referi puxar a trela gentilmente levando-a ao lado para que a cadela perceba que não tem nada a temer. Se perceber isso ela subirá com ou sem trela. Como referiu a Imarcelo e bem também tentaria do lado da parede visto que lhe poderá dar uma maior sensação de segurança.
A primeira regra de acabar com um medo qualquer é não forçar a situação ... tem de ser o cão a fazer por ele ... com um motivador... não sou a favor de puxar nem gentilmente, assim que fizer ele vai estacar e ficar parado e isso não interessa ... em relação ao lado das escadas concordo, do lado de dentro poderá ser mais fácil para o cão.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
marizacruz
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

domingo ago 16, 2009 9:20 am

doglover80 Escreveu:
marizacruz Escreveu:eu ca pegava na cadelita...ha-de lhe passar...o meu FOx tb nao sobe qualquer tipo de escada e ja esta com 30kg e ainda lhe pegamos...tem de ser...a culpa é nossa que os subtemos ao nosso mundo estranho...
:o :o Coitadinho ... quando se diz que o treino positivo é humanizar acho que por vezes se confunde com isto ... :roll:

Pois é marisa a culpa é mesmo sua!
eu humanizo os meus dois caes e depois?!acho que toda a gente faz isso quando da sentimentos e formas de pensar aos animais..criou-se foi paqui um mito de que isso é mau..entao oiça la o meu FOx desce e sobe escadas..normais...se o levamos para escadas super inclinadas ele tem medo...vou fazer o quê? ou contorno ou pego nele...nao o vou forçar...

e essa da culpa ah ah irrisoria...nao percebo esta dos caes terem de fazer exactamente aquilo que os humanos querem...é a igualdade de direitos a funcionar no seu melhor...ah mas esperem ela nao funciona entre homens e mulheres porque havia de funcionar entre caes e pessoas?!

oh sr.. trate o seu cao como um igual e vai ver que nao é o fim do mundo da falta de educaçao e mau comportamento...
imarcelo
Membro Veterano
Mensagens: 7053
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Localização: Rafa, Igor, Cuca (rola branca)

domingo ago 16, 2009 8:29 pm

doglover80 Escreveu: Se for por medo que não sobe, os esticões na trela levarão ao agravamento por associarem um reforço negativo a uma coisa que já causa medo ao cão... ele poderá ver-se obrigado a subir quando à trela e fá-lo sob stress, mas quando está solto terá que o ir buscar ou por-lhe uma trela para subir.

A ideia é associar uma coisa positiva às escadas, seja qual for a causa... :wink:
Ninguém falou em esticões na trela, mas sim acompanhar o animal , tranquilizando-o o mais possível, para que ele perceba que aquilo que estamos a fazer não lhe traz nenhum mal, e quando chega ao cimo das escadas umas festas e... lindo! :)

Pode acreditar que resulta na perfeição :wink:

Neste caso concreto, o animal deixou de fazer uma coisa que já fazia. Para mim só podem ser duas coisas: ou dor, ou medo.
Se o animal confia totalmente em nós ao tranquilizá-lo, estamos a dar-lhe confiança para seguir ao nosso lado.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano
Mensagens: 1926
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm
Localização: Todos

segunda ago 17, 2009 12:20 am

A cadela subia as escadas.

Agora não sobe. Aparentemente porque ganhou medo.

Ora bem, de que comprimento estão as unhas dela?

Porque qualquer cão tem medo de subir ou descer escadas se não sentir uma perfeita aderência das patas ao chão. Ora se as unhas estiverem muito compridas ela pode sentir-se escorregar e daí o medo.
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda ago 17, 2009 12:58 am

imarcelo Escreveu:
doglover80 Escreveu: Se for por medo que não sobe, os esticões na trela levarão ao agravamento por associarem um reforço negativo a uma coisa que já causa medo ao cão... ele poderá ver-se obrigado a subir quando à trela e fá-lo sob stress, mas quando está solto terá que o ir buscar ou por-lhe uma trela para subir.

A ideia é associar uma coisa positiva às escadas, seja qual for a causa... :wink:
Ninguém falou em esticões na trela, mas sim acompanhar o animal , tranquilizando-o o mais possível, para que ele perceba que aquilo que estamos a fazer não lhe traz nenhum mal, e quando chega ao cimo das escadas umas festas e... lindo! :)

Pode acreditar que resulta na perfeição :wink:

Neste caso concreto, o animal deixou de fazer uma coisa que já fazia. Para mim só podem ser duas coisas: ou dor, ou medo.
Se o animal confia totalmente em nós ao tranquilizá-lo, estamos a dar-lhe confiança para seguir ao nosso lado.
Ok percebi mal, não se falava de esticões mas acho que esse método não é o mais adequado.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano
Mensagens: 997
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda ago 17, 2009 1:04 am

marizacruz Escreveu:
doglover80 Escreveu:
marizacruz Escreveu:eu ca pegava na cadelita...ha-de lhe passar...o meu FOx tb nao sobe qualquer tipo de escada e ja esta com 30kg e ainda lhe pegamos...tem de ser...a culpa é nossa que os subtemos ao nosso mundo estranho...
:o :o Coitadinho ... quando se diz que o treino positivo é humanizar acho que por vezes se confunde com isto ... :roll:

Pois é marisa a culpa é mesmo sua!
eu humanizo os meus dois caes e depois?!acho que toda a gente faz isso quando da sentimentos e formas de pensar aos animais..criou-se foi paqui um mito de que isso é mau..entao oiça la o meu FOx desce e sobe escadas..normais...se o levamos para escadas super inclinadas ele tem medo...vou fazer o quê? ou contorno ou pego nele...nao o vou forçar...

e essa da culpa ah ah irrisoria...nao percebo esta dos caes terem de fazer exactamente aquilo que os humanos querem...é a igualdade de direitos a funcionar no seu melhor...ah mas esperem ela nao funciona entre homens e mulheres porque havia de funcionar entre caes e pessoas?!

oh sr.. trate o seu cao como um igual e vai ver que nao é o fim do mundo da falta de educaçao e mau comportamento...
Eu tsmbém sou acusado de humanizar os cães, eles fazem o que lhes digo, quase sempre, mas eu não peço coisas injustas, nem exijo coisas impossiveis, encaro os meus cães como se fossem meus filhos, no entanto sobem escadas ... porque também nos filhos a ideia não é pescar-lhes o peixe, é ensiná-los a pescar!
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
cbraga
Membro Veterano
Mensagens: 390
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm
Localização: gato, esquilos, peixes

segunda ago 17, 2009 8:43 am

O meu cão, que desde sempre subiu e desceu as escadas cá de casa, no inicio deste ano, apanhou medo.
Não subia, nem descia. Quando se atrevia a subir os primeiros três degraus, ficava deitado no patamar sem conseguir descer.
Dei-lhe comidita, mas ele não foi lá.
O receio dele era mais ao descer que ao subir, talvez porque ao descer as patas dele na madeira escorregam mais.
Dava dó, às vezes queria que ele fosse para junto de mim, e ele com aquela focinho de quem quer mas não pode.
Os cães podem desenvolver receios a determinadas situações, mesmo que já tenham sido situações normalissimas para eles.
O truque é não dar demasiada atenção ao assunto.
Ele subia com comida, e descia perante a prespectiva de ir à rua.
Por vezes colocava-lhe a coleira no topo das escadas e vinha eu para baixo, chamando-o para ir à rua, e ao fim de algum tempo, o desejo de ir lá fora superava o medo.
às vezes ficava com a coleira na mão.
Em determinadas alturas, cheguei mesmo a sair pela porta fora e a deixá-lo no cimo das escadas.
Passadas duas semana ou perto disso, assim como chegou, desapareceu o medo dele.
hoje continua igual ao que sempre foi.
Tem que ir tentando várias alternativa a ver o que a motiva, mas sem nunca lhe prestar demasiada atenção.
AngeloBrito
Membro Júnior
Mensagens: 41
Registado: sexta ago 14, 2009 11:04 am
Localização: Amigo da Luna

segunda ago 17, 2009 12:11 pm

Uma vez que este tópico refere-se a escadas e com cães labradores, sendo eu também um dono novato no que toca a labradores, gostaria de colocar a seguinte questão:

Tenho uma casa com garagem e dois pisos, o facto da Luna vir a subir as escadas da garagem para os outros dois pisos pode-lhe fazer mal? É que em alternativa tenho sempre a hipotese de sair da garagem para a rua e a pé chegar ao outro piso. Muito obrigado e peço desculpas por ter focado uma dúvida minha.
Responder

Voltar para “Cães”