Nova lei "amordaça" donos de cães perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

domingo ago 23, 2009 2:40 am

Isto È anedota!
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

domingo ago 23, 2009 9:39 am

Não vejo onde esteja a anedota.

A única anedota que conheço em relação a esta matéria, é a própria BSL, tudo o resto são apêndices.

Pessoalmente e enquanto dono de cães potencialmente perigosos, pouco ou nada me preocupa a nova legislação e esta, não me vem amordaçar mais do que aquilo que eu já estava.

Esta nova legislação vem somente dar resposta ao que muitos clamavam... a crimininalização da negligência, não vejo por isso, onde esteja o mal.

Só lamento que, graças à BSL, a Lei se aplique somente a um grupo restrito de pessoas possuidoras de um grupo restrito de raças.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo ago 23, 2009 1:51 pm

PaulloSantos Escreveu:Não vejo onde esteja a anedota.

A única anedota que conheço em relação a esta matéria, é a própria BSL, tudo o resto são apêndices.

Pessoalmente e enquanto dono de cães potencialmente perigosos, pouco ou nada me preocupa a nova legislação e esta, não me vem amordaçar mais do que aquilo que eu já estava.

Esta nova legislação vem somente dar resposta ao que muitos clamavam... a crimininalização da negligência, não vejo por isso, onde esteja o mal.

Só lamento que, graças à BSL, a Lei se aplique somente a um grupo restrito de pessoas possuidoras de um grupo restrito de raças.
O que pus a bold só pode ser anedota Paulo... leste bem a frase?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
PaulloSantos
Membro Veterano

domingo ago 23, 2009 2:57 pm

texuga Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:Não vejo onde esteja a anedota.

O que pus a bold só pode ser anedota Paulo... leste bem a frase?

Li e continuo sem perceber porque motivo é uma anedota.

Será porque na prática tal não será cumprido ?

Bom, mas isso acontece com a generalidade das Leis.

Caberá aos tribunais (é para isso que eles existem) punir os infractores.

Seja como for, o meu problema é a BSL e não as Leis que criminalizam a irresponsabilidade.... essas, já fazem falta há muito tempo.
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

domingo ago 23, 2009 3:55 pm

Olá
É uma anedota para nos entreter durante as férias.
Já todos sabemos que esta é mais uma lei que só sairá do papel pontualmente, ou seja, quando um cão morder a ponta do dedo a alguém faz-se uma rusga com todo o aparato, com televisões, ministros, etc. e não encontram nada, à excepção do desgraçado. Igualzinho a quando há tiroteio entre etnias, fazem a rusga e não encontram armas. Os cães como ladram vão ser apanhados, como não estão chipados, ninguém é responsabilizado e serão eutanasiados, sendo no mesmo dia substituídos por um irmão.
O grande problema está no registo dos cães, que sendo obrigatório poucos o fazem.
Um abraço
PaulloSantos
Membro Veterano

domingo ago 23, 2009 4:49 pm

jofelix Escreveu:Olá
É uma anedota para nos entreter durante as férias.
Já todos sabemos que esta é mais uma lei que só sairá do papel pontualmente, ou seja, quando um cão morder a ponta do dedo a alguém faz-se uma rusga com todo o aparato, com televisões, ministros, etc. e não encontram nada, à excepção do desgraçado. Igualzinho a quando há tiroteio entre etnias, fazem a rusga e não encontram armas. Os cães como ladram vão ser apanhados, como não estão chipados, ninguém é responsabilizado e serão eutanasiados, sendo no mesmo dia substituídos por um irmão.
O grande problema está no registo dos cães, que sendo obrigatório poucos o fazem.
Um abraço
Conversa de encher chouriços.

Quando não existia responsabilização dos donos, clamava-se por ela... agora que ela surge, é "uma anedota para nos entreter nas férias"

Agora o problema é a falta de registo, mas se daqui a 2 ou 3 meses a lei apertar neste sentido, passa a ser o quê ? uma anedota para nos aquecer no inverno ?

O registo ainda está longe de ser o ideal, mas antes de criticar, é preciso perceber qual a sua evolução nos ultimos anos:

http://semanal.omirante.pt/index.asp?id ... on=noticia

O número de cães registados na base de dados nacional teve um aumento acentuado este ano, comparando com os últimos três anos. Em 2005 no distrito de Santarém havia apenas 2.034 animais registados no Sistema de Identificação de Caninos e Felinos (Sicafe) da Direcção Geral de Veterinária (DGV) e agora são 19.578.

No concelho de Vila Franca de Xira o aumento foi de 41 para 2.493. Mas pelas contas da DGV ainda há muitos animais fora de controlo.
<p> </p>
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

domingo ago 23, 2009 11:04 pm

E para quem ainda não se apercebeu disso:

- É obrigatório o registo do cão na Junta de Freguesia da residência oficial do dono.

- É obrigatório ir à dita Junta de Freguesia dar baixa do registo, seja por morte do cão, transferência de dono, ou mudança da residência oficial para outro local.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda ago 24, 2009 12:47 am

Paullosantos escreveu:
No concelho de Vila Franca de Xira o aumento foi de 41 para 2.493. Mas pelas contas da DGV ainda há muitos animais fora de controlo.
A lei é que é para encher chouriços.
Enquanto a situação acima se mantiver, tudo ficará na mesma.
Se um simples registo custa a fazer, o que não dizer de um registo mais complexo, porque obriga a seguro, etc.
E sim, é uma anedota porque aqueles que criam os cães à margem da lei, como o próprio nome indica são foras-da-lei que tudo farão para a contornar, nem que tenham de mudar o nome à raça.
É mais uma quantidade de cães vadios que os donos vão atirar pela janela quando se aproximar a policia.
Um abraço
P.S. Neste fórum há uma página dedicada a alguém que foi mordido por um Rott, cujo dono fugiu com ele metendo-se em casa e dizendo que não tinha cão.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda ago 24, 2009 6:47 am

Concordo com a Jofelix.

O problema não são os donos normais.
Gostava de saber - em Santarém - a quantos acampamentos ciganos foram.
É que é fácil chatear o Zé para meter chip, ter seguro e pôr açaime.
Já o cigano...

Nas áreas urbanas, tipo Loures, Porto, Gaia, Amadora, Setúbal, etc., bem gostaria eu de os ver entrar naqueles bairros que bem sabemos a mandar chipar os cães...

A realidade é que esta lei vai servir para perseguir os do costume.
E os outros...tudo como dantes.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda ago 24, 2009 7:45 am

aisd Escreveu:Concordo com a Jofelix.

O problema não são os donos normais.
Gostava de saber - em Santarém - a quantos acampamentos ciganos foram.
É que é fácil chatear o Zé para meter chip, ter seguro e pôr açaime.
Já o cigano...

Nas áreas urbanas, tipo Loures, Porto, Gaia, Amadora, Setúbal, etc., bem gostaria eu de os ver entrar naqueles bairros que bem sabemos a mandar chipar os cães...

A realidade é que esta lei vai servir para perseguir os do costume.
E os outros...tudo como dantes.
Não entram nesses bairros para apreender drogas, armas e para deter ladrões e iam entrar para mandar chipar os cães... :lol:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda ago 24, 2009 10:16 am

Musky Escreveu:E para quem ainda não se apercebeu disso:

- É obrigatório o registo do cão na Junta de Freguesia da residência oficial do dono.

- É obrigatório ir à dita Junta de Freguesia dar baixa do registo, seja por morte do cão, transferência de dono, ou mudança da residência oficial para outro local.
Acrescento:
Se o cão for PP ( na junta de freguesia onde moro inclui-se o dogue alemão :lol: :lol: :lol: ) ao fazer o registo deve fazer-se acompanhar de : Além dos gerais :
Documentos de identificação do dono (óbvio )
Documento do registo no SIRA (chip )
Boletim de vacinas atualizado
Ainda:
Declaração do médico veterinário atestando que o cão está esterelizado
Comprovativo do seguro do cão
Certidão do Registo Criminal do dono do cão.

Para quem cumpre até nem é nada de complicado.
O que eu gostava de ver era isto a ser fiscalizado com competência e rigor.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda ago 24, 2009 11:34 am

nicasxi Escreveu:Se o cão for PP ( na junta de freguesia onde moro inclui-se o dogue alemão :lol: :lol: :lol: )
:o :o :o

... e até é! o dogue alemão costuma usar a cauda para matar os inimigos à chibatada! :lol: :lol: :lol:
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

segunda ago 24, 2009 11:43 am

Bem no ano passado quando fui fazer o registo das minhas cadelas.pp

Não me aceitaram o registo sem atestado médico, físico e psíquico: lol: :lol: :lol:
Tinha uma semana de férias e desmarquei porque não pude levar as cadelas sem o registo.
Três dias para me darem uma resposta onde iria buscar um atestado psíquico.
Liguei para Santarém (os amigos dos rotts muito simpáticos e prestáveis nas informações) e me enviaram o tal decreto da lei e foi com isso.
Que voltei lá e os informei que era impossível o que eles pretendiam e expliquei o que me transmitiram e mostrei o decreto de lei vinha sublinhado a parte em que eles faziam complicação
È tamanha Burrice de quem está a frente de certos serviços.
Que nos fazem perder tempo e nos complicam a vida.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda ago 24, 2009 12:27 pm

Musky Escreveu:
nicasxi Escreveu:Se o cão for PP ( na junta de freguesia onde moro inclui-se o dogue alemão :lol: :lol: :lol: )
:o :o :o

... e até é! o dogue alemão costuma usar a cauda para matar os inimigos à chibatada! :lol: :lol: :lol:
À chibatada e à babada . :lol: :lol:
Por acaso na "minha" junta até foram bastante competentes .
À partida já sabia o que me iam pedir, mas não me pediram nada a mais nem tão pouco se puseram a inventar. Via-se que estavam informados devidamente.
Exceptuando , claro, a parte do dogue mas isso no fim até deu para umas gargalhadas gerais. A senhora assumiu que só ouviu a palavra dogue a seguir a ter ouvido pitbull. Presumiu que se um era o outro tambem. :lol:
Mas certo, certo é que nesta junta estão registados menos de metade dos existentes na realidade. PPs e não PPs.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

segunda ago 24, 2009 1:10 pm

nicasxi Escreveu:
Musky Escreveu:E para quem ainda não se apercebeu disso:

Acrescento:
Se o cão for PP ( na junta de freguesia onde moro inclui-se o dogue alemão :lol: :lol: :lol: ) ao fazer o registo deve fazer-se acompanhar de : Além dos gerais :
Documentos de identificação do dono (óbvio )
Documento do registo no SIRA (chip )
Boletim de vacinas atualizado
Ainda:
Declaração do médico veterinário atestando que o cão está esterelizado
Comprovativo do seguro do cão
Certidão do Registo Criminal do dono do cão.

Para quem cumpre até nem é nada de complicado.
O que eu gostava de ver era isto a ser fiscalizado com competência e rigor.
Isto sim, é uma anedota com imensa piada! :lol:
Oh Nicas e vc fica se?
Responder

Voltar para “Cães”