jcsousa Escreveu:
Embora todas as raças tenham os sues atractivos, até a indeterminada...
José Carlos
Estive tentado a referir este aspecto na mensagem anterior. O afecto que se gera pelo cão, independentemente da sua raça, sobrepõe-se à preferência deste ou daquele aspecto de carácter morfológico ou de carácter.
Há já bastante tempo propus aqui um tópico em que se questionavam as pessoas se a raça (ou características) do cão que possuiam tinham correspondido às expectativas. Houve algumas respostas muito interessantes e o que é mais interessante é que estava sempre subjacente uma enorme paixão pelo cão, e não tanto a apologia da raça em si. Quem inverteu esta tendência e enalteceu a raça em si, de forma sintética e muito clara, foi o PauloC em relação ao Rottweiler.
Ora se o cão não tem raça definida, esse amor fica talvez mais exacerbado...
Estarei a inventar?
A expressão muito frequente aqui no fórum "gosto de todos os cães independentemente de serem ou não de raça" é perfeitamente compreensível. De facto o afecto pelo cão em si é muito mais forte do que a circunstância de ele ser pequeno, grande, de pêlo curto ou comprido. Da raça X ou da raça Y.
Eu julgo que consigo distinguir um aspecto, que entra às vezes aqui em discussão, que é o seguinte. Eu gosto dos meus cães como cães, independentemente de serem desta ou daquela raça. E também gosto das características da raça whippet. Mas não confundo uma coisa com a outra.