Preferencia na escolha de um cachorro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Quais as preferencias na escolha de um cão?

Votação encerrada em quarta ago 13, 2003 4:55 pm

Cão grande de pouco pelo
6
30%
Cão grande e peludo
6
30%
Cão pequeno de pouco pelo
4
20%
Cão pequeno de pouco pelo
4
20%

Total de votos: 20
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 14, 2003 6:03 pm

Sinceramente acho que a última razão pela qual escolheria um cão seria por ser grande ou pequeno, de muito ou pouco pelo :o
Gosto de todos os cães, de raça ou rafeiritos, grandes , pequenos, bonitos ou feios, com pelo ou cheios de sarna (trata-se né?).

Agora o porquê da escolha de determinadas raças e nãod e outras é que pode ser engraçado descobrir ;)
Por exemplo, porque escolhi eu um Rottweiler e não um Labrador? E vice verça??

:lol:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jul 14, 2003 6:36 pm

Eu gosto de cães.

Com 4 patas com 3 patas, sem patas, de oelha cortada, orelha inteira, com rabo, sem rabo.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jul 14, 2003 6:52 pm

Olá

Eu já imaginava que isto dava para a brincadeira. Mas tudo bem, de vez em quando é bom desanuviar. No entanto, vou responder a sério. De vez em quando dá-me assim uns ataques :lol:

Vamos pensar alto. As pessoas que vão responder ou já colocaram o seu post, por princípio possuem um cão. Seja ele de raça ou não, creio que há a tendência de se fixarem (afectivamente e não só) nas características dele, seja no aspecto de carácter como morfológico. Haverá alguém com um cão com certas características que desenvolva no seu imaginário outro cão diferente? Não sei... fica a pergunta no ar.
Eu, por exemplo, a adquirir outro cão seria sempre um whippet. No entanto, há outras raças, como o dogue alemão, que me poderiam tentar, não tanto pelo seu aspecto imponente, mas fundamentalmente pelo seu carácter dócil que em certa medida se poderá aproximar do whippet (?)...
Ora aqui temos dois extremos em termos de porte e até de morfologia.

Com isto quero dizer, não "desfazendo" na ideia do tópico, que não é fácil responder.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 14, 2003 6:53 pm

repetida
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda jul 14, 2003 6:56 pm

Cada pessoa tem as suas preferências em termos de raças caninas, em função das suas características pessoais e das da raça. Há uma empatia que se revela na hora de escolher, um Rott e um Bulldog inglês não têm nada a ver um com o outro e satisfarão, por certo, pessoas diferentes.

Embora todas as raças tenham os sues atractivos, até a indeterminada...

Cumprimentos

José Carlos
nel
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 14, 2003 9:38 pm

jcsousa Escreveu: Embora todas as raças tenham os sues atractivos, até a indeterminada...
José Carlos
Estive tentado a referir este aspecto na mensagem anterior. O afecto que se gera pelo cão, independentemente da sua raça, sobrepõe-se à preferência deste ou daquele aspecto de carácter morfológico ou de carácter.

Há já bastante tempo propus aqui um tópico em que se questionavam as pessoas se a raça (ou características) do cão que possuiam tinham correspondido às expectativas. Houve algumas respostas muito interessantes e o que é mais interessante é que estava sempre subjacente uma enorme paixão pelo cão, e não tanto a apologia da raça em si. Quem inverteu esta tendência e enalteceu a raça em si, de forma sintética e muito clara, foi o PauloC em relação ao Rottweiler.

Ora se o cão não tem raça definida, esse amor fica talvez mais exacerbado...
Estarei a inventar?
A expressão muito frequente aqui no fórum "gosto de todos os cães independentemente de serem ou não de raça" é perfeitamente compreensível. De facto o afecto pelo cão em si é muito mais forte do que a circunstância de ele ser pequeno, grande, de pêlo curto ou comprido. Da raça X ou da raça Y.
Eu julgo que consigo distinguir um aspecto, que entra às vezes aqui em discussão, que é o seguinte. Eu gosto dos meus cães como cães, independentemente de serem desta ou daquela raça. E também gosto das características da raça whippet. Mas não confundo uma coisa com a outra.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 14, 2003 10:03 pm

Isso é um facto, mas não negará que a raças diferentes correspondem "temperamentos" diferentes, e é a partir daqui que se cria a verdadeira empatia. Daí que embora todos os cães me sejam simpáticos, só a minha raça preferida corresponde realmente às minhas expectativas.

Cumprimentos

José Carlos
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

segunda jul 14, 2003 10:42 pm

O amor que tenho pelos meus cães, não "sabe" diferenciar por raça, portanto o grau de sentimento é pelo facto maravilhoso de serem cães, e por tudo o que os caracteriza tal!

A escolha da raça, deveu-se ao facto da sua utilidade como salvador poder tambem ser usada.

Paralelamente (Terranova e eu) temos "feitios" iguais: A minha vida tem de ser simples e útil, nunca fútil!

Bye
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 9:56 am

jcsousa Escreveu: Isso é um facto, mas não negará que a raças diferentes correspondem "temperamentos" diferentes, e é a partir daqui que se cria a verdadeira empatia.
Em tópicos anteriores eu já tinha defendido isto. É o velho problema de economia das palavras para não se ser repetitivo.

Eu se tivesse apenas um cão, e dada a minha pouca experiência, identificaria todos os aspectos do seu temperamento com a raça whippet, mas erradamente. O facto de ter três, dá para eu entender que eles têm "feitios" distintos, embora os traços gerais de carácter correspondam aos da raça whippet.
Isto é, e pondo as coisas numa escala de valores (chamemos-lhe assim), em termos globais há aspectos comuns aos três e que correspondem às características da raça; há depois aspectos de pormenor de carácter em cada um, que os distingue e é a isto a que eu chamo "feitio" à falta de melhor designação. Há realmente duas ordens de carácter e a empatia que se cria em relação a eles julgo que tem muito a ver também com o nosso próprio "feitio".
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 15, 2003 10:10 am

Concordo inteiramente consigo, mas eu queria-me referir a outra coisa quando falei de caracter. Explico-me com um exemplo:

Eu tenho para mim a opinião de que a relação mais íntima com um cão é conseguida através do treino e do trabalho desportivo.Mesmo sem objectivos de competição ou de campeonatos. Ensinar o cão, aprender com ele, obsevar o entendimento cada vez mais intenso entre o binómio em ordem a conseguir objectivos programados, ver a felicidade do cão a trabalhar, são para mim experiências masi enriquecedoras que o simples afecto inerente à espécie. Aceito no entanto que outros tenham outras preferências "objectivas" - porque não um husky onde essa relação se exprima no mushing? Porque não um Bulldog ávido de carícias e bonacheirão? Ou um boxer, brincalhão indefectível até à hora da morte?

O que eu quis dizer é que todas as raças têm o seu encanto e correspondem a diferentes níveis de preferência do comprador. Por isso carácter definido no estalão, com as suas variantes individuais, deve pesar na escolha do companheiro que pretendemos.

Um abraço

José Carlos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça jul 15, 2003 10:52 am

Morfológicamente eu sempre gostei mais de cães grandes, com ar robusto, cabeça quadradona e pêlo curto.

Mas como vivo numa casa relativamente pequena e gosto de ter o cão sempre por perto, quando comecei a procurar pensei num cão pequeno, tipo podengo português ou teckel (ambos de pêlo cerdoso, que eu gosto muito) mas com o temperamento de um lab - sociável, dócil, meigo e calmo.

Daqui, só uma raça me pareceu conforme - o welsh corgi.
Mas não encontrei criadores desta raça em Portugal.
Depois apareceu o Calvin.
E, a partir daí, tudo mudou -> "Labs e mais labs".

Claro que, para mim, é determinante o temperamento.
E, sendo eu uma desgraçada preguiçosa, que não dê muito trabalho.
E que também não me ocupe muito tempo (parece que me falta tempo para tudo, sempre), logo treinos, expos, etc. não são compatíveis com o meu estilo de vida.

Agora o meu marido quer um cão de guarda.
Consequências de moradia.
Ele está a pensar num rott.Eu estou a pensar em quem é que o vai levar aos treinos...
Bom, coisas de casal...
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

terça jul 15, 2003 11:11 am

Cybergirl Escreveu:
Paralelamente (Terranova e eu) temos "feitios" iguais A minha vida tem de ser simples e útil, nunca fútil!

Bye

;) ;) :D :D ;) ;)
Ora aqui está um aspecto importante. "Paralelamente" o cão e eu... Existem muitas pessoas, que se fartam de dizer a quem os quiser ouvir, que são mais sensíveis que os outros porque adoptam cães em vez de os comprar. Esta é uma questão que pode desviar-se um pouco do tema inicial, pelo que eu peço desculpa ao drummondville, mas não posso deixar de dizer uma coisa... Porque será que normalmente, as pessoas que tem possibilidades para isso, preferem comprar um cão de raça em vez de adoptar um cão rafeiro? A meu ver, e no meu caso específico, porque passei anos (literalmente) a pesquisar a raça que se adapta-se melhor a mim, ao meu estilo de vida. Cada pessoa tem um estilo de vida diferente, e eu não queria estar a adoptar um cão rafeiro, porque à partida é imprevisível, e poderia não se adaptar a mim. Logo, procurei uma raça que tivesse tudo a ver comigo e que se adapta-se a mim. Por acaso tenho neste momento duas raças diferentes, o Rottweiler e o Labrador, que embora não pareça têm muito em comum.
Voltando à ideia inicial, eu gosto de animais em geral, mas falando de cães, prefiro os médios/grandes. No entanto já tenho visto e interagido com cães pequenos que me agradaram muito... é tudo muito subjectivo... ;)
Fiquem bem
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jul 15, 2003 11:17 am

Ele está a pensar num rott.Eu estou a pensar em quem é que o vai levar aos treinos...
E então aisd, porque não uma das raças portuguesas ? Como o Serra ou o Castro ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça jul 15, 2003 11:48 am

CindelP Escreveu:
E então aisd, porque não uma das raças portuguesas ? Como o Serra ou o Castro ?
Ou, o mais maneirinho, cão de fila de s. miguel?
Maria Jo&atilde;o
JAntunes
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 7:16 am

terça jul 15, 2003 11:57 am

E porque não o mais nacional gato vadio que até sabe cantar fado de alfama ?
Responder

Voltar para “Cães”