Buzio, acho que teve sorte!

Porque uma das mais valias dos híbridos é justamente a capacidade de resistência a doenças que geralmente afectam apenas algumas raças. Claro que muitos cães não são saudáveis e mesmo rafeiros são cada vez mais problemáticos, porque basta comparar o número de criadores e o número de criadeiros... e enquanto houver compradores de "pechinchas" e ignorância, continuará a haver vendas e reprodução sem escrúpulos. Criar, por exemplo, bulldogs cada vez mais "cabeçudos", melhora a raça em quê? E cães e gatos carecas, com que finalidade? Para mim, as raças fazem sentido pela sua utilidade; a partir do momento em que deixam de ter "emprego", há tendência à degeneração. A ganância é própria do ser humano e reflecte-se em tudo o que toca. É como a maldição de midas, e olhe que ainda há quem o inveje.

Tudo o que vem do Homem tende à miscigenação e à deturpação. Se chegámos à Lua, foi porque sempre ambicionámos e aprendemos a ultrapassar os limites impostos pela Natureza e a transformamos a nosso "gosto". Já soube de um cão deixado a morrer à fome em nome da Arte. Estendemos a nossa "humanidade", como tudo o que tem de bom e de mau, aos seres que dependem de nós. Actualmente, a maioria das raças de cães criadas não tem qualquer função além da de companhia. Os bulldogs foram criados para pastorear e guardar gado grande. A sua forma foi adequada à sua função. Mas e agora? É absurda a quantidade animais "toy". Deformidades, como as patas curtinhas, são transformadas em características obrigatórias para definição de estalões. Eu cá não acho isto normal... o cão tem de conseguir locomover-se sem danos para a coluna vertebral, tem de conseguir parir sem ser por cesariana, tem de ter pelagem que lhe permita esconder-se, fugir dos predadores e protegê-lo do clima, tal como as "raças" humanas surgiram adequadas ao meio em que vivem. Quando não há adequeação à natureza, há problemas. O cão não descende do lobo, o cão é irmão do lobo, e entre irmãos é suposto haver semelhanças. Mas nem vamos por aí; imagine que a humanidade desaparece do planeta de repente. E depois imagine o que sucede aos cães sucessivamente alterados, manipulados, em nome da estética e ao sabor de caprichos irresponsáveis. Imagine um poodle que consegue sair de casa, por exemplo, quanto tempo suportará o contínuo crescimento do pêlo sem uma tosquia? É justo transformar animais ao ponto de apenas consiguirem sobreviver aos cuidados do ser humano? eu não acho. Considero uma enorme falta de respeito, uma arrogância sem igual.
quero só acrescentar que, para se obter o melhoramento ou preservar uma raça, é muitas vezes necessário "injectar" sangue de outras raças. Quantas gerações de híbridos são necessárias até se definir um estalão? quantos animais são sacrificados por terem, como no caso, um olho azul? Eu não consigo compreender...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!