Ajuda na tomada de decisão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

terça dez 15, 2009 9:52 am

JonhyRico Escreveu: Por exemplo, à partida, um Husky típico, com uma nível de energia elevado pode parecer uma escolha pouco adequada para um apartamento. No entanto, se o dono praticar mushing regularmente com ele, garanto-lhe que o cão será mais equilibrado do que se vivesse numa herdade do tamanho da do Michael Jackson sem receber qualquer estímulo por parte do dono.
:lol: estou a tentar imaginar todos os donos dos Huskies praticarem Mushing, em Portugal...embora que era mais ecológico :lol:
Agora a serio, e já que falaram dos Huskies, nem tudo o que está escrito nas características desta raça corresponde a verdade. Independentemente de ser "típico" ou não...o Husky pode ser moldado ao estilo de vida do dono, mas como é óbvio, o "bichinho" não desaparece.
O Husky pode estar num apartamento, sem problema algum...agora quando for para sair de casa para dar a "Voltinha"...Tem que se puxar pelo o Husky durante 2 ou mais horas, para que ele se senta exausto. Logo se um Husky não for habituado deste pequeno a ter esse tipo de rotina, tanto poder ser bom como mau...tudo irá depender do dono, e da personalidade dele.
JonhyRico Escreveu:Cada raça tem uma tendência para determinadas tarefas. Depois, dentro de cada raça, cada indivíduo tem necessidades e níveis de actividade diferentes. Há que reconhecer e respeitar isso.
Isto é uma contradição daquilo que foi dito em cima.
Se dizerem que raça X tem mais probabilidade de ser assim ou assado...ai sim, já estamos a falar melhor.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

terça dez 15, 2009 6:54 pm

AlexandreMqs Escreveu:
JonhyRico Escreveu:Cada raça tem uma tendência para determinadas tarefas. Depois, dentro de cada raça, cada indivíduo tem necessidades e níveis de actividade diferentes. Há que reconhecer e respeitar isso.
Isto é uma contradição daquilo que foi dito em cima.
Se dizerem que raça X tem mais probabilidade de ser assim ou assado...ai sim, já estamos a falar melhor.
Ola Alexandre.

Então? Qual é a contradição?

Vamos imaginar que sou um tipo que adora correr e que por isso quero um cão com um nível de actividade geral elevado entre outras "exigências". Acabo por escolher um Husky dado ser uma raça com tendência para apresentar estas características.

Eu sei que 80% dos Huskys terão um nível de actividade geral alto e à partida a escolha da raça dá uma primeira ajuda para que isto seja garantido. Agora tenho de ir ver se o cachorro caiu nestes 80% ou se, relativamente a esta característica ficou nos 10% com actividade geral média ou nos 10% com actividade geral baixa. A variabilidade genética proporciona estas diferenças.

Claro que estes valores são "inventados" e que neste exemplo estamos apenas a considerar uma das características comportamentais.

Fiquem bem.
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

quarta dez 16, 2009 2:30 am

A contradição é exactamente neste ponto...Se por um lado escolhe um cão, nesse caso um Husky, para fazer exercício elevado (pois a Raça tem essas características)...por outro esta a dizer que o Husky pode não ser o "Típico" Husky.

A meu ver essa variação tem haver com o estilo de vida que o Dono leve...Pois os Huskies não são só para exercício.

Mas atenção...não estou a Dizer que aquilo que disse está errado...de maneira alguma.
A meu ver, existem sim características que são comuns a todos, a nível da personalidade...agora, a nível de actividade é muito subjectivo.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

simao07
Membro Júnior
Registado: terça out 16, 2007 11:36 am

quinta dez 17, 2009 5:23 pm

xixaveron Escreveu:
Bennie1 Escreveu:Este assunto é, quanto a mim, um "pau com dois bicos".

Se por um lado concordo que é prejudicial para o cão estar sozinho tantas horas por outro penso em todos aqueles cães que se encontram em abrigos/hoteis para adopção ... será que não estariam melhores num lar ainda que algumas horas sozinho? Não será melhor terem o calor de uma casa, os mimos de alguém, comida no prato, passeios diários na rua, brincadeira... A mim parece-me que sim!

Quanto às raças que melhor se adaptam a um apartamento aí sim parece-me uma questão que deverá ser tida em linha de conta na escolha do amigo de 4 patas ;)
Grande post .
Concordo plenamente|
mimicuti
Registado: terça jun 12, 2007 3:58 pm

sábado jan 16, 2010 12:05 pm

Tendo em conta o tempo que passa fora de casa o ideal é adoptar 2 gatinhos. Vão ao caixote fazer as necessidades e fazem companhia um ao outro.
Pausanias
Membro Veterano
Registado: quarta dez 23, 2009 11:15 pm

sábado jan 16, 2010 12:38 pm

PipasB Escreveu:Muito obrigada a todas as opiniões que me deram....

Acho que vou mesmo desistir da ideia...não consigo conceber ter um animal sozinho tanto tempo.

Obrigada mais uma vez!
Foi-lhe dito e bem...adopte dois gatos.

E ainda bem que decidiu não tercães...não era para si mas a maioria da pessoas não tem bom senso e arranja na mesma e começam s problemas comportamentais e abandonos.

Parabéns pela sua opção...e lembre-se dos gatos... :lol:
  "It is wiser to find out than to suppose" Mark Twain
shyvianne
Membro Júnior
Registado: domingo jan 10, 2010 10:44 am

sábado jan 16, 2010 1:15 pm

Olá,
Sou estudante pré universitária e actualmente moro numa vivenda. Mas vou para lisboa morar, tambem num apartamento.
Tal como voce, imaginei a minha vida sem os meus caes (rafeiros que tenho cá) e tambem pensei que ter um cao num apartamento seria arriscado...

Mas penso que tudo tem o seu prol e o seu contra..
Por exemplo. Vejo pessoas que têm cães em grandes casas com espaço, etc, e nunca lhe dão um carinho. Entram e saiem de casa, e apenas estão com o(s) cães os 5min de lhes encher a taça. Alem disso, os caes nunca saem do quintal para fora.

E eu comecei a questionar-me... O que é que será melhor??
Ter um cao numa vivenda e não lhe dar carinho só porque "o cao tem espaço, portanto está bem" ou ter um cão num apartamento, ele estar no mesmo espaço que nós, passear (sim pq o cão no apartamento exige alguns passeios diários)?

Eu sinceramente nao vejo contras em ter o cão no apartamento desde que cumpra com as suas obrigaçoes de dono :)
Alem disso a solidao é relativa..... Acho que é preferivel ter um dono que o ama e está pouco tempo com ele do que um dono que o tenha no quintal e que, por essa mesma razao, nao lhe passe cartao.
(nao estou com isto a querer dizer que os donos que têm vivendas sao todos maus donos!) :roll:

Quanto à questao de ter 2 caes de raça pequena é uma boa alternativa. Já me aconcelharam a faze-lo mas por motivos economicos nao posso sustentar dois :wink:

cumprimentos e pense bem porque eu acho que se todos os cães tivessem um dono que se preocupasse com eles (como você está a fazer ao colocar a questao), haveriam mt menos abandonos...
Pausanias
Membro Veterano

sábado jan 16, 2010 1:31 pm

No meio tempo existiam alunos do secundário e alunos universitários..pré universitário é novo nem vejo o que tem a ver com isto mas enfim...tive um colega que quando entrou mandou fazer cartões com o título "estudante universitário" ;)

Não há prol...há pros e contras...neste caso em questão pemita alertar-lhe para o numero crescente de animais com perturbações comportamentais devido a essas longas horas abandonados. Ter dois cãe snão é garantia de nada...a não ser eventualmente de problemas a dobrar.

Os gatos seriam uma boa alternativa devido À sua independência...
:)
shyvianne Escreveu:Olá,
Sou estudante pré universitária e actualmente moro numa vivenda. Mas vou para lisboa morar, tambem num apartamento.
Tal como voce, imaginei a minha vida sem os meus caes (rafeiros que tenho cá) e tambem pensei que ter um cao num apartamento seria arriscado...

Mas penso que tudo tem o seu prol e o seu contra..
Por exemplo. Vejo pessoas que têm cães em grandes casas com espaço, etc, e nunca lhe dão um carinho. Entram e saiem de casa, e apenas estão com o(s) cães os 5min de lhes encher a taça. Alem disso, os caes nunca saem do quintal para for
E eu comecei a questionar-me... O que é que será melhor??
Ter um cao numa vivenda e não lhe dar carinho só porque "o cao tem espaço, portanto está bem" ou ter um cão num apartamento, ele estar no mesmo espaço que nós, passear (sim pq o cão no apartamento exige alguns passeios diários)?

Eu sinceramente nao vejo contras em ter o cão no apartamento desde que cumpra com as suas obrigaçoes de dono :)
Alem disso a solidao é relativa..... Acho que é preferivel ter um dono que o ama e está pouco tempo com ele do que um dono que o tenha no quintal e que, por essa mesma razao, nao lhe passe cartao.
(nao estou com isto a querer dizer que os donos que têm vivendas sao todos maus donos!) :roll:

Quanto à questao de ter 2 caes de raça pequena é uma boa alternativa. Já me aconcelharam a faze-lo mas por motivos economicos nao posso sustentar dois :wink:

cumprimentos e pense bem porque eu acho que se todos os cães tivessem um dono que se preocupasse com eles (como você está a fazer ao colocar a questao), haveriam mt menos abandonos...
shyvianne
Membro Júnior

sábado jan 16, 2010 9:24 pm

Pausanias Escreveu:No meio tempo existiam alunos do secundário e alunos universitários..pré universitário é novo nem vejo o que tem a ver com isto mas enfim...tive um colega que quando entrou mandou fazer cartões com o título "estudante universitário" ;)

Não há prol...há pros e contras...neste caso em questão pemita alertar-lhe para o numero crescente de animais com perturbações comportamentais devido a essas longas horas abandonados. Ter dois cãe snão é garantia de nada...a não ser eventualmente de problemas a dobrar.

Os gatos seriam uma boa alternativa devido À sua independência...
:)
Pré-universitário=12 ano pq pretendo ingressar na universidade.
Que eu saiba pré é um prefixo da lingua portuguesa, o que demonstra talvez ignorancia da sua parte se nunca ouviu o prefixo "pré"...
Tambem existem neologismos sabia?
pronto ok, passo a explicar. Neologismos=palavras ou expressoes novas que se podem criar no momento (relaccionadas com uma palavra ou expressao "pre-existente".
Copiando a explicação da wikipédia, pois pode nao ter percebido: "Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente. Pode ser fruto de um comportamento espontâneo, próprio do ser humano e da linguagem, ou artificial, para fins pejorativos ou não.

Pertence à família morfológica Neo (novo), cuja origem deriva do latim novus, nova, novum e do grego νές; do sânscrito návah"

Não vejo inconviniente nenhum se o Senhor pode ir a casa à hora de almoço. Pode proporcionar-lhe bastantes momentos agradáveis. Aliás, se todas as pessoas que trabalham 8h/dia (que é o usual) não podessem ter cães, então não se veriam 1/5 .
E são infelizes ou têm probs comportamentais por isso? não creio. Se assim é, os que estão nas vivendas e não têm tempo nenhum com os donos, são uns desgraçados.
(Como já referi, não estou a dizer que todos os donos que têm cães em vivendas são maus donos!)
Se assim fosse, ninguém teria um cão.
Além disso existem fins-de-semana,etc.

Claro que depende da disponibilidade de cada um... Se o sr. acha que não tem mesmo muito tempo, então opte por um gato.
Mas como o sr. referiu, gosta imenso de cães. Será que irá dar a um gato o mesmo amor que daria a um cão?
Talvez sim talvez nao..
:roll:
shyvianne
Membro Júnior

sábado jan 16, 2010 10:04 pm

Pausanias Escreveu:No meio tempo existiam alunos do secundário e alunos universitários..pré universitário é novo nem vejo o que tem a ver com isto mas enfim...tive um colega que quando entrou mandou fazer cartões com o título "estudante universitário" ;)
Já agora. Eu nao disse que era pre-universitária para me gabar disso.
Fale por si quanto a isso.. ou será dor de cotovelo? :wink:
Apenas o referi para demonstrar que terei também um tempo reduzido, tal como o sr que criou o tópico :wink:
Pausanias
Membro Veterano

sábado jan 16, 2010 10:16 pm

shyvianne Escreveu:
Apenas o referi para demonstrar que terei também um tempo reduzido, tal como o sr que criou o tópico :wink:
É extrema dor de cotovelo...como também todos nós tinhamos dor de cotovelo do nosso querido colega que mandou afzer os cartões a dizer "estudante universitário".

Já agora...a sua experiência para dizer que não há problema em ter um cão com este horário é... ?
shyvianne
Membro Júnior

sábado jan 16, 2010 10:23 pm

Pausanias Escreveu:
shyvianne Escreveu:
É extrema dor de cotovelo...como também todos nós tinhamos dor de cotovelo do nosso querido colega que mandou afzer os cartões a dizer "estudante universitário".

Já agora...a sua experiência para dizer que não há problema em ter um cão com este horário é... ?
voce é que embirrou por eu ter dito que era pre-universitária, nao fui eu que me comecei a gabar disso. Por isso apelo à sua consciencia de não me comparar aos seus colegas.
Creio que você próprio tem conhecimento de pessoas que trabalham. Não é preciso dizer mais nada.
Responder

Voltar para “Cães”