Cão que rosna a bébé, o que fazer?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda dez 28, 2009 7:08 pm

bastet1 Escreveu:
dinodane Escreveu:
Não sei se é o caso da Otiliaz mas choca-me sempre a sugestão "dar o animal" sem sequer se tentar perceber ou resolver a situação.
É em parte por causa dessa mentalidade e das "alergias" que milhares de cães são despejados nas ruas e nos canis e isso francamente revolta-me.
:?: :?: :?:

aqui não há nada para perceber ou resolver, só os pais podem avaliar se existe ou não risco iminente para o bebé.
afastar o animal da criança durante este periodo em que a mobilidade aumenta muito mas não tem ainda noção do perigo seria o ideal para ambos. o bebé a salvo e o animal continuava na familia.
se não houver alternativa ao cão viver indoor é delicado e eu ponderava adopção do animal ( o treino e a psicologia canina são muito liricas mas quando um animal tem maus instintos com uma criança não há psicologia que nos valha )

os cães arranham sim (em especial no rosto dos bebés, na zona dos olhos)

se um animal e um bebé não são conciliáveis ( como parece ser este cão com todos os miudos aliás, não há nada para optar!! :wink:
enfim...palavras paraquê? já perceberam porque estão os canis cheios deles'? aqui está um bom exemplo :o
anjjazul
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

segunda dez 28, 2009 7:12 pm

Fjord Escreveu:Eu concordo com o Doglover. É o cão que precisa de "protecção" da criança. Muito provavelmente, antes do cão rosnar, já ele tinha dado montes de sinais de aviso de desconforto, que os donos não souberam ver. Triste ...

Essa é que é essa...
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda dez 28, 2009 8:58 pm

bastet1 Escreveu:eu não arriscava... se o animal nunca se relacionou bem com crianças não será agora que vai mudar de atitude :?

é complicado se não tiver espaço exterior para ele viver separado do bebé. se fosse esse o caso eu ponderava dar o animal para adopção, a.s.a.p.

com a mobilidade do bebé a aumentar de dia para dia , aumenta o risco de ele invadir o "territorio" do animal e é a receita para o desastre...

lamento pela sua situação :( ... boa sorte para todos.
Bastet1 não adoptou uma cadela que estava num canil para abate?
Já pensou que se calhar os anteriores donos da sua cadela levaram na para o canil por causa de alguma criança? Pois é mais fácil dar um animal para adopção ou levar lo para um canil, para uma associação do que tentar resolver a situação doutra maneira.
Estou desiludida com as suas intervenções neste tópico, pois se resgatou uma cadela de um canil devia aconselhar outra coisa e não "dê o animal".

Quanto á autora do tópico, também acho que devia pedir ajuda a um treinador. Ah e outra questão, tem o cão há quanto tempo? É que se o cão foi para sua casa em adulto, poderá ter sido maltratado por crianças.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 28, 2009 8:59 pm

O que foi aqui contado lembra-me uma amiga minha.
Ela tinha um serra e um menino pequenito, a começar a andar.
O cão também rosnava e ela chegou à conclusão que o menino lhe puxava os pêlos...sem ser por mal...

As crianças muito pequenas não se apercebem de que causam dor aos outros.
Quem nunca teve os cabelos puxados por um bébé ?

Também há a hipótese de o cão ser velhote e não ter paciência.

O rosnar é um aviso - um chega para lá.
Não precede forçosamente uma mordida.

Eventualmente, talvez baste evitar que a criança se chegue ao cão.
Ou ensiná-la a só fazer festinhas, com a mão aberta, no lombo do animal, como fazem os meus vizinhos...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda dez 28, 2009 9:15 pm

Se o cão está a reagir a ser magoado - SE, friso - não há nada a alterar.
Ou um animal não tem direito a reagir à dor ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
otiliaz
Registado: domingo dez 27, 2009 2:37 pm

segunda dez 28, 2009 9:59 pm

Boa tarde

agradeço todas as respostas. tenho o Sebastião (cão) desde cachorro, sempre foi estimado por todos nós, nunca foi maltratado, mas sempre reparei que com os meus sobrinhos era um pouco agressivo, rosnava, olhava de lado e afastava-se. quando o Miguel (bébé) nasceu tive algum receio, mas nunca se manisfestou foi mais agora que ele começou a gatinha/ andar bna direcção dele, o bébé nunca lhe bateu. westou a tentar uma abordagem diferente, mais mimo e se possivel aos 2 ao mesmo tempo para o cão ver que também tem direitos, mais calma, paciencia e evitar ralhar com o Sebastião. Claro que se isto não resultar, a 2ª opção é a quinta dos meus pais e que me desculpem, mas apesar de adorar o Sebastião, eu não consigo estar sempre com os olhos nos 2 ao mesmo tempo e tenho receio pois um bébé deste tamanho é muito frágil. Não irei abondonar o cão mas moro num apartamento e não tenho outra opção.

Obrigada
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda dez 28, 2009 10:17 pm

otiliaz Escreveu:Boa tarde

agradeço todas as respostas. tenho o Sebastião (cão) desde cachorro, sempre foi estimado por todos nós, nunca foi maltratado, mas sempre reparei que com os meus sobrinhos era um pouco agressivo, rosnava, olhava de lado e afastava-se. quando o Miguel (bébé) nasceu tive algum receio, mas nunca se manisfestou foi mais agora que ele começou a gatinha/ andar bna direcção dele, o bébé nunca lhe bateu. westou a tentar uma abordagem diferente, mais mimo e se possivel aos 2 ao mesmo tempo para o cão ver que também tem direitos, mais calma, paciencia e evitar ralhar com o Sebastião. Claro que se isto não resultar, a 2ª opção é a quinta dos meus pais e que me desculpem, mas apesar de adorar o Sebastião, eu não consigo estar sempre com os olhos nos 2 ao mesmo tempo e tenho receio pois um bébé deste tamanho é muito frágil. Não irei abondonar o cão mas moro num apartamento e não tenho outra opção.

Obrigada
Eu percebo perfeitamente, e se tiver que ser, você é que sabe, está a fazer coisas muito correctas e que demonstram o seu amor pelo seu animal, porque consegue manter o seu instinto maternal, e o turbilhão de emoções controlado o suficiente para tentar ajudar sendo eticamente correcta, nem toda a gente consegue... parabéns.

No entanto, se tiver possibilidades económicas e disponibilidade para isso, não deixe de procurar um treinador, porque os treinadores sabem exactamente o que deve e não deve ser reforçado e o momento exacto para reforçar os comportamentos, coisas que escapam a um dono, e isso pode fazer toda a diferença... espero que corra tudo bem.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

segunda dez 28, 2009 10:19 pm

Na minha opinião, é sempre um risco deixar uma criança sem supervisão com um cão, ainda por cima um cão que se mostra violento, pode chegar o dia em que deixa de avisar com rosnadelas e passa á acção...

Mas seja como for o cão não tem de pagar por isso, ou seja o que ele tem é falta de mão firme, cada vez que o apanhe a olhar torto para a criança, parece mal, mas imponha-se, se for preciso de-lhe uma boa palmada e meta-o de castigo numa divisão que ele não goste, de modo a que perceba que não pode ter aquela atitude, e para ele associar o bebe a coisas boas de-lhe biscoitos com o bebe ao colo, e tente dar-lhe a entender que estar calmo ao pé do bebe só tras coisas boas e elogios!
Mais importante se tiver oportunidade de o treinar com um profissional era o ideal...
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

segunda dez 28, 2009 10:28 pm

Miboki Escreveu: Bastet1 não adoptou uma cadela que estava num canil para abate?
Já pensou que se calhar os anteriores donos da sua cadela levaram na para o canil por causa de alguma criança? Pois é mais fácil dar um animal para adopção ou levar lo para um canil, para uma associação do que tentar resolver a situação doutra maneira.
Estou desiludida com as suas intervenções neste tópico, pois se resgatou uma cadela de um canil devia aconselhar outra coisa e não "dê o animal".
dar um animal (por muito doloroso que possa ser ) é mais sensato do que esperar que ocorra o desastre ( neste caso morder ou atacar um bebé) porque depois como sabe, a adoptabilidade é zero.

ninguem quer um cão que mordeu num miudo (pelo menos a esmagadora maioria dos comuns mortais). cães que mordem crianças têm um triste destino, muitas vezes à mão dos proprios donos!!

qual é o erro em tentar encontrar uma boa familia para o animal que por receio ou falta de confiança já não conseguimos ter em casa?
nenhum.

jamais sugeri abandono ou canil, pois como refere conheço essa realidade e tenho em casa a minha cadela, adoptada dum canil mesmo a dois dias de ser abatida ( a minha doce maggie foi abandonada por ter ficado prenhe ).

sugeri isso sim a adopção o que considero ser o mais sensato nestes casos porque todos sabemos que ao minimo deslize...era uma vez um cão.

neste caso até parece que temos um final feliz porque o bichinho vai para os "avós" se este comportamento persistir e penso eu que faz a Otiliaz muito bem.

lamento que a forma racional de encarar esta situação tenha despoletado tanta indignação, paciência. a practicidade para mim é uma benção.

boa sorte para todos os envolvidos principalmente para os pais e seu rebento muita saúde.
um bom ano de 2010.

anabela.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça dez 29, 2009 12:25 am

bastet1 Escreveu:eu não arriscava... se o animal nunca se relacionou bem com crianças não será agora que vai mudar de atitude :?

é complicado se não tiver espaço exterior para ele viver separado do bebé. se fosse esse o caso eu ponderava dar o animal para adopção, a.s.a.p.

com a mobilidade do bebé a aumentar de dia para dia , aumenta o risco de ele invadir o "territorio" do animal e é a receita para o desastre...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ok, ok, se calhar este não foi o melhor conselho mas também não vejo razões para tanto alarido por causa disso :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

A bastet1 sugeriu uma adopção e não um abandono. Que eu saiba, são coisas totalmente distintas.

otiliaz, tenha muita atenção, mas muita mesmo! Se de facto vir que fez tudo ao seu alcance e porventura não conseguiu resolver o problema, a Quinta do seu pai pode ser uma solução, nem que seja provisória ;)

Isto é um fórum de cães, eu sei, mas quanto a mim, preocupa-me muiiiiito mais a integridade da criança em si.

Boa sorte e que lhe corra tudo bem ;)

Boas festas
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça dez 29, 2009 10:33 am

se o animal nunca se relacionou bem com crianças não será agora que vai mudar de atitude
Porquê? É uma certeza absoluta? Conhece o animal e o contexto onde vive? Ou qualquer outra sugestão representa um investimento de tempo que o animal não merece? De facto é o mais simples.

Casadelmar, o cão tem SETE anos, já é complicado colocar jovens quanto mais... Felizmente, se não houver solução a Otiliaz tem uma alternativa. Mas quantos não têm e são incentivados desta forma a deixar os animais amarrados à porta de uma associação ou a entregá-los no c.m. sem sequer investirem um pouco noutra solução como procurarem ajuda ou alterarem alguns comportamentos? Aí é que está, ninguém aqui é louco ao ponto de colocar o bem estar do cão acima do bem estar da criança, mas, será que o animal não merece uma segunda chance?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça dez 29, 2009 11:40 am

CasadelMar Escreveu:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Ok, ok, se calhar este não foi o melhor conselho mas também não vejo razões para tanto alarido por causa disso :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Pois é Vitor, não concordo contigo. O animal tem 7 anos e os donos já conhecem o seu relacionamento menos bom com crianças há 7 anos. Foi preciso o filho começar a gatinhar para se preocuparem com a situação. Quem se lixa é sempre o pobre do mexilhão.

Peço desculpa por achar que os animais são de facto membros da familia, para o melhor e para o pior. Têm de facto de ser ensinados e é preciso despender tempo e dinheiro com eles. Não é quando a batata está a escaldar na mão que nos lembramos que a devíamos ter agarrado com um garfo. E de facto a melhor solução é atirá-la para o lixo antes que queime.

Os meus amigos merecem o melhor de mim e em retorno espero o melhor deles. E não é que eles dão sempre o seu melhor? Já de mim, nem sempre conseguem o mesmo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

terça dez 29, 2009 12:22 pm

bastet1 Escreveu:
dar um animal (por muito doloroso que possa ser ) é mais sensato do que esperar que ocorra o desastre ( neste caso morder ou atacar um bebé) porque depois como sabe, a adoptabilidade é zero.

ninguem quer um cão que mordeu num miudo (pelo menos a esmagadora maioria dos comuns mortais). cães que mordem crianças têm um triste destino, muitas vezes à mão dos proprios donos!!

qual é o erro em tentar encontrar uma boa familia para o animal que por receio ou falta de confiança já não conseguimos ter em casa?
nenhum.

jamais sugeri abandono ou canil, pois como refere conheço essa realidade e tenho em casa a minha cadela, adoptada dum canil mesmo a dois dias de ser abatida ( a minha doce maggie foi abandonada por ter ficado prenhe ).

sugeri isso sim a adopção o que considero ser o mais sensato nestes casos porque todos sabemos que ao minimo deslize...era uma vez um cão.

neste caso até parece que temos um final feliz porque o bichinho vai para os "avós" se este comportamento persistir e penso eu que faz a Otiliaz muito bem.

lamento que a forma racional de encarar esta situação tenha despoletado tanta indignação, paciência. a practicidade para mim é uma benção.

boa sorte para todos os envolvidos principalmente para os pais e seu rebento muita saúde.
um bom ano de 2010.

anabela.
Esperar que ocorra o desastre? :o Para não acontecer nenhum desastre é que a Otiliaz veio cá pedir dicas e ajuda, para bem de todos: do bebé, do cão e da restante familia, pois imagino a preocupação que estão a sentir neste momento.
Eu sei que não sugeriu o abandono, falei apenas que muitas pessoas quando enfrentam alguma situação com o comportamento de algum cão, a forma como resolvem o problema é abandonando o animal.
É claro que aqui, o mais importante é o bebé; e como alguns users contaram não é impossivel mudar o comportamento num cão.
Fico contente pelo facto da Otiliaz ter uma alternativa para o cão, no caso de mais nada resultar para resolver o problema.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça dez 29, 2009 1:10 pm

LuMaria Escreveu:Pois é Vitor, não concordo contigo.
Dinodane Escreveu:Casadelmar, o cão tem SETE anos, já é complicado colocar jovens quanto mais...
Possivelmente não me fiz entender. Também não concordo com o que disse a bastet1, pelo facto de ela ter dito que se devia colocar logo o cachorro para adopção. Apenas acho que ela deu a sua opinião, que vale aquilo que vale e que esta mesma opinião não devia ter sido alvo de tanto alarido assim. Mas isto sou eu a dizer e se calhar muitos não concordam, mas veja-se o rumo que este tópico levou! :wink:

Voltando ao tema - Estive a pensar na hipótese de ser colocado um açaime ao cão, pelo menos seria sempre uma salvaguarda... para a criança. Claro que não seria para viver com o açaime. Seria provisório enquanto não se contacta com um profissional. Que acham?
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

terça dez 29, 2009 1:13 pm

Eu cá gosto mais de barreiras nas portas: criança dum lado, cão de outro, sem impedimento de vistas. Funciona lindamente :wink:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
Responder

Voltar para “Cães”