mas é que sem duvida nenhuma a melhor solução é esterilizar.
Quem defende o contrario não é observador e percebe mto pouco de cães.
Esterilizar ou não esterilizar??
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta nov 30, 2005 2:30 pm
Bom 1º de Janeiro!
Eu sou de acordo com a esterilização no caso das fêmeas. Existem veterinários que defendem que o animal em questão deverá sempre ter uma primeira ninhada se for fêmea mas as opiniões divergem... O que sei é que muitas das vezes evitam-se abandono de animais e outras os problemas de tumores como já atrás foi dito nas cadelas.
No caso dos machos, desconheço vantagens a não ser no caso dos gatos que para além de poderem amaciar a personalidade e se tornarem mais caseiros, não necessitam de marcar território. Sinceramente e honestamente não sei se funciona assim nos cães. Alguém me pode ajudar com esta duvida já agora?
Contudo, aconselho a esterilização.
Eu sou de acordo com a esterilização no caso das fêmeas. Existem veterinários que defendem que o animal em questão deverá sempre ter uma primeira ninhada se for fêmea mas as opiniões divergem... O que sei é que muitas das vezes evitam-se abandono de animais e outras os problemas de tumores como já atrás foi dito nas cadelas.
No caso dos machos, desconheço vantagens a não ser no caso dos gatos que para além de poderem amaciar a personalidade e se tornarem mais caseiros, não necessitam de marcar território. Sinceramente e honestamente não sei se funciona assim nos cães. Alguém me pode ajudar com esta duvida já agora?
<strong>" Espelhe o seu bom ser no seu animal.. pois não existe cães perigosos... apenas pessoas perigosas mesmo que sem o querer terem sido..."</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
As opiniões não divergem, há é veterinários que não sabem o que dizem...Filipa_Cunha Escreveu:Bom 1º de Janeiro!

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro
- Registado: quarta nov 30, 2005 2:30 pm
Qual é a tua opinião perante isto? E em relação à outra questão que ponho. Sabes me responder?texuga Escreveu:As opiniões não divergem, há é veterinários que não sabem o que dizem...Filipa_Cunha Escreveu:Bom 1º de Janeiro!
Obrigada pela resposta.
<strong>" Espelhe o seu bom ser no seu animal.. pois não existe cães perigosos... apenas pessoas perigosas mesmo que sem o querer terem sido..."</strong>
Posso lhe dizer que pessoas minhas conhecidas tiveram cadelas que pariram uma vez, não foram esterilizadas porque o vet. nunca se pronunciou sobre o assunto e vieram a ter tumores mamários de que morreram....
Penso que esse mito de o animal ter de se reproduzir pelo menos uma vez é um grande mito e não tem fundamento científico. O que uma vet. me explicou uma vez é que o que provocava os tumores mamários (tal como nos seres humanos) eram as flutuações hormonais. Animais com várias gravidezes ou pelo contrário, esterilizadas, não sofriam com essas flutuações, logo estavam mais protegidas. Realmente testemunhei cadelas que pariram muitas vezes e morreram velhíssimas, mas as minhas não as esterilizei, não pariram e duraram 15 anos.
Sou a favor das esterilizações mas com o método que não implica pontos e que causa o mínimo de impacto no animal.
Penso que esse mito de o animal ter de se reproduzir pelo menos uma vez é um grande mito e não tem fundamento científico. O que uma vet. me explicou uma vez é que o que provocava os tumores mamários (tal como nos seres humanos) eram as flutuações hormonais. Animais com várias gravidezes ou pelo contrário, esterilizadas, não sofriam com essas flutuações, logo estavam mais protegidas. Realmente testemunhei cadelas que pariram muitas vezes e morreram velhíssimas, mas as minhas não as esterilizei, não pariram e duraram 15 anos.
Sou a favor das esterilizações mas com o método que não implica pontos e que causa o mínimo de impacto no animal.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
eu pasmo com certas coisas. há mais de 20 anos, a vet riu-se-me nas bochechas quando lhe falei na necessidade de ter uma ninhada. ao fim deste tempo, há vets que continuam a defender esta ideia peregrina. parece que o tempo parou 

anjjazul
-
- Membro Veterano
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Uma ninhada só faz com que a população canina aumente, não reduz rigorosamente os riscos de nada.Filipa_Cunha Escreveu:Qual é a tua opinião perante isto? E em relação à outra questão que ponho. Sabes me responder?texuga Escreveu:As opiniões não divergem, há é veterinários que não sabem o que dizem...Filipa_Cunha Escreveu:Bom 1º de Janeiro!
Obrigada pela resposta.
A castração nos machos, POR VEZES diminui a necessidade de marcação de território, e obviamente que anula a necessidade de procriar, portanto não tendem a fugir quando lhes passa uma cadela em cio pelas ventas.
Quanto ao comportamento, dificilmente a castração serve para "amansar" o cão, mas essa é uma questão mais complexa.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Mas a testosterona não está relacionada com um comportamento mais agressivo, nomeadamente na presença de outros machos?
Vários vet's referem que esta hormona induz o comportamento mais dominante, inclusivamente um deles contou-me que uma cadela com um problema nos ovários e um défice de homonas femininas e presença de mais hormonas masculinas, tendia a ser mais agressiva e até a ter atitudes de macho.
Vários vet's referem que esta hormona induz o comportamento mais dominante, inclusivamente um deles contou-me que uma cadela com um problema nos ovários e um défice de homonas femininas e presença de mais hormonas masculinas, tendia a ser mais agressiva e até a ter atitudes de macho.
-
- Membro Veterano
Sim isso é tudo verdade, mas o comportamento agressivo pode ter origem hormonal, mas depressa passa a comportamento aprendido, e aí não vale de nada a castração se não houver um treino adequado, pois o cão APRENDEU a ser agressivo, logo não o vai deixar de ser mesmo depois de castrado.moslie Escreveu:Mas a testosterona não está relacionada com um comportamento mais agressivo, nomeadamente na presença de outros machos?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
o max foi castrado há 6 anos. continua agressivo e com comportamentos dominantes face a animais que não conhecemoslie Escreveu:Mas a testosterona não está relacionada com um comportamento mais agressivo, nomeadamente na presença de outros machos?
anjjazul