Problemas com o Scott

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta jan 06, 2010 3:17 am

Tara sexual? Nope...

Senão não haveria cadelas a fazer o mesmo. Senão não haveria cães e cadelas esterilizados a fazerem o mesmo.

É uma demonstração de dominância, mais acentuada por volta do 1º ano de vida quando o cão/cadela se tornam adultos e procuram tomar um lugar elevado na hierarquia animal.

E é por isso que o seu cão não o faz aos humanos. Mas olhe que há cães e, repito, cadelas que também o fazem às pessoas.

Na minha opinião, não é um problema grave e é fácil de controlar :wink:

O importante é não o deixar desenvolver para uma posterior agressividade.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta jan 06, 2010 1:21 pm

CasadelMar Escreveu:
Um cão meu chegou-me a fazer essa gracinha, tinha ele talvez perto de um ano. Na altura cortei o mal pela raiz. Nunca mais sequer sonhou em voltar a fazê-lo. Devia ter feito o mesmo.

Ainda acho que vai a tempo.

Abraços
E se o quiser usar para reproducao? Nao tem medo que ele depois se torne num "apanha bolas"?
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quarta jan 06, 2010 2:12 pm

ziggy Escreveu:
CasadelMar Escreveu:
Um cão meu chegou-me a fazer essa gracinha, tinha ele talvez perto de um ano. Na altura cortei o mal pela raiz. Nunca mais sequer sonhou em voltar a fazê-lo........................ Devia ter feito o mesmo.

Ainda acho que vai a tempo.

Abraços
E se o quiser usar para reproducao? Nao tem medo que ele depois se torne num "apanha bolas"?
Acrescente sff, no pontilhado a seguir ao que coloquei à bold, a palavra -> comigo ;)
nars
Membro Veterano
Registado: quinta mai 07, 2009 10:49 am
Margarida
Simba

quarta jan 06, 2010 2:35 pm

Musky Escreveu:Tara sexual? Nope...

Senão não haveria cadelas a fazer o mesmo. Senão não haveria cães e cadelas esterilizados a fazerem o mesmo.

É uma demonstração de dominância, mais acentuada por volta do 1º ano de vida quando o cão/cadela se tornam adultos e procuram tomar um lugar elevado na hierarquia animal.

E é por isso que o seu cão não o faz aos humanos. Mas olhe que há cães e, repito, cadelas que também o fazem às pessoas.

Ele agrassivo não é, até é maricas :oops:
Pois a cadela que ele costuma brincar também lhe faz isso mas ela ao contrario do meu monta-se mesmo em cima dele, salta para cima dele e faz exactamente o mesmo que ele. Mas ele nunca foi agressivo com ela. tenta escapar da situação e pronto. Como poderei controlar-lhe este comportamento? Ha alguma forma correcta de lhe corrigir isto?
Obrigada.
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

quarta jan 06, 2010 2:43 pm

O meu único problema é que tenho receio de o socializar porque tenho medo que algum não goste dos seus comportamentos.
Há uns dias fui com ele para o passeio habitual, lá costumamos encontrar sempre essa cadela com que ele brinca, mas nesse dia apareceu mais um amigo e eu fui logo agarrar nele porque o outro cão apareceu do nada a correr. A dona da cadela disse-me que conhecia o cão e que não havia problema, mesmo assim preferi esperar pelo dono que vinha mais atrás.
Eu expliquei-lhe a situação mas ele disse que o cão não era agressivo e que estaria á partida á vontade.
Eu então larguei-o e deixei que se cheirassem. O Scott não tentou nada e ficou com algum receio do cão. Começaram a brincar os três mas de vez em quando o cão ladrava para o Scott e ele fazia uma expressão como se o tivesse a ignorar mas via-se que ficava com medo.
Musky
Membro Veterano

quarta jan 06, 2010 2:51 pm

Nars,

Talves haja maneira de corrigir isso. Mas eu nunca me preocupei em o fazer, porque os meus sempre o fizeram na brincadeira e no caso da "vitima" ( :) ) mostrar desagrado param imediatamente.

Nos raros casos em que vi tal comportamento evoluir para agressividade, separá-los com um NÃO!!! dito muito a sério acompanhado de uma palmada na anca resolveu o problema no momento. Mas isto só aconteceu com cães que não eram meus, portanto não sei se o comportamento estaria aliado a outro tipo de problemas.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta jan 06, 2010 2:54 pm

nars Escreveu:
Musky Escreveu:Tara sexual? Nope...

Ele agrassivo não é, até é maricas :oops:
Pois a cadela que ele costuma brincar também lhe faz isso mas ela ao contrario do meu monta-se mesmo em cima dele, salta para cima dele e faz exactamente o mesmo que ele. Mas ele nunca foi agressivo com ela. tenta escapar da situação e pronto. Como poderei controlar-lhe este comportamento? Ha alguma forma correcta de lhe corrigir isto?
Obrigada.
Essas brincadeiras fazem parte do protocolo entre cães, são a maneira como eles estabelecem os respectivos lugares no mundo. Provavelmente, a cadela é mais dominante do que ele, e ele, por seu lado, ainda é bastante cachorro para não ter as hierarquias bem definidas.

O que deve fazer é deixá-los entender-se, vigiando para que as coisas não descambem, mas mesmo uns "chega-te para lá" com rosnadelas e alguma dentada que não fere fazem parte desse protocolo. Deixe-os entender-se, mas se achar que a coisa está a ir a mais chame o seu cão e distraia-o, leve-o para outro caminho de passeio, sem nunca lhe ralhar. Use firmeza e não de dureza.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Musky
Membro Veterano

quarta jan 06, 2010 3:02 pm

nars Escreveu:O meu único problema é que tenho receio de o socializar porque tenho medo que algum não goste dos seus comportamentos.
Há uns dias fui com ele para o passeio habitual, lá costumamos encontrar sempre essa cadela com que ele brinca, mas nesse dia apareceu mais um amigo e eu fui logo agarrar nele porque o outro cão apareceu do nada a correr. A dona da cadela disse-me que conhecia o cão e que não havia problema, mesmo assim preferi esperar pelo dono que vinha mais atrás.
Eu expliquei-lhe a situação mas ele disse que o cão não era agressivo e que estaria á partida á vontade.
Eu então larguei-o e deixei que se cheirassem. O Scott não tentou nada e ficou com algum receio do cão. Começaram a brincar os três mas de vez em quando o cão ladrava para o Scott e ele fazia uma expressão como se o tivesse a ignorar mas via-se que ficava com medo.
Pessoalmente não vejo problema nenhum neste tipo de sociabilização. O importante é vigiar com atenção e intervir imediatamente se sentir que a situação pode evoluir para o torto.

Ainda pessoalmente, não concordo que se agarre um cachorro que está solto no momento em que aparece outro cão, porque isto é uma moeda de duas faces. É que se por um lado o cachorro corre o risco de ser atacado, por outro lado o cachorro ao ser agarrado pelo dono vai começar a pensar que todos os cães que surgem do nada são perigosos e mais tarde, já em adulto, vai começar a atacar todos os que lhe surjam pela frente porque os rotulou de "perigo eminente".
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

quarta jan 06, 2010 7:15 pm

Então acham que deva esperar para ver se passa? Acham que ele pode socializar desde que eu supervisione? É que eu acho que ele nem sabe como começar ainteragir com um cão. Ele é muito bruto e em vez de ir cheirar o outro devagarinho vai á bruta e o outro cão fica logo de pé atrás. Se eu não o deixo ir cheirar o outro cão ele chora chora até o outro sair de vista. E eu acho que ele é assim "anti-social" por culpa minha. Porque sempre tive medo de o socializar por causa desta problema das pseudo montagens! :?
LuluB
Membro Veterano

quarta jan 06, 2010 7:59 pm

nars Escreveu:Então acham que deva esperar para ver se passa? Acham que ele pode socializar desde que eu supervisione? ...
Exactamente.

Quanto ao resto, está a transpor as regras caninas para as regras humanas, o que leva fatalmente a erros. Deixe-o ser bruto nos contactos, os outros cães ensiná-lo-ão a conter-se, a socialização do cachorro é assim mesmo que se faz. Um olhar, um rosnido baixo, um virar de costas e ir-se embora, tudo o ensina a comportar-se com os outros cães. Até os correctivos que eles lhe derem, que normalmente são espalhafatosos, com muito barulho e tufos de pêlo a voar pelo ar, mas mais nada!
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quarta jan 06, 2010 8:06 pm

LuluB Escreveu:
nars Escreveu:Então acham que deva esperar para ver se passa? Acham que ele pode socializar desde que eu supervisione? ...
Exactamente.

Quanto ao resto, está a transpor as regras caninas para as regras humanas, o que leva fatalmente a erros. Deixe-o ser bruto nos contactos, os outros cães ensiná-lo-ão a conter-se, a socialização do cachorro é assim mesmo que se faz. Um olhar, um rosnido baixo, um virar de costas e ir-se embora, tudo o ensina a comportar-se com os outros cães. Até os correctivos que eles lhe derem, que normalmente são espalhafatosos, com muito barulho e tufos de pêlo a voar pelo ar, mas mais nada!
De notar que isso deve ser feito sempre à trela ;)
LuluB
Membro Veterano

quarta jan 06, 2010 8:33 pm

Sempre, claro! :D
<p>&nbsp;</p>
nars
Membro Veterano
Margarida
Simba

quarta jan 06, 2010 8:47 pm

Ele anda sempre com a trela como é obvio! eu só o solto quando vou passear com ele há noite, tarde, e já não há cães na rua.
Mas o problema é que ele quando vê um cão começa a puxar a trela com imensa força e a chorar até eu o deixar chegar ao cão ou então se continuar a andar e ele acabar por perder o outro de vista. Mas vou começar a deixar. Se vir que ja está a dar para o torto puxo-o e pronto.
Obrigada pelas respostas e pela paciência. eu já tive outros cães e nenhum deles fez isto. Estou a passar pela experiência pela primeira vez e não sabia como lidar com ela.
Muito obrigada mais uma vez.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jan 06, 2010 11:53 pm

Cuidado com isso, se vir o dono do outro cão afastar-se, afaste-se também...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quinta jan 07, 2010 12:24 am

Na minha opinião o seu cão fica excitado por várias situações e isso leva a que realize esses comportamentos, mas a sua origem está na excitação do momento... se assim for deve fazer exercicios de controlo de euforia da maneira a ensinar o cão a autocontrolar a sua excitação.

Para além disso tem de ser capaz de encontrar cães, de pessoas conhecidas, ou cães que já sabe que sejam sociáveis, para ele poder cheirar e estar... só essa cadela não conta como socialização. Ele precisa de aprender que não pode montar os outros quando os conhece, e serão os outros a ensinar-lhe isso... só precisa de ter em conta que sejam cães com boa inibição da mordida e sociáveis, assim não vai haver ferimentos e ele vai aprender. :wink:

Se não fizer isso, um dos resultados possiveis é ter um cão agressivo para outros cães quando está à trela, porque começará a aumentar a frustração de nunca poder chegar ao outro cão, e isso é bem pior.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”