Focus - Cães Perigosos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sexta nov 05, 2004 11:17 pm

Lembram-se ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Budgerigar
Membro Veterano
Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm

sábado nov 06, 2004 11:03 am

Para quem de alguma forma tenha acompanhado o trabalho realizado pelo Sr Celso Alves, certamente não acreditaria numa qualquer deturpação de palavras efectuada por revistas, jornais e outras publicações que têm APENAS E SÓ como objectivo VENDER.
Talvez isto ainda não esteja enraizado nas mentalidades dos leitores, mas temos de ser objectivos, o que interessa não é informar, é vender, e para vender, o artigo tem de ser polémico e para ser polémico, deturpam-se as afirmações e descontextualizam-se as frases e quanto a isto, ponto final.

Mas infelizmente "nós" continuamos a abordar a questão "raças potencialmente perigosas" e esta situação é um erro, pois quer se queira ou não, haverá sempre alguém que tentarÁ alterar o rumo e objectivo dos esclarecimentos.

Penso que o único caminho a seguir, é o proposto pelo membro CMNogueira, um artigo em que se fale exclusivamente de responsabilidades do dono face ao cão, o trabalho das escolas de adestramento etc, etc.
No entanto e sempre que a conversa se encaminhe para o assunto "raças perigosas" a unica resposta possivel é o silêncio, pois qualquer tentativa de explicação, terá sempre o efeito contrário.

Sempre que alguém, a propósito dos meus Rotts, tenta insinuar a perigosidade destas raças, fazendo perguntas que são mais afirmações, faço sempre questão de explicar a essas pessoas a teoria do crescimento da rama da cebola e a mecânica do entrançado do cabelo da pipi das meias altas, pois é a unica forma de fazer ver a estas pessoas que elas são ignorantes, sendo que a unica diferença entre um ignorante e algém que não tem conhecimentos, é que o segundo evolui, enquanto que o ignorante.... enfim, anda por aí à solta.

O ignorante é um pouco como os malucos que fugiram do Hospital Júlio de Matos, é que, num destes dias fugiram 500, mas conseguiram apanhar 523, só que não era nenhum dos que tinha fugido.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo nov 07, 2004 1:53 am

Budgerigar Escreveu: No entanto e sempre que a conversa se encaminhe para o assunto "raças perigosas" a unica resposta possivel é o silêncio, pois qualquer tentativa de explicação, terá
Aqui não concordo. Quando se começou a falar da nova lei, muita gente calou-se, enquanto surgiam artigos sensacionalistas. Não percebi o silêncio, não acredito em cabala dos meios de comunicação, até hoje não percebi o silêncio associações e criadores, enquanto se pocedia a uma crucificação de raças de forma sistemática.

O CMNogueira avançou com a associação "amigo do Rottweiler" e tem-se desdobrado em iniciativas de desmistificação.

Não se pode ignorar um ignorante, pois este assume o silêncio como sendo aquiscência, cria as suas construções mentais para exlicar aquilo que não entende e depois...temos leis com esta...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Budgerigar
Membro Veterano

domingo nov 07, 2004 11:12 am

CasadeAnaval

Quando me refiro ao silêncio, foi no contexto de entrevistas a revistas, jornais e outras publicações, sempre que nesses casos exista a hipótese de acontecer o que aconteceu agora com a Focus.

Pois como compreende, corre-se o risco (e a prova está à vista) de se criar o efeito contrário ao pretendido.

O grande problema reside no facto de as pessoas que abordam este assunto, Jornalistas, Politicos etc, etc, desconhecerem por completo a realidade e os comportamentos das raças e não necessitamos de ir muito longe para comprovar esta situação.

Olhe-se para uma antiga (recente), proposta de decreto lei para as raças consideradas potencialmente perigosas e na qual constava uma lista de raças a incluir, entre elas:

Pastor Alemão
Lobo de Alsácia

Dogue Alemão
Grand Danois

No minimo estranho, isto para não falar no restante conteúdo dessa mesma proposta de DL.

Mas o mais engraçado e que essa proposta foi subscrita por Politicos que actualmente são Presidentes de Câmara em Concelhos com situações gravissimas ao nivel, quer dos canis municipais, quer de abandono de animais e NADA têm feito para que de alguma forma esses problemas fossem minimizados ou solucionados.

No entanto, enquanto aguardavam o "poleiro" era uma assinatura aqui outra ali e assim ajudava a passar o tempo.
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo nov 07, 2004 1:08 pm

Agora percebo.

Isso efectivamente aconteceu, não somente com o Celso Alves que veio aqui desmentir mas com mais pessoas que deram entrevistas a revistas na altura. Conhecendo todos esses outros, duvido que o que foi escrito seja o que eles disseram. Eu próprio numa entrevista há uns anos à Lusa fui citado de forma incorrecta, o que foi bastante desagradável.

Pelo que passei a aconselhar que quando se der uma entrevista a revistas deve-se pedir que enviem as questões por fax ou email, respondê-las e antes de as enviar de volta lê-las atentamente, inclusivé vendo quais as diferentes idéias que se podem tirar erradamente das mesmas.

É uma defesa.

Os jornalistas no entanto têm razão numa coisa, não são eles que decidem o que é escrito e têm de se cingir a objectivos.

A maior parte das pessoas actualmente não possui espirito crítico, que na dose certa, é saudável, acreditam no que lêm em sítios pessoais na internet sobre saúde animal, seguem chain-mails como se fossem verdadeiros, vindo de desconhecidos.

Um exemplo de adulteração ? Um dos meus sobrinhos disse ter visto o filme Drácula e que era "bué da fixe"... não é que viu um lixo qualquer chamado Van Helsing que do livro do Bram Stoker só tnha o nome do título ?

O que "lixou " os cães de raças alegadamente "perigosas" foi a ignorância de uns e má fé de outros.

Quando leio os jornais e vejo noticias que se referem à minha àrea completamente ou parcialmente erradas por sistema, fico a imaginar as outras noticias de àreas de conhecimento no qual nada sei, se não estarão também tão falhas em termos de verdade...
Budgerigar
Membro Veterano

domingo nov 07, 2004 1:31 pm

Acabou de referir um aspecto importantissimo e sobre o qual estou totalmente de acordo consigo.

As pessoas consultam "sites" a encaram tudo como verdades absolutas, sem questionarem sequer a origem desses mesmos "sites".

A internet é realmente de extremos, pois se por um lado nos proporciona um acesso infindável à informação útil, também é inundada por informação péssima.

Cabe-nos a nós, saber distinguir entre o bom e o mau, para isso, bastará aplicar as regras de bom senso e tentar perceber se realmente aquilo que se escreve faz ou não sentido e procurar bases concretas que sustentem tal informação.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo nov 07, 2004 1:47 pm

Até mesmo o conhecimento científico tem muito que se lhe diga -pe, o filme King Kong (1923) apresenta, a certa altura, um combate entre o grande macaco e um dinossauro.
Na época esta cena foi vivamente criticada pois considerava-se que a tal espécie de dinossauro apenas vivia em pantânos, era mansa e lenta nas reacções.
A critíca veio das maiores sumidades da época na área.

Pois não é que, hoje, se provou científicamente que o filme estava correcto (por mero acaso, acho eu) ?
Que os tais dinossauros jamais puseram as patas em pântanos e que os malandros eram agressivos qb ?

Isto já sem falar dos famosos conselhos médicos que há 50 anos diziam ser a sardinha prejudicial à saúde e que hoje dizem exactamente o contrário.

Errar é humano.
Infelizmente e devido ao que diz o Casadeanaval diz
A maior parte das pessoas actualmente não possui espirito crítico
e estão sempre à espera que lhes dêem as respostas todas embrulhadinhas e prontas para consumo imediato.

Nem nas áreas mais fiáveis devemos ter total confiança.
As verdades de hoje são as superstições e preconceitos de amanhã.

As nossas crenças são relativas.
Com a informação de que dispomos e à luz do conhecimento actual acreditamos que...
Mas é só.
Manter a mente aberta e desconfiar das verdades simples e empacotadas, deve ser o lema do homem consciente.
Moody_Blue
Membro
Registado: segunda out 18, 2004 11:22 pm

domingo nov 07, 2004 3:44 pm

Creio estarem a ser aqui focados dois temas em paralelo:

1) A distorção das entrevistas praticadas pelos "media": se queremos proteger os cães penso que há que canalizar os pedidos de entrevista para as entidades competentes, que neste meio, que desconheço, e portanto perdoem-me a "bacorada", poderão ser as Associações e/ou o CPC

2) Já quanto ao perigo das raças, isto para mim devia funcionar como no "trânsito". Em ambos os casos (no último já é quase sempre) o culpado devia ser o "condutor habitual". O problema está em fazê-lo ver às autoridades. Ideias ? É que no caso do trânsito não me consta que se mande "eutanasiar" o veículo...
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

segunda nov 08, 2004 2:00 pm

[quote=AGUIA]
Era bom que deixássemos se procurar bodes expiatórios e culpados entre a comunicação social e olharmos para o que fazemos aos nossos cães ... e quem sabe devíamos seguir os exemplos que vêem daqui do lado, de espanha!
Mas como todos se encolhem quando o poderoso lobbie dos criadores de raças perigosas começa a ladrar alto ... vamos continuar a ser um país do terceiro mundo durante mais algum tempo ... até às próximas mortes provocadas por essas aberrações da natureza!

Cães perigosos

INVESTIR num cão de raça «pitbull» poderá ser uma má escolha, tendo em conta o que se está a passar na vizinha Espanha. A ministra da Agricultura, Loyola de Palacio, defende a «eliminação imediata» de cães que atacam pessoas e admite a proibição futura de raças consideradas perigosas. Na origem das intenções ministeriais estão várias notícias de mortes causadas por dentadas de caninos pouco amistosos. Um dos casos mais publicitado aconteceu em Maiorca, em Janeiro deste ano, e envolveu uma criança de 4 anos. Em França, por exemplo, está já previsto por lei o extermínio progressivo dos «pitbull», assim como de outros cães de raças habitualmente tidas como perigosas.
[/quote]

o que??????????????
eu vivo na frança, eu sei muito melhor que voce como se passam as coisas aqui, caes morrem so por nao terem papeis de amstaff mesmo que nao tenham mordido ninguem nem outros animais.
pessoas sao obrigadas a matar os caes ou mudar de habitaçao pois o estado permite a proibiçao de caes "de ataque" em residencias municipais.
se matarem todos os pits os criminais vao buscar outras raças.....
entre nao ser responsavel e culpar uma raça por culpa do dono...........................
deixem-se de palhaçadas,
façam as contas de ataques de pitbulls e comparem com o n° de mordidas das outras raças e verao que .............pq falar ??? voces sabem isso melhor que eu
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda nov 08, 2004 2:19 pm

Tenha calma, aqui todos nós sabemos que os Pit ou os Rott não têm culpa de terem donos que são inconscientes e manifestamente inqualificados para possuirem estes cães e depois dão-lhes treinos agressivos que posteriormente resultam em tristes acontecimentos. :(

Paralelamente existe todo um trabalho sensacionalista por parte de jornalistas que visa apenas aumentar ou os leitores ou as audiências e que consiste em denegrir as imagens dos canitos destas raças. :)
lil_bull
Membro Veterano

segunda nov 08, 2004 2:19 pm

[quote=AGUIA]
Era bom que deixássemos se procurar bodes expiatórios e culpados entre a comunicação social e olharmos para o que fazemos aos nossos cães ... e quem sabe devíamos seguir os exemplos que vêem daqui do lado, de espanha!
Mas como todos se encolhem quando o poderoso lobbie dos criadores de raças perigosas começa a ladrar alto ... vamos continuar a ser um país do terceiro mundo durante mais algum tempo ... até às próximas mortes provocadas por essas aberrações da natureza!

Cães perigosos

INVESTIR num cão de raça «pitbull» poderá ser uma má escolha, tendo em conta o que se está a passar na vizinha Espanha. A ministra da Agricultura, Loyola de Palacio, defende a «eliminação imediata» de cães que atacam pessoas e admite a proibição futura de raças consideradas perigosas. Na origem das intenções ministeriais estão várias notícias de mortes causadas por dentadas de caninos pouco amistosos. Um dos casos mais publicitado aconteceu em Maiorca, em Janeiro deste ano, e envolveu uma criança de 4 anos. Em França, por exemplo, está já previsto por lei o extermínio progressivo dos «pitbull», assim como de outros cães de raças habitualmente tidas como perigosas.
[/quote]

essas aberrações da natureza?????????????
um deficiente para si tb deve ser uma dessas aberrações da natureza nao?????????
falar treta é facil hehehe
os 2 caes mais perseguidos na frança sao os pits (staffs) e rotts
os rotts tao em 4 lugar com + de 6000 vendas por ano, os staffs tem + de 5000 venda por ano, proibiram os pits mas nao leva a lado nenhum e se fosse o problema dos pits que mantesse portugal no 3 mundo hahahahaha
aberraçao es tu com os teus comentarios racistas e irracionais
um pitbull nao tem segredos, pelo menos para quem perceba de caes.
e se a nossa aberraçao pensa que o exterminio é o melhor ja agora explique como em 5 anos que a frança tem esta lei de exterminio pq é que o n° de mordidas nao diminuio (em 5 anos) ????????????????
hahahaha
jà agora é ilegal crear lei de exterminio
vets
Membro Veterano
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am

segunda nov 08, 2004 2:27 pm

lil_bull Escreveu:
AGUIA Escreveu: Era bom que deixássemos se procurar bodes expiatórios e culpados entre a comunicação social e olharmos para o que fazemos aos nossos cães ... e quem sabe devíamos seguir os exemplos que vêem daqui do lado, de espanha!

Cães perigosos

essas aberrações da natureza?????????????
um deficiente para si tb deve ser uma dessas aberrações da natureza nao?????????
falar treta é facil hehehe
os 2 caes mais perseguidos na frança sao os pits (staffs) e rotts
os rotts tao em 4 lugar com + de 6000 vendas por ano, os staffs tem + de 5000 venda por ano, proibiram os pits mas nao leva a lado nenhum e se fosse o problema dos pits que mantesse portugal no 3 mundo hahahahaha
aberraçao es tu com os teus comentarios racistas e irracionais
um pitbull nao tem segredos, pelo menos para quem perceba de caes.
e se a nossa aberraçao pensa que o exterminio é o melhor ja agora explique como em 5 anos que a frança tem esta lei de exterminio pq é que o n° de mordidas nao diminuio (em 5 anos) ????????????????
hahahaha
jà agora é ilegal crear lei de exterminio
Não sei se percebeu mas o texto não foi escrito pelo forista AGUIA....
:o :o
lil_bull
Membro Veterano

segunda nov 08, 2004 2:28 pm

[quote=Moca32]
Tenha calma, aqui todos nós sabemos que os Pit ou os Rott não têm culpa de terem donos que são inconscientes e manifestamente inqualificados para possuirem estes cães e depois dão-lhes treinos agressivos que posteriormente resultam em tristes acontecimentos. (

Paralelamente existe todo um trabalho sensacionalista por parte de jornalistas que visa apenas aumentar ou os leitores ou as audiências e que consiste em denegrir as imagens dos canitos destas raças. )
[/quote]

eu tenho calma mas tem certos comentarios que nao gosto

sobre os os jornalistas tenho amiga que escreve para revista canina, foi pedido para escrever para a revista max...adivinhem o texto reformulado e todo de bom foi retirado so ficando o sensacionalismo.....$$$$$ o pitbull dà dinheiro
tem outro caso que o neto de uma senhora foi mordido por um braque ( cao de caça) a senhora telefonou a jornal e a resposta foi que se nao foi rott ou pit a morder nao interessa

agora falar em exterminio de uma raça e aberraçoes e que o pit é rafeiro e por isso deve morrer............NAO CONCORDO

temos de ser responsaveis com todos os caes e uma pessoa responsavel nao deveria pagar pelos irresponsaveis mas isso é corrente em tudo nao é so nos caes
lil_bull
Membro Veterano

segunda nov 08, 2004 2:36 pm

entao fico contente
ainda bem que nao foi ele, seria melhor deixar isso claro
aguia retiro o que disse e peço desculpa ( jà tava a trepar paredes)
foi jornalista que escreveu para revista?

é que eu moro em pais com a politica de exterminio, eu vejo o resultado esta lei, tenho amigo que teve que mandar abater a pit dele pois nao a podia guardar e a lei nao permite mudança de proprietario.............
estas leis nao ajudam em nada

+ uma vez aguia peço desculpa
vets
Membro Veterano
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am

segunda nov 08, 2004 2:39 pm

lil_bull Escreveu: entao fico contente
ainda bem que nao foi ele, seria melhor deixar isso claro
aguia retiro o que disse e peço desculpa ( jà tava a trepar paredes)
foi jornalista que escreveu para revista?

é que eu moro em pais com a politica de exterminio, eu vejo o resultado esta lei, tenho amigo que teve que mandar abater a pit dele pois nao a podia guardar e a lei nao permite mudança de proprietario.............
estas leis nao ajudam em nada

+ uma vez aguia peço desculpa
Tanto que o Aguia acaba a sua post assim...

"PODEM LER O RESTO NO JN DE 5 DE ABRIL ... SERÃO PRECISAS MAIS PALAVRAS???"

;) ;)
Responder

Voltar para “Cães”