Blodeuwedd Escreveu:Segundo sei essa questão de ficarem loucos é um mito... Aliás havia um na rua da minha avó que morreu bem velhinho (13+ anos) e sempre foi muito manso e amigável...
Texuga, pode fazer a interpretação que quiser das minhas palavras... Divirta-se!
Mas ainda assim eu vou explicar mais uma vez m-u-i-t-o d-e-v-a-g-a-r-i-n-h-o:
Eram dois rafeiros que nunca tinha visto antes e não aparentavam ter dono e dois dobermans que pertenciam ao dono do bar.
Não vou discutir o que é que os rafeiros e os doberman tinham "combinado" (lol) e se chegaram à conclusão que eram da mesma matilha ou que o dono do bar tinha ou não contrato assinado (sim, de facto foi isto que eu pensei, que o doberman tinha ido ao notário com o dono reconhecer a assinatura para saber que o dono era dono daquele bar, claramente é esta a intenção das minhas palavras)...
Independentemente DO QUE QUE ELES DEFENDESSEM temos 2 cães (que por acaso eram rafeiros, mas para o que interessa no post até podiam ter ter pedigree de 3 séculos) SEM DONO e que por conseguinte não têm culpa de estar na rua e que provavelmente não se teriam tornado agressivos uma vez que nem tão pouco costumavam estar por aquelas paragens e outros 2 cães (que fiz questão de referir serem dobermans de forma a explicar o nosso pânico, não pela raça mas pelo porte, porque se fossem chiuauas OU QUALQUER OUTRO CÃO PEQUENO, não vá ferir mais susceptibilidades, não faria sentido a nossa reacção) que TÊM DONO e cujo DONO irresponsavelmente deixou soltos na via pública num sítio de PASSAGEM de DEZENAS de pessoas àquela hora!
POR FIM,
Não sei como é possível deixarem dois cães quaisquer à solta a noite inteira na rua (na minha humilde opinião, os cães não são para ser largados a noite inteira na via pública) AINDA POR CIMA dois cães DAQUELE PORTE (espero que assim seja mais fácil compreender o sentido da minha afirmação) sabendo que se trata de uma zona com grande circulação de pessoas.
Qualquer dono de qualquer cão deve ter a responsabilidade de NÃO PERMITIR que o cão se torne num perigo, ainda que potencial, para as outras pessoas e animais! "Nunca se portaram mal" não é desculpa!
Em relação a ter dorbermans, dou-lhe os parabéns e espero que tenha a responsabilidade que faltou a este dono.
Peço desculpa se não consegui explicar de uma forma mais suave, mas de facto não aprecio que manipulem as minhas palavras, muito menos no que diz respeito a animais... A minha raça de cão preferida tem, hoje em dia, bastante pior fama que o doberman. Para mim, como alguém já mencionou, o cão não é mais do que o reflexo do dono, independentemente da raça...
Agradeço o seu esforço, mas m-u-i-t-o d-e-v-a-g-a-r-i-n-h-o é c-a-n-s-a-t-i-v-o de perceber, faz-me pensar durante muito tempo e o tico e o teco dão o tilt
Eu só interpretei o seu post inicial, e expliquei como funciona o efeito matilha, bem como o instinto de defesa do território, que sim, os Dobermanns, juntamente com outras raças, o têm muito vincado.
Quanto aos meus, fique descansada, não andam à solta, muito menos sem dono por perto.... Ah, e sim, são dóceis, mas se me perguntar se me defendem em caso de perigo... não sei, nunca aconteceu nada que o justificasse, mas eu não arriscava

... É que do carro ninguém se aproxima com a cadela lá dentro...