dinodane Escreveu: Quanto à necessidade de exercício ela não é proporcional ao tamanho do animal. quote]
Desculpe mas nao concordo... Penso que um cão grande precisa de mais exercicio que um cão pequeno. Assim como os de porte médio precisam de mais exercicio que os caes de pequeno porte.
Mas claro, tudo depende também de cão para cão. Por exemplo, um Rott precisa de mais exercicio que um yorkshire. (e penso que isto não é questionavel e é perceptivel para todos....)
Vou adoptar um cão.
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm
Não necessariamente. Isso não é uma "regra", existem imensas excepções daí ser pouco correcto afirmar isso.Penso que um cão grande precisa de mais exercicio que um cão pequeno.
Um york precisa de mais exercício que um S. Bernardo - exemplo ja referido.
Um Dogue Alemão (raça gigante) é um cão muito menos energético quando comparado a outros de raça menor (ex Labrador, Golden, Boxer, etc).
Saudações da J & Isaac
Está a fazer confusão com o tamanho do passo de um cão de grande porte com o tamanho do passo de um cão mini... enquanto um cão de grande porte percorre 10 metros em 5 passadas, um de pequeno porte percorre em 20 passadas, mas a quantidade de exercício não se mede pela distÂncia percorrida, mas sim a intensidade do passeio.alfacinha Escreveu:Desculpe mas nao concordo... Penso que um cão grande precisa de mais exercicio que um cão pequeno. Assim como os de porte médio precisam de mais exercicio que os caes de pequeno porte.dinodane Escreveu: Quanto à necessidade de exercício ela não é proporcional ao tamanho do animal.
Mas claro, tudo depende também de cão para cão. Por exemplo, um Rott precisa de mais exercicio que um yorkshire. (e penso que isto não é questionavel e é perceptivel para todos....)
Opiniões há muitas, mas factos são factos. Se fosse experiente e se já tivesse convivido com muitos cães de várias raças e portes não discordava.
Quer comparar o nível de energia de um jack russel por exemplo, ou de um boxer, de porte um pouco maior, com o de um Dogue Alemão, São Bernardo ou um Terranova?
Ou de um chihuahua com um rottweiler? Ora, não leve a mal mas acho mesmo que não sabe o que está a dizer.
Há cá muitos users que têm cães pequenos e cães de porte grande em conjunto, talvez eles possam cá vir explicar-lhe as diferenças de temperamento, energia e necessidade de exercício para que o possa entender melhor. Eu por mim só posso falar do que tenho em casa e garanto-lhe que já tive um cão que de porte é metade de um DA (um braco alemão) e no entanto exigia muito mais passeio, corrida e estímulo que qualquer dos DA que tive.
Quer comparar o nível de energia de um jack russel por exemplo, ou de um boxer, de porte um pouco maior, com o de um Dogue Alemão, São Bernardo ou um Terranova?
Ou de um chihuahua com um rottweiler? Ora, não leve a mal mas acho mesmo que não sabe o que está a dizer.
Há cá muitos users que têm cães pequenos e cães de porte grande em conjunto, talvez eles possam cá vir explicar-lhe as diferenças de temperamento, energia e necessidade de exercício para que o possa entender melhor. Eu por mim só posso falar do que tenho em casa e garanto-lhe que já tive um cão que de porte é metade de um DA (um braco alemão) e no entanto exigia muito mais passeio, corrida e estímulo que qualquer dos DA que tive.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
dinodane Escreveu:Pretende levar o cão à rua sempre que possível?
Esta não percebi. Ter um cão em apartamente envolve levá-lo à rua para as necessidades, para passeio, para exercício, para sociabilizar VÁRIAS VEZES por dia, não só quando é "possível"...
Eu não fico em casa o dia todo a não ser quando não trabalho como os fins de semana, num fim de semana poderia levar o u cão á rua quase o dia todo e nos dias que trabalho poderia levar antes de ir trabalhar e quando chegar a casa.
Quanto a quem disse que as diferença a nível de despesa entre cães de porte diferente é negligente... não diga isso. Faça as contas só á comida para perceber como é, um cão pequeno come 200 gr ração por dia, um cão grande come 600 ou mais. A diferença é "só" o triplo... mas ok, penso que já entendeu, falaram na desparasitação, o meu por exemplo toma 4 comprimidos onde um canito pequeno toma meio...
Eu não falei de cão grandemas á cães médios que são quase do tamanho dos de porte pequeno penso eu...
Quanto à necessidade de exercício ela não é proporcional ao tamanho do animal.
Qualquer cão pode fugir se andar com ele solto, o que para além de ser ilegal é uma irresponsabilidade.
Há cães e cães. Se um cão for bem habituado penso que não irá fugir do dono! Bem à pouco tempo conheci uma mulher que tinha duas cadelas e andava com elas soltas mas sempre atrás da dona.
Já foi avisado dos perigos, se quer aprender à sua custa, força na maionese...PedroSq Escreveu:
Qualquer cão pode fugir se andar com ele solto, o que para além de ser ilegal é uma irresponsabilidade.
Há cães e cães. Se um cão for bem habituado penso que não irá fugir do dono! Bem à pouco tempo conheci uma mulher que tinha duas cadelas e andava com elas soltas mas sempre atrás da dona.

entao desculpe mas essa sra é inconsciente. Existem inumeros riscos quanto a isso.PedroSq Escreveu:dinodane Escreveu:Pretende levar o cão à rua sempre que possível?
Esta não percebi. Ter um cão em apartamente envolve levá-lo à rua para as necessidades, para passeio, para exercício, para sociabilizar VÁRIAS VEZES por dia, não só quando é "possível"...
Eu não fico em casa o dia todo a não ser quando não trabalho como os fins de semana, num fim de semana poderia levar o u cão á rua quase o dia todo e nos dias que trabalho poderia levar antes de ir trabalhar e quando chegar a casa.
Quanto a quem disse que as diferença a nível de despesa entre cães de porte diferente é negligente... não diga isso. Faça as contas só á comida para perceber como é, um cão pequeno come 200 gr ração por dia, um cão grande come 600 ou mais. A diferença é "só" o triplo... mas ok, penso que já entendeu, falaram na desparasitação, o meu por exemplo toma 4 comprimidos onde um canito pequeno toma meio...
Eu não falei de cão grandemas á cães médios que são quase do tamanho dos de porte pequeno penso eu...
Quanto à necessidade de exercício ela não é proporcional ao tamanho do animal.
Por exemplo:
1) o cao ser roubado ;
2) outros caes "meterem-se" com o seu e gerar-se confusao (e ai pergunto-lhe como os separa sem a trela!)
3) algo/alguem atrair o seu cão. Por exemplo, uma cadela c/cio.
Ok ok, entao desde já peço desculpa pela minha ignorancia no assunto,dinodane Escreveu:Opiniões há muitas, mas factos são factos. Se fosse experiente e se já tivesse convivido com muitos cães de várias raças e portes não discordava.
so queria ajudar

Acho esse comportamento muito pouco cívico, para além de irresponsável. Tenho um cão intolerante com outros machos e sofro bastante com a canzoada solta cujos donos não os conseguem controlar e que acham normalíssimo o animal andar solto.
Se andar com o seu cão solto, no dia em que ele se meta em apuros com outros cães será ele o penalizado. Se ele fugir para ir ter com outro e ficar debaixo do autocarro a culpa é apenas sua e de mais ninguém.
A desculpa de que há quem o faça não serve. Ou há responsabilidade ou civismo ou então o melhor é não ter cão nenhum. Soltar o animal sim senhora em locais onde o possa fazer em segurança e onde o tenha totalmente controlado e não incomode ninguém.
Se andar com o seu cão solto, no dia em que ele se meta em apuros com outros cães será ele o penalizado. Se ele fugir para ir ter com outro e ficar debaixo do autocarro a culpa é apenas sua e de mais ninguém.
A desculpa de que há quem o faça não serve. Ou há responsabilidade ou civismo ou então o melhor é não ter cão nenhum. Soltar o animal sim senhora em locais onde o possa fazer em segurança e onde o tenha totalmente controlado e não incomode ninguém.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Como disse antes eu nunca tive um cão antes mas é óbvio que não vou deixar o cão solto. De vez em quando num lugar que tenho a certeza que não á outros cães o que o animal não vai fugir. Essa senhora tinha os cães soltos mas num parque que até era grandinho em que não havia outros cães e a unica saida era um pequeno portão.dinodane Escreveu:Acho esse comportamento muito pouco cívico, para além de irresponsável. Tenho um cão intolerante com outros machos e sofro bastante com a canzoada solta cujos donos não os conseguem controlar e que acham normalíssimo o animal andar solto.
Eu prefiro sempre avisar: qualquer cão dá muito trabalho, muita despesa e muita preocupação.
Se vale a pena tudo isso? Eu por mim, vale.
Mas convém avisar que a porcaria em casa até ele aprender a ir à rua, vai ser muita, coisas estragadas também conte com isso, cachorro a choramingar porque não quer ficar sózinho, também. Está disposto a ir à rua bem cedo mesmo quando chove a potes e está frio? Todos os dias? E à noite, mesmo antes de deitar, mesmo que não lhe apeteça nada?
E nas férias, tem onde deixar o cão? Sabe o preço dos hotéis de cães?
Um cão é uma companhia incrível, mas é uma grande trabalheira. E quando adoecem, é uma angústia.
Mas convém avisar que a porcaria em casa até ele aprender a ir à rua, vai ser muita, coisas estragadas também conte com isso, cachorro a choramingar porque não quer ficar sózinho, também. Está disposto a ir à rua bem cedo mesmo quando chove a potes e está frio? Todos os dias? E à noite, mesmo antes de deitar, mesmo que não lhe apeteça nada?
Um cão é uma companhia incrível, mas é uma grande trabalheira. E quando adoecem, é uma angústia.
Sei que vai dar muito trabalho principalmente ao principio mas estou disposto a fazer tudo isso e mais alguma coisa.moslie Escreveu:Eu prefiro sempre avisar: qualquer cão dá muito trabalho, muita despesa e muita preocupação.
Passo pelo mesmo filme quando vou passear o meu cão: pareço uma torre de vigia não vá o cão de alguém que anda irresponsavelmente sem trela se aproximar do meu e se habilitardinodane Escreveu:Acho esse comportamento muito pouco cívico, para além de irresponsável. Tenho um cão intolerante com outros machos e sofro bastante com a canzoada solta cujos donos não os conseguem controlar e que acham normalíssimo o animal andar solto.

Agora quanto à escolha do cão, acho não existir muita diferença de despesas entre cão pequeno ou medio, excepto se se pensar por exemplo se tiver pelo curto ou longo. Se não tiver muita disponibilidade de tempo não escolha um cão muito exigente em termos de exercicio.
Se for ao topico das adopções encontra certamente varios cães para adopção mesmo ai em Setubal. E se tiver de vir a Lisboa, também não é o fim do mundo