Treinos, treinadores e técnicas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

terça fev 16, 2010 10:59 pm

TheOne Escreveu:
zeca2 Escreveu:
educar os nossos cães com o minimo de desconforto possivel
Oh diabo, então pelos vistos o famoso "castigo negativo" sempre causa desconforto... claro que é muito mínimo... minimíssimo... e o desconforto foi medido com o "cornómetro"?
Ainda há coisa de 1 hora me aconteceu um episódio caricato... ou não...

Apanhei o meu cão, em flagrante, a destruir literalmente uma almofada que roubou da minha cama, estava toda feita em fanicos, só tive uma solução: mandá-la para o lixo. E o cão? Esse levou uma lambada na fronha... mas foi uma lambada confortável... :roll:
Qual era a solução? Chamá-lo e dar biscoito??? :roll:
Então agora tira a prova dos 9, se acontecer isso outra vez o que fez não resultou, se não acontecer o que fez resultou. Depois pensa, poderia ter feito outra coisa que não envolvesse lambadas??? Se calhar podia, mas assim posso voltar logo a seguir para o computador.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça fev 16, 2010 11:03 pm

doglover80 Escreveu:
Então agora tira a prova dos 9, se acontecer isso outra vez o que fez não resultou, se não acontecer o que fez resultou. Depois pensa, poderia ter feito outra coisa que não envolvesse lambadas??? Se calhar podia, mas assim posso voltar logo a seguir para o computador.
Com um cachorro de 6 meses, é difícil que qualquer ordem ou comando anti-destruição funcione definitivamente :roll:

Podia ter feito algo mais... sim podia, trazer o cão até à Arca de Noé e ler os tópicos sobre treino positivo :lol: Ao lado do pc poderia pôr uma tacinha com biscoitos...
doglover80
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 11:05 pm

TheOne Escreveu:
doglover80 Escreveu:
Com um cachorro de 6 meses, é difícil que qualquer ordem ou comando anti-destruição funcione definitivamente :roll:

Podia ter feito algo mais... sim podia, trazer o cão até à Arca de Noé e ler os tópicos sobre treino positivo :lol: Ao lado do pc poderia pôr uma tacinha com biscoitos...

:lol: :lol: :lol: :lol:
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

terça fev 16, 2010 11:17 pm

doglover80 Escreveu:
zeca2 Escreveu:
educar os nossos cães com o minimo de desconforto possivel
Oh diabo, então pelos vistos o famoso "castigo negativo" sempre causa desconforto... claro que é muito mínimo... minimíssimo... e o desconforto foi medido com o "cornómetro"?
Toma um diazepam que isso passa... começas a cornometrar menos! :D

Claro que já todos perceberam que treinar é colocar o cão numa situação de escolha, existe um stress associado, mas não compares o desconforto do castigo negativo com o do castigo positivo, justifica de forma a que toda a gente ache justificável, usar um castigo positivo numa situação onde um castigo negativo resulta. Se todos concordarem com isso eu deixo de participar no fórum... fazemos assim.

Se tu conseguires que todos concordem que causariam um desconforto fisico numa situação que um desconforto psicológico resulta eu deixo de escrever no fórum.
Pois, pá... aos poucos vais-te descaindo... portanto, segundo as tuas palavras, no famoso treino positivo também há a tal parte negativa... isto é, desconforto para o cão...

Já viste uma fêmea a corrigir os filhos? Má mãe! Causa-lhe tanto desconforto que os pobres vão ficar eternamente traumatizados... e os machos da matilha, quando eles se passam nas brincadeiras, modificam-lhe o comportamento com lambidelas nas orelhas? Pois... rais parta os cães, que ainda não leram os tratados dos dres. não sei quantos...

Eh pá, não vou aceitar o teu desafio, or duas razões:

- não ando aqui para vender o meu peixe, nem quero convencer ninguém nem recrutar fiéis - dou a minha opinião e chega, quem não tiver opinião formada que escolha;

- não suportava que deixasses de escrever aqui no forum, isto é muito mais animado contigo aqui. Dá-me gozo ver os teus orgasmos científicos com esses meros artigos de opinião que vocês aqui transcrevem. Por isso continua que eu aprecio. Mas claro, sem mentirolas que tira credibilidade...
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

terça fev 16, 2010 11:24 pm

Há aqui qualquer coisa estranha.

O desconforto fisico pode causar traumas psicológicos

Então e o desconforto psicológico, não traz qualquer efeito negativo ?

Doglover, a mim, soa-me estranho que alguém ligado à área da saúde tenha a opinião que é preferivel o desconforto psicológico ao desconforto fisico... sinceramente, há aqui qualquer coisa que não joga bem
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
doglover80
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 11:30 pm

zeca2 Escreveu:Pois, pá... aos poucos vais-te descaindo... portanto, segundo as tuas palavras, no famoso treino positivo também há a tal parte negativa... isto é, desconforto para o cão...
Parece que tás com um problema de leitura, já há muito tempo que dissemos que há castigo... por isso se é castigo seria de esperar algo negativo, mas é, como disse, o minimo possivel, é castigo negativo...queres que coloque aqui novamente os quatro quandrantes da teoria da aprendizagem da área do comportamentalismo da psicologia ou não é preciso... tás a querer baralhar tudo e baralhar todos, mas não consegues.

Se quiseres comparar coloca-se um video com castigo positivo e um com castigo negativo.

Sim de facto deve ser mais animado comigo aqui, senão era tudo a dizer o mesmo, mas seria estranho aqui todos dizerem o mesmo quando noutros sitios dizem-se coisas distintas e existem discussões...
doglover80
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 11:37 pm

PaulloSantos Escreveu:Há aqui qualquer coisa estranha.

O desconforto fisico pode causar traumas psicológicos

Então e o desconforto psicológico, não traz qualquer efeito negativo ?

Doglover, a mim, soa-me estranho que alguém ligado à área da saúde tenha a opinião que é preferivel o desconforto psicológico ao desconforto fisico... sinceramente, há aqui qualquer coisa que não joga bem
Como disse uma forista depende do cão. Mas vamos lá a ver o que é que nós fazemos?! O cão está a saltar ficamos impavidos e serenos, o cão fica frustrado de não obter atenção (desconforto), pára de saltar, recebe atenção... da próxima vez, ou melhor ao fim de umas 30 vezes, o cão já não fica frustrado, tem uma opção, porque já sabe o que pode fazer para obter a atenção, poderei ter-me exprimido mal, mas é isto que se trata... o único desconforto que o cão sofre é o de não saber nas primeiras vezes o que esperamos dele e ficar frustrado... depois trata-se de tomar opções.

Em relação ao castigo positivo... o cão salta recebe uma joelhada no peito... resulta muito bem, sei por experiência própria, à terceira joelhada já não salta e recebe a atenção que queria... acho que são visiveis as diferenças ou é só na minha cabeça... se consigo ter cães sem me slatarem para cima, sem distribuir joelhadas, para que é que dou joelhadas???
doglover80
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 11:41 pm

Ah, já agora não fica pela terceira joelhada, de vez em quando tem de se reforçar com uma joelhada novamente em momentos mais eufóricos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça fev 16, 2010 11:43 pm

Ensandeceram todos, só pode.
Não acho isto nada normal!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PaulloSantos
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 11:45 pm

Doglover

Isto realmente causa-me alguma confusão... vejamos a seguinte situação:

Há uns meses atrás, o meu Bulldog, que por sinal nem é nada teimoso, embora as pedras consigam obedecer melhor que ele, lembrou-se de, à hora das refeições, empoleirar-se num de nós (eu, a minha mulher ou o miudo).

Optei por ignorar, entendendo que este seria o comportamento que se adequaria à situação.

Durante mais de uma semana ele manteve este tipo de comportamento sem alterar uma virgula... rodava em volta da mesa e corria-nos a todos.

Entendi então que, ignorar aquele comportamento indesejado, não estava a resultar, e claro, recorri ao belo NÂO e à boa da palmada (que lhe devia ter dado à uma semana atrás)

O comportamento pura e simplesmente desapareceu e voltou ao que fazia anteriormente... sempre que nos sentamos para comer, ele dirige-se à tigela dele e voilá, serve-se.

Segundo aquilo que entendo do seu médoto, seria preferivel, manter a situação por tempo indeterminado, ignorando o cão, causando-lhe ansiedade/stress, do que resolver o assunto de modo rápido, imediato, e sinceramente, eficaz.

Acha mesmo que o meu cão ficou traumatizado ?
Última edição por PaulloSantos em terça fev 16, 2010 11:55 pm, editado 1 vez no total.
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
TheOne
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 11:55 pm

PaulloSantos Escreveu:Doglover

Há uns meses atrás, o meu Bulldog, que por sinal nem é nada teimoso, embora as pedras consigam obedecer melhor que ele, lembrou-se de, à hora das refeições, empoleirar-se num de nós (eu, a minha mulhor ou o miudo).

Optei por ignorar, entendendo que este seria o comportamento que se adequaria à situação.

Durante mais de uma semana ele manteve este tipo de comportamento sem alterar uma virgula... rodava em volta da mesa e corria-nos a todos.

Entendi então que, ignorar aquele comportamento indesejado, não estava a resultar, e claro, recorri ao belo NÂO e à boa da palmada (que lhe devia ter dado à uma semana atrás)

O comportamento pura e simplesmente desapareceu e voltou ao que fazia anteriormente... sempre que nos sentamos para comer, ele dirige-se à tigela dele e voilá, serve-se.

Segundo aquilo que entendo do seu médoto, seria preferivel, manter a situação por tempo indeterminado, ignorando o cão, causando-lhe ansiedade/stress, do que resolver o assunto de modo rápido, imediato, e sinceramente, eficaz.

Claro que ficou... tens dúvidas? 8)
doglover80
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 11:55 pm

PaulloSantos Escreveu:Doglover

Há uns meses atrás, o meu Bulldog, que por sinal nem é nada teimoso, embora as pedras consigam obedecer melhor que ele, lembrou-se de, à hora das refeições, empoleirar-se num de nós (eu, a minha mulhor ou o miudo).

Não Paulo, em primeiro lugar o seu cão não ficou traumatizado e o cão é seu por isso você faz o que quer, eu não vou estar a julgá-lo.

Apenas acho que existem maneiras melhores. Para mim no seu caso acho que deveria ter uma conversa com o seu miudo e a sua mulher para saber qual deles reforçou esse comportamento e às suas escondidas continuou a reforçá-lo enquanto você o ignorava.

Se não foi esse o caso, e confia sem sombra de dúvida que todos estão na mesma frequência em termos de educação do cão, então ensinaria ao cão um comportamento incompativel... aliás há pouco tempo fi-lo.

Tenho uma cadela em casa que nunca tinha vivido em casa, claro que quando entrou em casa enquanto comiamos pendurou-se na mesa, literalmente, o que fiz foi ir buscar um tapete e reforcei o estar deitada no tapete... passados três dias ficava durante toda a refeição deitada sem recompensas... e não sai dali... por isso sem querer estar a mania de superioridades, faça como entender, o seu cão não ficou marcado para a vida, e se você acha que fez o mais apropriado tudo bem.
Última edição por doglover80 em terça fev 16, 2010 11:57 pm, editado 1 vez no total.
TheOne
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 11:57 pm

doglover80 Escreveu:
Não Paulo, em primeirolugar o seu cão não ficou traumatizado e o cão +e seu por isso você faz o que quer, eu não vou estar a julgá-lo.

Apenas acho que existem maneiras melhores. Para mim no seu caso acho que deveria ter uma conversa com o seu miudo e a sua mulher para saber qual deles reforçou esse comportamento e às suas escondidas continuou a reforçá-lo enquanto você o ignorava.

Se não foi esse o caso, e confia sem sombra de dúvida que todos estão na mesma frequência em termos de educação do cão, então ensinaria ao cão um comportamento incompativel... aliás há pouco tempo fi-lo.

Tenho uma cadela em casa que nunca tinha vivido em casa, claro que quando entrou em casa enquanto comiamos pendurou-se na mesa, literalmente, o que fiz foi ir buscar um tapete e reforcei o estar deitada no tapete... passados três dias ficava durante toda a refeição deitada sem recompensas... e não sai dali... por isso sem querer estar a mania de superioridades, faça como entender, o seu cão não ficou marcado para a vida, e se você acha que fez o mais apropriado tudo bem.
desculpem mas... LLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Oh Paulo, vai lá educar a tua mulher e o teu filho fáxavor :lol:
PaulloSantos
Membro Veterano

terça fev 16, 2010 11:59 pm

TheOne Escreveu: Claro que ficou... tens dúvidas? 8)
O problema é que, eu percebi pela resposta anterior do Doglover, que ainda não tinha lido antes de colocar esta situação, que para ele, seria de continuar a ignorar o cão até que ele compreendesse.

No entanto, um comportamento vindo do nada (como surgem muitos comportamentos) poderia agravar-se.

Ao fim de uma semana, o belo do Bulldog, como via que ninguém lhe ligava, era capaz de pensar que, em vez de estar apenas empoleirado, seria melhor saltar para o meu colo, já que eu não o estava a ver bem.

E depois claro, como estava ali tão perto do meu pratinho, vai de papar o meu jantar e eu só tinha de me aguentar.... ia lá agora traumatizar o pobre do animal.

Um dia ele iria entender que, de tanto lamber os pratos, estava a ser explorado... lavava a loiça e ninguém lhe pagava.
<p> </p>
TheOne
Membro Veterano

quarta fev 17, 2010 12:01 am

PaulloSantos Escreveu:
TheOne Escreveu: Claro que ficou... tens dúvidas? 8)
O problema é que, eu percebi pela resposta anterior do Doglover, que ainda não tinha lido antes de colocar esta situação, que para ele, seria de continuar a ignorar o cão até que ele compreendesse.

No entanto, um comportamento vindo do nada (como surgem muitos comportamentos) poderia agravar-se.

Ao fim de uma semana, o belo do Bulldog, como via que ninguém lhe ligava, era capaz de pensar que, em vez de estar apenas empoleirado, seria melhor saltar para o meu colo, já que eu não o estava a ver bem.

E depois claro, como estava ali tão perto do meu pratinho, vai de papar o meu jantar e eu só tinha de me aguentar.... ia lá agora traumatizar o pobre do animal.

Um dia ele iria entender que, de tanto lamber os pratos, estava a ser explorado... lavava a loiça e ninguém lhe pagava.
AHAHAHAHAAHAHAHAHHAHAH

Opá tou mesmo a imaginar-te à mesa com o teu cão ao colinho, de babete, a comer do teu prato... LOLOLOLOLOL
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”