Técnicas de treino aversivas estimulam agressividade

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mar 03, 2010 7:01 am

“This study highlights the risk of dominance-based training, which has been made popular by TV, books and punishment-based training advocates,”Herron said. “These techniques are fear-eliciting and may lead to owner-directed aggression.”
Não se trata apenas do povinho bruto - acham que o bruto da esquina vai a consultas veternárias comportamentais ? - mas de pessoas enganadas pela televisão e livros do tipo César Millan, como muito bem sabem e que também recorrem a treinadores certificados como aquela mulher de que falei no outro tópico e tantos outros que andam por aí cheios de "teoria da dominância".

Os advogados do treino tipo Millan tem reponsabilidades nesta realidade.
A história aqui contada do Muni é, por este motivo, reveladora.
O cão aumentou de agressividade - de início só rosnava e acabou a morder os donos - com os métodos ensinados.

Não vale a pena fingir que esta realidade é exclusiva dos EUA ou de alguns brutos,esta realidade existe e os donos que procuram treinadores ou pensam treinar de moto próprio devem ser avisados.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta mar 03, 2010 8:40 am

aisd Escreveu: A história aqui contada do Muni é, por este motivo, reveladora.
O cão aumentou de agressividade - de início só rosnava e acabou a morder os donos - com os métodos ensinados.
Ó aisd, acredita mesmo que o Muni existe? :lol: :lol: :lol:
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
PAUL0SANT0S
Membro Júnior
Registado: terça mar 02, 2010 7:49 pm

quarta mar 03, 2010 10:19 am

Fjjord Escreveu:
aisd Escreveu: A história aqui contada do Muni é, por este motivo, reveladora.
Ó aisd, acredita mesmo que o Muni existe? :lol: :lol: :lol:
É fantástico, não é fjord ?

O que faz uma história contada por algém que em 10/15 posts, tanto se intitulou homem, como mulher... tanto recorreu a treinadores, como nunca o fez... tanto não conhecia nenhum método de treino, como corria todos os seminários de treino positivo.

Mas ficou a belissima história do Muni.
<p class="MsoNormal"><strong style="">Paulo Santos</strong></p>
bastet1
Membro Veterano
Registado: sábado set 23, 2006 11:55 pm

quarta mar 03, 2010 12:20 pm

aisd Escreveu:
Não se trata apenas do povinho bruto - acham que o bruto da esquina vai a consultas veternárias comportamentais ?
claro que vai a consultas vet. comportamentais, estamos a falar de consultas gratuitas ( ou a preços muito simbolicos ) feitos numa universidade para efeitos de inquérito e pesquisa.

se o objecto do estudo é a agressividade e suas causas é apenas normal que estes animais tenham sido educados de forma agressiva ou violenta.

mas isto não revela que seja esta a realidade mais comum ( felizmente ) mas apenas uma franja da população canina e dos respectivos donos.

a interpretação de dados estatisticos não deve ser manipulada.

foram estudados 140 casos num universo de milhoes... qual é a relevancia destes dados?

que violencia gera violencia? verdade ( e muito linear, diga-se ).

que este cenário é o mais generalizado entre donos de animais de companhia? mentira.
<strong>Veni, vidi, vici </strong>- J&uacute;lio C&eacute;sar ----------------------------------------------------

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 29317&nbsp;
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta mar 03, 2010 12:38 pm

Embora a recorrência do tema já se me afigure pouco menos que intragável (dado que as várias posições já ficaram plenamente definidas), vou mais uma vez deixar aqui algumas considerações sobre o assunto, e espero sinceramente que seja pela última vez, e sobretudo que o tópico não descambe para insultos e acusações gratuitas.

1. Qualquer tipo de treino baseado em aversivos acarreta os riscos de: fomentar a agressividade do cão; fomentar a submissão extrema do cão. E mais do que risco, provoca certamente uma falta de atitude do cão, com pouco entusiasmo e sobretudo prazer no trabalho. É um tipo de treino indesejável, fora de moda e que ainda não vi ninguém defender aqui no forum.

2. Pessoalmente acredito na teoria da dominância inter-específica. Mas estabelecer a liderança raras vezes exige confrontação física - baseia-se, isso sim, na correcta manipulação dos recursos e, sobretudo, na coerência. Convém a propósito ter presente que o cão espera do líder não apenas o comando da relação, mas também protecção e satisfaçao das necessidades. Quando há tempos disse que a despersonalização do castigo permite um reforço da relação cão/guia, estava a referir precisamente estes últimos aspectos.

3. O artigo em causa refere que os donos procuravam soluções para problemas de agressividade dos seus cães - logo, a agressividade já existia, não foi provocada pelo treino.

4. Tentar resolver um problema de agressividade imediatamente através do uso de aversivos e de estratégias directas de confrontação parece-me realmente errado. É preciso, antes de tentar qualquer estratégia, conhecer as causas dessa agressividade, o seu tipo, e sobretudo qual a responsabilidade do dono na situação. Uma má gestão da relação por parte do dono, ainda que normalmente com boas intenções, pode ser a raiz do problema. Portanto, nestes casos, todo o cuidado é pouco e é necessário avaliar bem a situação antes de escolher a estratégia adequada.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mar 03, 2010 1:07 pm

Vamos lá a ver - eu, pessoalmente não me oponho ao uso de meios aversivos quando se trata de cães das forças policiais, cães de guarda, etc.
Estou convencida que os treinadores sabem que o cão pode ficar mais agressivo quando sujeito a certas técnicas, mas é de esperar que estes cães sejam agressivos - em serviço não podem ser mimalhos e doces, não é verdade ?

O problema reside em usar as mesmas técnicas com o bóbi lá de casa que deve ser mimalho e doce com toda a gente, com os gatos, com outros cães e etc.
Neste caso não há necessidade -e, penso eu, não é desejável - de usar técnicas que se destinam a obter respostas imediatas e expectáveis mas que, por outro lado, podem ter consequências negativas.

A propósito cito
Hire a trainer who has extensive knowledge about your dog's breed and your specific goals for training. This trainer will know what training tools and techniques are needed for your dog.
Penso que, hoje em dia, não existe um único método de treino aplicável a todos os cães e para todos os propósitos.
Existem miscelanêas de métodos adaptadas a cada situação e a cada cão.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

quarta mar 03, 2010 1:40 pm

Penso que, hoje em dia, não existe um único método de treino aplicável a todos os cães e para todos os propósitos.
Existem miscelanêas de métodos adaptadas a cada situação e a cada cão.
Scho que esta citação permite consenso entre todos.
Última edição por zeca2 em quarta mar 03, 2010 6:00 pm, editado 1 vez no total.
PAUL0SANT0S
Membro Júnior

quarta mar 03, 2010 1:40 pm

aisd Escreveu:Vamos lá a ver - eu, pessoalmente não me oponho ao uso de meios aversivos quando se trata de cães das forças policiais, cães de guarda, etc.
Estou convencida que os treinadores sabem que o cão pode ficar mais agressivo quando sujeito a certas técnicas, mas é de esperar que estes cães sejam agressivos - em serviço não podem ser mimalhos e doces, não é verdade

Mas desde quando é que um cão de guarda ou um cão pertencente às forças policiais, é de esperar que seja agressivo.

Não consigo estabelecer um relacionamento entre agressividade e trabalho.
JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

quarta mar 03, 2010 1:56 pm

PAUL0SANT0S Escreveu: Mas desde quando é que um cão de guarda ou um cão pertencente às forças policiais, é de esperar que seja agressivo.

Desde nunca. Mas uma pessoa pouco informada vê um cão desses a trabalhar e em vez de ver "drive" deve ver agressividade. Suponho eu...
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
PAUL0SANT0S
Membro Júnior

quarta mar 03, 2010 2:12 pm

JonhyRico Escreveu:
PAUL0SANT0S Escreveu: Mas desde quando é que um cão de guarda ou um cão pertencente às forças policiais, é de esperar que seja agressivo.

Desde nunca. Mas uma pessoa pouco informada vê um cão desses a trabalhar e em vez de ver "drive" deve ver agressividade. Suponho eu...
Exacto.

O problema é que as pessoas misturam alhos com bugalhos e tiram daí conclusões erradas.

Se levarmos isto para o plano pessoal, temos a resposta para algumas das situações/problemas que vão surgindo com o comum dos donos e que ocorrem devido à falta de conhecimentos na abordagem/leitura que fazem sobre determinado comportamento do seu cão.
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

quarta mar 03, 2010 3:05 pm

Desculpem intrometer-me para não dizer nada, mas apenas para congratular-me (até agora) com o tom em que vai correndo este tópico.

Assim sempre se aprende alguma coisa, que é esse o meu (e o de muitos, suponho) objectivo ao ler este tipo de tópicos.

Espero que assim continue.

Obrigado
Responder

Voltar para “Cães”