Revista Focus - A Resposta 'inteligente' de Paulo Caetano

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta abr 17, 2002 12:49 am

Olá,
Acho de extrema importância que se atente a esta passagem da resposta do Paulo Caetano:
Em relação à conversa com celso alves, fui completamente rigoroso. Aliás, tenho como testemunha o fotografo que me acompanhou. E como o visado não reclamou, nem protestou ... deve identificar-se com aquilo que afirmou e foi transcrito. Parece-lhe lógico, não?
Parece-me que não deixa de ser relevante....por isso eu acho que o Celso Alves deveria fazer realmente qualquer coisa!
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta abr 17, 2002 1:04 am

Vai dormir, que já são horas! ;)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 17, 2002 1:18 am

Estas coisas irritam-me :evil:
Não resisti e já enviei outro mail:
Boa noite,
Estou a escrever-lhe novamente pois tive conhecimento de que respondeu a alguns mails semelhantes ao meu em termos igualmente deselegantes e rudes.
Não obstante as respostas que essas mesmas pessoas decerto lhe enviarão, e que V.Exa optará porventura por ignorar, achei que era meu dever de 'bom samaritano' esclarecer algumas 'confusões' que parecem persistir na sua cabeça!
1º Os protestos que lhe foram enviados (pelo menos o meu e o de mais algumas pessoas que tive conhecimento) surgiram na sequência de uma tomada de posição NUM FORUM PÙBLICO por parte do Sr. Celso Alves dizendo que a vossa 'reportagem', ou 'entrevista, ou como lhe queira chamar ( até porque a mim ocorrem-me outros nomes menos 'bonitos'), foi uma deturpação completa do que ele disse.

2º Não sei porque insiste V.Exa em mencionar a revista Cães e Companhia! Eu pessoalmente não a leio, e julgo que muitos do que gostam de verdadeira informação de interesse sobre cães também não o fazem! De qualquer forma, ficaria muito mais preocupado se me acusasse de ler a MARIA ou a ANA ou a NOVA GENTE ou a MULHER MODERNA ou outra qualquer publicação do genero, embora eu esteja certo que estes serão, segundo os critérios de V.Exa., todos bons exemplos de "jornalismo isento e de qualidade"!!!
Um dia destes, o grupo de que a Revista FOCUS faz parte vai chegar à conclusão que uma revista sobre cães até dá $$$$$..... porventura será V. Exa convidado para fazer lá o seu jornalismo de 'cólidade'.

3º Constato que a redação da Revista Focus, em nome da qual assumo deste já que o Sr. se manifesta, se permite a dirigir-se aos seus leitores ( embora no meu caso se trate de um ex-leitor) nos termos deselegantes e rudes em que V. Exa o faz. É verdadeiramente triste que uma pessoa que se diz jornalista, não tenha o brio de saber um pouco de deontologia profissional ou de educação. A Focus tem responsabilidades perante aqueles para quem escreve e que a lêm..... nós, que lhe estamos a escrever hoje, amanha, e depois de amanhã, somos esses leitores! Nestes momentos não sou apenas o Paulo C., sou um 'leitor da Focus', e como tal esperaria um pouco mais de respeito.

Fique bem
Paulo C.
Olá Florinda,
Não devia estar a trabalhar a esta hora? ;)
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta abr 17, 2002 1:29 am

Mas eu estou a trabalhar! Quero dizer... mais ou menos... ;)

Quanto a esse pseudo-jornalista da Focus, acho graça que diga que a revista escreve para gente séria. Se o que ele fez é um trabalho sério...

Fica bem

Florinda Lopes
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 17, 2002 9:37 am

Olá,
Achei interessante divulgar que não estamos sozinhos no nosso protesto. Até de além-mar (Brasil) já se enviam protestos para a Focus! Vejam a Título de exemplo este protesto, de bastante valor, que foi enviado por Bruno Tausz:
http://linux.braslink.com/forum/bruno2/ ... /2134.html

Bruno Tausz, como poderão ver no texto anexo, é :
Etólogo - escritor especializado em Cinologia, Etologia, Comportamento e Psicologia animal.
Autor de: Adestramento Sem Castigo, O Rottweiler e Dicionário de Cinologia.
Consultor da Revista Cães&Cia
Consultor da Revista O Rottweiler - APRO.
Consultor da Revista Eletrônica SaúdeAnimal.
Consultor da Revista Eletrônica AnimalWorld.
Consultor da Revista Eletrônica VidaDeCão.
Árbitro de Todas as Raças da CBKC.
Árbitro de Adestramento e Trabalho da CBKC

Será que para o Sr. Paulo Caetano ele é suficientemente credenciado?!!!

Um abraço a todos
Paulo C.
agarcia
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 9:47 am

quarta abr 17, 2002 9:41 am

Caros Amigos e caro wreckless,

Ver carta de um Rottweiler:
http://www.amigodorottweiler.com./index1.php
>selecionar monitor c/ imagem de um Rottweiler na página e c/ os
dizeres por baixo de "carta de um Rottweiler". Um abraço grande e o meu obrigado.

Resposta aos emails "ofensivos" do Jornalista da Revista FOCUS:

Os Homens que mais se orgulham de conhecer
o que lhes é permitido ignorar, são aqueles que menos
sonham em instruir-se daquilo que é vergonhoso não saber.

Resposta aos emails por todos enviados, ao Jornalista / Revista FOCUS:

Não devemos nunca descer ao nível da Inteligência dos outros,
mas devemos facilitar-lhes o meio de subirem ao nível da Nossa.

Resposta a PauloC, CNogueria e KROZ:

Quando se tenta ensinar um Porco a cantar,
perdemos o nosso tempo,
e sujeitamo-nos ainda ao Porco se chatear.

Antes de terminar se me permitem! Sr. Jornalista, conhece BISMARCK ou Noel Clarasó?
Não, não, não são Rottweilers, são escritores que lhe aconselho como atenta leitura.
Sim, porque óbviamente não o aconselho a escrever, pois certamente é-lhe mais fácil ler,
porque ler é pensar com cabeça alheia, em vez da própria! Um seu dom.

A todos sem excepção, os meus melhores cumprimentos.
A.Garcia
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta abr 17, 2002 10:46 am

O homem não desiste!!

Eis a resposta doSr.Paulo Caetano:

A esquizofrenia - quando detectada a tempo - tem tratamento. Por muitos factos que lhe apresentem continuará sempre a defender que a Razão e a Verdade estão do seu lado e é a própria realidade que se enganou .... Não julge os outros pela sua própria e limitada bitola! Quando a celso alves mantenho o que disse: transcrevi as suas declarações, tenho testemunhas da conversa - talvez o seu vasto conhecimento sobre cães seja tanto que não lhe permitam ter neurónios livees para conhecer as pessoas, mas adianto que os fotógrafos não são surdos - e o próprio nunca desmentiu ... vamos a sua cabeça vai certamente culpar-me disso ... Aproveito para lhe dizer que sobre a minha capacidade profissional você não sabe nada: só leu um texto que contestou os seus interesses - obscuros ou não - pessoais. Não conhece mais nada sobre mim porque nos últimos 13 anos não deve ler jornais de referência, revistas prestigiadas ou programas televisivos de informação ... senão conheceria um pouco do meu trabalho. De si é que nada sei ... a não ser que tem a pretensão de saber de cães ... talvez tenha lido um ou outro livro de obscuros e duvidosos autores e agora acha que é uma sumidade no assunto!
A minha resposta e espero que seja a última... :

Caro Paulo Caetano,

Quando alguém não tem mais argumentos para
defender a sua posição, seguem-se os ataques
pessoais e mesquinhos que nada têm a ver com o
assunto em discussão.
A ignorância também tem cura, basta estudar.
Ambos sabemos que o caminho para o jornalismo é
um dos mais fáceis, mas não irei por esse
caminho, pois o meu objectivo não é atacar o Sr.
Paulo Caetano mas sim a entrevista escrita pelo
Sr. Paulo Caetano.
Não julgo ninguém pela minha "bitola", julgo
sim, pelo que li. Contra isso, você não tem
argumentos. Assim como não tem argumentos contra
a posição de Celso Alves que como já lhe disse
mais do que uma vez, afirmou em público a
falsidade dessa entrevista. Provávelmente você
não tem culpa, provávelmente ouviu mal... sim...!
Não sei nada sobre o seu trabalho a nível
geral, mas nem preciso de saber o que fez nestes
últimos 13 anos, pois o que fez neste mês já me
mostrou o que precisava de saber acerca da sua
maneira de trabalhar.
Repare que necessita de afirmar que fez
trabalhos em revistas ou jornais de referência,
sei lá, para me mostrar o seu "bom" jornalismo.
Se essas revistas de referência são como a Focus,
então está tudo dito.
Nunca referi ser um entendido no assunto,
apenas referi saber mais que você. Mas um mero
leigo nestes assuntos provávelmente sabe mais que
você. E não leio livros deste assunto. O que sei
aprendo através da experiência pessoal, você sabe
o que leu algures ou o que a sua imaginação
fértil o levou a escrever.
Caro Paulo, com este seu último mail de
ataques pessoais, já me deu a razão, e já me
mostrou aquilo que eu procurava saber. Não se
ocupe em me responder pois não necessito.
Adverto-o que ao responder de tais modos rudes e
agressivos através de um mail de uma empresa, faz
com que este mail, não seja pessoal, mas sim
profisional, ou seja, pode ter que vir a
responder perante entidades competentes, e você
deve saber quais as entidades que regem a
comunicação social.
Provávelmente existe por aí algures uma caça a
bruxas... vá fazer a reportagem...
Zita
Membro Veterano

quarta abr 17, 2002 12:32 pm

Olá,

li toda esta troca de emails e apoio vivamente o PauloC.
já agora gostaria de saber que revistas fidedignas ou outras publicações
existem sobre cães.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta abr 17, 2002 1:20 pm

Olá Paulo,
espero que esteja tudo bem contigo e com os respectivos amigos de 4 patas e não só....
Eu sei que já não escrevo faz bastante tempo...

Pois bem, eu fui contactada pelo senhor paulo caetano na semana anterior a ter saído o artigo... Fui contactada porque ele queria falar e fotografar pessoas que fossem proprietarios de cães das raças consideradas perigosas.... Fiquei em "pulgas" porque era uma grande oportunidade de contribuir para que se começasse a ver estas raças com outros olhos e que se abandonasse a ideia de que existem raças perigosas. Como o Sr Paulo caetano me disse que teria que ser para o proprio dia, consegui juntar um grupo de varios amigos que tiveram disponibilidade e que têm alguns exemplares das raças solicitadas e que tinham até treinado os seus amigos na mesma escola canina onde também eu treinei os meus, juntámo-nos todos ás 19:30 e a entrevista terminou por volta das 22:00... Houve N demonstrações do que são estas raças quando os exemplares ficam em boas mãos... Houve varias fotos tiradas, etc, etc.... Fiquei maravilhada com a disponibilidade do jornalista para ouvir, escrever, relatar e fotografar. No final até disse que estas raças precisam de ajuda para serem julgadas justamente e etc.... E depois passada +/- uma semana fui comprar a revista......

EU NEM CONSEGUI ACREDITAR!!!!!!!!! PARECIA O JORNAL INCRIVEL!!!!

Eu nem consegui acreditar naquilo que estava a ler........
Mas no dia a seguir o Sr. Paulo Caetano, voltou a contactar...
Pedindo desculpa por não ter saido nada na revista e que o trabalho dele foi todo mexido e obrigado a ser reduzido, pois tinha direito a 4 paginas inicial mente e que tinha só ficado com direito a 3.......... Eu acho que tive cerca de 1 hora aotelfone a explicar-lhe o tão desiludida que tinha ficado e que nunca pensei que uma revista como a FOCUS poderia elaborar um artigo de tão má qualidade e de tão pouca verdade como aquele.....
Mas a indicação que me foi dada, foi que iria ser feito novo artigo e que se iria voltar a pegar naquela matéria....

Fiquei muito indignada e penso que toda a gente se deveria manifestar contra esta situação. eu propria já enviei 2 documentos para a revista em conjunto com outras pessoas. Um sobre a verdade da noticia dos boxers que mataram o miudo, que mais uma vez foi indicado uma mentira porque os boxers foram declarados inocentes neste caso pelo juiz e outro contendo a minha indignação toda e mais alguma.

Muito obrigado por pela atenção, foi só um desabafo....

Joana Gonçalves
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

quarta abr 17, 2002 2:21 pm

Viva,

Fica aqui o conteudo do e-mail que enviei para a revista Focus.

"Exmo(s). Sr(s).

Infelizmente, o ataque de cães a pessoas acontece com alguma frequência. Contudo, os mesmos surgem associados a raças diversas, ou por vezes a nenhuma raça específica.

Se houvesse uma estatística, certamente as raças ditas perigosas não estariam no topo da lista. Uma criadora de cocker’s que conheci, relatou-me que foi mordida na cara com violencia. Isto aconteceu com um cão seu e frequentador diario da casa. Ainda hoje a marca é visivel. A mesma pessoa relatou-me também, um ataque similar a uma criança que brincava na praia.

À cerca de um mês, a poucos metros de onde me encontrava, assisti a uma mordida de um Labrador a uma senhora. Será que estes três casos fazem do Labrador ou do Cocker um animal potencialmente perigoso. Sabemos que não.

Estou totalmente de acordo com a divulgação de ataques de cães, desde que os mesmos sejam efectuados de forma isenta. Acima de tudo que essa mesma divulgação sirva para identificar os problemas originados pelos donos e ou pelos criadores pouco crediveis.

O factor “moda” leva a que compradores caprichosos e criadores de quintal contribuam de igual modo para o número crescente deste tipo de noticias. Os primeiros compram sem qualquer conhecimento sobre a raça, enquanto os últimos reproduzem sem escrúpulos e com fins meramente financeiros.

Um Rottweiler ou outro cão de origens credíveis e cujo o carácter não tenha sido modificado, é sem dúvida um cão de confiança. Uma boa socialização, a par de uma obediência básica rigorosa é suficiente para termos um cão estável e meigo.

O sensacionalismo depreciativo à volta da raça Rottweiler ou de outras raças ditas perigosas continua a despertar interesses. Os factos que estão por detrás de um ataque raramente são analisados e discutidos pela comunicação social. Esta situação leva a que pessoas menos informadas e susceptíveis comecem a descriminar raças, bem como a que continuem a existir donos irresponsáveis. Estes últimos são os principais causadores das tristes histórias que vamos conhecendo.

A catalogação por vós efectuada a algumas raças, tais como o Boxer (o descontrolado), Doberman (o guarda), Pitbull (o combatente), Rottweiler (o gladiador) e Bullterrier (o teimoso), é lamentavel. Principalmente, aliada á vossa opinião pouco qualificada sobre o temperamento de cada um deles.

A vossa afirmação de que a Policia, apenas utiliza os Pastores Alemães, dado tratar-se de uma raça segura, mais uma vez parece-me ser a vossa opinião. Frequento estádios de futebol e cruzo-me com Rottweiler’s com muita frequência. Lembro-vos de uma noticia recente em que um colega vosso de profissão, foi mordido por um Pastor Alemão enquanto efectuava uma reportagem num estádio de futebol. Lembram-se?...Penso que sim.

Tendo mudado recentemente de casa, fui acusado das crianças já não terem gosto de brincar na rua. Só de saberem da presença dos meus cães no quintal, para nada têm vontade. Ao questionar sobre o porquê, foi-me respondido que toda a gente sabe, quer através dos jornais e TV, que os Rottweiler’s são perigosos e inimigos das crianças. Artigos apresentados da forma como a Revista Focus o fez, contribuem de forma directa para este tipo de ignorância.

Felizmente a sensibilidade das crianças fala mais alto do que a maldade dos adultos. Domingo passado, na minha rua as crianças jogaram à bola bem perto dos meus cães. A indiferença de ambas as partes foi total. Era uma vitória anunciada.

Já que as raças ditas perigosas são tão agressivas como alguns jornalistas querem fazer crer, deveria também ser noticia, os proprietários que as tem nas suas casas e em conjunto com crianças. Afinal, é a mesma coisa que ter um Leão ou um Tigre da Malasia.

Com os melhores cumprimentos

Cláudio M. Nogueira"
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta abr 17, 2002 2:56 pm

Olá Joana :D
pois tinha direito a 4 paginas inicial mente e que tinha só ficado com direito a 3..........
Bem .... Então se o artigo fosse de 4 paginas , como incialmente estava previsto (??) , 3 delas seriam só a criticar, a inventar historias sem fundamento, e a outra pagina, a quarta, seria a dizer a verdade ??
E, só por coincidência, as três que ficaram, foram as ........

Sem duvida, um exemplo de um bom jornalista, muito realista, sem exageros nem sensacionalismos !!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Elsa
Membro Veterano

sexta abr 19, 2002 7:00 pm

Realmente esse Paulo Caetano é um escroque de 1ª!!! :evil:
Quem é que ele pensa que é?
Também vou manda-lhe um mail!

A todos os que protestaram...FORÇA pessoal!!! Esse fulano precisava de ouvir que é um nojento de um acéfalo, presunsoso e outras coisas....
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

sexta abr 19, 2002 8:13 pm

Concordo mesmo com a Elsa!!
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

sexta abr 19, 2002 8:18 pm

(Desculpem pelo o meu 1º reply!eu queria responder o que eu disse a outra mensagem posta no forum!)
tom
Membro
Localização: bulldog americano,iguana,peixes,pavões, varias especies de patos etc

sexta mai 03, 2002 4:22 pm

só estou a enviar esta mensagem para ver se o pessoal não se esquece do assunto. eu já enviei vários mails para a focus. quando é que sai o desmentido para limpar a imagem do Sr. Celso Alves. espero que ele resolva isto rapidamente pq como diz o ditado quem cala consente.
Responder

Voltar para “Cães”