Afinal os animais chipam-se para quê?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta ago 14, 2003 9:17 am

O CasadeAnaval tem que ser sempre radical :( Não tem obrigação, mas será melhor recolher um animal do que o deixar na rua á fome, sede, frio, etc. Não deve ter lido o meu post todo já que disse que se deve procurar o legítimo dono, mas não pode haver uma obrigação por parte de quem recolhe o animal em procurar o dono...quem tem obrigação de procurar o animal é o seu dono. :o :o :o
Não precisa ser tão radical, e o meu post dirigia-se á anjaazul pelo facto de dizer que quem recolhe nem se preocupa em procurar, há quem se preocupe, e há quem não queira saber e como bom portuga pense que achado não é roubado. ;)
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta ago 14, 2003 9:26 am

Não sei se sabe mas quem recolhe um animal torna-se responsável por ele, radical será quem diz que quem apanha um animal já fez a sua obrigação em o apanhar.

Não eiste obrigação de apanhar animais, trata-se de livre arbítrio.

Afinal, se se apanha é para se tratar bem. Obrigação de procurar ou não ? Isso já deixo com a sua consciência. Suponho que se um dia destes perder um animal seu não se vai importar muito que quem o encontre pense que por o guardar do frio já faz a obrigação.

Pelo que diz vejo que nems e importa em ir ao veterinário ver se o animal está chipado. Se como algumas pessoas defendem, fosse obrigatório os veterinários passarem com o leitor em todos os animais, quer os donos quisessem ou não, ia ser giro ver como justificava a posse de uma "coisa" pertencente a outrém... :D
Última edição por CasadeAnaval em quinta ago 14, 2003 9:38 am, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sojo
Membro Veterano
Registado: quarta abr 24, 2002 5:10 pm

quinta ago 14, 2003 9:36 am

CasadeAnaval, lá voltamos nós ao mesmo é obvio que quem recolhe fica responsável, eu lá tenho a Magie em casa, trato dela, dou-lhe de comer, carinho passeio-a levei-a ao vet, comprei-lhe trela, comedouro, etc, estou a tratar dela o melhor que posso e sei...meti anúncios em vários sítios para o dono saber que a tenho, mas ninguém está interessado no assunto. Agora o que eu quero dizer é que tem que haver interesse por parte do ligítimo dono em procurar o seu cão e esse sim é que não deve olhar a meios para o procurar. Se perde-se um dos meus cães procurava-o em todo o lado com anúncios até pelo país todo e se quem o encontrou nada fizesse a nível de divulgar que o tinha recolhido eu esperava pelo menos que reagisse aos meus apelos e mo devolvesse. Eu acho, ou se calhar são os meus 25 anitos ingénuos, que quem recolhe um animal da rua tem sempre intenção de o tratar bem. E não vale a pena continuarmos com o assunto, acho que estamos do mesmo lado só não nos expressamos da mesma maneira. ;)
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta ago 14, 2003 9:50 am

CasadeAnaval: isto é mexer num ninho de vespas :| mais valia ter ressuscitado um dos posts antigos sobre este assunto.

Já todos sabem qual é a minha opinião. Penso que a identificação por tatuagem é muito mais eficiente e prática, pois pode ser identificada em qualquer lugar. É também aceite para o registo no LOP, em igualdade de circunstâncias com o Chip. A única vantagem do Chip, é que a sua aplicação é indolor (a tatuagem não é) e é muito mais prática (em 30 segundos está feita), e por essas razões eu continuo a chipar os meus cachorros, apesar de não acreditar na sua eficácia :oops:

Sei de uma cadela, que desapareceu faz agora um ano, e que estava devidamente chipada. O dono distribuiu panfletos pelos Vets da zona e arredores num raio de cerca de 15 Kms, contactou os Canis Municipais, a Policia, etc, e até hoje, nada... e quando aqui se falou no assunto foi referido qe os Vets não faziam a verificação do chip, por ser anti-ético para com os seus novos clientes, e por não terem meios para cruzarem os dados com as listagens recebidas do SIRA. A partir daí, fiquei elucidado... :evil:
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta ago 14, 2003 10:06 am

yakov Escreveu:
Sei de uma cadela, que desapareceu faz agora um ano, e que estava devidamente chipada. O dono distribuiu panfletos pelos Vets da zona e arredores num raio de cerca de 15 Kms, contactou os Canis Municipais, a Policia, etc, e até hoje, nada... e quando aqui se falou no assunto foi referido qe os Vets não faziam a verificação do chip, por ser anti-ético para com os seus novos clientes, e por não terem meios para cruzarem os dados com as listagens recebidas do SIRA. A partir daí, fiquei elucidado... evil
Pois foi ,mas o ninho de vespas agora caiu-me à porta. Vamos a ver, se o SIRA não funciona nas férias, realmente a verificação, para quê...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
PaperTigress
Registado: quarta ago 13, 2003 7:08 pm

quinta ago 14, 2003 10:47 am

realmente....
Que estupidez completa!!!
Ainda não tenho o meu caozinho, mas estava a pensar definitivamente em chipa-lo, pelos vistos não vale muito a pena...
De qualquer maneira se ele fugir, ou mo roubarem, no Inverno pode ser que me ajudem...

Estou indignada...
yakov
Membro Veterano

quinta ago 14, 2003 11:09 am

Num desses post antigos, referiamos que o SIRA não tinha funcionários que chegassem para as encomendas, e que por isso as "listagens de desaparecidos" saíam com algum atraso, e questionava-se o que é que era feito aos €€€ recebidos por cada Chip colocado...
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quinta ago 14, 2003 11:16 am

CasadeAnaval Escreveu: A minha postura aqui é pelo facto de isto ser uma forma de:
1- Defraudar os clientes
2- Descredibilizar a classe veterinária que divulga este sistema
3- Matar à partida a legislação que obrigará à chipagem
Esta situação é extremamente grave.
Olá,

É realmente grave e revoltante, mas mesmo assim prefiro continuar a chipar os meus cães.

Felizmente nunca vivi nenhuma situação de perda, mas sei qual é o desespero e sofrimento ao perder um cão, e sei que este desespero é mais "confortado" quando temos algo em que acreditamos, seja, nas pessoas, nos Vets, na identificação ou em alguma obrigatoriedade das leis.

Se ainda nada funciona, é porque existe toda uma desorganização dos orgãos competentes (a fazer cumprir uma lei primordial), e da nossa parte, um morbido pacifismo a tolerar "mais uma"!?!

Bye
Cybergirl
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am

quinta ago 14, 2003 11:16 am

:oops: Sorry!Repetida :oops: :lol:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta ago 14, 2003 12:20 pm

Anjaazul também não pode atacar assim as pessoas que recolhem um animal, abandonado ou perdido
:?: :?: :?: :?: :o :o :o :o

eu sei do que estou a falar, para além de não ter percebido o que escrevi, também desconhece a realidade onde vivo.
Zita
Membro Veterano

quinta ago 14, 2003 1:50 pm

CasadeAnaval Escreveu: A minha postura aqui é pelo facto de isto ser uma forma de:
1- Defraudar os clientes
2- Descredibilizar a classe veterinária que divulga este sistema
3- Matar à partida a legislação que obrigará à chipagem
Esta situação é extremamente grave.
Típico malta! Transforma-se um mecanismo que bem montado e respeitado é de uma utilidade excelente, numa forma de sacar mais uns € do bolso do Zé e depois não é para funcionar!

Querem acreditar que uma conhecida minha foi pela 1ª vez ao um Vet. com dois cães (não sei a ração) com LOP, para cartrá-los, e a Vet. que nunca a tinha visto na vida, não lhe pediu BI, nem documentos dos cães, nem viu se tinham microchip?

Para não perder clientela claro...
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

quinta ago 14, 2003 3:14 pm

Pior do que sacar dinheiro vejam o papel que algumas Câmaras Municipais representam nisto( nomeadamente a de Lisboa e a de Oeiras), já que passaram o ano a elaborar e pôr em practica campanhas para a colocação do chip nos animais de companhia... esta campanha tem um fim, mas que, pelo visto, não tem meios para se por em practica.
CasadeAnaval
Membro Veterano

quinta ago 14, 2003 3:43 pm

Zita Escreveu: [ Querem acreditar que uma conhecida minha foi pela 1ª vez ao um Vet. com dois cães (não sei a ração) com LOP, para cartrá-los, e a Vet. que nunca a tinha visto na vida, não lhe pediu BI, nem documentos dos cães, nem viu se tinham microchip?

Para não perder clientela claro...
Ò Zita, já agora, porque é que eles haveriam de fazer isso ?

Eu vou entender essas medidas quando vir o pediatra a fazer-me provar que o meu filho é meu filho, o mecânico, que o carro que deixo para reparar é mesmo meu.

Até lá, não vejo a vantagem, vocês agem como se existisse uma grande máfia a roubar cães para vender :D Não há, os que são roubados sõ-no para sacos de pancada em lutas ou para caça. Exactamente situaç~eos em que o veterinário interfere pouco ou nada...
palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

quinta ago 14, 2003 4:14 pm

A prática da tatuagem é comum em Portugal? Quem a pratica?

Cumprimentos

A.Palhares
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta ago 14, 2003 6:24 pm

Bom, como alguns sabem, eu tenho uma história (triste para mim) relativa ao 'chip'.
Mas aprendi uma coisa o chip é a prova incontestável da posse de uma animal !
(Sim, que não me levavam o Calvin, se ele não tivesse 'chip'...).

Quaisquer que sejam as circunstâncias ninguém o pode negar.
Só por isso vale a pena chipar.

No canil da câmara de Oeiras o preço é irrisório.

A Zorra é tatuada.
Mas, sinceramente, mal se vê.
Eu, pelo menos, mal consigo ler o que lá está escrito.

Isto é resposta ao Palhares.
Todo o animal que vêm de um criador ou vêm com chip ou vem com tatuagem.

De qualquer maneira vou 'chipar' a Zorra.
Responder

Voltar para “Cães”