"Criadeiros" vs Justiça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 04, 2010 11:17 am

KirindeA Escreveu:
EgO24 Escreveu:
Uma coisa que deixou bastante chocado é que as puppy mills da europa de leste vendem bastante para a Belgica.
Para o nosso pa+is não só vendem como somos bombardeados na arca com pessoas que compraram e que estão satisfeiras com a pechincha
Aha, e cá?

Veja lá de onde vêm quase todos os boules franceses e outros cães da moda...

Há cá várias pessoas que compraram cães dessa proveniência. Alguns ficaram chocados com isso outros nem tanto... :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

terça mai 04, 2010 12:12 pm

dinodane Escreveu:
KirindeA Escreveu:
EgO24 Escreveu:
Uma coisa que deixou bastante chocado é que as puppy mills da europa de leste vendem bastante para a Belgica.
Para o nosso pa+is não só vendem como somos bombardeados na arca com pessoas que compraram e que estão satisfeiras com a pechincha
Aha, e cá?

Veja lá de onde vêm quase todos os boules franceses e outros cães da moda...

Há cá várias pessoas que compraram cães dessa proveniência. Alguns ficaram chocados com isso outros nem tanto... :|
De facto não tinha essa noção .. Pensava que o nosso País plantado à beira mar fugia um pouco desta realidade.

Eu por exemplo, pus logo de parte as tais "pechinchas" porque procurei antes. Estou à espera do meu cachorro e acho que vale cada centavo. Apesar de muito pequeno ainda (esta prestes a fazer 2 meses) olha-se para ele e para outros que aparecem em sites tipo OLX e parece nem ser a mesma raça.
Cumprimentos,

Joao Reis
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 04, 2010 3:39 pm

outros que aparecem em sites tipo OLX e parece nem ser a mesma raça.
E o mais certo é não serem. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mai 04, 2010 8:30 pm

Meus caros,
Eu , como não sou disso de ir aos mercados mensais, este domingo fiquei " de rastos".
Já no mês passado tinha visto a uma das entradas do dito mercado uma fulana a vender dobs. Pensei que fosse ocasional...
Enorme engano o meu... Vi de tudo. Na " secção " animais. Ele era pinschers e yorks dentro de gaiolas. Inclusive uma a dizer que o cachorrito que tinha dentro da gaiola, á torreira do sol :evil: , com um mês :evil:, que ela não se cansava de apregoar que já tinha vendido os irmãos há mais tempo, era um labrador puríssimo. Não tinha cá papeis nenhuns " porque se fosse para vender com papeis ía vender á loja e eram bem mais caros " .
A passarada, os exóticos... juro... fiquei de queixo caído...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

terça mai 04, 2010 8:41 pm

nicasxi Escreveu:Meus caros,
Eu , como não sou disso de ir aos mercados mensais, este domingo fiquei " de rastos".
Já no mês passado tinha visto a uma das entradas do dito mercado uma fulana a vender dobs. Pensei que fosse ocasional...
Enorme engano o meu... Vi de tudo. Na " secção " animais. Ele era pinschers e yorks dentro de gaiolas. Inclusive uma a dizer que o cachorrito que tinha dentro da gaiola, á torreira do sol :evil: , com um mês :evil:, que ela não se cansava de apregoar que já tinha vendido os irmãos há mais tempo, era um labrador puríssimo. Não tinha cá papeis nenhuns " porque se fosse para vender com papeis ía vender á loja e eram bem mais caros " .
Estou estupefacta :o Certo é que é raríssimo ir a mercados ou feiras, mas que este tipo de situação existisse em Portugal.... passava-me completamente ao lado.
Isto será permitido por lei? É que se já controlam vendas de enchidos e produtos de contrafacção, estes casos são bem piores. :?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
EgO24
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 11:59 pm

terça mai 04, 2010 9:21 pm

Se a ASAE controla (ou tenta) tanta coisa, porque é que não fazem uma investigação sobre isto e aplicam a devidas coimas?

Para onde é que nestas situações nos podemos queixar? Será que aqui o pessoal da Arca não poderia fazer uma petição para haver uma maior fiscalização?

Os criadores deveriam ter uma especie de certificados, pagar impostos, assim era uma forma de as pessoas tomarem consciência. A venda de animais em muitos locais deveria ser proibida.
Cumprimentos,

Joao Reis
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quarta mai 05, 2010 10:16 am

Precisamos de um Rescue Ink em Portugal!!
<p>Cumprimentos</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta mai 05, 2010 10:25 am

precisamos é de ganhar juízo.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

quarta mai 05, 2010 10:43 am

nicasxi Escreveu:Meus caros,

É isso e os serras da estrela à venda dentro de mini gaiolas que até dá dó de olhar para eles ali ao relento o dia todo. Eles vendem nestes termos porque infelizmente há gente que os compra...

É um pecado... os animais para essa gente não passam de puro comércio. É pura impotência, o que se sente... Apetece levá-los todos pra casa para não estarem mais ali nas mãos daquela gente! Mas de que serve isso? Hão de haver sempre outros...

Portugal devia seguir o exemplo de França!
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta mai 05, 2010 11:03 am

Que exemplo? :roll: Lembro-me de há quase 10 anos atrás ter sido feito grande estrilho por ter sido desmantelado um desses entrepostos importadores ao quilo de cachorros dos paises de leste. Pela arca congeladora atafulhada de cachorros que encontraram, mais os entregues nos sítios certos para destruição, chegou-se à conclusão que 1/3 dos cachorros morria antes de chegar às mãos dos compradores, fora os outros que adoeciam depois da venda. O que é que foi feito nestes últimos 10 anos em França? Pelos vistos nada ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
KaluGold
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 11:14 am

EgO24 Escreveu:
KirindeA Escreveu:Ainda bem...

Mas temo é pelos animais, mais uma maré de abates sistematicos ?
KirindeA, o que está a acontecer são diversas acções sobre essas pessoas que só têm o objectivo de criar para vender.

Estão inclusivamente a ver quem vende na internet para apurar se essas vendas são legais e em que condições se encontram os animais.

Esta acção foi movida por queixas apresentadas e porque essas pessoas não pagam impostos sobre essas vendas que efectuam.

Aqui os criadores, (relamente criadores) pagam impostos sobre as vendas efectuadas. Esta situação ajuda a desencorajar os possiveis criadores de vão de escada, mas só isto não resulta.

Estão a apertar bastante o cerco.

Relativamente aos cachorros encontrados vão para adopção e como geralmente são "de raça" encontram um dono facilmente. Aqueles que sofrem de doenças (muitas delas transmitidas por não haver selecção no cruzamento) são infelizmente abatidos, mas pelo menos não veêm o seu sofrimento prolongado.

Ainda não foi colocada na internet esse documentário, mas assim que eu encontrar disponibilizo em video.

Vou tentar obter mais informações para poder disponibilizar.

De salientar que esta pratica já é considerada crime aqui.

Se for isto que realmente está a acontecer, é sim um exemplo a seguir!
Fjjord
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 1:46 pm

quarta mai 05, 2010 11:30 am

Vou ficar para ver se, daqui a 10 anos, não se lembrarão de novo de fazer grandes alaridos em torno do assunto, como se fosse coisa nova ...
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados" (Eu)
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quarta mai 05, 2010 11:31 am

Fui ao site da DGV e descobri este documento:
http://www.dgv.min-agricultura.pt/bem_e ... IA%202.pdf
Aqui podemos ler o seguinte:
A venda de animais de companhia em feiras e mercados é admitida excepcionalmente e depende de licença da câmara municipal da área, sob parecer obrigatório do médico veterinário municipal, desde que estejam asseguradas as condições mínimas de bem-estar animal e de segurança para pessoas, outros animais e bens.
No caso de vir a ser autorizada, devem acautelar-se as condições mínimas de espaço, abrigo contra os ventos, o sol e chuva, acesso a água e alimento. Os animais não devem estar sujeitos ao contacto directo com o público, para evitar situações de stress e eventual transmissão de doenças.
É extremamente importante manter os animais separados por espécies ( é vulgar, principalmente nas feiras e mercados tradicionais, a manutenção de aves e coelhos na mesma jaula), por tamanhos e idades.
Não devem ser vendidas fêmeas com crias em aleitamento. Deve ser evitada a sobrelotação!
Alguém acredita que estas pessoas que vendem em feiras cumprem com estas orientações?
Sendo assim, se presenciarmos estas situações podemos apresentar queixa, resta saber é o que acontecerá aos animais em causa. De qualquer forma, havendo um controle por parte das autoridades competentes, só por isso seria motivo dissuasor de muitas destas vendas.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

quarta mai 05, 2010 11:34 am

acho que a única coisa que podemos fazer é alertar a ASAE, mas como eu gosto de fazer umas field trips sou capaz de ir ao mercado aqui em Braga ver «como param as modas».
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
KaluGold
Membro Veterano

quarta mai 05, 2010 11:36 am

marijonscp Escreveu:Fui ao site da DGV e descobri este documento:
http://www.dgv.min-agricultura.pt/bem_e ... IA%202.pdf
Aqui podemos ler o seguinte:
A venda de animais de companhia em feiras e mercados é admitida excepcionalmente e depende de licença da câmara municipal da área, sob parecer obrigatório do médico veterinário municipal, desde que estejam asseguradas as condições mínimas de bem-estar animal e de segurança para pessoas, outros animais e bens.
No caso de vir a ser autorizada, devem acautelar-se as condições mínimas de espaço, abrigo contra os ventos, o sol e chuva, acesso a água e alimento. Os animais não devem estar sujeitos ao contacto directo com o público, para evitar situações de stress e eventual transmissão de doenças.
É extremamente importante manter os animais separados por espécies ( é vulgar, principalmente nas feiras e mercados tradicionais, a manutenção de aves e coelhos na mesma jaula), por tamanhos e idades.
Não devem ser vendidas fêmeas com crias em aleitamento. Deve ser evitada a sobrelotação!
Alguém acredita que estas pessoas que vendem em feiras cumprem com estas orientações?
Sendo assim, se presenciarmos estas situações podemos apresentar queixa, resta saber é o que acontecerá aos animais em causa. De qualquer forma, havendo um controle por parte das autoridades competentes, só por isso seria motivo dissuasor de muitas destas vendas.

O problema mesmo é as autoridades aplicarem a lei... mas fazendo queixa é possível que mexam os pézinhos.

Obrigada pela informação.
Responder

Voltar para “Cães”