LOP

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta mai 27, 2010 3:42 pm

Agora pergunto-vos...isto é mesmo assim??? Eu não estou interessada em comprar nenhum cachorro...mas fiquei curiosa! Afinal aprender não custa nada.
Não.
Isto é conversa de “criadores com falta de paciência para burocracias”, para não lhes chamar outro nome. Ora, deve ser precisamente por serem pessoas com falta de paciência para burocracias que não sabem que o LOP não é lei nenhuma! O LOP é o Livro de Origens Português, ou seja, o registo oficialmente reconhecido da geneologia ou ‘pedegree’ das várias raças de cães em Portugal. E nem o LOP e nem o CPC (Clube Português de Canicultura) são recentes….a não ser é claro que se esteja a falar com algum criador de meados do século passado, para quem 1936 (data em que foi craido o LOP)tenha sido ‘há poucos anos’.
É verdade que um cão cujos donos assim o pretendam pode ser avaliado por Juizes e caso estes considerem que tem características para isso lhe seja atribuído o RI (Registo Inicial). Já o que diz relativamente a esses cães serem fundadores de uma linha de LOP, já depende…….é que para a ascendência de um cão com RI ter LOP, e de acordo com os respectivos Regulamentos (para o caso interessa a alínea f):
Artigo 4º
Admissão ao Livro de Origens Português
A admissão ao L.O.P., dos cães de todas as raças e variedades oficialmente reconhecidas, é estritamente reservada os que se encontrem devidamente identificados.
2. São considerados admissíveis os cães que, cumulativamente com o ponto 1, se inscrevam numa das seguintes condições:
a) Os seus progenitores estejam registados no L.O.P.;
b) A sua progenitora esteja registada no L.O.P. e o seu progenitor esteja registado num
Livro de Origens reconhecido;
c) Estejam registados num Livro de Origens reconhecido pela F.C.I.;
d) Tenham a sua ascendência traçada, sem qualquer interrupção, até à terceira geração inclusive, desde que a pureza de sangue desses ascendentes possa ser demonstrada perante a 1ª Comissão, e a seu contento;
e) Tenham a sua ascendência traçada sem qualquer interrupção até à 3ª geração no R.I. que tenham obtido a qualificação de “Excelente” em qualquer exposição autorizada pelo C.P.C., que tenham idade superior a 15 meses;
f) Que sejam de Raça Portuguesa, com ascendência registada, que tenham obtido a qualificação de “Excelente” em qualquer exposição organizada ou autorizada pelo Clube Português de Canicultura e que tenham idade superior a 15 meses.
Digo já no entanto que para se ter um ‘Excelente’ em exposição oficial, não basta ter seis dedos. Ter seis dedos não é garantia de nada, e muito menos de pureza de raça! Já nem falo em pedegree, porque aparentemente o criador confunde o que é um registo escrito da ascendência e genealogia com ‘pureza’.
Aliás, há muitos cães com seis dedos que são do mais rafeirio que há, e há várias ralas que também podem ter, ou não, seis dedos. Aliás, o criador é tão ‘sem paciência’ que até diz relativamente ao Rafeiro alentejano que ter 6 dedos faz um cão ter direito a “pedegree” mesmo não tendo “pedegree”…..será que um Serra da Estrela com 6 dedos também tem automaticamente direito a ‘Pedegree” de Rafeiro Alentejano?!!

Enfim, balelas de um……chamemos-lhe “criador sem paciência para burocracias”, mas igualmente sem qualquer conhecimentos para se pronunciar sobre raças de cães, pedegrees, LOP, Cinofilia em geral e criação em particular.
PauloC1
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 3:57 pm

jofelix Escreveu:E eu acrescento:
Porque é que esse "criador" inteligente, não arranjou um bocadinho de tempo para registar os ancestrais dos cães no R.I e assim à 3ª(!?) geração já teriam LOP ?

Um abraço
Olha, olha…..não chega, pá! Então e obter o Excelente em Exposição Oficial? ;)
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta mai 27, 2010 3:59 pm

Mas infelizmente é com estas balelas que as pessoas dão uma fortuna por um cão e depois dizem aos amigos "Tenho um cão da raça xpto purissimo, só não tem LOP porque dá muito trabalho"
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
PauloC1
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 4:00 pm

Susana1976,
Se continua a trocar mails com o tal ‘criador’, responda-lhe algo do género:
Antes de mais, agradeço reconhecidamente o tempo dispensado para resposta às minhas dúvidas.
Não lhe querendo roubar muito mais do seu precioso tempo, faço-lhe apenas uma última pergunta: Conhece o site do Clube Português de Canicultura?
Pelo teor da sua resposta, motivado com certeza pela falta de paciência para burocracias, julgo que não deve conhecer. Por isso, não posso deixar de lhe sugerir que aproveite algum do seu tempo livre para ir até htp://www.cpc.pt. Neste site, poderá ler o “Regulamento do Livro de Origens Português e do Registo Inicial”, e também os Estalões das Raças Portuguesas “Cão da Serra da Estrela” e “Rafeiro do Alentejo”. Estou certo que dará o seu tempo por bem aproveitado, e com certeza poderá esclarecer melhor as dúvidas daqueles que o procuram.

Cumprimentos
;)
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quinta mai 27, 2010 4:02 pm

PauloC1 Escreveu:
jofelix Escreveu:E eu acrescento:
Porque é que esse "criador" inteligente, não arranjou um bocadinho de tempo para registar os ancestrais dos cães no R.I e assim à 3ª(!?) geração já teriam LOP ?

Um abraço
Olha, olha…..não chega, pá! Então e obter o Excelente em Exposição Oficial? ;)
Chega, ou estou enganado/esquecido, que para obter o R.I. tem que passar pela dita exposição e respectiva classificação?
O resto é poupança de teclado, já não vejo metade das letras :lol:

Edit: Para quem não sabe/esqueceu:

Admissão ao Registo Inicial por exame
A admissão ao R.I. por exame, é permitida aos cães de raças portuguesas:
a) Que se encontrem devidamente identificados;
b) Que, tendo sido examinados por dois juizes da raça, indicados pelo C.P.C., os julgue em
condições de serem admitidos por apresentarem qualidades étnicas bem definidas;
Fonte: http://www.cpc.pt/?cpc/regulamentos

Um abraço
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quinta mai 27, 2010 4:11 pm

Oh Paulo.... respira fundo... 8) É "pedigree"... e não "pedegree" :twisted:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
jofelix
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 4:17 pm

TheOne Escreveu:Oh Paulo.... respira fundo... 8) É "pedigree"... e não "pedegree" :twisted:
E ao endereço que indicou falta-lhe um " t " . Deve ter o teclado igual ao meu :lol:
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Algemas
Membro Veterano
Registado: terça mai 11, 2010 4:33 pm

quinta mai 27, 2010 4:22 pm

jofelix Escreveu:
TheOne Escreveu:Oh Paulo.... respira fundo... 8) É "pedigree"... e não "pedegree" :twisted:
E ao endereço que indicou falta-lhe um " t " . Deve ter o teclado igual ao meu :lol:
2X :lol: :lol: :lol:
SusanaM1976
Membro
Registado: quarta fev 10, 2010 2:23 pm

quinta mai 27, 2010 8:03 pm

Afinal parece que sabe do que fala este criador...digo eu que continuo mais ou menos na ignorância!

Sim realmente o q nao falta nesta área sao os tais "criadeiros de vao de escada" e compreendo o seu lado, mas como lhe expliquei o LOP serve não só para ceritificar q o cão tem pedigree como para informar o comprador dos títulos e/ou doenças de pelo menos 3 gerações ascendentes do cachorro. Isto é o LOP.

O RI é o "início" do LOP para os cães com pedigree q não foram registados quando a lei surgiu. É-lhes instalado um microchip no veterinário e numa exposição canina do CPC são levados a 2 juízes q aprovam (ou não) o registo dos cães no LOP, no entanto, só se poderá dizer q o cachorro tem LOP 3 gerações após o registo inicial da primeira geração (q apenas certifica o pedigree, não os titulos/doenças das gerações anteriores).

Os progenitores desta ninhada vão ser levados à exposição de 10 de Junho para serem registados oficialmente, eu nao esperava uma resposta tão cedo e daí o ter "advertised" q os pais ja eram registados, q me lembrei agora também pode ter sido um dos motivos da sua confusão.

Assim, esta ninhada não necessitará de RI uma vez q os progenitores já o terão a partir de 10 de Junho mas terá de ser registada na continuidade do primeiro RI (progenitores) para que a 3ª geração, os filhos desta ninhada, possa, assim, ter LOP.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta mai 27, 2010 8:09 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Esse criador percebe montes do assunto :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mai 27, 2010 8:15 pm

Eh eh alguém aqui anda a pescar. Resta saber quem...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
SusanaM1976
Membro

quinta mai 27, 2010 8:34 pm

Ok...está a dar-me baile, não é?
Eu que nem quero comprar nenhum cachorro! :lol:
PauloC1
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 9:17 pm

O LOP informa das doenças? Ena pá, ganda pinta!!! LOL!!!
jofelix
Membro Veterano

quinta mai 27, 2010 9:25 pm

SusanaM1976 Escreveu:Ok...está a dar-me baile, não é?
E queres vender ? :lol:
SusanaM1976
Membro

quinta mai 27, 2010 9:34 pm

jofelix Escreveu:
SusanaM1976 Escreveu:Ok...está a dar-me baile, não é?
E queres vender ? :lol:
Vender o quê??? Só se for o coelho anão que tenho ali na gaiola...sem LOP! :wink:
Responder

Voltar para “Cães”