Chip e respectivo registo na SIRA
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado mai 01, 2010 9:15 pm
- Localização: Coffee - Beijoqueira; Chips - "Melga"; Mayo - Miss Mau Feitio/Tenho a mania que sou a maior
Ice - O
Quando abri este tópico foi para salientar a importância do registo do chip e verificação do registo dos mesmos.
Temos de "abrir" os olhos aos donos.
Por isso acontece animais perderem-se ou fugirem ou irem parar ao canil e não haver "registo" deles!
Se não forem bem registados no Sira pelo vet, quando chegam à Junta de freguesia (sim porque há imensa gente que não sabe que é novamente obrigatório registar o animal de companhia na Junta de freguesia de residência!!!), não os conseguem inserir no Sicafe. E como o nosso pais funciona tão bem, o funcionário da junta simplesmente arquiva o registo porque não o consegue inserir! Em vez de ligar ao dono do animal (afinal de contas tem na sua posse uma folha do Sira com os dados do dono!!!!!) arquiva à espera de "um dia mais tarde" tentar registar de novo.
Não estou a falar de cor nem de suposições, sei de "amigos" que não lhes apetece registar o animal na Junta para não pagar a taxa anual e já me passou pelas mãos o caso de um cão que acolhi numa sexta à noite e que tinha chip não registado no sira. A sorte dele foi lá ter ido além de no sábado ir na segundo ao vet e cruzei-me com os donos que corriam os vet's e etc à procura dele!
Espero não ter sido mal interpretada!
Temos de "abrir" os olhos aos donos.
Por isso acontece animais perderem-se ou fugirem ou irem parar ao canil e não haver "registo" deles!
Se não forem bem registados no Sira pelo vet, quando chegam à Junta de freguesia (sim porque há imensa gente que não sabe que é novamente obrigatório registar o animal de companhia na Junta de freguesia de residência!!!), não os conseguem inserir no Sicafe. E como o nosso pais funciona tão bem, o funcionário da junta simplesmente arquiva o registo porque não o consegue inserir! Em vez de ligar ao dono do animal (afinal de contas tem na sua posse uma folha do Sira com os dados do dono!!!!!) arquiva à espera de "um dia mais tarde" tentar registar de novo.
Não estou a falar de cor nem de suposições, sei de "amigos" que não lhes apetece registar o animal na Junta para não pagar a taxa anual e já me passou pelas mãos o caso de um cão que acolhi numa sexta à noite e que tinha chip não registado no sira. A sorte dele foi lá ter ido além de no sábado ir na segundo ao vet e cruzei-me com os donos que corriam os vet's e etc à procura dele!
Espero não ter sido mal interpretada!
Se o nº é nacional o chip não é do "mercado negro"... simplesmente chipou-se o animal mas NINGUÉM, nem criador, nem vet, nem novo dono enviou os papéis para registo nas bases de dados.ghosts Escreveu:O que passa é que vendem-se chips mercado negro sem papeis do Sira que é o que encarece e muitos seudo criadores o colocam para poupar euros . Já encontrei dois cães com chip e quando liguei a Sira e Sicafe dizerem-me que o nº é nacional mais não fue declarado.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
O criador não manda porque não pode mandar ... Só um vet pode assinar os papéis do chip. E se pedirem ao CPC para procurarem na sua base de dados, aposto que encontram esses cães e os "espertos" que chipam os seus cachorros (e lhes dão vacinas ...) sem estarem habilitados para tal 

"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
Há criadores que colocam o chip sem os respectivos papeis do Sira, registam os cachorros com os nº de ditos chips no Club de Canicultura e só falando ao Sira ou Sicafe sabem se estão ou não registados.
A maior parte da gente não sabe que tem que receber o papel branco e amarelo do Sira. Eu não sei como é Sicafe porque não o utilizo.
Desculpem meu portunhol
A maior parte da gente não sabe que tem que receber o papel branco e amarelo do Sira. Eu não sei como é Sicafe porque não o utilizo.
Desculpem meu portunhol
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei
O SICAFE é o Sistema de Identificação de Canídeos e Felinos. Não é para "usar", mas sim uma base de dados da Direcção Geral de Veterinária. Quem faz a inscrição no SICAFE é o funcionário da Junta de Freguesia da área de residência quando se regista o cão ou gato. Registo esse, como já foi dito, de carácter obrigatório.
Pelos meus cães pago cerca de 7 € por ano por cada um. E nem que fossem 100 €! Haver quem não registe para não pagar é absurdo!

Pelos meus cães pago cerca de 7 € por ano por cada um. E nem que fossem 100 €! Haver quem não registe para não pagar é absurdo!

Que confusão aqui vai.Vou ver se vos ersclareço.
Existem duas bases de dados. O SIRA do Sindicato dos Médicos Veterinários e o SICAFE, do Estado. O SIRA é mais antigo e surgiu para ajudar a detectar animais perdidos e funcionava muito bem, sendo enviada circular a todos os centros médicos veterinários da zona onde o animal desaparecia a alertar do dito desaparecimento. Depois o Estado criou uma nova base de dados a qual se tornou obrigatória, o SICAFE.
Os dados do SIRA são regra geral enviados pelo Médico Veterinário por carta ao SIRA.
Os dados do SICAFE não, cabe ao DONO DO ANIMAL, quando se dirige à Junta de Freguesia para o registo, entregar os dados.
Um numero crescente de chips sem detecção deve-se aos donos dos cães não quererem pagar o registo dos seus animais.
Os donos dos cães de raça dita perigosa que não registam os seus animais no SICAFE, ou seja que nem vão À JF fazer o registo obrigatorio por lei e que pensam que se safam estão com azar, pois precisam de uma declaração normalizada de esterilização que é emitida online pela DGV e que só é emitida se o animal estiver registado no sicafe...qualquer outro papel não é válido.
Espero ter esclarecidos as duvidas.
Quanto aos chips fantasma dos criadores foi-me dito que está em curso a verificação do registo dos mesmos..é extremamente simples...basta meter o numero na pagina da DGV ( com mais dois dados do médico veterinario)e voilá...
Existem duas bases de dados. O SIRA do Sindicato dos Médicos Veterinários e o SICAFE, do Estado. O SIRA é mais antigo e surgiu para ajudar a detectar animais perdidos e funcionava muito bem, sendo enviada circular a todos os centros médicos veterinários da zona onde o animal desaparecia a alertar do dito desaparecimento. Depois o Estado criou uma nova base de dados a qual se tornou obrigatória, o SICAFE.
Os dados do SIRA são regra geral enviados pelo Médico Veterinário por carta ao SIRA.
Os dados do SICAFE não, cabe ao DONO DO ANIMAL, quando se dirige à Junta de Freguesia para o registo, entregar os dados.
Um numero crescente de chips sem detecção deve-se aos donos dos cães não quererem pagar o registo dos seus animais.
Os donos dos cães de raça dita perigosa que não registam os seus animais no SICAFE, ou seja que nem vão À JF fazer o registo obrigatorio por lei e que pensam que se safam estão com azar, pois precisam de uma declaração normalizada de esterilização que é emitida online pela DGV e que só é emitida se o animal estiver registado no sicafe...qualquer outro papel não é válido.
Espero ter esclarecidos as duvidas.
Quanto aos chips fantasma dos criadores foi-me dito que está em curso a verificação do registo dos mesmos..é extremamente simples...basta meter o numero na pagina da DGV ( com mais dois dados do médico veterinario)e voilá...
Bom dia, no meu caso o veterinario informou.me logo que a junta pode esquecer.se de enviar o registo para eu confirmar 2 semanas depois e em caso negativo insistir, eu por acaso quando fui entregar os documentos á junta para fazerem o registo para alem de ficar a saber que nao é usual ou muito pouca gente o faz tambem fiquei a saber que tenho esse valor anual a pagar e que em caso de esquecimento pode agravar com juros ou multa, o mesmo acontece se o animal falecer e nao fizer a baixa dele corro o risco de multa.... Nao acho muito justo esta medida, o facto de esquecer o pagamento, ate porque é um valor irrisorio, nao deve ser para haver penalizaçoes fazemos tudo pelo bem dos nossos animais e fazemos como manda a lei em quanto ha mts pessoas que nem registo nem vacinas nem condiçoes minimas dao e sem nenhuma penalizaçao para elas no minimo intrigante.........chowista Escreveu:O SICAFE é o Sistema de Identificação de Canídeos e Felinos. Não é para "usar", mas sim uma base de dados da Direcção Geral de Veterinária. Quem faz a inscrição no SICAFE é o funcionário da Junta de Freguesia da área de residência quando se regista o cão ou gato. Registo esse, como já foi dito, de carácter obrigatório.
A junta de freguesia faz o registo online. O ultimo que fui fazer a senhora fe-lo à minha frente,em um minuto e passadas duas horas acedi e já estava no SICAFE.
Pelo que o que o Sunken diz de envio dos dados não tem sentido, desculpe que lhe diga... O registo é feito via net e num minuto.Pode o funcionario da junta esquecer-se ? Pode.Todos somos humaos. Mas essa justificação..não cola.
Pelo que o que o Sunken diz de envio dos dados não tem sentido, desculpe que lhe diga... O registo é feito via net e num minuto.Pode o funcionario da junta esquecer-se ? Pode.Todos somos humaos. Mas essa justificação..não cola.
Como assim?KirimdeA Escreveu: Quanto aos chips fantasma dos criadores foi-me dito que está em curso a verificação do registo dos mesmos..é extremamente simples...basta meter o numero na pagina da DGV ( com mais dois dados do médico veterinario)e voilá...

"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados" (Eu)
-
- Membro Veterano
*shar pei
Oh pessoal vá lá colaborem..
O funcionário da junta esquecer de inserir os dados?
Mas isso cabe na cabeça de alguém? Então os meus caros foristas não trouxeram o documento comprovativo do pagamento e da entrega dos dados com o respectivo número de registo atribuído?
Ou a minha Junta é especial ou anda aqui alguém que não percebe nada disto...
Mas isso cabe na cabeça de alguém? Então os meus caros foristas não trouxeram o documento comprovativo do pagamento e da entrega dos dados com o respectivo número de registo atribuído?

Cara sra... sabendo eu e tendo explicado como é feito o registo do SICAFE nas juntas, a unica forma de alguém lá ir e depois não ter sido registado é essa. A alternativa é sairem do veterinario com os papelitos e nunca mais irem à juntachowista Escreveu:Oh pessoal vá lá colaborem..

-
- Membro Veterano
*shar pei
Certo..então mudo o discurso. Na junta do local onde vivo introduziram os dados à minha frente e deram-me o comprovativo da inserção carimbado e assinado. De todas as pessoas que conhço nunca ouvi falar de entregar e deixar...KirimdeA Escreveu:Cara sra... sabendo eu e tendo explicado como é feito o registo do SICAFE nas juntas, a unica forma de alguém lá ir e depois não ter sido registado é essa. A alternativa é sairem do veterinario com os papelitos e nunca mais irem à juntachowista Escreveu:Oh pessoal vá lá colaborem..

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 31, 2008 12:23 am
Estou toda baralhada. O meu Oscar foi chipado no vet e ele depois passou o leitor de chip para ver se lia e leu. E de facto tenho o comprovativo e ele ficou tb com uma cópia. mas não sei em que base de dados está.
O Jonas foi adoptado numa Associação e já vinha chipado. Mas também não sei em que base de dados. Como moro numa aldeia, comprei umas chapinhas com os nomes deles e o meu número de telemóvel. E estão registados na junta.
(Na brincadeira, costumo dizer que os meus cães já podem circular nas SCUTs, pois já têm chip
)
O Jonas foi adoptado numa Associação e já vinha chipado. Mas também não sei em que base de dados. Como moro numa aldeia, comprei umas chapinhas com os nomes deles e o meu número de telemóvel. E estão registados na junta.
(Na brincadeira, costumo dizer que os meus cães já podem circular nas SCUTs, pois já têm chip

<p>“The question is not, "Can they reason?" nor, "Can they talk?" but "Can they suffer?” </p>
<p>http://blogcaninodetravasso.blogspot.pt/</p>
<p>http://blogcaninodetravasso.blogspot.pt/</p>
-
- Membro Veterano
*shar pei
O vet chipou e supostamente mandou o registo para o SIRA (as tais folhinhas das quais trouxe duas, uma branca e um duplicado amarelo).happyprince Escreveu:Estou toda baralhada. O meu Oscar foi chipado no vet e ele depois passou o leitor de chip para ver se lia e leu. E de facto tenho o comprovativo e ele ficou tb com uma cópia. mas não sei em que base de dados está.
(Na brincadeira, costumo dizer que os meus cães já podem circular nas SCUTs, pois já têm chip)
Com esse documento a forista foi à Junta e o funcionário inseriu os dados do canito no SICAFE. Pagou a taxa anual e veio embora com o Boletim carimbado e datado, com o recibo de pagamento e com o comprovativo de registo no SICAFE. Se não foi assim deveria ter sido. Assim tá tudo certo