[/quote]
Se você chamar um cachorro que está em plena "investigação" do terreno, distraído com ervas, moscas ou pássaros, ele vai sentir-se contrariado em deixar o que está a fazer só para vir ter consigo - vai encarar a obediencia à ordem como um FRETE e o mais certo é continuar com o seu trabalhinho de pesquisa.
[/quote]
Pois, isto é uma grande verdade.
O meu Berg já andou na escola e paralelamente em casa também costumo ensinar os meus cães.
Na escola é uma maravilha e em casa também. Parece que tenho os cães mais obedientes do mundo.
Na rua, e falando apenas do Berg (setter irlandês) o caso muda de figura - adora andar a "pastar", correr e brincar; qualquer pássaro ou borboleta que por ali passe é motivo de brincadeira e distracção.
Eu bem o chamo, mas o gajo fica surdo...ele vir até vem, só que só vem quando quer e bem lhe apetece.
O que mais me irrita é que finalmente quando resolve dirigir-se a mim, eu não posso ralhar-lhe, pois por experiência sei que se lhe der umas palmadas ele da próxima vez manda-me dar uma curva.
Ou seja, vem quando lhe apetece e ainda por cima quando vem lá digo eu toda aborrecida: "lindo cão"
Saudações,
Filipa