anuncio de primeiro homicidio..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado set 06, 2003 4:46 pm

Resposta a CindelP, aprendeu pois porque ela no dia seguinte viu os patos soltos mas era no género olhava para os patos olhava para o caseiro e nao fez nada
Deixe passar uns dias, deixe-a solta com os patos e galinhas que vai ver se o castigo fez efeito ou não ....

Isso é a mesma coisa que andar a esfregar o nariz dos cachorros na porcaria que fizeram a meio da sala.

Como se o raio do cão percebe-se porque razão está levando com a presa morta no focinho ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado set 06, 2003 6:58 pm

Eu penso que os cães percebem mais do que se diz aqui.

Como já disse várias vezes, a Zorra dorme na cozinha.
Aconteceu-me acordar muito depois da hora habitual.
Resultado : a dona Zorra tinha roído o saco que forra o balde do lixo.
Não a apanhei em flagrantre delito.
Apontei para o balde e disse, muito zangada :"que é isto, Zorra ?"
Baixou a cabeça, ganiu muito baixinho e fugiu para o quintal.
Nem lhe bati, ocupada como estava a limpar a porcaria.

Nunca mais aconteceu.
Raios me partam se ela não percebeu muito bem a asneira que tinha feito !

Não é que ela seja muito inteligente (eu diria mesmo que é um pouco burra, além de pitosga) mas percebeu.

Desculpem-me os foristas mais experientes, mas tenho às vezes a sensação que minorizam as capacidades dos cães para compreenderem as mensagens que lhes queremos transmitir.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado set 06, 2003 10:07 pm

Olá aisd,

Os meus também funcionam muito dessa forma. Muitas vezes basta eu pegar na "asneira" (seja uma almofada rasgada, um cantaro partido) que já fogem a 7 pés porque sabem que fizeram mal e que castigo vem a caminho.

Igualmente se eu chegar a casa, e mesmo que tenham se portado bem, começar a dizer com voz grossa "quem fez ? que foi?" já começam todos a baixar a cabeça e a dar o pira.

Agora, andar a dar com uma galinha morta no focinho de um cão, como forma de repreensão ... Desculpem-me mas isso para mim é tudo menos logico.

E para quem não sabe, a convivencia entre cao - galinha é talvez uma das mais dificeis de conseguir !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado set 06, 2003 10:18 pm

E para quem não sabe, a convivencia entre cao - galinha é talvez uma das mais dificeis de conseguir !
com patos e pombos, também não é muito famosa. com a carlota, tudo o que cheire a ave, põe-a num alvoroço. ontem foi à praia. estava presa. mas só de ver as gaiovotas por cima da sua cabecinha :p :p
pois o tom de voz :roll: :roll: é por isso que ela não me obedece. bem posso começar a esganiçar-me- carlota! carlota! e ela nada. quando ia ao parque da belavista com ela, por vezes, ia um amigo meu também. bastava ele dizer- carlota! e lá vinha ela. eu ficava para morrer. nem tinham muita convivência um com o outro :o :o
gengibrecanela
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 5:16 pm

sábado set 06, 2003 10:37 pm

Olá.
Apesar de todos os problemas que nos podem trazer as aventuras dos nossos animais, acho espantoso quando os nossos companheiros de quatro patas põem à prova todo o instinto acumulado durante séculos de evolução. Será escusado reafirmar que para a violência deve sempre haver limites, evitando-a sempre que estiver ao nosso alcançe.
Para todos aqueles que têm animais que não deixam de os espantar todos os dias, boa sorte com as "feras" ;)
Boa noite.
Gengibrecanela
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 07, 2003 10:17 am

com patos e pombos, também não é muito famosa
:)

Pois é, e isso tem razão. Os patos, galinhas e afins têm o tamanha ideal para servirem de brinquedo a qualquer cão, são engraçados e para além do mais, são assustados, fugindo a sete pés quando vêm um cão, despertando neste o seu instinto de presa.

Para quem segue com alguma atenção as cronicas dos mais varios LGD de certeza que quase todos apontam a convivencia com as aves, a mais dificil.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

domingo set 07, 2003 4:49 pm

O que é LGD (large game dogs ???) - é o que me ocorre.

Comigo há uma severa vigilância da relação da Zorra com os periquitos.
Acontece que, cá em casa, a Piu-piu é a mais estimada de todos os nossos animais (também são só três).

Nem quero sonhar que seja atingida pela Zorra.
Não sei o que aconteceria...mas era, de certeza uma tragédia (especialmente para a Zorra).

De modo que, não há nada como vigiar com muita atenção.
Por causa disso é que nem pensar em gatos, apesar de que eu gosto de gatos.
Mas já viram a confusão ?
Gatos atrás dos periquitos (que andam soltos), cão atrás do gato, cão atrás dos periquitos, que salganhada !!!

Penso que só seria comparável à crise israelo-palestiniana !
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 07, 2003 5:15 pm

O que é LGD (large game dogs ???) - é o que me ocorre.
LGD - Livestock guardian dogs

Cães cuja função principal é a guarda de outros animais, desde ovelhas e vacas a animais de menor porte. Em geral associados ao meio rural e a quintas.
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

domingo set 07, 2003 6:23 pm

Certo.
Obrigada pelo esclarecimento.
Mas agora tenho outra dúvida : estes cães não deviam reconhecer as galinhas e patos e afins como sendo propriedade do dono e, como tal, objectos de guarda e não de caça ?

Isto porque eu tinha a ideia que um cão de guarda de rebanhos como o serra também guarda tudo o que é do dono como a casa, o território particular e, incluo eu, os animais do dono.
É apenas curiosidade, mas realmente gostava de saber.
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

domingo set 07, 2003 7:50 pm

CindelP Escreveu:Os meus também funcionam muito dessa forma. Muitas vezes basta eu pegar na "asneira" (seja uma almofada rasgada, um cantaro partido) que já fogem a 7 pés porque sabem que fizeram mal e que castigo vem a caminho.
Cindel - gostava de um esclarecimento aqui. Isto significa que os cães têm "consciência" de que fizeram mal?
Espantosamente estava plenamente convencido de que uma vez feita a asneira, pura e simplesmente esqueciam (acho que muito já foi escrito aqui sobre nesse sentido), e daí a necessidade de os castigar quando em flagrante, ou então fica para a próxima...

Anja

No casa das galinhas não seria mais adequado o termo esasacejante em vez de esbracejante? Como têm asas no lugar de braços... :D

Cumprimentos

JoseLuis
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo set 07, 2003 7:56 pm

Por acaso vi uma galinha na estrada tipo Road Kill... será que foi mais uma vitima ? :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano

domingo set 07, 2003 8:30 pm

Mas agora tenho outra dúvida : estes cães não deviam reconhecer as galinhas e patos e afins como sendo propriedade do dono e, como tal, objectos de guarda e não de caça ?
eu acho que isto tem mesmo a ver com o tipo de cão. ao que parece, a carlota é arraçada de terrier. aí, a caça está-lhe no sangue. nunca foi dada, porque a queriam para caçar. só a velocidade de corrida é estonteante. quanto ao max, como todos dizem que é arraçado de fila... se eles dizem, eu acredito. este será mais dado a outras lides. nunca o vi minimamente interessado em galinhas, patos ou outros que tais.

cá em casa, há um certo clima de coexistência pacífica entre a animalandia. os pássaros estão na gaiola. quando eram só 3 gatos, aconteceu a salomé deitar por vezes as gaiolas abaixo e matar alguns pássaros. daí ter ficado conhecida pela salomé, gata assassina. com a idade, os gatos deixam de ligar aos pássaros. uma vez vi o joão deitado ao lado da gaiola.também não me passa pela cabeça deixá-los fora da gaiola.
a maluca da carlota e por vezes o max tenta meter-se com os gatos. sobretudo com o serafim que passa o dia a correr feito foguete. ralho aos cães. como a carlota é de abanar o rabo e fazer orelhinhas moucas, lá entra a vassoura em acção....
pensei que os cães atacassem os pássaros, tanto mais que o max dorme nos mesmos aposentos. nunca vi nenhuma tentativa. claro que a gaiola quando vai para o chão para ser lavada, os cães têm de ser postos à distância. quanto às plantas, há ainda muitas histórias :o :o :o ufa!!! é impossível não ganhar um lugar num beliche lá em cima :p :p :p
gengibrecanela
Membro
Registado: sexta ago 29, 2003 5:16 pm

domingo set 07, 2003 9:36 pm

:evil:
Comunicado de última hora...
Fontes seguras anunciam a vingança das galinhas...Diversos grupos dispersos foram avistados numa atitude de conspiração...Segundo o apurado os cães passarão de caçadores a caçados...
Cuidado...elas andam aí de bicos afiados...carregadas de nitrofuranos...
:lol:
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 07, 2003 10:26 pm

Certo.
Obrigada pelo esclarecimento.

Isto porque eu tinha a ideia que um cão de guarda de rebanhos como o serra também guarda tudo o que é do dono como a casa, o território particular e, incluo eu, os animais do dono.
É apenas curiosidade, mas realmente gostava de saber.
Sempre às ordens ;)

Todos os cães têm um instinto de caça. Mais propriamente de presa. Depois, é claro, temos as raças. Raças com mais instinto de caça, outras com menos. Mas todos os cães têm instinto de presa (que é o que motiva em grande parte certos comportamentos do cão - tal como ir buscar a bola).
Instinto esse que pode ser perfeitamente repreendido. A dificuldade em tal, depende essencialmente da raça em questão. Ensinar um cão de caça (especialmente um que já tenha feito o gosto ao dente) a respeitar o coelho de estimação parece-me impossivel

O facto dos cães reconhecerem os outros animais (galinhas, patos ..) como patrimonio do dono, e portanto, defende-los, tem muito que se diga.

Antes de defender, o cão tem primeiro que aceitar esses animais como parte do seu territorio, deixando de os ver como presa.

Falando de LGD, podemos dividi-los em dois grupos. Um grupo, onde os cães guardam os animais pois percebem que estes fazem parte do territorio. Neste caso, os animais benefeciam da protecção dos cães apenas porque estão dentro do territorio do dono.
O segundo grupo, os "verdadeiros LGD" têm como função principal a guarda de animais (de rebanhos em geral). Pouco interessa o local, o territorio nestes casos. Defendem o rebanho em qualquer sitio! Lembram-se dos tais Serras da Estrela que foram para os USA ?
É claro que entre estes dois extremos há varios "intermedios"

Continuando a falar de LGD, quando os cães são utilizados unicamente na guarda de rebanhos (vivem e morrem no meio do rebanho) são criados (desde tenra idade - mal começam a andar) já no meio desse mesmo rebanho. Deste modo os cachorros percebem que têm o rebanho a seu cargo ("bonding" como os americanos chamam), chegando ao extremo de terem melhor relação com as ovelhas do que com o seu dono.

Um bom site para quem quer aprender sobre LGD é http://www.lgd.org/

Cá em casa, com os Serras e os collies não há problema nenhum. Desde novos que foram ensinados a respeitar os outros animais (galinhas, patos, coelhos...) e tenho confiança em deixa-los sós. Sei também, que esses animais estão bem guardados (enquanto estão em minha casa).

Basicamente resume-se à raça e à educação dada ao cão!
Cindel - gostava de um esclarecimento aqui. Isto significa que os cães têm "consciência" de que fizeram mal?
Espantosamente estava plenamente convencido de que uma vez feita a asneira, pura e simplesmente esqueciam (acho que muito já foi escrito aqui sobre nesse sentido), e daí a necessidade de os castigar quando em flagrante, ou então fica para a próxima...
Consciência ... palavra forte para os cães talvez ...

Sinceramente dicas, não sei.
Acredito que os cães sabem quando fazem mal! Sabem quando fizeram asneira. Apenas não da mesma maneira que nós, não na mesma "dimensão".
Prova disso é, por exemplo, se chego a casa e deparo-me com um cantaro partido e o canito todo contente ao lado a roer a coitada da planta, o cão mal me vê agacha-se e tenta dar o pira porque sabe que fez asneira e vem castigo a caminho. Isto sem eu dizer uma palavra.

Agora, falar em consciencia pesada, em consciencia limpa não.
anjaazul
Membro Veterano

domingo set 07, 2003 11:01 pm

Fontes seguras anunciam a vingança das galinhas...Diversos grupos dispersos foram avistados numa atitude de conspiração...Segundo o apurado os cães passarão de caçadores a caçados...
isso é que eu não sei. trouxe uma galinha de lx. de início, estes dois não ligaram nenhuma. depois, era ver quem puxava mais para o seu lado. começou a ficar despedaçada. por fim, tirarem-lhe a cabeça e foi para o lixo :evil: :evil: :evil:
Responder

Voltar para “Cães”