Certo.
Obrigada pelo esclarecimento.
Mas agora tenho outra dúvida : estes cães não deviam reconhecer as galinhas e patos e afins como sendo propriedade do dono e, como tal, objectos de guarda e não de caça ?
Isto porque eu tinha a ideia que um cão de guarda de rebanhos como o serra também guarda tudo o que é do dono como a casa, o território particular e, incluo eu, os animais do dono.
É apenas curiosidade, mas realmente gostava de saber.
Sempre às ordens
Todos os cães têm um instinto de caça. Mais propriamente de presa. Depois, é claro, temos as raças. Raças com mais instinto de caça, outras com menos. Mas todos os cães têm instinto de presa (que é o que motiva em grande parte certos comportamentos do cão - tal como ir buscar a bola).
Instinto esse que pode ser perfeitamente repreendido. A dificuldade em tal, depende essencialmente da raça em questão. Ensinar um cão de caça (especialmente um que já tenha feito o gosto ao dente) a respeitar o coelho de estimação parece-me impossivel
O facto dos cães reconhecerem os outros animais (galinhas, patos ..) como patrimonio do dono, e portanto, defende-los, tem muito que se diga.
Antes de defender, o cão tem primeiro que aceitar esses animais como parte do seu territorio, deixando de os ver como presa.
Falando de LGD, podemos dividi-los em dois grupos. Um grupo, onde os cães guardam os animais pois percebem que estes fazem parte do territorio. Neste caso, os animais benefeciam da protecção dos cães apenas porque estão dentro do territorio do dono.
O segundo grupo, os "verdadeiros LGD" têm como função principal a guarda de animais (de rebanhos em geral). Pouco interessa o local, o territorio nestes casos. Defendem o rebanho em qualquer sitio! Lembram-se dos tais Serras da Estrela que foram para os USA ?
É claro que entre estes dois extremos há varios "intermedios"
Continuando a falar de LGD, quando os cães são utilizados unicamente na guarda de rebanhos (vivem e morrem no meio do rebanho) são criados (desde tenra idade - mal começam a andar) já no meio desse mesmo rebanho. Deste modo os cachorros percebem que têm o rebanho a seu cargo ("bonding" como os americanos chamam), chegando ao extremo de terem melhor relação com as ovelhas do que com o seu dono.
Um bom site para quem quer aprender sobre LGD é
http://www.lgd.org/
Cá em casa, com os Serras e os collies não há problema nenhum. Desde novos que foram ensinados a respeitar os outros animais (galinhas, patos, coelhos...) e tenho confiança em deixa-los sós. Sei também, que esses animais estão bem guardados (enquanto estão em minha casa).
Basicamente resume-se à raça e à educação dada ao cão!
Cindel - gostava de um esclarecimento aqui. Isto significa que os cães têm "consciência" de que fizeram mal?
Espantosamente estava plenamente convencido de que uma vez feita a asneira, pura e simplesmente esqueciam (acho que muito já foi escrito aqui sobre nesse sentido), e daí a necessidade de os castigar quando em flagrante, ou então fica para a próxima...
Consciência ... palavra forte para os cães talvez ...
Sinceramente dicas, não sei.
Acredito que os cães sabem quando fazem mal! Sabem quando fizeram asneira. Apenas não da mesma maneira que nós, não na mesma "dimensão".
Prova disso é, por exemplo, se chego a casa e deparo-me com um cantaro partido e o canito todo contente ao lado a roer a coitada da planta, o cão mal me vê agacha-se e tenta dar o pira porque sabe que fez asneira e vem castigo a caminho. Isto sem eu dizer uma palavra.
Agora, falar em consciencia pesada, em consciencia limpa não.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!