Taça de ração elevada ou no chão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

PedroPA
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

quarta set 08, 2010 2:12 pm

Não fazia a mínima ideia que o lobo comia deitado.

Eu também sempre ouvi dizer que no caso de cães de médio/grande porte se deviam elevar as taças. Sempre o fiz e nunca me dei mal. Quando penso nas duas situações, acho que é mais desconfortável para o cão estar a comer com a cabeça e patas agachadas, mas também nunca me tinha ocorrido as entradas de ar para o estômago.
nunorcduarte
Membro
Registado: segunda nov 02, 2009 3:28 pm

quarta set 08, 2010 2:13 pm

PauloC1 Escreveu:Percebo e aceito a argumentação dos prós e contras em relação á elevação ou não dos comedouros.
Agora não tenho cães grandes, mas quando tinha os Rottweilers coloquei essa questão a mim próprio e acabei por optar por colocar os comedouros no chão. Estive um bom período a dar-lhes alimentação BARF, na qual muitas vezes me limitava a atirar os nacos de carne e ossos para o chão e eles comiam ali mesmo. Mais ‘natural’ que isso não havia. Faz por isso sentido pensar que a postura ‘natural’ de um cão a comer é a partir do chão. Estou para ver o primeiro cão, ou Lobo, que agarre na comida e a coloque num plano elevado para comer. Aliás, não fosse a comida actual da maioria dos nossos cães os grãos de ração, e em vez disso fosse comida em pedaços maiores, e o que eles fariam, mesmo em comedouros elevados, era retirar uma porção do comedouro e comê-la fora deste.
Quanto ao comer directamente do chão, percebo, mas não gostaria de a habituar a isso.
Tenho receio que alguma alma mal intencionada atire qualquer coisa envenenada para o quintal e que a piquena por estar habituada a comer directamente do chão não resista...
Nuvem_Branca
Membro
Registado: quarta abr 14, 2004 2:10 pm

quarta set 08, 2010 2:16 pm

Tenho um cão de grande porte e não elevei as taças. em pequeno ele normalmente comia deitado, inclusive ás vezes até de lado. em adulto passou a comer em pé.

Nunca tive problemas.

Na altura perguntei ao criador e ele aconselhou as taças no chão.
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

quarta set 08, 2010 2:21 pm

nunorcduarte Escreveu:
PauloC1 Escreveu:Percebo e aceito a argumentação dos prós e contras em relação á elevação ou não dos comedouros.
Agora não tenho cães grandes, mas quando tinha os Rottweilers coloquei essa questão a mim próprio e acabei por optar por colocar os comedouros no chão. Estive um bom período a dar-lhes alimentação BARF, na qual muitas vezes me limitava a atirar os nacos de carne e ossos para o chão e eles comiam ali mesmo. Mais ‘natural’ que isso não havia. Faz por isso sentido pensar que a postura ‘natural’ de um cão a comer é a partir do chão. Estou para ver o primeiro cão, ou Lobo, que agarre na comida e a coloque num plano elevado para comer. Aliás, não fosse a comida actual da maioria dos nossos cães os grãos de ração, e em vez disso fosse comida em pedaços maiores, e o que eles fariam, mesmo em comedouros elevados, era retirar uma porção do comedouro e comê-la fora deste.
Quanto ao comer directamente do chão, percebo, mas não gostaria de a habituar a isso.
Tenho receio que alguma alma mal intencionada atire qualquer coisa envenenada para o quintal e que a piquena por estar habituada a comer directamente do chão não resista...
Uma coisa não tem nada a haver com a outra... Não é por estar habituado a comer em taças elevadas que vai impedir de comer algo do chão.

O lobo não come sempre deitado, mas muitas vezes separa um naco de carne com ou sem osso da presa, e vai comer, deitado, afastado da carcaça.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
nunorcduarte
Membro

quarta set 08, 2010 2:24 pm

TheOne Escreveu:
nunorcduarte Escreveu:
Uma coisa não tem nada a haver com a outra... Não é por estar habituado a comer em taças elevadas que vai impedir de comer algo do chão.

O lobo não come sempre deitado, mas muitas vezes separa um naco de carne com ou sem osso da presa, e vai comer, deitado, afastado da carcaça.

Imagem
penso que será mais fácil reforçar a ideia de que apanhar comida do chão não é "permitido" se eles estiverem habituados a comer numa taça, esteja ela elevada ou não.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 08, 2010 2:32 pm

TheOne Escreveu: (...)
A postura 'natural' do lobo a comer, é mesmo deitado :wink: Tal como os nossos cães a comer os ossos!
(...)
Tem graça referir isso. O meu cão é de porte médio, só come ração, mas fá-lo quase sempre deitado.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
JessyLAF
Membro
Registado: sexta ago 31, 2007 12:48 pm

quarta set 08, 2010 2:44 pm

Os meus também comem em taças elevadas. Mas antes , quando estavam no chão o Rex comia deitado, enquanto o Guga de pé.
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

quarta set 08, 2010 10:42 pm

Tenho receio que alguma alma mal intencionada atire qualquer coisa envenenada para o quintal e que a piquena por estar habituada a comer directamente do chão não resista...[/quote]

penso que será mais fácil reforçar a ideia de que apanhar comida do chão não é "permitido" se eles estiverem habituados a comer numa taça, esteja ela elevada ou não.[/quote]

Esse tb era um dos meus receios mas foi fácil ensinar-lhes que só devem comer o que é posto na taça ou o que dou á mão, è claro que tiram a carne da taça e comem deitadas com a comida no chão. Por vezes mando alguns bocados de carne para o chão, sem me verem, ou peço a alguem que lhes tente dar, por cima do muro, e não lhe tocam.
nunorcduarte
Membro

quinta set 09, 2010 9:00 am

LFBM Escreveu:Quanto ao comer directamente do chão, percebo, mas não gostaria de a habituar a isso.
penso que será mais fácil reforçar a ideia de que apanhar comida do chão não é "permitido" se eles estiverem habituados a comer numa taça, esteja ela elevada ou não.[/quote]

Esse tb era um dos meus receios mas foi fácil ensinar-lhes que só devem comer o que é posto na taça ou o que dou á mão, è claro que tiram a carne da taça e comem deitadas com a comida no chão. Por vezes mando alguns bocados de carne para o chão, sem me verem, ou peço a alguem que lhes tente dar, por cima do muro, e não lhe tocam.[/quote]

Espero ter o discernimento necessário para lhes conseguir incutir esse comportamento :)
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta set 09, 2010 9:47 am

Bom Dia.
Os meus coloquei a gamela altura da cabeça deles, porque disseram que fazia mal aos cães comerem com gamela no chão, ( vet) As tantas estava tudo entornado e deitava se para comer passei a colocar a gamela no chão e eles deitam se para comer.
Só a Nayana é que tem a gamela da água e da ração elevada num adaptador próprio que comprei
Dsabino
Membro Júnior
Registado: sexta jul 23, 2010 11:17 am

domingo set 12, 2010 4:28 pm

O Barney é um cão de grande porte. eu ponho a tijela no chão e ele deita-se para comer -.-' . Nunca me passou pela cabeça se poderia fazer mal... Faz??
Responder

Voltar para “Cães”