Dúvidas..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MarciaSilva
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Localização: Orfeu - Pastor alemão *
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

quinta set 09, 2010 2:56 pm

dinodane Escreveu:Mas qual lei? Não há lei nenhuma sobre isso.

Se fala sobre o regulamento do LOP, sim estou. A consanguinidade é uma ferramenta da criação ética e sem consanguinidade hoje não haveriam raças puras. O que eu acho é que o CPC devia exigir que o criador fundamentasse a necessidade da consanguinidade estreita para o autorizar como tem de o fazer quando há cruzas de variedades da mesma raça que habitualmente não se fazem, como por exemplo os pretos de azul no Dogue Alemão. Já agora também era bom que tivessem a capacidade de fazer mais inspecções às ninhadas.
Regulamento, seja!

Pois, porque existem criadores a cruzar com consanguinidade para facturar e não para apurar coisíssima nenhuma.
Quanto ao que está a bold, concordo plenamente.
Seria difícil controlarem ninhada a ninhada, mas sim, seria bom...
Seria mais simples se cada câmara municipal tivesse responsáveis para esse efeito, controlar criadores, ninhadas, condições, etc...
"Uso os animais para instruir os homens" Jean de La Fontaine
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 09, 2010 3:12 pm

Mais simples? Eu não acho que as autarquias tenham ou devam regular a criação de animais, cada macaco no seu galho.

A maioria dos criadeiros nem sequer se importam com o registo no LOP portanto o que está no regulamento do CPC ou nos aptos de cria dos clubes de raça pouco importa, só cumpre quem se preocupa minimamente com o que está a fazer.
Aliás, os criadeiros nem sequer se importam com o que está legislado, quanto mais com meros regulamentos de entidades que nada lhes dizem. Quantos de vós já viram cachorros com menos de 8 semanas á venda numa loja? Pois é ilegal. Quantos de vós já viram o mesmo animal na mesma montra mais de 2 semanas? Pois também há leis a regulamentar isso.


O que faz falta é informação e cultura. O CPC é apenas um clube de canicultura, faz o que pode com os meios que tem e não é ouvido nem achado na elaboração de leis.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MarciaSilva
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Localização: Orfeu - Pastor alemão *
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

quinta set 09, 2010 7:35 pm

Acha portanto que se houvesse uma entidade responsável pelas criações nos municípios, os criadores não estariam mais atentos e preocupados em manter o negócio "limpo"???

Cada macaco no seu galho... ok... mas a câmara também tem um veterinário.. é um macaco no galho errado???

E na minha opinião, á maior parte dos criadeiros falta civismo e honestidade porque informação e cultura até se calhar têm alguma.
"Uso os animais para instruir os homens" Jean de La Fontaine
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 09, 2010 8:08 pm

Vamos lá ver uma coisa. A canicultura, assim como a felinicultura ou até a aquariofilia é um hobby, não uma actividade pecuária que tenha de ser obrigatoriamente regulada por alguma entidade como a DGVeterinária. Não é nem deve ser uma actividade lucrativa. Não há nenhum CAE para a criação de cães ou gatos.

O facto de haver regulamentos e até legislação não quer dizer pevide. A definição de criador é aquele que tem uma cadela grávida. Os animais de estimação são considerados propriedade de cada um, mas agora também é preciso termos o Governo a interferir naquilo que fazemos com os nossos bens?

Mesmo que houvesse supervisão da criação de cães de raça de que é que isso serve se todo o bicho careta acha que o seu animal precisa de ter filhos e ainda pode ganhar uns cobres e nada percebem de selecção, estalões, linhagens?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

MarciaSilva
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Localização: Orfeu - Pastor alemão *
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

quinta set 09, 2010 8:21 pm

Sim, é verdade... Tem razão...

Mas então o que acha que poderia ser feito??
É que abrir a cabeça das pessoas está fora de questão.
"Uso os animais para instruir os homens" Jean de La Fontaine
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 09, 2010 8:27 pm

O que nós tentamos fazer aqui todos os dias.

Campanhas de sensibilização e info sobre puppy mills e os animais comprados em lojas.

Campanhas em prol da esterilização e contra o abandono e aí sim, com o apoio das autarquias.

As mentalidades não mudam de um dia para o outro. Cada um de nós pode ajudar um bocadinho tentando alertar para esses problemas quem nos rodeia e tem ou quer ter animais.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cockinhas
Membro Veterano
Mensagens: 1286
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quinta set 09, 2010 8:40 pm

MarciaSilva Escreveu:Sim, é verdade... Tem razão...

Mas então o que acha que poderia ser feito??
É que abrir a cabeça das pessoas está fora de questão.
Pode aproveitar todas as oportunidades que tiver para conversar com as pessoas que meterem conversa consigo por causa dos seus cães e, principalmente, com as crianças que a abordarem. Se sensibilizar uma criança está a mudar o futuro :wink: .
Responder

Voltar para “Cães”