lop - será importante???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

sábado set 18, 2010 12:23 pm

criadores com actividade registada nas finanças... mas aí a criação seria um negócio, algo para fazer dinheiro, algo para se viver às custas de... a criação deixaria de ser um hobbie para passar a ser quase um emprego, seria benéfico?

não sei sei concordo muito com isso, os bons criadores que conheço teem o seu emprego, não vivem da venda de cães. e acho que assim é que deve ser!
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado set 18, 2010 12:33 pm

Mas mega..qualquer venda deveria ser acompanhada de factura, acho que não passava nem deixava de ser negocio e hobbie como é até aqui, apenas todas as vendas estariam legais o que levaria tambem o criador e poder levar com reclamações caso o producto não fosse o que apregoa vender...era só mais uma questão de controle, por outro lado como nada é fiscalizado, seria apenas mais algum a entrar nos cofres do estado 8)
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sábado set 18, 2010 12:45 pm

a canicultura pode e deve ser encarada como qualquer actividade economica.

p.e.:

uma tela .... é arte, uma escultura.... o que quiserem.... mesmo a arte tem enquadramento economico. as galerias facturam aos clientes.

acho que é um exemplo gritante de como não devem existir actividades economicas marginais.

a canicultura/ felinicultura é gosto, é paixão, é muita coisa. é sim senhor.
mas é também numeros. e isso é incontestável.
mas se é numeros que seja da forma correcta e não part-time do chico esperto.

quem não é criador e apenas dono ( a maioria ) não deve ter cães a procriar.

sabem em quanto tempo deixavam de ser necessárias associações desesperadas a mendigar ração? canis dantescos e indescritiveis?

daqui a menos dez anos o cenário seria irreconhecivel. normal.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sábado set 18, 2010 12:59 pm

enolamai Escreveu:a canicultura pode e deve ser encarada como qualquer actividade economica.

p.e.:

uma tela .... é arte, uma escultura.... o que quiserem.... mesmo a arte tem enquadramento economico. as galerias facturam aos clientes.

acho que é um exemplo gritante de como não devem existir actividades economicas marginais.

a canicultura/ felinicultura é gosto, é paixão, é muita coisa. é sim senhor.
mas é também numeros. e isso é incontestável.
mas se é numeros que seja da forma correcta e não part-time do chico esperto.

quem não é criador e apenas dono ( a maioria ) não deve ter cães a procriar.

sabem em quanto tempo deixavam de ser necessárias associações desesperadas a mendigar ração? canis dantescos e indescritiveis?

daqui a menos dez anos o cenário seria irreconhecivel. normal.
Para que, o que está a bold, fosse verdade seria necessário eutanasiar e/ou esterilizar as cadelas abandonadas / errantes.
Caso contrário, é chover no molhado.
Desconheço os números, mas não devo andar longe da verdade se disser que a maioria é dono, mas de um ... rafeiro.
Quem é que está interessado em pagar impostos, criando rafeiros?
Se os rafeiros dessem algum dinheiro para pagar as despesas dos progenitores, talvez.

Já agora, há muita coisa ( tudo!!! ) com enquadramento legal, que se vende "por baixo da porta", a arte incluída, basta haver compradores.

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Bondage2010
Membro Veterano

sábado set 18, 2010 1:07 pm

jofelix Escreveu:(...)
Se os rafeiros dessem algum dinheiro para pagar as despesas dos progenitores, talvez.
(...)
Um abraço
mas neste momento o que dá dinheiro é criar rafeiros...sei de alguem com duas ou 3 raças de cães de bolso, como "yoks", "bixão maltês" e "pequeno A"...tudo purissimo 8) sem LOP e vendem-os como papo-secos, ainda estão uns no forno já ha encomendas para a proxima fornada e quase a preços de puros ;)
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sábado set 18, 2010 1:11 pm

Bondage2010 Escreveu:
(...)
Um abraço
mas neste momento o que dá dinheiro é criar rafeiros...sei de alguem com duas ou 3 raças de cães de bolso, como "yoks", "bixão maltês" e "pequeno A"...tudo purissimo 8) sem LOP e vendem-os como papo-secos, ainda estão uns no forno já ha encomendas para a proxima fornada e quase a preços de puros ;)
É verdade o que dizes, mas estava a referir-me a criar rafeiros e pagar impostos da venda dos mesmos.
Mas bem vistas as coisas, é capaz de dar mais resultado que criar cães de raça ... não tem custos com registos, ração de qualidade, veterinário, instalações, despiste de doenças, etc.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
LazzieJazzie
Membro
Registado: sexta set 03, 2010 2:45 pm

sábado set 18, 2010 1:21 pm

dinodane Escreveu: E desde quando a palavra "legal" se insere nesse contexto? :lol:

Desde quando é ilegal criar sem LOP, afixo e despistes?
Não é ilegal, mas...A ver se me consigo fazer entender...Quando falei em legal, queria falar no sentido de, existem raças e raças, como por exemplo nas PP's. é necessário reunir todos os requisitos estipulados pela Lei. Como diz o decreto abaixo indicado, no artigo 14.º
citação Escreveu:

PÁGINAS DO DR : 8436 a 8440

Decreto-Lei n.º 312/2003 de 17 de Dezembro

O Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro, veio consignar as regras de protecção dos animais de companhia e, concomitantemente, previu o regime para a posse daqueles que, pelas suas características fisiológicas ou comportamentais, viessem a ser enquadrados como animais potencialmente perigosos.

Os casos de ataques de animais, nomeadamente cães, a pessoas, causando-lhes ofensas à integridade física graves, quando não mesmo a morte, vieram alertar para a urgente necessidade de rever aquele diploma, e de regulamentar, em normativo específico, a detenção de animais de companhia perigosos e potencialmente perigosos, com estabelecimento de regras claras e precisas para a sua detenção, criação e reprodução.

A convicção de que a perigosidade canina, mais que aquela que seja eventualmente inerente à sua raça ou cruzamento de raças, se prende com factores muitas vezes relacionados com o tipo de treino que lhes é ministrado e com a ausência de socialização a que os mesmos são sujeitos, leva que se legisle no sentido de que a estes animais sejam proporcionados os meios de alojamento e maneio adequados, de forma a evitar-se, tanto quanto possível, a ocorrência de situações de perigo não desejáveis.

Para além disso estabelecem-se algumas obrigações para os detentores de animais de companhia perigosos ou potencialmente perigosos, entre as quais se destacam a obrigatoriedade da existência de um seguro de responsabilidade civil, bem como de requisitos de idoneidade que possam garantir o cumprimento das normas de bem-estar dos animais e de segurança de pessoas e bens.

Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias.

Foi dado cumprimento ao disposto na Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro.

Assim:

(...)

Artigo 14.º

Criação e esterilização

1 - Por despacho do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas pode ser proibida a reprodução ou criação de quaisquer cães perigosos ou potencialmente perigosos, nomeadamente das raças ou cruzamentos de raças caninas constantes da portaria referida na alínea b) do artigo 2.º, bem como restringida a sua entrada no território nacional, nomeadamente por razões de segurança de pessoas e outros animais.

2 - A DGV pode determinar a esterilização obrigatória de um ou mais cães, no prazo máximo de 30 dias após a notificação do seu detentor, sempre que esteja em risco a segurança de pessoas ou outros animais, devendo a mesma ser efectuada por médico veterinário da escolha daquele e a suas expensas.

3 - O detentor fica obrigado a apresentar declaração passada por médico veterinário, no prazo de 15 dias após a esterilização prevista no número anterior ter sido efectuada ou até ao termo do prazo ali estabelecido, na junta de freguesia da área da sua residência, devendo passar a constar da base de dados nacional do SICAFE que o cão: a) Está esterilizado;b) Não foi sujeito à esterilização, dentro do prazo determinado pela autoridade competente, por não estar em condições adequadas, atestadas por médico veterinário, indicando-se naquele atestado o prazo previsível para essa intervenção cirúrgica.
dinodane Escreveu:Há multas, há cadeia? Há leis sobre isso onde?
Eu estava a falar no geral, não estava a falar especificamente de uma raça! :oops:

Deveria de ser punivel sim! Infelizmente as leis que existem, são só "para Inglês ver" e não para "se cumprir e fazer cumprir"... :?
LazzieJazzie
Membro
Registado: sexta set 03, 2010 2:45 pm

sábado set 18, 2010 1:23 pm

jofelix Escreveu:
É verdade o que dizes, mas estava a referir-me a criar rafeiros e pagar impostos da venda dos mesmos.
Mas bem vistas as coisas, é capaz de dar mais resultado que criar cães de raça ... não tem custos com registos, ração de qualidade, veterinário, instalações, despiste de doenças, etc.
Totalmente de acordo...Para quê criar cães com qualidade, se depois sujeitamo-nos a ver cães da "mesma raça" ou lá perto, a pontapé por meia duzia de tostões... :|
Bondage2010
Membro Veterano

sábado set 18, 2010 1:33 pm

LazzieJazzie Escreveu:
jofelix Escreveu:
Totalmente de acordo...Para quê criar cães com qualidade, se depois sujeitamo-nos a ver cães da "mesma raça" ou lá perto, a pontapé por meia duzia de tostões... :|
LOL assim vê-se cães parecidos com algumas raças a pontapé por muitas dúzias de euros...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado set 18, 2010 1:47 pm

LazzieJazzie Escreveu:
dinodane Escreveu: E desde quando a palavra "legal" se insere nesse contexto? :lol:

Desde quando é ilegal criar sem LOP, afixo e despistes?
Não é ilegal, mas...A ver se me consigo fazer entender...Quando falei em legal, queria falar no sentido de, existem raças e raças, como por exemplo nas PP's. é necessário reunir todos os requisitos estipulados pela Lei. Como diz o decreto abaixo indicado, no artigo 14.º
citação Escreveu:

PÁGINAS DO DR : 8436 a 8440

Decreto-Lei n.º 312/2003 de 17 de Dezembro

O Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro, veio consignar as regras de protecção dos animais de companhia e, concomitantemente, previu o regime para a posse daqueles que, pelas suas características fisiológicas ou comportamentais, viessem a ser enquadrados como animais potencialmente perigosos.

Os casos de ataques de animais, nomeadamente cães, a pessoas, causando-lhes ofensas à integridade física graves, quando não mesmo a morte, vieram alertar para a urgente necessidade de rever aquele diploma, e de regulamentar, em normativo específico, a detenção de animais de companhia perigosos e potencialmente perigosos, com estabelecimento de regras claras e precisas para a sua detenção, criação e reprodução.

A convicção de que a perigosidade canina, mais que aquela que seja eventualmente inerente à sua raça ou cruzamento de raças, se prende com factores muitas vezes relacionados com o tipo de treino que lhes é ministrado e com a ausência de socialização a que os mesmos são sujeitos, leva que se legisle no sentido de que a estes animais sejam proporcionados os meios de alojamento e maneio adequados, de forma a evitar-se, tanto quanto possível, a ocorrência de situações de perigo não desejáveis.

Para além disso estabelecem-se algumas obrigações para os detentores de animais de companhia perigosos ou potencialmente perigosos, entre as quais se destacam a obrigatoriedade da existência de um seguro de responsabilidade civil, bem como de requisitos de idoneidade que possam garantir o cumprimento das normas de bem-estar dos animais e de segurança de pessoas e bens.

Foram ouvidos os órgãos de governo próprio das Regiões Autónomas, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias.

Foi dado cumprimento ao disposto na Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro.

Assim:

(...)

Artigo 14.º

Criação e esterilização

1 - Por despacho do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas pode ser proibida a reprodução ou criação de quaisquer cães perigosos ou potencialmente perigosos, nomeadamente das raças ou cruzamentos de raças caninas constantes da portaria referida na alínea b) do artigo 2.º, bem como restringida a sua entrada no território nacional, nomeadamente por razões de segurança de pessoas e outros animais.

2 - A DGV pode determinar a esterilização obrigatória de um ou mais cães, no prazo máximo de 30 dias após a notificação do seu detentor, sempre que esteja em risco a segurança de pessoas ou outros animais, devendo a mesma ser efectuada por médico veterinário da escolha daquele e a suas expensas.

3 - O detentor fica obrigado a apresentar declaração passada por médico veterinário, no prazo de 15 dias após a esterilização prevista no número anterior ter sido efectuada ou até ao termo do prazo ali estabelecido, na junta de freguesia da área da sua residência, devendo passar a constar da base de dados nacional do SICAFE que o cão: a) Está esterilizado;b) Não foi sujeito à esterilização, dentro do prazo determinado pela autoridade competente, por não estar em condições adequadas, atestadas por médico veterinário, indicando-se naquele atestado o prazo previsível para essa intervenção cirúrgica.
dinodane Escreveu:Há multas, há cadeia? Há leis sobre isso onde?
Eu estava a falar no geral, não estava a falar especificamente de uma raça! :oops:

Deveria de ser punivel sim! Infelizmente as leis que existem, são só "para Inglês ver" e não para "se cumprir e fazer cumprir"... :?
Ó Vanessa... a única legislação sobre criação é mesmo a dos PP. Mas o que é que isso tem a ver com o tópico?

Se quiser falar de criação com ética tudo bem, agora lei da canicultura? Quer induzir as pessoas em erro para quê, se tal coisa não existe?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sábado set 18, 2010 1:50 pm

Importa o amor e dedicação que temos para dar ao nosso animal.
Lop´s e afins servem para ir a exposições e para fazer criação.
Bondage2010
Membro Veterano

sábado set 18, 2010 2:13 pm

ana-carla Escreveu:Importa o amor e dedicação que temos para dar ao nosso animal.
e nosso animal não vem da criação??
enolamai
Membro Veterano

sábado set 18, 2010 2:17 pm

Bondage2010 Escreveu:
(...)
Um abraço

voilá!!!
ruidmc
Registado: quinta set 16, 2010 11:01 am

sábado set 18, 2010 2:19 pm

ana-carla Escreveu:Importa o amor e dedicação que temos para dar ao nosso animal.

foi exactamente isso que eu quis dizer na minha abordagem...
Eu tenho a minha cadela que adoro sem o papel, n era por ter ou deixar de ter o LOP que eu estaria mais contente com ela... Sei que ela é pura, tem TODAS as caracteristicas que a raça determina inclusive tamanhos, e tento mantela dentro dos pesos ideais...

Agora sim tenho intenção de a deixar acasalar pelo menos uma vez, e claro que não a vou deixar criar com qualquer cão, vai ter de ser da mesma raça.

Agora o que esta em causa neste topico é a importancia do LOP.. para isso basta dizer que o LOP serve para ter a certeza que é puro,e que não tem doenças trnsmissiveis pelos prosnitores... e algumas coisas mais...

Bom Fim de semana a todos....
enolamai
Membro Veterano

sábado set 18, 2010 2:26 pm

jofelix Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
(...)
Um abraço
faz as contas aos teus e vês o que te fica no final...

se fosse criação em cima do joelho era uma fatia maior verdade?
então... a criadeirice é uma maminha dos diabos.
já sabemos que vão sempre haver coisas feitas atrás das cortinas... até é tipico do tuga :lol: mas que deveria haver mais regras neste jogo .... isso deveria.

se vendes um cachorro e algo corre mal eu sei que não te vais cortar... mas na maioria dos casos quem compra agarra-se onde???

não respondas!!! :lol:

se as coisas fossem preto no branco era mais correcto para todos os envolvidos.
e estes esquemas com o lop??? nem fazia sentido existir... era uma limpeza.
Responder

Voltar para “Cães”