Repreensão à posteriori
Moderador: mcerqueira
-
sofiaabreulopes
- Membro Veterano
- Mensagens: 11414
- Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
- Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*
sabe que os cães guardam o que acham ser o território deles não sabe???? se para ele o território é o jardim, não sei se ele irá defender a casa, mas isto sou eu, que nem treinadora sou, apenas leiga, e que leio e oiço uns peritos de vez em quando.dolphy Escreveu:Mas eu não quero os cães dentro de casa.
Preciso de cães de guarda, fora de casa.
Quanto ás asneiras, acho que só mesmo no acto - passados uns minutos, ele já não vai associar o castigo à asneira
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, “Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
Não tenho teoria nenhuma, sou uma pessoa essencialmente prática. Por isso, quando arranjo alguma, chego sempre lá pela observação, nunca pela opinião alheia geral.BrownEye Escreveu:Eu passei muitos anos a tentar convencer o meu marido de que os cães realmente não relacionam qualquer repreensão feita horas depois, mesmo mostrando o local ou objecto do "crime".LuluB Escreveu:Tenho muito fortes dúvidas de que seja de facto assim, mas não vou discutir o que já foi tão discutido por aqui.BrownEye Escreveu:Não, ele não relaciona de forma alguma.dolphy Escreveu:(...)
Mas o que pretendia era saber se ele associava mostrar-lhe a peça desfeita por ele, umas horas antes, ao ralhete que lhe vou dar quando chego a casa.
.
Qualquer repreensão deve ser feita na hora, depois de nada vale. é básico isso.
Na prática consegui convence-lo a mudar de atitude.
Mas gostaria de ler a sua teoria, por favor.
Quando tiver uma teoria sobre o caso, se alguma vez chegar a construir alguma, logo lhe darei parte dela, pode ser?
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
Eu por acaso acho piada a algumas teorias, pergunto-me quantos Bullmastiff (raça muito antiga) terão existido cheios de problemas psicológicos e comportamentais por causa de não poderem passar o dia dentro de casa ao lado dos donos a receber festas!!
Amigos, o problema, e contra mim falo porque tive um muito semelhante, está em querermos confinar a um quintal ou a um apartamento, cheio de coisas que não se podem ‘estragar’, cães que nasceram para trabalhar e necessitam desde cedo de muitos estímulos que os mantenham ocupados e activos. Das duas uma, ou a forista coloca o animal num local “à prova de estragos” e lhe procura dar a maior quantidade possível de coisas que o estimulem, desde bastante exercício a actividades desafiantes onde ele possa descarregar a energia, ou esqueça, porque vai continuar a ter destes problemas e outros bem piores.
Amigos, o problema, e contra mim falo porque tive um muito semelhante, está em querermos confinar a um quintal ou a um apartamento, cheio de coisas que não se podem ‘estragar’, cães que nasceram para trabalhar e necessitam desde cedo de muitos estímulos que os mantenham ocupados e activos. Das duas uma, ou a forista coloca o animal num local “à prova de estragos” e lhe procura dar a maior quantidade possível de coisas que o estimulem, desde bastante exercício a actividades desafiantes onde ele possa descarregar a energia, ou esqueça, porque vai continuar a ter destes problemas e outros bem piores.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
Se calhar a associação que ele faz é consigo e com os objectos e não propriamente com o que ele fez aos objectos, ou seja, na cabeça dele, se o dono tem um tapete na mão ou está junto da mota é porque lhe vai dar um raspanete....eu diria que o medo com que ele fica quando o vê junto desses objectos é porque associa vê-lo com eles na mão a ralhar com ele e não propriamente por saber que fez alguma coisa com eles que não devia...dolphy Escreveu:Alguma associação ele deve fazer, porque quando anda comigo, à volta da casa, pelo passeio ou pelo jardim, se me dirijo à moto (ainda não arranjei outro lugar para ela) ele afasta-se, penso que comprometido com o que já lhe fez! Começa a afastar-se, sempre olhando para trás...
Ou se vou apanhar o tapete que levou para o meio da relva...
E para cão de guarda dá-lhe mais jeito quando não estiver em casa ou quando estiver a dormir não é!? Então porque não deixar o cão desfrutar da vossa companhia quando não precisa de estar a exercer esta função!?!?
Boa sorte com o cachorrito
Eu também estou convicta que os cães não são burros e em alguns casos sabem perfeitamente o motivo da nossa zanga. Também não me faz confusão o cão estar na rua e o dono em casa. O que me faz confusão, é estar quase sempre ausente e pretender que o cão aprenda sózinho e aproveitar o pouco tempo que se tem com o animal para o confrontar com asneiras que fez há séculos atrás. Isso é acender dinamite em qualquer cão.
Neste caso o dono é o quê? Aquela criatura que chega ao pé do cão meia hora por dia para lhe acenar furioso com um farolim ou um tapete roído? Se fosse cão dava uma trinca no intruso. Mas dava mesmo.
Então ponderar fechar o cão ao invés da mota, para mim é surrealista. Sinceramente.
Neste caso o dono é o quê? Aquela criatura que chega ao pé do cão meia hora por dia para lhe acenar furioso com um farolim ou um tapete roído? Se fosse cão dava uma trinca no intruso. Mas dava mesmo.
Então ponderar fechar o cão ao invés da mota, para mim é surrealista. Sinceramente.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Por sorte ou azar, a cabeça de um cão está longe de ser tão complicada como a nossa. Por sorte ou azar, a sensibilidade dos cães para sentirem o nosso estado é bem mais apurada do que a nossa. Se o cão foge com medo , não é certamente porque se lembra que estragou o objecto que você tem na mão e sabe que vai levar um raspanete. Se ele foge é porque desde logo já percebeu por habituação que quando você chega a casa é hora de punição, embora possa nem fazer ideia porquê (se foi do tapete, da moto ou do toalhão na corda de roupa), e mesmo que assim não fosse, o cão sente a sua tensão e os seus nervos, e sabe que isso não significa coisa boa….sabe-se lá porquê!! Por isso, à posteriori, punir serve apenas para confundir o animal e para o tornar receoso de si, e apenas lhe ensina que a sua chegada a casa é sempre seguida de um momento de frustração e medo.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
E às vezes até dão, para depois irem para ao canil ou serem abandonados...LuMaria Escreveu:...Se fosse cão dava uma trinca no intruso. Mas dava mesmo.
Para mim também é, mas tenho de me lembrar que se trata de um homem e a sua máquina. E todos sabemos que a relação que se estabelece entre um homem e a sua máquina é muito mais forte e particular do que a de um homem e o seu cão.Então ponderar fechar o cão ao invés da mota, para mim é surrealista. Sinceramente.
Se fosse comigo, a moto já estaria resguardada a um canto do jardim por um gradeamento que impedisse o cão de lá chegar; e não haveria tapetes, lençóis ou outra roupa estendidos enquanto tivesse de estar ausente. E também nunca teria arranjado um cão de uma raça durona para me guardar a casa, qualquer rafeiro me serviria.
Mas isso sou eu, claro.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
Mas ninguém está a dizer que o cão por entrar em casa deve deixar de ser cão de guarda. Nem a dizer-lhe para enfiar o cão em casa o dia inteiro.
Treinar e ensinar um cão leva muito tempo (aliás, é até o cão morrer). Se passa o dia inteiro fora de casa, e só está com o cão quando chega, quantas horas por dia é que disponibiliza para o ensinar e treinar? Visto que o cão não pode entrar em casa, quanto tempo é que passa na rua com ele?
Como é que o vai ensinar a não estragar, se ele estraga quando está ausente de casa, ou quando está em casa e ele no exterior? Se o animal tiver a opção de entrar em casa, vai passar muitas mais horas consigo, e as repreensões e os castigos podem ser dados na altura certa, ou seja, no acto.
E essa dos Bullmastiffs com problemas psicológicos ou lá o que era, não percebi... acho é difícil ensinar um cão à distância. E meados do século XIX não é grande antiguidade... deve estar a confundir com o OE Mastiff.
Treinar e ensinar um cão leva muito tempo (aliás, é até o cão morrer). Se passa o dia inteiro fora de casa, e só está com o cão quando chega, quantas horas por dia é que disponibiliza para o ensinar e treinar? Visto que o cão não pode entrar em casa, quanto tempo é que passa na rua com ele?
Como é que o vai ensinar a não estragar, se ele estraga quando está ausente de casa, ou quando está em casa e ele no exterior? Se o animal tiver a opção de entrar em casa, vai passar muitas mais horas consigo, e as repreensões e os castigos podem ser dados na altura certa, ou seja, no acto.
E essa dos Bullmastiffs com problemas psicológicos ou lá o que era, não percebi... acho é difícil ensinar um cão à distância. E meados do século XIX não é grande antiguidade... deve estar a confundir com o OE Mastiff.
Penso que devia tentar mudar a sua opinião em relação a ter cães fora de casa, pois se quer apenas os cães para guardar a casa, é melhor arranjar um alarme que vai dar-lhe menos problemas. Não quero ofende-lo, estou só a dar a minha opinião, se calhar até têm óptimas condições fora de casa...
Excepto se os actos de destruição forem fruto de falta de estímulo, penso eu. Aí, mesmo passando algumas horas dentro de casa (suponhamos que no horário extra-laboral) e recebendo os ensinamentos na altura correcta, sempre que ''virar costas'' ele vai continuar a roer e a destruir e a queimar-lhe a paciência... Uma boa solução seria o tal exercício diário, corrida com ele na propriedade, jogos de bola, brincadeira pura entre dono e cão.ziggy Escreveu:Como é que o vai ensinar a não estragar, se ele estraga quando está ausente de casa, ou quando está em casa e ele no exterior? Se o animal tiver a opção de entrar em casa, vai passar muitas mais horas consigo, e as repreensões e os castigos podem ser dados na altura certa, ou seja, no acto.
Digo isto pegando na minha experiência particular, mas possivelmente não tenho mesmo jeito para a coisa.
Tem razão, ainda só vai a caminho dos 2 séculos...é pouco.....e desde o século XIX até ao presente que se sabe que esta raça só tem um comportamento são se estiverem dentro de casa.E essa dos Bullmastiffs com problemas psicológicos ou lá o que era, não percebi... acho é difícil ensinar um cão à distância. E meados do século XIX não é grande antiguidade... deve estar a confundir com o OE Mastiff.
Uma coisa é ter tempo para o cão e para o treinar, outra coisa é ter necesariamente de deixar o cão entrar em casa. Note que eu também os deixo entrar dentro de casa, aliás todos os meus cães sempre dormiram dentro de casa, mas não vejo porque é que isso seja condição cinequanon para ter um cão estável!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"> </p>
LuMaria, esclareçamos as coisas.
Antes de mais não sou um intruso, em local nehum de minha casa!
Depois não disse que o prenderia em vez de mudar a moto de local.
Mas o problema não é só com a moto.
Ou não poderei ter uma toalha numa corda, cá fora, numa altura em que ele só lá chega se saltar?
Antes de mais não sou um intruso, em local nehum de minha casa!
Depois não disse que o prenderia em vez de mudar a moto de local.
Mas o problema não é só com a moto.
Ou não poderei ter uma toalha numa corda, cá fora, numa altura em que ele só lá chega se saltar?
Sine qua non, expressão em latim.PauloC1 Escreveu:...condição cinequanon para ter um cão estável!!
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
-
joanaduarte
- Membro
- Mensagens: 178
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
Se deixamos um cão sozinho por sua conta ele aprenderá sozinho e por sua conta... e quando está sozinho nada lhe diz que roer motas e tapetes está errado, pelo contrario, sabe-lhe mesmo muito bem, logo, só pode ser bom... Antes de termos ensinado o certo não podemos punir o errado e antes de o cão saber o que é certo e errado não deve ser deixado em sitios ou situações que lhe permitam fazer disparates...
E pessoalmente quero em casa os cães de guarda porque, mais que a minha casa, eu quero que eles me guardem a mim mas acho que com trabalho suficiente se pode ter cães na rua, mas trabalho não são só passeios nem brincadeiras com bola... trabalho é treino, é expor o cão a situações que o estimulem não só fisicamente mas acima de tudo intlectualmente... se gostamos deles porque são inteligentes não os podemos privar de usar essa faculdade... Se temos em casa caes de trabalho temos de lhe dar um trabalho para fazer, o seu sabe qual é o trabalho dele?
E pessoalmente quero em casa os cães de guarda porque, mais que a minha casa, eu quero que eles me guardem a mim mas acho que com trabalho suficiente se pode ter cães na rua, mas trabalho não são só passeios nem brincadeiras com bola... trabalho é treino, é expor o cão a situações que o estimulem não só fisicamente mas acima de tudo intlectualmente... se gostamos deles porque são inteligentes não os podemos privar de usar essa faculdade... Se temos em casa caes de trabalho temos de lhe dar um trabalho para fazer, o seu sabe qual é o trabalho dele?
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>