raw/barf
Moderador: mcerqueira
Xuga, o que aconteceu ao Simão foi uma fatalidade, n cães diariamente morrem sufocados com ração e não é por isso que o granulado é perigoso.
é, aliás, para minimizar o perigo, que se deve dar o mais possível peças inteiras, que o cão tenha que mastigar e não possa engolir inteiro. O sufocamento acontece nas vias áereas, não depois dos ossos estarem no estômago.
Quanto ás miudezas como o fígado, rins, baço, convém dar com mais parcimónia, não deve representar mais que um quarto da qtd diária. A fressura e coração é considerada carne e não orgãos.
é, aliás, para minimizar o perigo, que se deve dar o mais possível peças inteiras, que o cão tenha que mastigar e não possa engolir inteiro. O sufocamento acontece nas vias áereas, não depois dos ossos estarem no estômago.
Quanto ás miudezas como o fígado, rins, baço, convém dar com mais parcimónia, não deve representar mais que um quarto da qtd diária. A fressura e coração é considerada carne e não orgãos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Então e pela tua experiência, o que é que sugerias que fosse a composição de 4,200kg de alimento por dia?dinodane Escreveu:Xuga, o que aconteceu ao Simão foi uma fatalidade, n cães diariamente morrem sufocados com ração e não é por isso que o granulado é perigoso.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
[quote="TheOne.
Então e pela tua experiência, o que é que sugerias que fosse a composição de 4,200kg de alimento por dia?[/quote]
Eu, geralmente, dou frango €1.50, cabeças de salmão €0.99, peixe variado que já está há 2 ou 3 dias á venda (há umas semanas comprei 7 Kg de Cavala por €3.50), óvos, órgãos de porco €0.99 e pescoços de peru €0.89.
Quando se dá o animal inteiro, ou dividido em partes durante vários dias, não é necessário pensar em percentagens, a natureza já tratou disso durante milhões de anos de evolução. Quando dou pescoços de peru ou cabeças de salmão adiciono um pouco de órgãos (20%/25%).
De qualquer forma, as fezes são o melhor indicador de percentagens: muito branco - percentagem de osso a mais; muito escuro e mole - pouca percentagem de osso. Depende de cão para cão
Em relação ás quantidades depende do cão, actividade, clima, etc: a minha Lab pesa 33Kg e come 800g, a boxer pesa 23Kg e come 1000g. Geralmente começa-se com 2% do peso previsto em adulto e depois aumenta-se ou diminui-se conforme a "linha" do cão.
Os vegetais são desperdicio, saem inteiros e criam gases. O cõa é carnivoro e não omnivoro apesar da conversa de vets e fabricantes, de alguma forma têm de justificar pôr vegetais em vez de carne nas rações (é muito mais barato de produzir, ponto final)
Então e pela tua experiência, o que é que sugerias que fosse a composição de 4,200kg de alimento por dia?[/quote]
Eu, geralmente, dou frango €1.50, cabeças de salmão €0.99, peixe variado que já está há 2 ou 3 dias á venda (há umas semanas comprei 7 Kg de Cavala por €3.50), óvos, órgãos de porco €0.99 e pescoços de peru €0.89.
Quando se dá o animal inteiro, ou dividido em partes durante vários dias, não é necessário pensar em percentagens, a natureza já tratou disso durante milhões de anos de evolução. Quando dou pescoços de peru ou cabeças de salmão adiciono um pouco de órgãos (20%/25%).
De qualquer forma, as fezes são o melhor indicador de percentagens: muito branco - percentagem de osso a mais; muito escuro e mole - pouca percentagem de osso. Depende de cão para cão
Em relação ás quantidades depende do cão, actividade, clima, etc: a minha Lab pesa 33Kg e come 800g, a boxer pesa 23Kg e come 1000g. Geralmente começa-se com 2% do peso previsto em adulto e depois aumenta-se ou diminui-se conforme a "linha" do cão.
Os vegetais são desperdicio, saem inteiros e criam gases. O cõa é carnivoro e não omnivoro apesar da conversa de vets e fabricantes, de alguma forma têm de justificar pôr vegetais em vez de carne nas rações (é muito mais barato de produzir, ponto final)
Última edição por LFBM em segunda nov 08, 2010 12:25 pm, editado 1 vez no total.
Esses preços são de supermercado ou de mercado?LFBM Escreveu:Eu, geralmente, dou frango €1.50, cabeças de salmão €0.99, peixe variado que já está há 2 ou 3 dias á venda (há umas semanas comprei 7 Kg de Cavala por €3.50), órgãos de porco €0.99 e pescoços de peru €0.89.TheOne Escreveu: Então e pela tua experiência, o que é que sugerias que fosse a composição de 4,200kg de alimento por dia?
Pergunto isto porque costumo ir ao mercado e o peixe não é barato...

O frango tb não o encontro a esse preço, é sempre a 2€/kg no mínimo...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Quando se pratica este tipo de alimentação temos que ser um pouco detectives e pedinchões: procurar em vários talhos, peixarias e supermercados, pois os preços variam de loja para loja e, ás vezes, de dia para dia. No talho que uso. ás vezes, têm peças que foram recongeladas e, por isso, já não podem ser vendidas pq o sabor, textura e aspecto altera. è claro que para os cães não faz diferença e consigo coisas como coelho a €1.50, galinha a €1 e por ai fora. Temos que estar sempre de olho aberto e perguntar o que é que têm.TheOne Escreveu:Esses preços são de supermercado ou de mercado?LFBM Escreveu:Eu, geralmente, dou frango €1.50, cabeças de salmão €0.99, peixe variado que já está há 2 ou 3 dias á venda (há umas semanas comprei 7 Kg de Cavala por €3.50), órgãos de porco €0.99 e pescoços de peru €0.89.TheOne Escreveu: Então e pela tua experiência, o que é que sugerias que fosse a composição de 4,200kg de alimento por dia?
Pergunto isto porque costumo ir ao mercado e o peixe não é barato...![]()
O frango tb não o encontro a esse preço, é sempre a 2€/kg no mínimo...
É claro que tb depende da zona do país.
De uma forma geral gasto entre €25 a €35 por mês com cada cão, ou seja, o mesmo que gastaria com uma ração fracota.
Onix: 40kgdinodane Escreveu:Poça, 4,200 kgs?![]()
Só para um animal? é muito, pá. O Anubis pesa 70 kgs mais coisa menos coisa e não come mais de 2 kgs por dia, mais coisa menos coisa.
Catarina: 35kg
Iva: 65kg
Faz as contas...

E estou a pôr o Moon de fora, tenho receio de mudanças porque ele está muito velho...dinodane Escreveu:Ah bom.

Decidi mudar mesmo para este tipo de alimentação. consigo boas aparas no talho, com muita carne e pouco sebo, e vou a um aviário comprar N coisas de frango a excelentes preços
O peixe é que tenho alguma dificuldade, mas comprei sardinha a 1,50€/kg, apesar de eles não apreciarem muito a sardinha, mas partida lá comem...
Daqui a 15 dias dou o feedback

Daqui a 15 dias dou o feedback

Não devias. Se ele não tem problemas de saúde (por ex. renais), acho que vai beneficiar muito. É só a minha opinião Xuga.TheOne Escreveu:E estou a pôr o Moon de fora, tenho receio de mudanças porque ele está muito velho...dinodane Escreveu:Ah bom.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Mas ele tem já vários problemas Dino, nem se aprofundou muito os problemas, mas tem um edema enorme nos pulmões, tem uma massa estranha na zona do estômago, tem um tumor nos testículos... portanto não quero fazer alterações na vidinha, já curta, dele.dinodane Escreveu:Não devias. Se ele não tem problemas de saúde (por ex. renais), acho que vai beneficiar muito. É só a minha opinião Xuga.TheOne Escreveu:E estou a pôr o Moon de fora, tenho receio de mudanças porque ele está muito velho...dinodane Escreveu:Ah bom.

Edit: Estou é agradavelmente satisfeita com as contas ao que vou gastar... assim como quem não quer a coisa, com 40€/mês alimento 3 cães de porte grande e gigante

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Olá olá! Eu sou um defensor de RAW, pois os caes sao carnivoros, ainda que devam tambem comer algumas plantas que os ajudam com problemas digestivos. O problema da RAW é que nunca sabemos o estado em que a carne que compramos se encontra. Para nós humanos, nao tem problema, porque cozinhamos a carne, e isso mata quase todas as bacterias e microbios que a carne possa ter. Os verdadeiros beneficios da RAW sao as enzimas e nutrientes que a carne crúa fornece ao cao, caracteristicas essas que desaparecem após a cozedura. E aqui é que está o problema, pois podemos ter o azar de perdermos o nosso animal com infecçoes bacterianas. Ou compramos num talho que sabemos as condiçoes de origem da carne e compramos assim que ela chegua ao talho, os o risco torna-se elevado, principalmente para cachorros, que ainda estao muito expostos a este tipo de perigos. Eu dou ORIJEN ao meu cachorro, pois é mais seguro e nao tem qualquer tipo de Hidrato de carbono. 70% carne (carne de peixe do mar selvagem e peixe do rio selvagem, carne de galinha selvagem e peru selvagem e ovos de galinha selvagem) e 30% de plantas e frutos que os lobos comem no seu habitat natural. Nao posso pedir mais do que isto. A raçao é cara, mas o meu cachorro duplicou o peso do 2º mes para o 3º, e está super saudavel. Quando ele tiver 14 meses e se tornar adulto, aí começo a incluir RAW, pois os riscos sao menores. A alimentaçao é sempre algo controverso, até em nós seres humanos nunca sabemos o que nos faz bem ou mal. Fica ao criterio de cada um:)
ovcharka Escreveu:. O problema da RAW é que nunca sabemos o estado em que a carne que compramos se encontra.
A carne sendo apropriada para consumo humano é bastante, mas, para os mais receosos, congelar por uma semana mata quase tudo ma stb alguns nutrientes.
perdermos o nosso animal com infecçoes bacterianas. Ou compramos num talho que sabemos as condiçoes de origem da carne e compramos assim que ela chegua ao talho, os o risco torna-se elevado, principalmente para cachorros, que ainda estao muito expostos
As infecções podem acontecer por muitas razões, visto as bactéria existirem em todo o lado. A melhor forma de defesa contra infecções, e doênças em geral, é ter uma saúde de ferro, e essa depende em boa parte da alimentação - "nós somos o que comemos". Em relação aos cachorros parece-me que é mesmo a melhor altura para começar RAW pq estão entupidos de antibióticos naturais contidos no leite materno. o sistema digestivo dos carnivoros está preparado para lidar com carne crua e as suas bactérias, ou não existiriam carnivoros.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
A diferença reside entre carnivoros caçadores e carnivoros necrofagos, e o cao é um carnivoro caçador, que come a caça no acto da matança, com a carne no seu estado mais natural. Os necrofagos estao preparadissimos para qualquer bacteria que venha a desenvolver-se na carne, os caçadores nao estao assim tao protegidos. Felizmente encontrei na minha zona um talho no qual já sei a hora de chegada da carne e é no proprio sitio que desfazem as peças, e portanto vou começar a incluir raw na alimentaçao diaria do meu cachorro.LFBM Escreveu:. o sistema digestivo dos carnivoros está preparado para lidar com carne crua e as suas bactérias, ou não existiriam carnivoros.