Criadores de cães para o Sec XXI
Moderador: mcerqueira
Também acho que será apenas mais uma lei cega que pouco, ou nada, vai resolver o problema central. Dependendo de como vai ser feita e aplicada estou convicto que em alguns casos até vai ser prejudicial para a canicultura em geral.
Já existe algum projecto de lei, ou algum país em que seja aplicada uma lei parecida?
Já existe algum projecto de lei, ou algum país em que seja aplicada uma lei parecida?
Entendo o que queres dize, Paulo, mas lembro-me há pouco do pânico que correu quando um dos primeiros canis licenciados pôs a correr que iria denunciar às autoridades todos os canis ilegais...
De qualqur forma o panoramoa actual é vergonhosos.
De qualqur forma o panoramoa actual é vergonhosos.
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
-
- Membro
- Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm
Nos parametros em que a lei existe mais rapidamente se licencia um puppy mill do que um criador legitimo... além disso a lei refere-se a todas as especies de animais de companhia e é completamente abstracta nos assuntos importantes... quer nos alojamentos com fins lucrativos quer nos sem fins lucrativos as condições são estas:
Artigo 8.o
Condições dos alojamentos
1 — Os animais devem dispor do espaço adequado
às suas necessidades fisiológicas e etológicas, devendo
o mesmo permitir:
a) A prática de exercício físico adequado;
b) A fuga e refúgio de animais sujeitos a agressão
por parte de outros;
2 — Os animais devem poder dispor de esconderijos
para salvaguarda das suas necessidades de protecção,
sempre que o desejarem.
3 — As fêmeas em período de incubação, de gestação
ou com crias devem ser alojadas de forma a assegurarem
a sua função reprodutiva natural em situação de
bem-estar.
4 — As estruturas físicas das instalações, todo o equipamento
nelas introduzido e a vegetação não podem
representar nenhum tipo de ameaça ao bem-estar dos
animais, designadamente não podem possuir objectos
ou equipamentos perigosos para os animais.
5 — As instalações devem ser equipadas de acordo
com as necessidades específicas dos animais que albergam,
com materiais e equipamento que estimulem a
expressão do repertório de comportamentos naturais,
nomeadamente material para substrato, cama ou ninhos,
ramos, buracos, locais para banhos
E quem é que define isto? é uma questão de opinião?? e de quem? o que é "exercicio adquado"?? e quanto á função reprodutiva natural... tão a brincar certo? deixamos as femeas escolher os machos e depois ir ter os cachorros para um buraco na terra? é tudo uma questão de como se quer intrepertar, ou seja é um lei que pode ser manipulada... e normalmente quem manipula é quem têm as piores intenções e o capital para as concretizar
Artigo 8.o
Condições dos alojamentos
1 — Os animais devem dispor do espaço adequado
às suas necessidades fisiológicas e etológicas, devendo
o mesmo permitir:
a) A prática de exercício físico adequado;
b) A fuga e refúgio de animais sujeitos a agressão
por parte de outros;
2 — Os animais devem poder dispor de esconderijos
para salvaguarda das suas necessidades de protecção,
sempre que o desejarem.
3 — As fêmeas em período de incubação, de gestação
ou com crias devem ser alojadas de forma a assegurarem
a sua função reprodutiva natural em situação de
bem-estar.
4 — As estruturas físicas das instalações, todo o equipamento
nelas introduzido e a vegetação não podem
representar nenhum tipo de ameaça ao bem-estar dos
animais, designadamente não podem possuir objectos
ou equipamentos perigosos para os animais.
5 — As instalações devem ser equipadas de acordo
com as necessidades específicas dos animais que albergam,
com materiais e equipamento que estimulem a
expressão do repertório de comportamentos naturais,
nomeadamente material para substrato, cama ou ninhos,
ramos, buracos, locais para banhos
E quem é que define isto? é uma questão de opinião?? e de quem? o que é "exercicio adquado"?? e quanto á função reprodutiva natural... tão a brincar certo? deixamos as femeas escolher os machos e depois ir ter os cachorros para um buraco na terra? é tudo uma questão de como se quer intrepertar, ou seja é um lei que pode ser manipulada... e normalmente quem manipula é quem têm as piores intenções e o capital para as concretizar
<a href="http://www.templardog.com">www.templardog.com</a>
http://www.dgv.min-agricultura.pt/xeov2 ... download=y
Lista dos hoteis e canis licenciados..vejam lá quantos são
Lista dos hoteis e canis licenciados..vejam lá quantos são
<strong>As verdadeiras conquistas, as únicas de que nunca nos arrependemos, são aquelas que fazemos contra a ignorância </strong>
-
- Membro
Concordo que no caso de hoteis e canis fiscalizar possa de facto ajudar, especialmente no caso dos hoteis que têm uma legislação mais especifica e bem defenida, mas o seu post têm como titulo "criadores do sec XXI" e neste caso, com a lei actual sou da opinião de que uma fiscalização apertada pode fazer mais mal do que bem...
É um pau de dois bicos penso eu de que...
É um pau de dois bicos penso eu de que...
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Joana Duarte, tiraste-me as palavras dos dedos...
É demasiado complicado... Se isso acontecer tenho a certeza que a maioria (que é uma minoria) dos excelentes criadores que existem vão desaparecer... E Vasco sabes bem disso, apesar de concordar que alguma coisa tem que ser feita para mudar bastantes coisas, principalmente em relação aos criadeiros massivos de 500 raças... Esses sim, como pouco gastam sem ser nas coisas banais(os que ainda pensam pelo menos na saúde e bem estar dos animais que reproduzem, porque há muitos que nem isso), é impossível que não obtenham lucro e como se trata pura e simplesmente de um negocio, esses sim deveriam ser legislados em relação a impostos como qualquer outro negocio. Em relação a canis... Um criador(atenção um criador e não um criadeiro massivo com n sei quantas raças) ser obrigado a ter um canil para ser considerado criador é um absurdo, apesar de concordar que se deveriam sem duvida fiscalizar a saúde e bem estar dos animais e suas ninhadas.
Just my two cents...
É demasiado complicado... Se isso acontecer tenho a certeza que a maioria (que é uma minoria) dos excelentes criadores que existem vão desaparecer... E Vasco sabes bem disso, apesar de concordar que alguma coisa tem que ser feita para mudar bastantes coisas, principalmente em relação aos criadeiros massivos de 500 raças... Esses sim, como pouco gastam sem ser nas coisas banais(os que ainda pensam pelo menos na saúde e bem estar dos animais que reproduzem, porque há muitos que nem isso), é impossível que não obtenham lucro e como se trata pura e simplesmente de um negocio, esses sim deveriam ser legislados em relação a impostos como qualquer outro negocio. Em relação a canis... Um criador(atenção um criador e não um criadeiro massivo com n sei quantas raças) ser obrigado a ter um canil para ser considerado criador é um absurdo, apesar de concordar que se deveriam sem duvida fiscalizar a saúde e bem estar dos animais e suas ninhadas.
Just my two cents...

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Concordo com as Joanas!
O Criador digno desse título, não tem uma produção em massa de cães, é uma pessoa que tem 2 ou 3 cadelas e esporadicamente as cruza.
Quanto às facturas, esclareçam-me quem perceba mais de finanças, mas mesmo para passar recibos verdes, é necessário estar colectado, e isso significa ter de pagar IVA's, Seg. social, IRS ou IRC ou o diabo a sete... Isso é viável para quem apenas faz uma ou 2 ninhadas por ano e nem todos os anos? Será viável abrir um negócio, em termos financeiros, para poder passar um recibo quando vende um cão? Não creio...
Portanto o passar factura aplicaria-se aos criadeiros que criam 300 raças e vivem disso, mas todos os Criadores que eu conheço têm a sua profissão, a Criação de cães é apenas um hobbie por amor à raça.
Agora a fiscalização deveria ser obrigatória, mas não sei se por parte da ASAE ou outra entidade, ou por parte do CPC que supostamente fiscaliza ninhadas, mas na realidade deixa muito a desejar...
O Criador digno desse título, não tem uma produção em massa de cães, é uma pessoa que tem 2 ou 3 cadelas e esporadicamente as cruza.
Quanto às facturas, esclareçam-me quem perceba mais de finanças, mas mesmo para passar recibos verdes, é necessário estar colectado, e isso significa ter de pagar IVA's, Seg. social, IRS ou IRC ou o diabo a sete... Isso é viável para quem apenas faz uma ou 2 ninhadas por ano e nem todos os anos? Será viável abrir um negócio, em termos financeiros, para poder passar um recibo quando vende um cão? Não creio...
Portanto o passar factura aplicaria-se aos criadeiros que criam 300 raças e vivem disso, mas todos os Criadores que eu conheço têm a sua profissão, a Criação de cães é apenas um hobbie por amor à raça.
Agora a fiscalização deveria ser obrigatória, mas não sei se por parte da ASAE ou outra entidade, ou por parte do CPC que supostamente fiscaliza ninhadas, mas na realidade deixa muito a desejar...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Sei de uma pessoa que diz ser fiscal do CPC que me tentou vender um cão sem LOP... Inventou que tinha perdido os papeis. O que é engraçado, é que depois pedi a um colega meu para ligar ao CPC a perguntar se isso acontecesse, dava para pedir de novo os papeis, eles disseram que sim e sendo uma fiscal, tinha-os num instante... Corrupção ao máximo!!!CPC que supostamente fiscaliza ninhadas, mas na realidade deixa muito a desejar...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
- Contacto:
Também não sou nenhum expert em contabilidades e finanças mas acho que o pior é, sendo colectada, não poderes deduzir grande parte das despesas inerentes a criação, tal como a ração, por exemplo.TheOne Escreveu:Quanto às facturas, esclareçam-me quem perceba mais de finanças, mas mesmo para passar recibos verdes, é necessário estar colectado, e isso significa ter de pagar IVA's, Seg. social, IRS ou IRC ou o diabo a sete... Isso é viável para quem apenas faz uma ou 2 ninhadas por ano e nem todos os anos?
Ora bem e para dar um pequeno exemplo daquilo que eu julgo ser:
Podemos considerar que o lucro é a receita menos a despesa. Receita seria a venda de cachorros, despesa seria a ração (consumos). Podia colocar aqui despesas veterinárias, registos, expos, desparasitantes, etc., etc, mas esquece por agora que é para não complicar.
Imagina que tens como receita num ano, 3.000 € relativo a venda de cachorros e tens, 2.500€ relativo a consumos de ração.
Parte-se do princípio que estás a ter um lucro de 500€, certo?
Para mim, isto é o correcto.
O IVA não é pago pelo criador e sim pelo comprador do cachorro.
Mas estando colectada, não podes (penso eu!) deduzir grande parte das despesas e aqui, coloco os consumos de ração.
Sendo assim e uma vez que não consegues deduzir as despesas de ração, aos olhos do fisco, facturaste 3.000€ limpos, ou seja, lucraste durante esse ano 3.000€.
Portanto tens de pagar impostos relativos a este valor.
Na minha óptica, isto não é correcto.
A situação muda de figura se abrires uma empresa Lda. Aqui podes colocar mil e uma despesas mas, acontece que para uma empresa Lda., as coisas também não são fáceis a nível de custos e obrigações. Esta situação justifica-se para um criador que tenha ninhadas consideráveis e não para um criador que tenha uma ou duas ninhadas/ano.
Essa é a ideia que tenho acerca desse assunto. Posso estar enganado. Se tiver, podem corrigir-me

Abraços
Eu tb pensei nisso das despesas, e efectivamente seria justo se pudesses pôr gasóleos de deslocações, custos das expos, despesas veterinárias, exames médicos e afins... senão é tudo lucro...VitorN Escreveu:Também não sou nenhum expert em contabilidades e finanças mas acho que o pior é, sendo colectada, não poderes deduzir grande parte das despesas inerentes a criação, tal como a ração, por exemplo.TheOne Escreveu:Quanto às facturas, esclareçam-me quem perceba mais de finanças, mas mesmo para passar recibos verdes, é necessário estar colectado, e isso significa ter de pagar IVA's, Seg. social, IRS ou IRC ou o diabo a sete... Isso é viável para quem apenas faz uma ou 2 ninhadas por ano e nem todos os anos?
Ora bem e para dar um pequeno exemplo daquilo que eu julgo ser:
Podemos considerar que o lucro é a receita menos a despesa. Receita seria a venda de cachorros, despesa seria a ração (consumos). Podia colocar aqui despesas veterinárias, registos, expos, desparasitantes, etc., etc, mas esquece por agora que é para não complicar.
Imagina que tens como receita num ano, 3.000 € relativo a venda de cachorros e tens, 2.500€ relativo a consumos de ração.
Parte-se do princípio que estás a ter um lucro de 500€, certo?
Para mim, isto é o correcto.
O IVA não é pago pelo criador e sim pelo comprador do cachorro.
Mas estando colectada, não podes (penso eu!) deduzir grande parte das despesas e aqui, coloco os consumos de ração.
Sendo assim e uma vez que não consegues deduzir as despesas de ração, aos olhos do fisco, facturaste 3.000€ limpos, ou seja, lucraste durante esse ano 3.000€.
Portanto tens de pagar impostos relativos a este valor.
Na minha óptica, isto não é correcto.
A situação muda de figura se abrires uma empresa Lda. Aqui podes colocar mil e uma despesas mas, acontece que para uma empresa Lda., as coisas também não são fáceis a nível de custos e obrigações. Esta situação justifica-se para um criador que tenha ninhadas consideráveis e não para um criador que tenha uma ou duas ninhadas/ano.
Essa é a ideia que tenho acerca desse assunto. Posso estar enganado. Se tiver, podem corrigir-me
Abraços

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
É possivel sim colocar os custos...falem com o vosso contabilista e caso não o tenham...bem vocês dois posso dar-vos as indicações de como actuar.
desconhecidos é que não...paguem a um TOC...

O problema maior não são os criadeiros em massa. Esses trabalham borderline e podem ser apanhados e não se safam a fiscalizações. OP maior risco hoje em dia é o BOOOM assustador de criadores de vão de escada que pior que serem ignorantes vêm a criação dos seus cães como forma de superar a crise e ganhar mais algum.É uma economia paralela enorme e na qual quem compra fica sempre a perder.
-
- Membro
Também partilho da sua opinião Vasco, mas seguindo a legislação em vigor, esses criadeiros serão metidos no mesmo saco dos serios, pois para a ASAE quase nada do que realmente importa têm peso.
Para o fisco é indiferente se os cães têm LOP, se são exemplares de qualidade, equilibrados fisica e mentalmente, se parem 2 vezes por ano, se têm despistes feitos, se recebem alimentação e cuidados de qualidade, etc
Entre os que não forem dissuadidos a criar, serão os criadores sem escrupulos quem não hesitará em cortar em tudo o que puderem para compensar as "percas" para o fisco, haverá certamente muitos dos que valem a pena que prefirirão desistir a cortar no que consideram essencial e ai também perdemos todos...
Para o fisco é indiferente se os cães têm LOP, se são exemplares de qualidade, equilibrados fisica e mentalmente, se parem 2 vezes por ano, se têm despistes feitos, se recebem alimentação e cuidados de qualidade, etc
Entre os que não forem dissuadidos a criar, serão os criadores sem escrupulos quem não hesitará em cortar em tudo o que puderem para compensar as "percas" para o fisco, haverá certamente muitos dos que valem a pena que prefirirão desistir a cortar no que consideram essencial e ai também perdemos todos...