Ajuda na escolha da raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ovcharka
Membro Veterano
Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm

terça nov 23, 2010 10:33 pm

horsepower Escreveu:
fmgomes Escreveu:Obrigado pela ajuda! Respondendo a algumas das perguntas:

O cão poderá ser de guarda / alarme, não é essa a principal razão para o ter, é mais um 'já agora', até porque ficando a habitar no espaço que circunda a casa dá sempre alguma segurança extra. Mas a razão da adopção é fundamentalmente para companhia.

Fernando
A parte do "já agora" espero que tenha consciência que com a conjuntura actual os ladrões vão começar a andar armados e com tiro...xau Boxer, Spitz, ou mesmo SRD... :|
Ter um bom cao de defesa pessoal pode evitar e muito que uma pessoa seja roubada, que uma mulher seja violada, etc, mesmo que o atacante esteja armado. Um erro que as pessoas com caes de guarda cometem é durante a noite colocam o cao na rua. Assim o cao fica desprotegido perante uma uma arma de fogo. Os caes de guarda sao eficazes dentro de casa, desta forma se o só vê o cao se arrombar a casa, e acreditem que se o cao for bom, ele nao tem qualquer hipotese por mais armado que esteja. à primeira trinca a dor é tao grande que o assaltante perde a noçao de tudo.
Já vi inumeros videos nos EUA com caes da policia a derrubarem e dominarem pessoas com a pistola apontada.
chino
Membro
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

terça nov 23, 2010 10:39 pm

LuluB, estou de acordo, até certo ponto...com as raças pode sempre jogar-se um pouco com "probabilidades"...
Não é certo, mas há características mais prováveis e conhecendo os pais do cão que levamos para casa, ainda podemos jogar com probabilidades mais fortes...

Eu, sem ter experiência alguma, tenho tido uma facilidade extrema a treinar a Bianca, não é uma cadela muito ladradora, adora crianças, adora ir buscar coisas, não cheira mal mesmo depois de passeios à chuva, etc. se são tudo consequência de ser Golden, não sei, o que é certo é que estas são algumas das características que tinha lido sobre a raça...

No entanto os SRDs também têm algumas características interessantes, como o facto de normalmente serem cães bastante saudáveis acabando por sair mais poupadinhos não só no preço como em idas a veterinário!!!
MOD666
Membro Júnior
Registado: quarta nov 10, 2010 11:50 pm

terça nov 23, 2010 11:08 pm

SE quer um cão completo, com excelente temperamento adopte um SRD pois não conheço nenhuma história de rafeiros com mau comportamento com as crianças ao contrário dos Boxers, Dobermans Rowtveillers ei pro´rio tive uma Dob lindo de morrer que um dia acabou por ter um deslize com outro cão e posso dizer lhe que tive um rafeiro que deu a vida por um membro da família por isso se querem falar primeiro tenham um rafeiro e depois falem não fiquem agarrados só ao rótulo da raça.
Neste momento tenho 5 cães 3 de raça e dois SRD e tomara eu que os rotulados tivessem a mesma inteligência e Higiene que os meus queridos rafeiros
ovcharka
Membro Veterano

terça nov 23, 2010 11:43 pm

MOD666 Escreveu:SE quer um cão completo, com excelente temperamento adopte um SRD pois não conheço nenhuma história de rafeiros com mau comportamento com as crianças ao contrário dos Boxers, Dobermans Rowtveillers ei pro´rio tive uma Dob lindo de morrer que um dia acabou por ter um deslize com outro cão e posso dizer lhe que tive um rafeiro que deu a vida por um membro da família por isso se querem falar primeiro tenham um rafeiro e depois falem não fiquem agarrados só ao rótulo da raça.
Neste momento tenho 5 cães 3 de raça e dois SRD e tomara eu que os rotulados tivessem a mesma inteligência e Higiene que os meus queridos rafeiros
A maior parte dos rafeiros, se for a ver, sao de raça pequena ou media, logo, se tiverem um devaneio nao causam estragos como um rotweiller ou um doberman, nao existe nenhum outro motivo para pensar que estas raças nao têm bom temperamento. Conheço muitos caes rafeiros que se pudessem fisicamente, causariam grandes estragos e ferimentos a crianças ou adultos. O meu primeiro cao era uma rafeira. Era esperta e meiga, mas desobediente e nada agarrada aos donos ou á casa. As raças seleccionadas por criadores que contemplam o temperamento em vez da beleza, sao onde se pode ter os caes mais fiáveis.
chino
Membro
Registado: quinta set 02, 2010 1:17 pm

terça nov 23, 2010 11:51 pm

O meu avô teve sempre cães, teve poucos de raça e muitos SRD que adoptava...os comportamentos, desculpe que lhe diga, variavam muito...nenhum era drasticamente mau, isso é certo, mas os feitios eram bastante diferentes e alguns deles (poucos é certo) eram um pouco mais hostis do que o desejável...

No geral os cães que o meu avô teve sempre foram bons cães, o que vai de acordo com o que a LuluB disse sobre os donos terem uma influencia brutal no carácter do cão em adulto, no entanto também digo que nenhum dos cães chegou aos calcanhares de um Pastor Catalão e em especial de uma Pointer Alemã que o meu avô teve...esta ultima então, foi na minha opinião a cadela mais espectacular que conheci em toda a minha vida!!!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 23, 2010 11:51 pm

ovcharka Escreveu:A maior parte dos rafeiros, se for a ver, sao de raça pequena ou media, logo, se tiverem um devaneio nao causam estragos como um rotweiller ou um doberman, nao existe nenhum outro motivo para pensar que estas raças nao têm bom temperamento. Conheço muitos caes rafeiros que se pudessem fisicamente, causariam grandes estragos e ferimentos a crianças ou adultos. O meu primeiro cao era uma rafeira. Era esperta e meiga, mas desobediente e nada agarrada aos donos ou á casa. As raças seleccionadas por criadores que contemplam o temperamento em vez da beleza, sao onde se pode ter os caes mais fiáveis.
Uma árvore não faz a floresta. Uma rafeira desobediente porque não foi bem educada por um dono que não soube dominá-la não representa uma população canina inteira. E também há tantos SRD de tamanho considerável como SRD pequenos ou médios.

Nada disso é uma questão de raça.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quarta nov 24, 2010 2:24 pm

LuluB Escreveu:
ovcharka Escreveu:
NunoNunes Escreveu:
E se optar por um jovem adulto ou um adolescente, não terá surpresas quanto ao carácter.
Acho bem as pessoas adoptarem cães, mas não concordo com a frase dita, pois uma das coisas más destes cães é não sabermos o seu carácter, o seu verdadeiro temperamento.
Os cães de raça existem para que as pessoas possam escolher, qual se adequa mais a si.
O que o nuno diz está mais do que provado. Se quer ter boas garantias de que vai ter um cao obdiente, adquirir um cao do canil, por mais que me custe dizer, é um tiro no escuro. Ou consegue um que tenha passado por poucos traumas ( antes dos 3 meses) ou entao pode ter problemas
Eu nunca cesso de me espantar com a quantidade de lugares-comuns que se debitam orgulhosamente por estas páginas fora... :roll: E são precisamente estas coisas que fazem reagir contra o fanatismo por raças.

Cão é sempre cão, quer tenha um pedigree do tamanho de um braço, quer seja o mais puro rafeiro abandonado que por aí apareça. O convívio que os humanos lhe dão, o amor, o carinho e acima de tudo a educação que se lhe dá, é que fazem de todos eles os companheiros que queremos e desejamos.

Que um desgraçado de um rafeiro que tenha andado meses ou anos ao deus-dará e a apanhar pancada de todos os bípedes que encontrou se mostre desconfiado, tímido, medroso ou até mesmo agressivo, é um facto que se verifica vezes demais - mas deve-se ao comportamento dos humanos para com ele, e não a nenhuma característica inerente à não-raça.

Ao mesmo, os cães de raça com LOP e cheios de pergaminhos e garantias não são inexoravelmente iguais como duas gotas de água nem apresentam todos sem excepção um carácter plano e sem defeitos. Ao lado de um boxer encantador e cheio de bom feitio, por exemplo, encontra-se frequentemente um irmão de raça, e até de ninhada, torcido, tímido, desconfiado, mesmo agressivo. E isto vale para todas as raças. Chamem-lhe o que quiserem, atavismo, regressão, seja o que for. Acontece, e quando se leva um cachorro de raça para casa também não se sabe o que se leva. Há mais probabilidades de ser um cão-padrão, mas também pode não vir a sê-lo.

Com um rafeiro, dá-se exactamente a mesma coisa. O que acontece quando se adopta um tirando-o de uma má e sofredora vida num canil ou na rua para lhe dar aquilo que todos os cães, sem excepção, precisam - um lar -, o que se verifica (e há centenas e milhares de casos que o provam) é que o animal fica tão reconhecido e apega-se tanto aos donos que depressa faz esquecer a sua falta de pergaminhos.

Para finalizar, em parte nenhuma eu recomendei ao fmgomes que fosse buscar um a um canil de abate, cheio de traumas e de doenças físicas e taras. Há muito cão para adoptar que já está devidamente tratado e estudado, do qual já se conhece o carácter e o comportamento. Para um dono em primeira viagem e sem fixação na raça A ou B, este seria o melhor caminho.

Continuo a defender os SRD por serem os desgraçados abandonados vilipendiados e perseguidos que são. Mas isso não me leva a anatemizar os cães de raça, que, coitados, não têm culpa nenhuma dos preconceitos dos humanos. Portanto, façam o favor de me respeitar as escolhas, tal como eu respeito as vossas.
Directamente proporcional ao fanatismo anti-raça.

Editei para corrigir uma gralha.
Última edição por drilldown1 em quarta nov 24, 2010 2:40 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 2:37 pm

MOD666 Escreveu:SE quer um cão completo, com excelente temperamento adopte um SRD pois não conheço nenhuma história de rafeiros com mau comportamento com as crianças ao contrário dos Boxers, Dobermans Rowtveillers ei pro´rio tive uma Dob lindo de morrer que um dia acabou por ter um deslize com outro cão e posso dizer lhe que tive um rafeiro que deu a vida por um membro da família por isso se querem falar primeiro tenham um rafeiro e depois falem não fiquem agarrados só ao rótulo da raça.
Isso é porque não conhece a história do meu Pompeu.
Talvez um dia conte e verá que existem cães desiquilibrados com e sem pedigree.
A vantagem dum cão de raça é haver menos surpresas e poder escolher um animal que se adapte melhor ao seu estilo de vida e gosto, quer a nível de tamanho e caracteristicas físicas quer temperamentais.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
AndBR
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 2:28 am

quarta nov 24, 2010 3:19 pm

Desculpem falar assim mas... O assunto do tópico já não foi desviado o bastante para prosseguir com este debate? Digo isso pq o criador do tópico queria saber uma RAÇA de cão que se enquadre a sua necessidade, e não essa discução de SRD x RAÇA.

Acho que já foram citados os prós e contras tantos de animais com pedigree como os que não possuem, isso vindo de pessoas com visões e experiências diferentes. Agora vamos tentar ajudar o criador do tópico, esse debate de RAÇA X SRD poderia ser feito num tópico específico.

Não estou me dirigindo a ninguém indiretamente, nem querendo me mostrar superior nem nada do tipo. Só alertando pois o assunto do tópico está mudando e não estamos ajudando quem solicitou ajuda. Vamos tomar cuidado de ajudar e não atrapalhar.

Um abraço a todos
Aos colegas portugueses: Sou brasileiro, e apesar das semelhan&ccedil;as das nossas l&iacute;nguas, sempre existem pequenas diferen&ccedil;as. Portanto, se acaso n&atilde;o entenderem alguma coisa que eu disser &eacute; s&oacute; me avisarem :)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 24, 2010 3:27 pm

Concordo, por isso mesmo não respondi mais. Apenas tentei demonstrar que o exagero nos mitos criados não serve a ninguém e todos eles podem ser desmentidos.

Aliás, o próprio autor do tópico já disse que um SRD também lhe poderia convir e que até já tinha pensado num, mas que por falta de informação (ou informação deturpada, digo eu) se virou para um cão de raça.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
drilldown1
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 3:37 pm

AndBR Escreveu:Desculpem falar assim mas... O assunto do tópico já não foi desviado o bastante para prosseguir com este debate? Digo isso pq o criador do tópico queria saber uma RAÇA de cão que se enquadre a sua necessidade, e não essa discução de SRD x RAÇA.

Acho que já foram citados os prós e contras tantos de animais com pedigree como os que não possuem, isso vindo de pessoas com visões e experiências diferentes. Agora vamos tentar ajudar o criador do tópico, esse debate de RAÇA X SRD poderia ser feito num tópico específico.

Não estou me dirigindo a ninguém indiretamente, nem querendo me mostrar superior nem nada do tipo. Só alertando pois o assunto do tópico está mudando e não estamos ajudando quem solicitou ajuda. Vamos tomar cuidado de ajudar e não atrapalhar.

Um abraço a todos
Porque não é!!!
Esta "conversa" poderá ajudar o forista a escolher, uma vez que são focados vários aspectos a considerar quando adquire um animal.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ovcharka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 8:34 pm

drilldown1 Escreveu:
AndBR Escreveu:Desculpem falar assim mas... O assunto do tópico já não foi desviado o bastante para prosseguir com este debate? Digo isso pq o criador do tópico queria saber uma RAÇA de cão que se enquadre a sua necessidade, e não essa discução de SRD x RAÇA.

Um abraço a todos
Porque não é!!!
Esta "conversa" poderá ajudar o forista a escolher, uma vez que são focados vários aspectos a considerar quando adquire um animal.
Sim, tambem acho que a conversa está a ser produtiva e nao destrutiva ou fora de contexto.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta nov 24, 2010 10:18 pm

Porque será que para funções especificas (busca e salvamento, guias, defesa, maneio de gado por ex.) se preferem raças especificas e não SRD ?
Por alguma razão é!
A probabilidade de se adequar ao que esperam do cão é maior do que se fosse um animal do qual se ignora tudo, desde o tamanho final ao carácter dos pais.
Isto não signifia que desdenho dos rafas, há rafas girissimos e espertissimos mas precisamente para 1º cão talvez não seja má ideia escolher uma raça da qual se sabe o que esperar e que corresponda ao que queremos e podemos dar em termos de tempo, espaço, cuidados com o pêlo, investimento financeiro, companhia.
AndBR
Membro
Registado: domingo nov 14, 2010 2:28 am

quarta nov 24, 2010 10:30 pm

ovcharka Escreveu:
drilldown1 Escreveu:

Um abraço a todos
Porque não é!!!
Sim, tambem acho que a conversa está a ser produtiva e nao destrutiva ou fora de contexto.

Concerteza não sou e nunca serei, só disse aquilo pra que fique bem claro que eu não estava querendo me apresentar como "O Senhor da Razão", pois de fato, assim como você, eu nunca serei isso.

E eu não quis dizer que a conversa não era produtiva e nem nada semelhante, mas que devemos tomar cuidado pra não nos desviarmos do assunto principal deste tópico, que é ajudar o seu autor da forma mais clara e simples possível, pois ele ainda não é dos mais entendidos no assunto.

As vezes o que noto é que nos empolgamos com os assuntos e os menos entendidos que solicitaram nossa ajuda acabam por ficar confusos, mesmo nós estando a querer ajudar. Mas ninguém mais que o próprio fmgomes neste caso pra dizer se está entendendo a mensagem que está sendo passada e se de fato o estamos ajudando da forma que ele queria ou não. Mas mesmo que tenha ficado um pouco confuso, esta "conversa" serve para mostrar que há vários aspectos a considerar antes de adquirir um novo animal, e que apesar das visões e diferentes experiências de cada um, tudo aqui está sendo dito de forma construtiva.
Bom, já me alonguei demais, espero que tenham entendido o que eu quis dizer e que não me levem a mal. Meu próxmo post nesse tópico será diferente destes dois últimos.

Um abraço a todos
Aos colegas portugueses: Sou brasileiro, e apesar das semelhan&ccedil;as das nossas l&iacute;nguas, sempre existem pequenas diferen&ccedil;as. Portanto, se acaso n&atilde;o entenderem alguma coisa que eu disser &eacute; s&oacute; me avisarem :)
ovcharka
Membro Veterano

quinta nov 25, 2010 7:32 am

AndBR Escreveu:
ovcharka Escreveu:
drilldown1 Escreveu:

Um abraço a todos
Porque não é!!!

Concerteza não sou e nunca serei, só disse aquilo pra que fique bem claro que eu não estava querendo me apresentar como "O Senhor da Razão", pois de fato, assim como você, eu nunca serei isso.

E eu não quis dizer que a conversa não era produtiva e nem nada semelhante, mas que devemos tomar cuidado pra não nos desviarmos do assunto principal deste tópico, que é ajudar o seu autor da forma mais clara e simples possível, pois ele ainda não é dos mais entendidos no assunto.

As vezes o que noto é que nos empolgamos com os assuntos e os menos entendidos que solicitaram nossa ajuda acabam por ficar confusos, mesmo nós estando a querer ajudar. Mas ninguém mais que o próprio fmgomes neste caso pra dizer se está entendendo a mensagem que está sendo passada e se de fato o estamos ajudando da forma que ele queria ou não. Mas mesmo que tenha ficado um pouco confuso, esta "conversa" serve para mostrar que há vários aspectos a considerar antes de adquirir um novo animal, e que apesar das visões e diferentes experiências de cada um, tudo aqui está sendo dito de forma construtiva.
Bom, já me alonguei demais, espero que tenham entendido o que eu quis dizer e que não me levem a mal. Meu próxmo post nesse tópico será diferente destes dois últimos.

Um abraço a todos
Entendido :wink:
Responder

Voltar para “Cães”