Dar banho a cachorro de 2 meses?!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça jan 04, 2011 10:38 am

Martavences Escreveu:
LuluB Escreveu:Por essas e por outras é que nunca dou banho a cachorros pequenos criados em casa e nas devidas condições de higiene. Para cachorros assim, banho, só a partir dos quatro ou cinco meses e com um tempo mais ameno.

Também não me parece que uma criadora, habituada a cães e cachorros adultos, fosse dar banho a um cachorro de menos de dois meses com um champô inadequado. Se o problema são resíduos de champô, umas boas escovadelas farão o trabalho.

Eu não daria banho nenhum a um cachorro tão pequeno, mesmo com todos os cuidados apontados, que são os básicos para ter com qualquer cão no Inverno.
Mesmo sendo o veterinário a dizer para dar banho devido ao problema de pele?! Eu também não acredito que a criadora tenha dado banho a ele pois conheço a criadora e sei que não faria tal coisa pois tem muitos anos de criação e o amor incondicional pelos seus meninos e meninas. Mas com tanta comichão que o chiquinho tem e com a caspa tenho mesmo que arranjar uma soluçao para ele ficar bom pois assim ele não pode ficar! Não sabem de nenhum xampo bom daqueles que são em pó que não é preciso água?!
Faça o tratamento que o vet prescreveu!
Não percebo porque tem tanto medo de dar banho ao cão, se lhe der banho na banheira com água morna, WC aquecido, secar bem com o secador e depois o levar para uma divisão quentinha ou sem correntes de ar, não vai ter qualquer problema.
Estes são os cuidados que tenho com a Minuxa, só sai do WC depois de estar bem seca e depois circula pela casa toda, uma vez que está aquecida e sem correntes de ar.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça jan 04, 2011 10:59 am

Exactamente, havendo um problema de pele, só deve mesmo seguir as indicações do veterinário.

O que eu disse não é relevante para este caso em concreto, é só o meu procedimento habitual para com cachorros criados com todos os cuidados e em casa. Com cachorros abandonados, apanhados na rua ou no mato, que vêm sujos e cheios de pulgas e carraças, já não faço o mesmo, dou-lhes mesmo banho, e com insecticida e tudo. Se forem demasiado pequenos para banhos, tudo é feito a seco e à mão, mas esses são casos especiais.

O problema com os banhos nessas idades não são só os de temperatura e produtos adequados. As peles deles são muito sensíveis, o pêlo ainda não adquiriu as suas características definitivas e um banho e respectivo champô pode desencadear reacções adversas. Também não deixo de salientar que o veterinário não lhe diagnosticou uma doença de pele, mas sim apenas um caso de má lavagem anterior. Portanto, siga as indicações do médico.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Martavences
Membro Veterano
Registado: quinta abr 10, 2008 4:36 pm

terça jan 04, 2011 2:43 pm

A vet diagnosticou seborreia (caspa). O problema é que ele já tem otite nos ouvidos e já estamos a tratar disso. Sei que terei de pôr algodão nos ouvidos durante o banho, certo? E em relação ao fucinho e orelhas, é melhor passar só com a mão molhada e não encharcar certo? Pois ele tem mais caspa na zona do lombo e na parte traseira. E já agora qual a melhor altura do dia para lhe dar banhito? Por causa das congestões :S Provavelmente antes de comer, certo?! como nós :) E não devo demorar muito a dar o banhito pois não? 10 minutitos mais ou menos? A minha casa não é aquecida mas também não é fria, está a uma temperatura normal(mais quente que na rua claro :)) e não ha correntes de ar. O wc deve estar aquecido mas depois para o secar posso leva-lo para o quarto também aquecido pois lá tenho mais espaço e estou mais a vontade para o secar.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

terça jan 04, 2011 5:29 pm

O vet não lhe explicou como deveria aplicar o champoo?
Se tem tantas dúvidas, o melhor é ligar ao vet e perguntar para ficar mais esclarecida.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Responder

Voltar para “Cães”