Consanguinidade na Criação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado jan 08, 2011 7:24 pm

Bondage2010 Escreveu:Essa possivel gravidez pode ser interrompida...
O único post com algum sentido neste tópico :roll:
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado jan 08, 2011 9:05 pm

TheOne Escreveu:
E o seu, claro 8) !
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 08, 2011 9:24 pm

Este tipo de consaguinidade é passível de registo dos filhotes no LOP ou eles possuem regras especificas para registo de ninhadas no LOP relativamente às linhas de sangue?
Sim, é.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sábado jan 08, 2011 9:37 pm

dinodane Escreveu:
Este tipo de consaguinidade é passível de registo dos filhotes no LOP ou eles possuem regras especificas para registo de ninhadas no LOP relativamente às linhas de sangue?
Sim, é.
Agora se me permite dinodane, como sabe?
Se não vem nada referido no site do cpc, onde foi buscar essa informação?
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado jan 08, 2011 9:58 pm

Debora20 Escreveu:
dinodane Escreveu:
Sim, é.
O regulamento do LOP não tem nenhum artigo sobre a consanguinidade. Os únicos entraves "fisiológicos" à concessão do LOP estão relacionados com a idade dos progenitores e tempo entre ninhadas.
De resto, tanto o inbreeding como o linebreeding são ferramentas de criação, mas as ninhadas frutos destes cruzamentos não devem ser acidentais como podem imaginar e sim coisas estudadas e bem planeadas.
Sem cruzamentos consanguíneos não existiriam n raças da actualidade, convém referi-lo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

domingo jan 09, 2011 12:04 am

Debora20 Escreveu:
dinodane Escreveu:
Sim, é.
No site do CPC vem algo que se chama Regulamento do LOP. E se este Regulamento há uns anos atrás continha algumas limitações neste aspecto, agora deixou de contê-las, pelo que o registo é possível.
Precisamente por não dizer nada sobre isso, é que não o proibe.
SrNada
Membro Júnior
Registado: sábado jan 08, 2011 2:55 pm

domingo jan 09, 2011 12:29 am

TheOne Escreveu:
Sim, poderá fazer sentido interromper a gravidez, faz sentido, mas não é o único post deste tópico que faz sentido.

Se estivessemos a falar de cães abandonados, pessoas que não pudessem zelar pelo seu bem, entre tantas outras atrocidades que estes bichinhos podem ou estão sujeitos a sofrer, essa resposta seria a única que faria sentido neste enquadramento.

Porém, todos os meus cães são tratados com dignidade e todos aqueles com os quais não fico, sei onde estão, com quem estão e, aparentemente, parece-me estar tudo bem com eles. Digo aparentemente, porque, claro está, não é possível assegurar com 100% de certeza os comportamentos de quem os tem, mas a demonstração de idoneidade e responsabilidade sempre foram características que tive em conta no acto da entrega dos cachorros.

Conforme já referi, os exemplares aqui em causa cumprem os requisitos do seu estalão e ambos possuem exames de despiste de doenças. A fêmea-filha estava na sua fase de cio e de forma totalmente acidental aconteceu o indesejado. Coloquei estas duas palavras a bold pois, como já disse, não comento insinuações e/ou provocações que interpretações mais ousadas possam ter.

Perante tal facto, existem agora duas possibilidades: Interrompe-se a gravidez ou não. E estou disposto a interromper a gravidez caso seja prejudicial para os futuros descendentes. A questão do LOP para mim é muito importante, por uma série de razões que já estão devidamente discutidas, explicadas e afixadas em tópicos neste próprio fórum. Sim, sei que o LOP é o ideal para mercenários e que também existe polémicas com inscrições no LOP, sobretudo por a nossa entidade reguladora não ter um real e eficaz mecanismo de controle das ninhadas, mas isto também é um assunto para outros tópicos.

A não ser possível o registo da ninhada no LOP, a ser possível a nascença dos filhotes com deficiências (pelo menos, aparentemente, não correm esse risco), então, interromper a gravidez será a única solução. Caso contrário, e atendendo a opiniões que já me foram dadas, deixar os filhores virem ao mundo será a mais sensata das opções.

Utilizar este fórum para colocar este tipo de questões e procurar respostas, parece-me uma acção válida e enriquecedora, pois afinal, para além de estarmos a discutir e tentar obter qual a melhor resolução para este assunto (que certamente não é único nem nunca será), servirá também para aprendermos mais e passar a mensagem para futuros curiosos sobre o tema. Mas, como qualquer discussão, só fará sentido se for desenvolvida com seriedade.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

domingo jan 09, 2011 12:39 am

Pelo amor de Deus,

Se foi uma cruza não planeada, a única solução que me parece lógica será deixar acabar o cio e acabar com a possível gravidez...

Assim deveriam ser resolvidas todas as cruzas acidentais... Sejam de rafeiros, cruzados ou de raça... :wink:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
SrNada
Membro Júnior

domingo jan 09, 2011 12:46 am

dinodane Escreveu:
Debora20 Escreveu:
dinodane Escreveu:
Sim, é.
O regulamento do LOP não tem nenhum artigo sobre a consanguinidade. Os únicos entraves "fisiológicos" à concessão do LOP estão relacionados com a idade dos progenitores e tempo entre ninhadas.
De resto, tanto o inbreeding como o linebreeding são ferramentas de criação, mas as ninhadas frutos destes cruzamentos não devem ser acidentais como podem imaginar e sim coisas estudadas e bem planeadas.
Sem cruzamentos consanguíneos não existiriam n raças da actualidade, convém referi-lo.
Dinodane,

Agradeço a sua participação. Tal como me competia, antes de vir cá abrir um tópico sobre este assunto, fui ao site do CPC percorrer os regulamentos e também pude constatar que em parte alguma se referem à sanguinidade. Achei estranho, mas ok.

Sendo este um tema controverso e completamente execrável para nós, humanos, é verdade que se não fossem os cruzamentos consanguíneos, muitas das raças de cães que hoje em dia conhecemos não existiriam. Algumas delas foram cruzadas de forma consciente e responsável, tendo sido seleccionados exemplares dignos de garantir o melhor para os seus descendentes. Mas também há o reverso da moeda, com consaguinidade premeditada e sem qualquer preocupação na escolha dos exemplares para procriação (puppy mills, reprodução mercenária, etc), que provocam efeitos nefastos.

Perante isto, como é possível o CPC não conter nos seus regulamentos um tópico dedicado a este assunto? À priori, a inexistência de referência à consaguinidade nos requisitos para registo de ninhadas implica que não haja sequer critérios sobre o tema. Ou seja, se alguém cruzar um macho com a sua irmã, que por sua vez cruzam também entre si, e assim sucessivamente, poderemos ter um LOP com os bisavós a serem também avós e pais/irmãos, ou uma qualquer barafunda parecida?!
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jan 09, 2011 12:54 am

A menos que o srNada esteja a querer fazer mais um fado daqueles cantados a correr em que o resultado final é o fadista se afirmar avô dele próprio, ainda não percebi qual a duvida.
Quer registar a futura ninhada acidental e não sabe se isso lhe vai ser facilitado pelo CPC , ou como acidental que foi e com consaguinidade existente , está com receio de possiveis problemas genéticos na ninhada ?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
SrNada
Membro Júnior

domingo jan 09, 2011 1:17 am

nicasxi Escreveu:A menos que o srNada esteja a querer fazer mais um fado daqueles cantados a correr em que o resultado final é o fadista se afirmar avô dele próprio, ainda não percebi qual a duvida.
Quer registar a futura ninhada acidental e não sabe se isso lhe vai ser facilitado pelo CPC , ou como acidental que foi e com consaguinidade existente , está com receio de possiveis problemas genéticos na ninhada ?
Fados a correr? Avô do fadista?
Deixe-se disso.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo jan 09, 2011 1:34 am

SrNada Escreveu:(...)
Ou seja, se alguém cruzar um macho com a sua irmã, que por sua vez cruzam também entre si, e assim sucessivamente, poderemos ter um LOP com os bisavós a serem também avós e pais/irmãos, ou uma qualquer barafunda parecida?!
Este seu texto fez-me lembrar mais ou menos isto.
http://www.youtube.com/watch?v=O8atSkOLBiM&NR=1
...
E continuei sem compreender a sua questão ... :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

domingo jan 09, 2011 11:57 am

Tirado do site da FCI
3. To preserve, or preferably extend, the genetic diversity of the breed, matador breeding and
heavy inbreeding should be avoided. Mating between siblings, mother to son or father to
daughter should never be performed.
http://www.fci.be/uploaded_files/29-2010-annex-en.pdf
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo jan 09, 2011 12:03 pm

Sr nada... o melhor será telefonar ao cpc...custa-lhe entre 10 cêntimos a zero... e fica a saber tudo de certeza. Aqui há quem lhe sabe responder mas o sr não em a certeza de que as pessoas que respondem estão bem informados...

Se quer opiniões pessoas que valem o que valem a minha é "se poe evitar esse acaso, melhor"...se as coisas planeadas por vezes correm mal..imagine os acasos.

Imagine que lhe responde uma das pessoas irresponsáveis que dá conselhos do tipo " se o seu cão tem o focinho inchado, espere que passe que não é nada" ;)
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
SrNada
Membro Júnior

domingo jan 09, 2011 2:39 pm

VascoV2 Escreveu:Sr nada... o melhor será telefonar ao cpc...custa-lhe entre 10 cêntimos a zero... e fica a saber tudo de certeza. Aqui há quem lhe sabe responder mas o sr não em a certeza de que as pessoas que respondem estão bem informados...

Se quer opiniões pessoas que valem o que valem a minha é "se poe evitar esse acaso, melhor"...se as coisas planeadas por vezes correm mal..imagine os acasos.

Imagine que lhe responde uma das pessoas irresponsáveis que dá conselhos do tipo " se o seu cão tem o focinho inchado, espere que passe que não é nada" ;)
Tem razão VascoV2. A única garantia de ser esclarecido a 100% relativamente à questão do LOP é mesmo ligar para lá.

Sobre a gravidez, certamente irei interrompê-la. Não quero correr riscos desnecessários.

Obrigado a todos pela colaboração!
Responder

Voltar para “Cães”