Golden Retriever em Apartamento. Sim ou Não?
Moderador: mcerqueira
É bom ter consciência de que os golden largam pêlo que é um disparate a pontos de se ter de aspirar todos os dias.
Eu tive raças que deitam muito pêlo (penso que ninguém deita tanto como um PAlemão) e sei a chatice que é e eram escovados muitas vezes!
Depois é bom também saber que os cães tem a fase da adolescencia em que fazem muito disparate e precisam de muito exercicio. Acho que num apartamento é mais dificil de lidar com isso do que numa casa com espaço.
Mas pronto, se as pessoas aquerem acreditar que é o mesmo ter um cão de grande porte num T2 ou uma casa com espaço à volta, tudo bem, é lá com elas...
Para mim, espaço (para donos e para animais) é uma condição importante e vejo tanto animal stressado e com problemas ecomportamento que acho que as duas coisas se relacionam.
POuco espaço e falta de tempo para mim são condições determinantes para não ter animais.
Eu tive raças que deitam muito pêlo (penso que ninguém deita tanto como um PAlemão) e sei a chatice que é e eram escovados muitas vezes!
Depois é bom também saber que os cães tem a fase da adolescencia em que fazem muito disparate e precisam de muito exercicio. Acho que num apartamento é mais dificil de lidar com isso do que numa casa com espaço.
Mas pronto, se as pessoas aquerem acreditar que é o mesmo ter um cão de grande porte num T2 ou uma casa com espaço à volta, tudo bem, é lá com elas...
Para mim, espaço (para donos e para animais) é uma condição importante e vejo tanto animal stressado e com problemas ecomportamento que acho que as duas coisas se relacionam.
POuco espaço e falta de tempo para mim são condições determinantes para não ter animais.
Quem mora em apartamento tem que se esforçar mais do que quem mora numa casa com um grande jardim, que tem a facilidade de abrir a porta e deixar o cão arejar um bocado (quando não está constantemente no exterior), mesmo não substituindo os passeios, podem ser menos demorados. Se for um animal com um grande nível de actividade é complicado.
Problemas comportamentais estarão mais relacionados com falta de estímulos, que é um problema do dono e não do espaço onde reside.
Problemas comportamentais estarão mais relacionados com falta de estímulos, que é um problema do dono e não do espaço onde reside.
Isso é verdade. E acredito que muitos acabam por ter uma maior ligação com o dono e passeios muito mais motivantes do que alguns com o seu jardim.Acena Escreveu:Quem mora em apartamento tem que se esforçar mais do que quem mora numa casa com um grande jardim, que tem a facilidade de abrir a porta e deixar o cão arejar um bocado (quando não está constantemente no exterior), mesmo não substituindo os passeios, podem ser menos demorados. Se for um animal com um grande nível de actividade é complicado.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
existem apartamentos com espaços ao ar livre bastante notáveis.
não será a regra... não sei, nem importa.
não percebo o porquê de se falar em apartamento vs moradia, deveria ser indoor vs outdoor.
tenho um animal de porte médio, feliz e equilibrado. sem problemas de comportamento e sem demonstrar sinais de qualquer stress ou envelhecimento precoce.
aliás.... envelhecimento precoce causa-me ler disparates.... pequeno aparte....
a educação é fundamental e não o espaço per se.
o pormenor da queda de pelo.... muito relevante, convem estar ciente para depois não haver arrependimentos.
os passeios, o treino, a dedicação envolvida.... o investimento pessoal, os cuidados de alimentação e saude.... tudo isso muito importante também.
o espaço é um mero detalhe que nunca interfere no bem estar do cão e dos donos, se o restante estiver articulado.
não será a regra... não sei, nem importa.
não percebo o porquê de se falar em apartamento vs moradia, deveria ser indoor vs outdoor.
tenho um animal de porte médio, feliz e equilibrado. sem problemas de comportamento e sem demonstrar sinais de qualquer stress ou envelhecimento precoce.
aliás.... envelhecimento precoce causa-me ler disparates.... pequeno aparte....
o pormenor da queda de pelo.... muito relevante, convem estar ciente para depois não haver arrependimentos.
os passeios, o treino, a dedicação envolvida.... o investimento pessoal, os cuidados de alimentação e saude.... tudo isso muito importante também.
o espaço é um mero detalhe que nunca interfere no bem estar do cão e dos donos, se o restante estiver articulado.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
Por isso é que apesar de ser avesso a vender golden's para apartamentos, os que o fiz estão muito bem entregues e muito bem tratados. O grande problema é encontrar sempre donos assim tão dedicados, essa é sem dúvida a minha maior preocupação como criador. Um exemplo: o golden que vendi para apartamento mais bem entregue, para uma rapariga que o passeia várias vezes ao dia e educou-o muito bem, tem lá um vizinho que também quer um. Contudo é bem provável que na minha próxima ninhada não o venda à pessoa em questão, pois trabalha das 9 às 18 e não estou a ver o cão passar todo o dia sozinho fechado no apartamento...Gallaecia Escreveu:
isto parece-lhe bem? questionar o espaço dentro de um apartamento e depois deixar que o dono deixe o cão andar sózinho sem supervisão para voltar quando quer? Isso não se chama responsabilidade, muito menos legal :SKatra Escreveu:Eu faço criação de cães desta raça....um que vendi para um apartamento no rés-do-chão, e que tem uma área exterior de 200m2. Da 1ª ninhada foi apenas 1, sei que esse cão foi tremendamente bem ensinado, vai regularmente à rua, à zona de condomínio fechado, passear e fazer as suas necessidades, inclusivé fá-lo sozinho, regressando ao apartamento quando lhe apetecer.
Quanta incongruência
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am
Bom dia,
Já no tópico do Retriever do Labrador respondi a uma questão semelhante, mas continuo a afirmar que quer um Golden Quer um Labrador se adaptam perfeitamente a um apartamento, São cães que acima de tudo gostam de estar com a familia, tem é que pensar que tem que garantir passeios diários.
Tenho neste momento 8 cadelas 3 das quais estão sempre em casa, uma Golden, uma Labrador e uma PRT, é certo que vivo numa mini quinta, mas o espaço interior da casa é igual a um apartamento e podem crer que elas gostam mais de ficar dentro de casa mesmo sózinhas, do que no exterior com hipoteses de andarem a correr, certo que já são cadelas uma delas com 6 anos e outra com 4 e são muito calmas, a PRT é que estraga aquilo tudo porque tem uma genica que dá pelas 3 à vontade.
Tenho alguns cães de minha criação em apartamentos e não tive qq problema em os ceder a essas pessoas penso que o importante é o tipo de dono e se o cão estiver em apartamento e fôr um bom dono e responsável é preferivel`aquele dono que compra um cão e o coloca num quintal e depois não passa tempo nenhum com o cão.
Já no tópico do Retriever do Labrador respondi a uma questão semelhante, mas continuo a afirmar que quer um Golden Quer um Labrador se adaptam perfeitamente a um apartamento, São cães que acima de tudo gostam de estar com a familia, tem é que pensar que tem que garantir passeios diários.
Tenho neste momento 8 cadelas 3 das quais estão sempre em casa, uma Golden, uma Labrador e uma PRT, é certo que vivo numa mini quinta, mas o espaço interior da casa é igual a um apartamento e podem crer que elas gostam mais de ficar dentro de casa mesmo sózinhas, do que no exterior com hipoteses de andarem a correr, certo que já são cadelas uma delas com 6 anos e outra com 4 e são muito calmas, a PRT é que estraga aquilo tudo porque tem uma genica que dá pelas 3 à vontade.
Tenho alguns cães de minha criação em apartamentos e não tive qq problema em os ceder a essas pessoas penso que o importante é o tipo de dono e se o cão estiver em apartamento e fôr um bom dono e responsável é preferivel`aquele dono que compra um cão e o coloca num quintal e depois não passa tempo nenhum com o cão.
Nunca tal ouvi.Sinceramente acho que não é aconselhável acabam por ficar com doenças ósseas mais depressa e envelhecer prematuramente, mesmo com o exercício físico, isto é o que tenho observado em vários cães de porte grande (incluindo goldens).
<p>Moinho do Céu</p>
<p>Teresa</p>
<p>Teresa</p>
-
- Membro
- Registado: quinta fev 01, 2007 8:30 pm
Vou deixar o meu contributo.
Falo na minha própria experiência. Tenho um Golden num apartamento, já é um cão adulto, já passou pela fase da maluqueira e não me arrenpendo num por um instante da decisão de o adquirir.
Também tive essa dúvida, mas falei com alguns criadores que não se opuseram à ideia de ter um cão num apartamento. O meu apartamento tem 100 m2. Em casa, um Golden cabe em 3 m2. Não estou a gozar, em casa são animais muito pouco activos. Têm sessões de brincadeira, mas passam a maior parte do tempo a dormir. Às vezes temos de o estar a picar para vir brincar...
É passeado três vezes por dia, no mínimo 20 min cada passeio. Á tarde é geralmente mais, sobretudo quando não chove, passeia até 1h. Enfrentar a chuva é o mais díficil, porque eles ficam molhados e têm um pêlo médio que é uma dor de cabeça para secar. Tenho uma capa para a chuva para ele, mas é complicado e caro arranjar roupa para cães deste porte. No fim de semana os passeios são mais longos. Aproveita-se a disponibilidade e começamos as manhãs com passeios de 1h30 +/-.
O meu cão raramente ficou sozinho até completar um ano. Depois teve de se habituar gradualmente. Agora fica das 9h às 17h e não há menino. Mudei de casa recentemente e a minha vizinha de baixo quando me viu com o meu cão ficou passada. Deu-me logo sermão para o cão não fazer barulho. Acontece que o cão já lá estava há uma semana e ela nem se tinha apercebido. Nunca tive queixas até agora e faço questão de perguntar aos vizinhos se o cão incomoda. O filho da minha vizinha viu-me algum tempo depois com o cão e disse que não sabia que o cão era tão grande, pois nunca deu por ele. Na verdade ladra se ouvir barulho no patamar, mais cala-se em 5 minutos. Nunca estragou nada de valor, umas caixas de papel, papeis e pouco mais. É essencial terem ossos ou outro brinquedo para roerem sempre.
Já encontrei muita gente que até me chamou de criminosa por ter um golden num apartamento, mas poucos conhecem a raça ou alguma vez tiveram cães.
Os cães que conheço que vivem em moradias não lhes é permitido entrar em casa, estão constantemente sozinhos, apesar de também serem passeados. O pêlo está num estado miserável, porque como andam no exterior, não vale a pena escovar e são cães extremamente carentes. Não tenho a mínima dúvida de que o meu é bem mais feliz.
Aconselho a abordar pessoas na rua com Goldens e perguntar a opinião das pessoas. Mas atenção que há muita gente que se queixa porque simplesmente não se dá ao trabalho. Ao trabalho de fazer passeios, ao trabalho de ensinar regras, ao trabalho de socializar os cães, ao trabalho de os ensinar a não ladrar e de gastar dinheiro para terem sempre algo para roer.
Boa sorte com a sua escolha, os golden são verdadeiramente fenomenais.
Falo na minha própria experiência. Tenho um Golden num apartamento, já é um cão adulto, já passou pela fase da maluqueira e não me arrenpendo num por um instante da decisão de o adquirir.
Também tive essa dúvida, mas falei com alguns criadores que não se opuseram à ideia de ter um cão num apartamento. O meu apartamento tem 100 m2. Em casa, um Golden cabe em 3 m2. Não estou a gozar, em casa são animais muito pouco activos. Têm sessões de brincadeira, mas passam a maior parte do tempo a dormir. Às vezes temos de o estar a picar para vir brincar...
É passeado três vezes por dia, no mínimo 20 min cada passeio. Á tarde é geralmente mais, sobretudo quando não chove, passeia até 1h. Enfrentar a chuva é o mais díficil, porque eles ficam molhados e têm um pêlo médio que é uma dor de cabeça para secar. Tenho uma capa para a chuva para ele, mas é complicado e caro arranjar roupa para cães deste porte. No fim de semana os passeios são mais longos. Aproveita-se a disponibilidade e começamos as manhãs com passeios de 1h30 +/-.
O meu cão raramente ficou sozinho até completar um ano. Depois teve de se habituar gradualmente. Agora fica das 9h às 17h e não há menino. Mudei de casa recentemente e a minha vizinha de baixo quando me viu com o meu cão ficou passada. Deu-me logo sermão para o cão não fazer barulho. Acontece que o cão já lá estava há uma semana e ela nem se tinha apercebido. Nunca tive queixas até agora e faço questão de perguntar aos vizinhos se o cão incomoda. O filho da minha vizinha viu-me algum tempo depois com o cão e disse que não sabia que o cão era tão grande, pois nunca deu por ele. Na verdade ladra se ouvir barulho no patamar, mais cala-se em 5 minutos. Nunca estragou nada de valor, umas caixas de papel, papeis e pouco mais. É essencial terem ossos ou outro brinquedo para roerem sempre.
Já encontrei muita gente que até me chamou de criminosa por ter um golden num apartamento, mas poucos conhecem a raça ou alguma vez tiveram cães.
Os cães que conheço que vivem em moradias não lhes é permitido entrar em casa, estão constantemente sozinhos, apesar de também serem passeados. O pêlo está num estado miserável, porque como andam no exterior, não vale a pena escovar e são cães extremamente carentes. Não tenho a mínima dúvida de que o meu é bem mais feliz.
Aconselho a abordar pessoas na rua com Goldens e perguntar a opinião das pessoas. Mas atenção que há muita gente que se queixa porque simplesmente não se dá ao trabalho. Ao trabalho de fazer passeios, ao trabalho de ensinar regras, ao trabalho de socializar os cães, ao trabalho de os ensinar a não ladrar e de gastar dinheiro para terem sempre algo para roer.
tatifalcao Escreveu:(...) há muita gente que se queixa porque simplesmente não se dá ao trabalho. Ao trabalho de fazer passeios, ao trabalho de ensinar regras, ao trabalho de socializar os cães, ao trabalho de os ensinar a não ladrar e de gastar dinheiro para terem sempre algo para roer.
e está tudo dito.

<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
</p>
</p>
Não sei se você sabe ler, mas eu referi que esse cão vive num apartamento com condomínio fechado, ele não vai prá rua. Os donos levavam-no sempre a passear e fazer as suas necessidades no jardim, mas de tanto rotineiro que isso foi, quando não têm disponibilidade, o cão vai sozinho ao jardim do condomínio passear e fazer as suas necessidades e regressa ao apartamento. Isto de vez em quando. E foi-me dito pelo dono há cerca de um ano atrás, nunca mais os vi. Sei que quando viajaram a Porto Santo levaram o cão, está com um aspecto fantástico. Eu chamo a isso um bom treino e boa educação dada ao animal, se você chama a isso falta de responsabilidade, problema seu. Os restantes moradores do condomínio não se queixam.choque Escreveu: isto parece-lhe bem? questionar o espaço dentro de um apartamento e depois deixar que o dono deixe o cão andar sózinho sem supervisão para voltar quando quer? Isso não se chama responsabilidade, muito menos legal :S
Quanta incongruência
Tenho um labrador femea e moro em apartamento, ela tem 3 meses já sabe o lugar do xixi/coco, dorme do lado da minha cama e fica solta pelo apartamento quase o tempo todo, "quando estamos em casa", inclusive pela madrugada ela anda por todo o apartamento, não meche em nada, colocamos brinquedos pela casa, ela tem 2 varandas só para ela, porém como todo filhote, não pode ver um sapato "novo" no chão que roi, entao colocamos tudo fora do seu alcance. Tudo é questão de educar seu cão, que ele vai se adaptar.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola
Já era de esperar que ia haver aqui mais um mal entendido.Katra Escreveu:Não sei se você sabe ler, mas eu referi que esse cão vive num apartamento com condomínio fechado, ele não vai prá rua. Os donos levavam-no sempre a passear e fazer as suas necessidades no jardim, mas de tanto rotineiro que isso foi, quando não têm disponibilidade, o cão vai sozinho ao jardim do condomínio passear e fazer as suas necessidades e regressa ao apartamento. Isto de vez em quando. E foi-me dito pelo dono há cerca de um ano atrás, nunca mais os vi. Sei que quando viajaram a Porto Santo levaram o cão, está com um aspecto fantástico. Eu chamo a isso um bom treino e boa educação dada ao animal, se você chama a isso falta de responsabilidade, problema seu. Os restantes moradores do condomínio não se queixam.choque Escreveu: isto parece-lhe bem? questionar o espaço dentro de um apartamento e depois deixar que o dono deixe o cão andar sózinho sem supervisão para voltar quando quer? Isso não se chama responsabilidade, muito menos legal :S
Quanta incongruência
Pessoal, tenham calma antes de responder, olhinhos bem abertos!
É escusado atacar sem ler bem as respostas antes!
Neste fórum acontece todos os dias.. Arre.

Se o condomínio não se importa, não vejo mal nenhum. Os donos acabam por ter que sair quando o cão chega a casa para procurarem as necessidades.Katra Escreveu: Da 1ª ninhada foi apenas 1, sei que esse cão foi tremendamente bem ensinado, vai regularmente à rua, à zona de condomínio fechado, passear e fazer as suas necessidades, inclusivé fá-lo sozinho, regressando ao apartamento quando lhe apetecer.
Acena Escreveu:Se o condomínio não se importa, não vejo mal nenhum. Os donos acabam por ter que sair quando o cão chega a casa para procurarem as necessidades.Katra Escreveu: Da 1ª ninhada foi apenas 1, sei que esse cão foi tremendamente bem ensinado, vai regularmente à rua, à zona de condomínio fechado, passear e fazer as suas necessidades, inclusivé fá-lo sozinho, regressando ao apartamento quando lhe apetecer.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am
será que saem????bonekxita Escreveu:Acena Escreveu:Se o condomínio não se importa, não vejo mal nenhum. Os donos acabam por ter que sair quando o cão chega a casa para procurarem as necessidades.Katra Escreveu: Da 1ª ninhada foi apenas 1, sei que esse cão foi tremendamente bem ensinado, vai regularmente à rua, à zona de condomínio fechado, passear e fazer as suas necessidades, inclusivé fá-lo sozinho, regressando ao apartamento quando lhe apetecer.![]()
![]()
![]()
![]()
![]()

<p>Moinho do Céu</p>
<p>Teresa</p>
<p>Teresa</p>