Verdade ou mentira??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ossos cozidos...Verdade ou mentira??

Votação encerrada em segunda fev 28, 2011 8:14 pm

SIM
6
29%
NÃO
15
71%

Total de votos: 21
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta fev 18, 2011 11:30 pm

nuno954 Escreveu:
Prophet Escreveu:Respondi sim.

Sim, é verdade...ou sim, é mentira?

Vou fazer uma poll para descobrirem isso:

"O Prophet disse "Sim, é verdade" ou "Sim, é mentira"?

- Concordo totalmente
- Concordo parcialmente
- Discordo parcialmente
- Discordo totalmente"

On-topic, eu sempre li que ossos cozidos em geral fazem mal, por isso nunca arrisquei. Se há certos tipos de ossos que podem ser cozidos, acredito que sim. Se é só para o cão roer, seja para se entreter ou para limpar os dentes, tem alternativas nas lojas de animais.

Eu escovo os dentes ao meu desde que o veterinário me ensinou, mas tem sempre daqueles ossos de roer que se compra nas lojas.
É suposto ler o primeiro topico e depois entao votar:

Sim,se é verdade que se pode dar os ossos
Nao,é mentira/desaconselhavel que se de esses ossos
Sendo a pergunta sobre cozidos..a minha resposta é não... se for ossos crus a minha resposta é sim ;)
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

sexta fev 18, 2011 11:43 pm

também não entendi o porquê de serem cozidos.

ossos... se quiser dar, dê crus. eles até preferem. ;)
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
sexta fev 18, 2011 11:47 pm

A sondagem está mal feita.

Ossos a dar a animais devem ser crus, sim para evitar estihaços e só por isso. E será melhor ossos grandes como de vaca para os fazer trabalhar, ajudam a limpar os dentes.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Ricardo90
Membro
Registado: terça fev 08, 2011 5:08 pm

sábado fev 19, 2011 12:35 am

Nao sabia que se podia dar os ossos crus. Eu por norma trago grandes ossos de porco e de vaca do talho e depois coso para dao ao meu cao porque sempre pensei que cru fizesse mal por causa do sangue ou de outra coisa qualquer mas assim se se pode dar cru entao ai facilita e muito o meu trabalho :D
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado fev 19, 2011 1:31 am

Ossos crus? Claro que sim!

Imagem

O quê????? Vais cozer o osso ? Só se me conseguires apanhar...

Imagem

Tirando estes, os meus cães comem carcaças de frango, perú, coelho, borrego... sempre cru.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado fev 19, 2011 1:57 am

unha Escreveu:Sim pode-se dar mas crú eu compro ossos do "femur de vaca" e dou aos São Bernardo ,de frango, ou de galinha,ou coelho, está fora de questão.
Porquê?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano

sábado fev 19, 2011 1:59 am

VascoV2 Escreveu:A sondagem está mal feita.

Ossos a dar a animais devem ser crus, sim para evitar estihaços e só por isso. E será melhor ossos grandes como de vaca para os fazer trabalhar, ajudam a limpar os dentes.

Eu não sei votar, não percebo a premissa.
Verdade ou mentira o quê?

é mentira que se devem cozer os ossos. Voto no sim ou no não?

dinodane
Membro Veterano

sábado fev 19, 2011 2:00 am

Ricardo90 Escreveu:Nao sabia que se podia dar os ossos crus. Eu por norma trago grandes ossos de porco e de vaca do talho e depois coso para dao ao meu cao porque sempre pensei que cru fizesse mal por causa do sangue ou de outra coisa qualquer mas assim se se pode dar cru entao ai facilita e muito o meu trabalho :D
O que é que tem o sangue??

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado fev 19, 2011 2:20 am

Tanta pergunta, pá!!!!! :twisted:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Ricardo90
Membro
Registado: terça fev 08, 2011 5:08 pm

sábado fev 19, 2011 1:25 pm

dinodane Escreveu:
Ricardo90 Escreveu:Nao sabia que se podia dar os ossos crus. Eu por norma trago grandes ossos de porco e de vaca do talho e depois coso para dao ao meu cao porque sempre pensei que cru fizesse mal por causa do sangue ou de outra coisa qualquer mas assim se se pode dar cru entao ai facilita e muito o meu trabalho :D
O que é que tem o sangue??
Nao sei...Apenas me fazia confusao isso. Nao sabia se se podia dar ou nao cru apenas era essa a minha duvida, ainda a semana passada fui buscar ossos e cosi todos agora vejo que é um trabalho desnecessario.

Obrigado :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado fev 19, 2011 1:41 pm

dinodane Escreveu:
unha Escreveu:Sim pode-se dar mas crú eu compro ossos do "femur de vaca" e dou aos São Bernardo ,de frango, ou de galinha,ou coelho, está fora de questão.
Porquê?
Porque quer queiram quer não, podem causar acidentes graves, dispendiosos, causadores de sofrimento para o animal e em ultima análise, morte.
Pesados os prós e contras também digo: está fora de questão.
Um osso gigantão e cartilagens, na boa.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

sábado fev 19, 2011 2:07 pm

Eu quanto a ossos, carcaças, raw, barf e Cia. Lda, estou vacinada e NUNCA MAIS. Cada um que faça a escolha que entender, eu paguei um preço muito caro pela alteração na alimentação dos meus cães...
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
dinodane
Membro Veterano

sábado fev 19, 2011 2:27 pm

é pá, não vamos repisar nem a fatalidade que aconteceu à Xuga (uma torção de estômago, note-se) nem tão pouco o preconceito contra ossos de frango ou de coelho porque é evidente que não se dão ossos pequenos por si só, dão-se peças inteiras com osso que é bem diferente de pegar nos restos do frango que se dessossou e dar ao cão.
Os ossos cozidos tornam-se mais friáveis, menos flexíveis e lascam com maior facilidade. De mais a mais, e na minha opinião, ao cozerem os ossos (ou a carne com osso) estão a deixar na água da cozedura que deitam fora muitos nutrientes.

suran
Membro
Registado: sexta fev 18, 2011 6:57 pm

sábado fev 19, 2011 2:31 pm

dinodane Escreveu:é pá, não vamos repisar nem a fatalidade que aconteceu à Xuga (uma torção de estômago, note-se) nem tão pouco o preconceito contra ossos de frango ou de coelho porque é evidente que não se dão ossos pequenos por si só, dão-se peças inteiras com osso que é bem diferente de pegar nos restos do frango que se dessossou e dar ao cão.
Os ossos cozidos tornam-se mais friáveis, menos flexíveis e lascam com maior facilidade. De mais a mais, e na minha opinião, ao cozerem os ossos (ou a carne com osso) estão a deixar na água da cozedura que deitam fora muitos nutrientes.
Completamente de acordo, principalmente a parte interior de um osso.
Ossos crus so tem que fazer uma coisa, é retirar o sangue que existe no exterior do osso para o cao nao se habituar a sangue, sempre ouvi dizer que fazia mal.
Nao á saude do cao, mas sim ao comportamento dele.
Isto opinioes que sempre ouvi
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sábado fev 19, 2011 2:35 pm

ossos cozidos não se dão, porque se tornam quebradiços e formam lascas pontiagudas que podem causar graves problemas/ferimentos/morte ao cão.
Já os ossos crus são optimos para limpeza dos dentes e para entreter o cao por uma horas, o osso tem de ser grande para o animal nao o conseguir engolir inteiro, se tiver um pouco de carne ainda melhor, os ossos pequenos de frango por exemplo, não devem ser dados separados, porque são muito pequenos, aconselha-se a dar carcaças inteiras ou partes desta. A minha cadela comeu uma cabeça de coelho a pouco tempo, deliciou-se! Mas normalmente damos-lhe patas e asas de frango. (tudo cru)
Responder

Voltar para “Cães”