Agressividade - Ajuda pf

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda fev 28, 2011 8:22 pm

Tenho o mesmo problema com duas das minhas cadelas, uma velhota, outra jovem adulta. Há mais fêmeas mas estão todas esterilizadas. Por vezes apercebia-me de um ou outro "chega pra lá", mas absolutamente normal, até que, recentemente, houve zaragata a sério e a mais nova mordeu a mais velha TODA. E eu só não levei também porque consegui manter-me calma, e com a mangueira em riste, com jacto de água gelada nas duas, até que decidiram largar-se. A mais nova não teve nada de especial, mas a velhota ficou cheia de hematomas e com um "buracão" na lombaça, andou a antibiótico 15 dias.

Felizmente a agressora é pacífica com os outros cães, foi mesmo um mal entendido entre as duas (tanto que as outras, nem movidas pelo espírito de matilha se juntaram à escaramuça), e mantenho-as separadas. Se algum dia tiver de as juntar por motivo de força maior, serão ambas açaimadas. Não posso sugerir-lhe o mesmo, pois não conheço açaimes para boxers... :?

Nem sei que lhe diga... desejo-lhe boa sorte e que alguém apareça com uma boa solução!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 28, 2011 8:49 pm

Consultei algumas pessoas sobre este assunto e foi-me dito que parte do problema pode vir de um sentimento de insegurança da parte da cadela agressora (fear-agression), que se pode combater justamente com aulas de obediência básica.

Outra maneira que me foi sugerida é clarificar que você é o líder, acabando assim com possíveis rivalidades.
Você é que manda e se não quer lutas, não há lutas.

Infelizmente foi-me dito que, em alguns casos, não há nada a fazer.
Exceptuando separar as cadelas para sempre e não confiar em possíveis aproximações amigáveis que elas tenham.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda fev 28, 2011 9:02 pm

Sally, o contacto que lhe dei já está a par desta situação. Aguarda o seu mail!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Sallyloo
Membro
Registado: quarta fev 10, 2010 12:47 pm

segunda fev 28, 2011 9:05 pm

Isto com elas tem acontecido em "média" uma vez por mês... não sei o que fazer, mas ficar sem fazer nada quando ouço a sasha a ganir de dor, não sou capaz, já fui mordida antes (no braço em novembro mas como estava com casaco não entraram os dentes....) mas ontem foi pior, ela apanhou-me a mão mesmo a sério :((

Não queria mesmo mesmo separa-las dentro de casa, mas depois tenho medo, o que não deve ser nada bom para a situação também.... sinto-me entre a espada e a parede sem saber para onde ir.

Arguida Escreveu: Ao princípio não existiu nenhum problema até ... um dia. As lutas entre eles foram-se intensificando de tal forma que por mais do que uma vez tivémos de ir com eles para o vet e eu ... para o hospital, pois no meio daquilo tudo fazia o que nunca se deve fazer: meter-me no meio deles para os separar. :cry: :cry:
Sallyloo
Membro

segunda fev 28, 2011 9:10 pm

Ela não é boxer pura, por isso penso que um açaime deve dar nela...

Imagem

Chamarrita Escreveu:Se algum dia tiver de as juntar por motivo de força maior, serão ambas açaimadas. Não posso sugerir-lhe o mesmo, pois não conheço açaimes para boxers... :?
!
Sallyloo
Membro

segunda fev 28, 2011 9:13 pm

Sim aisd, ela tem medo de tudo, cães, barulhos, coisas novas....
Vou voltar a tentar encontrar um treinador que seja compativel connosco porque ficar assim não é opção.

Pois, eu sei que elas não nos vêem como lider, e acho relevante que elas só lutam quando nós estamos perto, qd estão sozinhas no máximo houve um "chega para lá", nunca isto...

aisd Escreveu:Consultei algumas pessoas sobre este assunto e foi-me dito que parte do problema pode vir de um sentimento de insegurança da parte da cadela agressora (fear-agression), que se pode combater justamente com aulas de obediência básica.

Outra maneira que me foi sugerida é clarificar que você é o líder, acabando assim com possíveis rivalidades.
Você é que manda e se não quer lutas, não há lutas.

Infelizmente foi-me dito que, em alguns casos, não há nada a fazer.
Exceptuando separar as cadelas para sempre e não confiar em possíveis aproximações amigáveis que elas tenham.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda fev 28, 2011 9:20 pm

Talvez seja altura mesmo de começar a "treinar-se" ou seja, a aprender a impôr-se a elas para que elas compreendam que o lugar de chefe já pertence ao dono!

Não se meta no meio de uma briga de cães. Na minha casa isto era um ensinamento básico que devo ter aprendido com uns 3 anos juntamente com o não mexer em crias muito pequenas, não mexer em orelhas de PA bebé, e outras coisas do género.

Uma das piores mordidas que vi numa pessoa foi um rafeireco de pata curta e uns 6 quilos de peso que a fez no meio de uma luta com outro rafeireco semelhante. Quem ouvia a luta dizia que eram 2 pit bulls!
Agora imagine cães de maior dimensão.

Quando elas se pegarem, aponte a mangueira ou atire um bom balde de àgua.
Mesmo se for Inverno!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda fev 28, 2011 9:46 pm

e, mesmo de mangueira, sabe deus.... :o eu apontei para os focinhos das duas, e nem assim! ficaram encharcadas. Fêmeas podem lutar até à morte e são impiedosas.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Sallyloo
Membro

segunda fev 28, 2011 10:09 pm

Também já tentei a agua e não fez nada D:

Chamarrita Escreveu:e, mesmo de mangueira, sabe deus.... :o eu apontei para os focinhos das duas, e nem assim! ficaram encharcadas. Fêmeas podem lutar até à morte e são impiedosas.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

segunda fev 28, 2011 10:21 pm

Já tive cenas dessas em casa e a água não fez nada. O expediente que ainda deu mais resultado foi interpor entre os focinhos uma esfregona a escorrer água. Quando se apercebiam que estava já a morder a esfregona, paravam e com isso davam tempo a ser separados, agarrando-os pelas caudas.

Mas eram cães mais pequenos, com essas talvez não resulte tão bem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda fev 28, 2011 10:47 pm

moslie Escreveu:Talvez seja altura mesmo de começar a "treinar-se" ou seja, a aprender a impôr-se a elas para que elas compreendam que o lugar de chefe já pertence ao dono!

Não se meta no meio de uma briga de cães. Na minha casa isto era um ensinamento básico que devo ter aprendido com uns 3 anos juntamente com o não mexer em crias muito pequenas, não mexer em orelhas de PA bebé, e outras coisas do género.

Uma das piores mordidas que vi numa pessoa foi um rafeireco de pata curta e uns 6 quilos de peso que a fez no meio de uma luta com outro rafeireco semelhante. Quem ouvia a luta dizia que eram 2 pit bulls!
Agora imagine cães de maior dimensão.

Quando elas se pegarem, aponte a mangueira ou atire um bom balde de àgua.
Mesmo se for Inverno!
Moslie ... infelizmente connosco nem a mangueirada, nem jarros de água despejados por eles abaixo, nada resultou. :cry:

Quando eles andaram na terapia comportamental bem que nos disseram para fazermos isso mas, acredite que foi porque nunca os viram pegados. :cry: Chegámos a ter baldes, jarros de água e borrifadores em cada assoalhada e nem assim. Eles tão depressa estavam lindamente um com o outro, como de repente pegavam-se duma forma assustadora. Não era nem para eles nem para nós que andávamos todos "em pânico" sempre à espera de novos ataques. :cry:

Felizmente temos espaço para os separar pois se assim não fosse, ía ser mesmo muito complicado. :cry:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda fev 28, 2011 11:34 pm

No meio destas brigas eu penso que há certa culpa dos donos. Eu vejo, pelas minhas, que sem querer podia fazê-las entrar em conflito directo.
Por exemplo, a mais velha recebe o prato primeiro. Se eu puser o prato à mais nova primeiro, a mais velha avança chateada para o prato da outra e a outra irrita-se. Respeitando a ordem a refeição é um sossego.
Elas dormem comigo e desde sempre cada uma tem o seu canto. Ás vezes a mais velha planta-se no lugar da outra, começam os resmungos, mando a mais velha para o canto dela. E não há mais atropelos.
Por vezes a mais velha tem a panca de ir roubar todos os bonecos à pequena. Ao 3o roubo acaba-se a brincadeira, tiro 2 à mais velha, dou um à mais nova e arrumo o outro. E ficam as duas na boa, cada uma com o seu.
Quem diz estas, diz muitas outras situações. Se estivermos atentos, os conflitos resolvem-se bem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Sallyloo
Membro

terça mar 01, 2011 9:43 am

Sim, como já disse acho que muita culpa é nossa, mas por exemplo elas nunca lutaram por comida ou por espaço em casa.
Em relação aos brinquedos já lutaram mas porque uma delas se sentou em cima do osso q a outra estava a comer.

Porque quando acontece uma roubar o osso à outra, verdade é que a outra se resigna, normalmente acaba por vir ter connosco com "olhos de carneiro mal morto"..

Mas depois às vezes "do nada", sem motivo aparente parece que começa a 3ª guerra :(

LuMaria Escreveu:No meio destas brigas eu penso que há certa culpa dos donos. Eu vejo, pelas minhas, que sem querer podia fazê-las entrar em conflito directo.
Por exemplo, a mais velha recebe o prato primeiro. Se eu puser o prato à mais nova primeiro, a mais velha avança chateada para o prato da outra e a outra irrita-se. Respeitando a ordem a refeição é um sossego.
Elas dormem comigo e desde sempre cada uma tem o seu canto. Ás vezes a mais velha planta-se no lugar da outra, começam os resmungos, mando a mais velha para o canto dela. E não há mais atropelos.
Por vezes a mais velha tem a panca de ir roubar todos os bonecos à pequena. Ao 3o roubo acaba-se a brincadeira, tiro 2 à mais velha, dou um à mais nova e arrumo o outro. E ficam as duas na boa, cada uma com o seu.
Quem diz estas, diz muitas outras situações. Se estivermos atentos, os conflitos resolvem-se bem.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça mar 01, 2011 9:53 am

Sallyloo Escreveu:Sim, como já disse acho que muita culpa é nossa, mas por exemplo elas nunca lutaram por comida ou por espaço em casa.
Em relação aos brinquedos já lutaram mas porque uma delas se sentou em cima do osso q a outra estava a comer.

Porque quando acontece uma roubar o osso à outra, verdade é que a outra se resigna, normalmente acaba por vir ter connosco com "olhos de carneiro mal morto"..

Mas depois às vezes "do nada", sem motivo aparente parece que começa a 3ª guerra :(

LuMaria Escreveu:No meio destas brigas eu penso que há certa culpa dos donos. Eu vejo, pelas minhas, que sem querer podia fazê-las entrar em conflito directo.

o seu e-mail terá resposta hoje - ontem não foi possível!!! mas não está esquecido!!! :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

terça mar 01, 2011 11:48 am

LuMaria compreendo o que quer dizer e acho que em alguns casos é capaz de ser assim. No nosso infelizmente não foi. :cry: Eles chegavam a estar deitados lado a lado na mesma cama sem qualquer espécie de problema e de repente sem mais nem menos pegavam-se.

Foi de tal forma que nem quando eles andaram na terapia comportamental o "terapeuta" conseguiu aperceber-se qual era o dominante pois tão depressa atacava um como o outro. :cry: Chegaram a fazer medicação mas nada resultou.

Penso que hoje em dia talvez não houvésse problema mas o medo de que tudo recomece é maior do que a vontade de experimentar.

Há duas semanas quando ambos tivéram de vir ao vet viéram em carros separados e quando lá chegámos um saíu do carro. Aproximou-se logo do outro carro, pendurou-se a olhar para o outro e a dar ao rabo. O que estava dentro do carro fez a mesma coisa. Ainda pensámos em arriscar e juntá-los ... mal por mal já estávamos no vet ... :D :D :D mas o receio falou mais alto.

Assim vivem separados ... ambos têm carinho e vivemos todos mais tranquilos. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”