Pedido de uma opinião...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

quinta mar 31, 2011 11:37 am

DiCat Escreveu:magro, unhas grandes
Podem ser sintomas de leishmaniose!!!!!!!! (Como também podem não ser!!!!!!!! Pode estar magro simplesmente por comer pouco ou por outro motivo e ter as unhas grandes porque cresceram muito e ninguém as cortou e/ou por falta de exercício!!!!!!!!)
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

quinta mar 31, 2011 11:43 am

Seja o que for, ele não está a ser bem tratado...E não sabemos o que fazer. :(
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

quinta mar 31, 2011 11:52 am

Se decidir ir colher cerejas, assegure-se que outros olhos não vejam!!!!!! (Fiz-me entender, não fiz?????? :lol: :lol: :lol: :lol: )
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta mar 31, 2011 11:55 am

O que podem fazer: tirar pura e simplesmente o cão e levá-lo convosco.

O que devem fazer: falar com a pessoa que o alimenta, a fim de tentarem descobrir quem é o dono, e depois falar com este para que vos dê o cão. Se não o conseguirem, falem com o SEPNA e com a polícia local: se o sítio é sujo e o cão vive em condições de higiene deploráveis, é um caso de saúde pública, eles têm de intervir. Depois disto, e se as autoridades actuarem, o cão poderá ir para o canil, claro, mas vocês podem sempre tentar, na altura, responsabilizar-se por ele e recolhê-lo. Se não vos atenderem nesta pretensão, comuniquem ao canil que querem ficar com o cão e reservem-no, para o irem buscar no fim dos tais oito dias previstos na lei.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mar 31, 2011 12:11 pm

:roll: Espero que não se torne moda andar a olhar para os cães de jardins/ quintas/ quintais e muito menos faná-los.
Mais a mais, o que é um cão bem tratado? A resposta é chapa 5 para todos? Que fazer de todos os cães que estão 23 horas num apartamento, das quais só estão com os donos para aí 4 horas dia e se passearem 1 hora por dia já vão com sorte? Fechados em cozinhas, em varandas?
E os cães metidos em boxes à espera de um dono? Esses são considerados salvos. E os que estão em boxes porque são considerados dores de cabeça e todos rezam para que se esqueçam deles bem depressa?

O que pode fazer em caso de maus tratos/negligência- contactar as autoridades competentes (Policia/SEPNA) apresentar queixa formal e dizer de antemão que fica com o animal.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Joanaisd
Membro
Registado: sexta jan 08, 2010 6:29 pm

quinta mar 31, 2011 12:11 pm

Terugkeren Escreveu:.

Eu tenho uns vizinhos que quando vão de férias deixam o cão DE GUARDA a fazer a sua função, que é GUARDAR a casa
Não era mais fácil comprarem um alarme? é que é bem mais infalivel que um cão de guarda. Geralmente os alarmes não aceitam subornos nem qualquer tipo de veneno, já um cão...
<p>A vida dos c&atilde;es &eacute; demasiado curta. Na verdade, &eacute; o &uacute;nico defeito que t&ecirc;m.</p>
Joanaisd
Membro
Registado: sexta jan 08, 2010 6:29 pm

quinta mar 31, 2011 12:21 pm

LuMaria Escreveu::roll: Espero que não se torne moda andar a olhar para os cães de jardins/ quintas/ quintais e muito menos faná-los.
Mais a mais, o que é um cão bem tratado? A resposta é chapa 5 para todos? Que fazer de todos os cães que estão 23 horas num apartamento, das quais só estão com os donos para aí 4 horas dia e se passearem 1 hora por dia já vão com sorte? Fechados em cozinhas, em varandas?
E os cães metidos em boxes à espera de um dono? Esses são considerados salvos. E os que estão em boxes porque são considerados dores de cabeça e todos rezam para que se esqueçam deles bem depressa?

O que pode fazer em caso de maus tratos/negligência- contactar as autoridades competentes (Policia/SEPNA) apresentar queixa formal e dizer de antemão que fica com o animal.
LuMaria, concordo consigo na medida que não se deve de forma alguma tirar o cão ao dono só porque sim. No entanto segundo as palavras da forista parece-me claro que o cão é negligenciado, uma vez que se encontra magro, com as unhas grandes e com o local onde vive todo sujo. Mas o que parece ainda mais grave é o facto do cão estar magro. Por isso acho até de louvar a atitude da forista, porque certamente a maior parte dos vizinhos já se deu conta da situação, mas como o cão não é deles e até tem dono, paciência...
Além disso acho que não é assim tão mau como pinta a cena um cão estar sozinho o dia todo! É realmente muito chato o cão passar tão pouco tempo com os donos, mas o que fazer? Será melhor o cão estar num canil à espera de abate, ou estar em casa, num lugar decente, bem alimentado, bem tratado e amdao pelos donos?
<p>A vida dos c&atilde;es &eacute; demasiado curta. Na verdade, &eacute; o &uacute;nico defeito que t&ecirc;m.</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta mar 31, 2011 12:30 pm

Opiniões.
O importante a reter é que se deve apresentar queixa se for caso ou entrar em contacto com os donos e tentar a adopção.
Isto dos fananços justiceiros são vergonhosos e só deixam mal todos os que gostam e defendem os animais e são apelidados de loucos, maluquinhos e afins.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 31, 2011 12:53 pm

Nestas coisas como em todas, cada caso é um caso.

Do ponto de vista legal, eu roubei o meu cão. Do ponto de vista humano, fiz o melhor para ele, pois salvei-o de morte certa. Do ponto de vista moral, acho que fiz o que devia fazer. Tanto ele como o outro que estava junto pareciam radiografias, não tinham comida, nem sequer tinham água (estava-se em Agosto), a situação de abandono e maus-tratos prolongava-se comprovadamente há meses e os cães, antes de estarem acorrentados, até os cágados do quintal de cima comeram para matar a fome.

Também aqui num outro tópico contei a história de um gato que vivia numa varanda pequena de um andar alto, sem protecção, dia e noite, fosse Verão fosse Inverno. Pedi à dona que mo desse, mas recusou. No caso não pude fazer nada, pois não tinha acesso à varanda, mas garanto que o tinha tirado de lá se pudesse.

Nestes casos, confio pouco nas autoridades e nos seus critérios de bem-estar animal, desde que se sobreponha a vontade do dono. Os animais são coisas à vista da lei.

É claro que a DiCat pode falar com a dona, etc., etc. (a hipótese B da Lulu). Mas, se a dona se recusar a dá-lo e se as autoridades considerarem que o cão até não está assim tão mal porque tem comida e água e está a cumprir uma eventual função de guarda, adeus minhas encomendas... porque a partir daí, se o cão desaparecer, os olhares voltam-se logo todos para a DiCat e para o namorado.

Só uma divergência em relação àquilo que a LuluB disse, e com que concordo genericamente: os oito dias são para cães encontrados, penso, não para cães entregues pelos donos.

Isto são assuntos muito complicados de analisar. Como em tudo, há que ter bom senso, avaliar com cabeça fria e tomar a decisão que, em consciência, nos parecer melhor.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quinta mar 31, 2011 1:13 pm

Tassebem Escreveu:...Só uma divergência em relação àquilo que a LuluB disse, e com que concordo genericamente: os oito dias são para cães encontrados, penso, não para cães entregues pelos donos.

...
Isso por lei, mas os canis optam geralmente por essa estipulação.

Já em tempos tive um caso desses. Depois de muita insistência telefónica por parte da LPDA, a polícia lá se resolveu a ir retirar o cão do apartamento em que estava fechado havia uma semana, sem comida nem água. Era um animal adoptado da rua por um casal de toxicodependentes, que mais tarde veio também a ficar sem o filho, que andava ao abandono e às sopas dos vizinhos.

Na altura, o cão foi-me logo entregue porque me responsabilizei por ele.

Neste caso, e ao que parece, o cão ficaria a morar nas proximidades da casa em que está. Por isso, e na previsão de todas as chatices que poderão advir ao namorado da DiCat e a esta própria, o melhor é mesmo fazer tudo pelas vias legais.

Resta é saber se estarão para se dar a tanto trabalho e maçada, mas isso já são outros quinhentos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano

quinta mar 31, 2011 1:16 pm

Aqui na minha rua, um casal também ficou como fiel depositário do animal. O animal foi considerado posse deles, 8 dias depois da ocorrência.

As entidades até poderão não funcionar bem, mas os particulares funcionam muito mal.
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta mar 31, 2011 1:18 pm

Espero que não se torne moda andar a olhar para os cães de jardins/ quintas/ quintais e muito menos faná-los.

Faço minhas estas palavras, se a LuMaria mo permitir.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta mar 31, 2011 1:19 pm

LuluB Escreveu: (...)
Neste caso, e ao que parece, o cão ficaria a morar nas proximidades da casa em que está. Por isso, e na previsão de todas as chatices que poderão advir ao namorado da DiCat e a esta própria, o melhor é mesmo fazer tudo pelas vias legais.
(...)
Isso é verdade. No meu caso, os cães vieram para 100 quilómetros de distância... mas eu voltei lá várias vezes e nem sequer perguntaram se os tínhamos visto. Para aqueles donos, ficarem sem os cães foi uma bênção.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
DiCat
Membro Veterano
Registado: quinta jan 17, 2008 12:17 am
Luna
Duyska
Lola

quinta mar 31, 2011 3:26 pm

Tassebem Escreveu:Nestas coisas como em todas, cada caso é um caso.

Do ponto de vista legal, eu roubei o meu cão. Do ponto de vista humano, fiz o melhor para ele, pois salvei-o de morte certa. Do ponto de vista moral, acho que fiz o que devia fazer. Tanto ele como o outro que estava junto pareciam radiografias, não tinham comida, nem sequer tinham água (estava-se em Agosto), a situação de abandono e maus-tratos prolongava-se comprovadamente há meses e os cães, antes de estarem acorrentados, até os cágados do quintal de cima comeram para matar a fome.

Também aqui num outro tópico contei a história de um gato que vivia numa varanda pequena de um andar alto, sem protecção, dia e noite, fosse Verão fosse Inverno. Pedi à dona que mo desse, mas recusou. No caso não pude fazer nada, pois não tinha acesso à varanda, mas garanto que o tinha tirado de lá se pudesse.

Nestes casos, confio pouco nas autoridades e nos seus critérios de bem-estar animal, desde que se sobreponha a vontade do dono. Os animais são coisas à vista da lei.

É claro que a DiCat pode falar com a dona, etc., etc. (a hipótese B da Lulu). Mas, se a dona se recusar a dá-lo e se as autoridades considerarem que o cão até não está assim tão mal porque tem comida e água e está a cumprir uma eventual função de guarda, adeus minhas encomendas... porque a partir daí, se o cão desaparecer, os olhares voltam-se logo todos para a DiCat e para o namorado.

Só uma divergência em relação àquilo que a LuluB disse, e com que concordo genericamente: os oito dias são para cães encontrados, penso, não para cães entregues pelos donos.

Isto são assuntos muito complicados de analisar. Como em tudo, há que ter bom senso, avaliar com cabeça fria e tomar a decisão que, em consciência, nos parecer melhor.
Pois é isto que nos preocupa! :(

Não sabemos mesmo o que melhor podemos fazer... :?
Tassebem
Membro Veterano

quinta mar 31, 2011 3:46 pm

LuluB Escreveu:O que podem fazer: tirar pura e simplesmente o cão e levá-lo convosco.

O que devem fazer: falar com a pessoa que o alimenta, a fim de tentarem descobrir quem é o dono, e depois falar com este para que vos dê o cão. Se não o conseguirem, falem com o SEPNA e com a polícia local: se o sítio é sujo e o cão vive em condições de higiene deploráveis, é um caso de saúde pública, eles têm de intervir. Depois disto, e se as autoridades actuarem, o cão poderá ir para o canil, claro, mas vocês podem sempre tentar, na altura, responsabilizar-se por ele e recolhê-lo. Se não vos atenderem nesta pretensão, comuniquem ao canil que querem ficar com o cão e reservem-no, para o irem buscar no fim dos tais oito dias previstos na lei.
Nessas circunstâncias, eu secundo a «hipótese B» da Lulu, desejando que tudo corra pelo melhor.
Responder

Voltar para “Cães”