E se o vosso cão morrer...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado abr 02, 2011 6:07 pm

cockinhas Escreveu:
VascoV2 Escreveu:A vossa câmara municipal tem recolha ou locais onde os deixar para serem incinerados ou têm de ir a um veterinairo e pagar a recolha por uma empresa especializada como é de lei ?
Na minha zona pode entregar-se o cão no canil municipal e paga-se uma taxa (menos de 20 euros). O Canil também faz a recolha em casa da pessoa e nesse caso a taxa é superior (cerca de 10 euros mais, não tenho a certeza).

E sim, como disseram acima é um pouco como entregar lixo mas nestas coisas, posso parecer-vos fria mas sou mesmo assim, se o animal está morto que vou fazer? Quando está vivo é que ele me importa.

Além disso, se o deixarem no veterinário qual é a diferença em termos de tratamento, quando se vêm embora?

Anda por aí um tópico sobre este assunto.

Edit: É este: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... =incinerar
Penso exctamente da mesma forma.

Já entreguei uma cadelinha minha no canil. Tratei-a em vida o melhor que consegui, moreu a dormir com 19 anos. Não sinto remorsos nenhuns de ter deixado o corpo no canil. A saudade e a dor da ausência , essas continuam bem vivas no meu coração.

Para humanos, também me é totalmente indeferente o que fazem aos corpos depois de mortos.

Respeito a opinião das outras pessoas, mas não estou de acordo com o culto da morte
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado abr 02, 2011 7:01 pm

O Ajax foi para o cemitério do Jardim Zoológico.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado abr 02, 2011 8:55 pm

Precisamente ontem vi uma carrinha de funerais de animais!
Cheguei a casa e fui pesquisar porque nunca tinha visto nem sabia que existia. Vejam em funerária animal. pensei an altura que era um serviço de um ver, mas acho que não, é mesmo uma empresa funerária.
Não faço ideia dos preços mas pelo que vi é um serviço em tudo semelhante ao dos humanos.
Os meus animais eram sepultados em terrenos nossos e por cima punhamos sempre uma planta. Devo dizer que era coisa para estar algumas horas a cavar...
Uns amigos meus a quem morreu um animal há uns anos pagaram 250 € pelo abate e incineração. Ficaram tristissimos porque queriam as cinzas e foi-lhes dito que não era possivel. Ainda por cima o dono queria que quando morre-se, lhe pusessem a urna com as cinzas do animal no seu caixão.
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sábado abr 02, 2011 10:22 pm

Moslie agora já é possível ficar com as cinzas dos nossos animais.

Lembro-me de uns tempos antes do desfecho da situação da Joaninha me ter andado a informar e tal era possível. Se não estou em erro, ficaria à volta de € 300,00/€350,00. Aliás, o vet nesse dia perguntou-me como é que queríamos fazer ... :cry: :cry: :cry:

Posteriormente tentei contactar essa "funerária" e não recebi "feed-back" pelo que penso que talvez tenham fechado. :cry:
bug
Membro Veterano
Registado: terça abr 29, 2003 11:30 am

sábado abr 02, 2011 10:55 pm

dinodane Escreveu:O Ajax foi para o cemitério do Jardim Zoológico.
Pensava que já não aceitavam animais lá. Ainda aceitam?
"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." (Leonardo da Vinci)

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem." (Arthur Schopenhauer)
VascoV2
Membro Veterano
Registado: terça dez 14, 2010 10:08 pm
domingo abr 03, 2011 12:15 am

Sousa112 Escreveu:
VascoV2 Escreveu:A vossa câmara municipal tem recolha ou locais onde os deixar para serem incinerados ou têm de ir a um veterinairo e pagar a recolha por uma empresa especializada como é de lei ?
Huh

Que conversa tão animada para um fim de semana :) Anda tudo deprimido ou quê? :)
Então diga-me lá...o seu cão morre às 3 da manhã de um Sábado em sua casa...o que faz ? Vai pensar na altura ? è como te rum vet para urgências..o animal está a agonizar e vai procurar nas paginas amarelas ?

Se calhar, se calhar...um pouco de pevenção não ficava mal...digo eu.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
Sousa112
Membro Júnior
Registado: sábado abr 02, 2011 4:15 pm

domingo abr 03, 2011 12:38 am

VascoV2 Escreveu:
Sousa112 Escreveu:
Huh

Que conversa tão animada para um fim de semana :) Anda tudo deprimido ou quê? :)
Então diga-me lá...o seu cão morre às 3 da manhã de um Sábado em sua casa...o que faz ? Vai pensar na altura ? è como te rum vet para urgências..o animal está a agonizar e vai procurar nas paginas amarelas ?

Se calhar, se calhar...um pouco de pevenção não ficava mal...digo eu.

Ainda só é meia noite e meia e também não me parece que vá morrer hoje :)
Eu penso em fazer nascer cães e você só pensa em enterrá-los? Epá mudemos de discurso. lol
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda abr 04, 2011 9:32 am

Arguida Escreveu:
vitorina Escreveu:Eu gostaria de cremar as minhas e espalhar as cinzas num sitio que elas gostem, só tenho medo que me dêem as cinzas de outros cães que não as minhas :!:
Vitorina quando foi da Joaninha eu queria ficar com as cinzas dela e depositá-las no canteiro do jardim onde ela foi abandonada durante uma noite gélida de Março. Os meus pais e as minhas irmãs não concordaram pois acharam que o "luto" seria muito mais difícil de fazer. Compreendi ... mas gostaria de ter ficado com a "nossa menina".

Quanto a darem-te as cinzas de outro canito, pelo menos por aquilo que me foi dito, eles dão um "certificado" a "comprovar" que é o teu animal.

Talvez algum forista que tenha tomado esta decisão te possa informar melhor.

A Tucha Maria partiu nos braços do dono na VET. Pedi para ser cremada individualmente, sei que foi a Fundação São Francisco de Assis que tratou com a minha VET desse assunto e paguei 300,00€ por isso.
tenho as cinzas guadadas numa urninha em casa ao pé de uma foto dela.
Não quis que ela fosse para o lixo, e como não a podia enterrar em terreno próprio, já que são longe e ninguém estava em condições de conduzir tantos Km com o corpo da nossa menina no carro :cry:
Não me arrependo nem uma única vez do valor e teria gasto o dobro se mo tivessem pedido :cry:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

segunda abr 04, 2011 7:34 pm

Eu já tive de levar animais meus para o canil para cremar. É a solução mais legal e acertada. Preocupo-me sim em mantê-los o melhor possível enquanto vivos, depois de mortos, cremar e acabou, porque a memória e a saudade, essa não acaba com a cremação, com o enterro, com o que quer que se faça como corpo físico.

Os meus animais, tal como os meus familiares, vivem dentro de mim, vivem no meu coração, não preciso de cinzas ou de cultos de cemitério para os recordar.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
nikoekico
Membro Veterano
Registado: quinta nov 04, 2010 6:39 am

segunda abr 04, 2011 7:55 pm

TheOne Escreveu:Eu já tive de levar animais meus para o canil para cremar. É a solução mais legal e acertada. Preocupo-me sim em mantê-los o melhor possível enquanto vivos, depois de mortos, cremar e acabou, porque a memória e a saudade, essa não acaba com a cremação, com o enterro, com o que quer que se faça como corpo físico.

Os meus animais, tal como os meus familiares, vivem dentro de mim, vivem no meu coração, não preciso de cinzas ou de cultos de cemitério para os recordar.
Completamente de acordo.
Não acho bem, é colocar em contentores de lixo os cadaver dos animais.
<p>"O s&aacute;bio n&atilde;o &eacute; o homem que fornece as verdadeiras respostas; &eacute; o que formula as verdadeiras perguntas."
</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda abr 04, 2011 8:14 pm

Isso é proibido por lei e é um risco para a saúde pública.
O que não percebo é como havendo esta legislação referente ao lixo, cá em Portugal deixam os corpos dos animais atropelados na estrada tanto tempo, um horror!
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

segunda abr 04, 2011 11:13 pm

Chamarrita Escreveu:Para mim, quando a vida abandona um corpo, este passa a ser apenas matéria. Está desabitado, é um cadáver. A luz dos olhos está apagada. Tenho por ele o mesmo respeito que tenho por outros cadáveres, (...). Talvez seja um ponto de vista algo estranho, mas acho que devem cumprir todo o ciclo, mesmo após a morte, e muito mais do que a morte me custa ver um cadáver exposto, ao sol e à chuva, sobre o alcatrão; prefiro enterrá-los e devolvê-los à terra, para que novas vidas possam crescer a partir deles. Esquisitices... :)
Adorei a teoria, parabens! Obrigada pelo ponto de vista =)
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

terça abr 05, 2011 12:22 am

Pois é... E se o nosso cão morrer... O problema é que já morreu e nunca tínhamos pensado sobre este assunto. Optamos por deixá-la perto de nós. No quintal... Mas que ninguém queira sentir a dor que é cavar aquele buraco...

Realmente, é preciso pensar sobre isto mas custa tanto só de pensar...
TheOne
Membro Veterano
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça abr 05, 2011 8:06 am

bhess Escreveu:Pois é... E se o nosso cão morrer... O problema é que já morreu e nunca tínhamos pensado sobre este assunto. Optamos por deixá-la perto de nós. No quintal... Mas que ninguém queira sentir a dor que é cavar aquele buraco...

Realmente, é preciso pensar sobre isto mas custa tanto só de pensar...
Já a senti, e a mim, sinceramente, custa-me mais do que uma cremação, tal como com humanos, custa-me horrores ver uma cova aberta e ouvir a terra a cair no caixão são autênticas facadas, já ma cremação não me custa tanto.

Quando enterrei 2 dos meus cães quando vivia numa casa com terreno, foi uma dor inconcebível a de cavar o buraco e enterrar um corpo sem vida, e demasiadamente doloroso, prefiro mesmo a cremação.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

terça abr 05, 2011 12:46 pm

A primeira vez que entreguei o corpo de um amigo meu a um canil, foi um arrependimento total. Foi a primeira e a última posso garantir.

Ainda hoje o sentimento de culpa persegue-me, e a imagem de o ver a ser levado por homens estranhos sem qualquer gosto por animais, destruiu-me psicologicamente durante um largo período de tempo. Para eles foi só mais um depósito de lixo, para mim foi uma perda de um amigo que jamais esquecerei...

Canil.. nunca mais :cry: !
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Responder

Voltar para “Cães”