Tinha

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

quarta ago 03, 2011 6:44 pm

ZePedro10 Escreveu:Um dos meus cães apanhou/ganhou recentemente um fungo chamado 'Tinha'
Foi ao VET e foi-lhe receitado uns comprimidos e aconselhou em passar 'betadine' nos sítios visíveis.
Gostava de saber se alguém já se deparou com um caso destes e que contassem como passaram por esta experiência visto que não encontrei nada sobre isto aqui no fórum.
A Tinha é um fungo muito chato, tratável, mas pode haver reincidências.
Tive um Yorkie com Tinha e o tratamento medicamentoso tem alguns cuidados pois tem o reverso de atacar o fígado. Na altura,por ser um Yorkie muito pequenote, foi utilizada medicação pediátrica para esse efeito (carissimo) e o cão tinha de realizar análises ao fígado e rins de 3 em 3 semanas. Numa fase teve de ser retirado pois os valores do fígado ascenderam a valores muito elevados. Em paralelo tomava os tais banhos com shampoo adequado para o problema.
Apenas escrevo para ter cuidado com as implicações dos denominados fungicidas nos rins e fígado pois afectam e tem de se ir avaliando com análises.
Passou, nunca teve nenhuma reincidência e já lá vão sete anos, mas teve implicações na pelagem, nunca mais foi a mesma, ficou muito fraca e quebradiça devido à destruição dos folículos.
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta ago 03, 2011 8:09 pm

Zepedro,

claro que há experiências + chatas ou "assustadoras" do que outras. Este ano, penso que a zona onde moramos teve mais bichos, fungos, etc..devido ao calor repentino em Maio/Junho. O vet até me perguntou onde andava eu com a cadela, em matas? florestas? rios?etc..e eu: nao, por acaso, nao fui a local nenhum diferente do habitual dos anos anteriores...
Daí, faça o tratamento que o vet lhe aconselhou direitinho, veja se tá a melhorar. Sim, na zona das peladas, o pêlo volta a crescer. A Kyara como boa labradora, o pêlo cresceu rápido e fez a muda de casaco perdendo 1 tonelada e ainda tem pêlo de sobra,lol.
Mas o seu vet nao lhe pediu para ir lá tipo sei lá passado 4 dias de tratamento? Os vets da Kyara pediram para eu ir lá só para ver como estava a ir o tratamento, como a Kyara se estava a sentir, ver as peladas, etc...porque é visita para ver o estado.

Jocas caninas
ZePedro10
Membro
Registado: quarta fev 25, 2009 3:58 pm

quarta ago 03, 2011 9:01 pm

Tweenie Escreveu:Zepedro,

claro que há experiências + chatas ou "assustadoras" do que outras. Este ano, penso que a zona onde moramos teve mais bichos, fungos, etc..devido ao calor repentino em Maio/Junho. O vet até me perguntou onde andava eu com a cadela, em matas? florestas? rios?etc..e eu: nao, por acaso, nao fui a local nenhum diferente do habitual dos anos anteriores...
Daí, faça o tratamento que o vet lhe aconselhou direitinho, veja se tá a melhorar. Sim, na zona das peladas, o pêlo volta a crescer. A Kyara como boa labradora, o pêlo cresceu rápido e fez a muda de casaco perdendo 1 tonelada e ainda tem pêlo de sobra,lol.
Mas o seu vet nao lhe pediu para ir lá tipo sei lá passado 4 dias de tratamento? Os vets da Kyara pediram para eu ir lá só para ver como estava a ir o tratamento, como a Kyara se estava a sentir, ver as peladas, etc...porque é visita para ver o estado.

Jocas caninas

Obrigado pela resposta, fico mais aliviado.
O vet disse que se quisesse podia passar lá depois para ver, mas que como em principio corre tudo bem, que podia ser facultativo..
Responder

Voltar para “Cães”