rotty Escreveu:Boas!
Tenho uma cadela labrador com 5 anos que sempre foi muito activa. Aquela história de ahh ainda é novinha...depois acalma...não tem sido assim.
Como destruía todo o quintal, fazendo buracos, fazendo xixi em todo lado, etc. Tive de fazer um canil, com vários metros quadrados, suficiente para ela jogar à bola etc.
Passeio com ela sempre que posso, mas como trabalho não posso passeá-la todos os dias. No entanto, por vezes, também brinco com ela etc.
Agora começou a rebentar com a vedação do canil e todos os dias faz patifarias! Como faço para a acalmar? Já tentei 2 passeios diários.
Durante os passeios fica muito cansada, quer voltar para casa, mas passadas umas horas, já está fresca e pronta para outros passeios! Durante a noite aproveita e rebenta com a vedação, fere-se nisso, mas insiste! Agora arranjou maneira de através de um terraço aceder ao telhado! Já estou a desesperar!! O que fazer neste caso?
Não fica nada. Quando começa a ficar cansada está o passeio no inicio.Quando o dono já não pode com uma gata pelo rabo está o cão a entrar no ritmo do passeio.
Um labrador é uma raça de trabalho e ao contrário do que parece não é um cão molengão, é um atleta, ainda há pouco tempo se falava aqui mesmo na Arca que está instituido(até por alguns vets) que o Lab é um cão naturalmente gordo. Argumento que não tem a mais pequena lógica na minha opinião.
O que provavelmente falta ao seu cão é estimulo. Mental e fisico. A contemplação do dono não conta como exercicio ou estimulo. O que mais se vê são donos a olhar embevecidos para o Lab como se fosse um Scottex gigante. Ponha o cão a andar, correr, nadar, ensine-lhe coisas, brinque com ele, os Labs naturalmente adoram ir buscar bolas, paus, brinquedos, discos...
E como nada disto vai acontecer pelas mais variadas razões, contrate um profissional de treino canino para que demonstrar isto ao vivo.
Apenas acrescento que, na minha opinião não deve estabelecer comparações entre os cães que teve e o que tem no que diz respeito à perspicácia na aprendizagem, mesmo dentro da própria raça há cães mais fáceis e mais dificeis, para além de a popularidade não representar essa facilidade.
Pessoalmente até acho que se um dono for experiente, um Rott equilibrado é muito mais fácil de educar do que um Labrador nas mesmas condições.