É isso sim, LuluB, sabe já era tarde...bom agradeço os vossos esclarecimentos, gosto sempre de aprender estas coisas, tenho uma menina e não tenho intenção nenhuma de que ela procrie, embora o vet me aconselhe a estrelizá-la não sei bem se devo dar esse passo ou não, por um lado sei que lhe evitaria possiveis problemas de futuro mas por outro não sei se devo sujeitá-la a uma operação, digamos, sem necessidade.LuluB Escreveu:O que destaquei a negro também não está correcto: os gémeos humanos são o produto da divisão de um óvulo fecundado por um único espermatozóide. A partir do momento em que um espermatozóide penetra o óvulo, todos os outros deixam de poder fazê-lo. É a estes gémeos, que partinham a mesma placenta e a mesma bolsa amniótica, que se chama "gémeos verdadeiros", ou monozigóticos.Star005 Escreveu:Bom, expliquem lá melhor, os filhos que saem numa ninhada não são irmãos verdadeiros. Não sei se me fiz entender, por ex. nos humanos se saem gemeos verdadeiros, são fruto de fecundação de um mesmo ovulo por dois ou mais espermatozóides, se são falsos podem ser de duas fecundações separadas, certo?...e nos animais, como é que funciona? Isto até me faz lembrar outro tópico que ando a ler, lá vai uma que se ouve dizer que é quando a cadela é coberta por mais do que um cão ou pelo mesmo cão por mais do que uma vez assim é o nº de filhotes, tantas vezes quantas o dito ou ditos machos a cobrem. Bom isto deve ser uma enormidade o que estou a dizer mas gostava de saber como é de facto. Como disse Dinodane, não são gémeos verdadeiros...explique lá por favor. Isto deve estar um pouco confuso, mas acho que dá para entender...
No entanto, nem todos os gémeos nascem por essa divisão de um óvulo. Na maior parte dos nascimentos de gémeos, estes são apenas uterinos, ou seja: houve dois óvulos que foram fecundados, cada um deles pelo seu espermatozóide, e nidificaram em conjunto no útero materno.
Mas este processo não é o mesmo que nas cadelas, como já explicaram.
Genealogia e consanguinidade
Moderador: mcerqueira
Eu sou daquelas pessoas que não concordam com as esterilizações dos nossos animais só "porque sim". Se nos responsabilizamos por eles, temos de aceitar o que para nós pode ser incómodo - neste caso, os cios.Star005 Escreveu:...tenho uma menina e não tenho intenção nenhuma de que ela procrie, embora o vet me aconselhe a estrelizá-la não sei bem se devo dar esse passo ou não, por um lado sei que lhe evitaria possiveis problemas de futuro mas por outro não sei se devo sujeitá-la a uma operação, digamos, sem necessidade.
Falo apenas como leiga, a parte médica a outros compete, e também como dona de animais de companhia, mas não me parece que eliminar um sistema fisiológico para nossa comodidade seja um benefício para nenhum animal. Apenas aceito as castrações por motivos de saúde e a partir do momento em que esses problemas não deixam outra saída.
Mas é claro que a decisão é sua. Informe-se, pese os prós e os contras e decida em conformidade.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Pois, era isso mesmo a que me referia, acho um bocado contra natura estar a operar sem ser por motivos de saude...mas quando falo com o vet fico baralhada pois ele enumera uma serie de vantagens para a saude da cadelita... 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Já que estamos em "off topic", informo que tenho uma gatinha internada, foi hoje esterilizada devido a uma piómetra fechada, e já apresenta peritonite. A "sorte" dela foi ter-se constipado e começar a tossir na terça feira; também lhe percebi uma "barriguinha", um ligeiro arredondado que não achei muito normal, e que a fazia sentir-se incomodada ao toque. Fez ecografia, não havia brindes, mas saiu a "fava"... começou logo a tomar antibiótico, e logo que a infecção respiratória apresentou melhoras suficientes, foi à faca. Ainda não está livre de perigo, apesar do foco de infecção ter sido retirado, os intestinos ainda apresentam inflamação. Já era para ter sido esterilizada antes, mas surgiram outras prioridades e os euros não esticam. Agora teve mesmo de ser, e vamos lá ver se fui a tempo. Os cios de uma fêmea inteira são o menor dos males...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm
entao e se tiver-mos um macho e uma femea, como fazer para evitar gravidezes, pk a mim cios e sangue e tal nao me chateia, compreendo, tb eu tenho. mas eu tenho um macho e uma femea que deve tar quase a ter o cio, o panda so tem 3 meses, mas no proximo.. ja é homenzinho.. que posso eu fazer, se nao optar pela esterilizaçao? tenho pensado bastante nisto?
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
tem de os manter separados.
Pois tal como a Suesca também tenho um macho e uma femea...já teve o 1º cio, mas o mano ainda é pequeno...e no próximo...por muito que andemos de olho e os manter-mos separados, basta um segundo e...Suesca Escreveu:entao e se tiver-mos um macho e uma femea, como fazer para evitar gravidezes, pk a mim cios e sangue e tal nao me chateia, compreendo, tb eu tenho. mas eu tenho um macho e uma femea que deve tar quase a ter o cio, o panda so tem 3 meses, mas no proximo.. ja é homenzinho.. que posso eu fazer, se nao optar pela esterilizaçao? tenho pensado bastante nisto?
-
- Membro Veterano
se os mantiverem MESMO separados, não há hipótese, eles não se reproduzem por telepatia.