Esterilizar ou não esterilizar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

segunda set 05, 2011 9:01 pm

kaminaru Escreveu:
dinodane Escreveu:
kaminaru Escreveu:Não sei quantos anos tem a sua cadela, mas segundo o que li, quantos mais cios se deixarem passar antes de esterilizar pior. A cirurgia torna-se menos eficaz. Mas deve haver aqui alguém com mais experiência do que eu na materia. :)
Bom, não vejo como a cirurgia fica menos eficaz. Vejamos, a cirurgia chama-se esterilização e na mesma ao retirar o aparelho reprodutivo da cadela ela fica estéril, quer tenha seis meses quer tenha 10 anos, o que é o objectivo do procedimento, portanto não percebi a que perda de eficácia se refere
Refiro-me a eficacia na prevencao de doencas futuras e nao na esterilizacao como método de prevenir gravidez.
Expliquei-me mal, peco desculpas... :oops:
Acho que isso só corresponde aos tumores mamários, a probabilidade de surgirem aumenta com a esterilização tardia, ou seja, quanto mais cedo a esterilização, mais baixa é a probabilidade de surgirem...
poupas25
Membro
Registado: quinta abr 21, 2011 10:33 am

segunda set 05, 2011 9:04 pm

dinodane se estive-se uma pessoa dia sim dia sim a sua porta a fazer a mesma pergunta, ainda queria ver qual era a sua reação alguem tem alguma coisa a ver com a minha vida
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda set 05, 2011 9:16 pm

dinodane Escreveu:Ah... isso no caso dos tumores mamários porque no caso das piómetras e tumores ováricos e uterinos a prevenção é TOTAL, como é evidente.
Exactamente. Era isso que eu queria dizer, mas parece que despachei a mensagem depressa demais. :P

Mas dinodane, ainda existem vets que dão a escolher o tipo de cirurgia que se quer fazer... Ou se cortam as trompas do animal ou se retiram os órgãos todos. No caso da minha cadela depois de pesquisa optamos por retirar tudo, também a conselho do Vet.
Nos casos onde se escolhe o corte a cirurgia pode nao ser eficaz, pois pode nao prevenir uma gravidez a 100% no caso de ser mal feita... E se os órgãos ficam lá dentro pode haver sempre risco dos tais tumores ovaricos e uterinos.
Esta info esta correcta, nao esta?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 05, 2011 9:16 pm

poupas25 Escreveu:dinodane se estive-se uma pessoa dia sim dia sim a sua porta a fazer a mesma pergunta, ainda queria ver qual era a sua reação alguem tem alguma coisa a ver com a minha vida
E...? O que é que essa interacção com a sua vizinha trouxe de útil ao tópico?

P.S.: Use pontuação por favor. Aqueles simbolozinhos, tipo pontos de interrogação e assim, para a gente perceber quando está a fazer uma pergunta e quando está a fazer uma afirmação, acredite que facilita muito o diálogo. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 05, 2011 9:22 pm

kaminaru Escreveu:
dinodane Escreveu:Ah... isso no caso dos tumores mamários porque no caso das piómetras e tumores ováricos e uterinos a prevenção é TOTAL, como é evidente.
Exactamente. Era isso que eu queria dizer, mas parece que despachei a mensagem depressa demais. :P

Mas dinodane, ainda existem vets que dão a escolher o tipo de cirurgia que se quer fazer... Ou se cortam as trompas do animal ou se retiram os órgãos todos. No caso da minha cadela depois de pesquisa optamos por retirar tudo, também a conselho do Vet.
Nos casos onde se escolhe o corte a cirurgia pode nao ser eficaz, pois pode nao prevenir uma gravidez a 100% no caso de ser mal feita... E se os órgãos ficam lá dentro pode haver sempre risco dos tais tumores ovaricos e uterinos.
Esta info esta correcta, nao esta?
Vamos a ver uma coisa. Se o útero sai a gravidez é sempre impossível porque o óvulo fecundado não tem onde nidificar.
Se for feita uma laqueação de trompas, a cadela tem cio mas o óvulo não tem maneira de ser atingido pelos espermatozóides, logo também é impossível uma gravidez, isto se a laqueação for bem feita, obviamente. Se os ovários ficarem, a cadela continua a ter cios mas não pode engravidar. A maioria das esterilizações envolvem retirar todo o sistema reprodutivo, ovários, útero e trompas, mas por vezes se restar algum tecido ovárico a cadela pode continuar a ter o cio porque é nos ovários que se produzem as hormonas que regulam o ciclo reprodutivo.
Sim, a info é correcta, a laqueação de trompas, tal como nas mulheres, não previne doenças dos orgãos reprodutivos, visa apenas impedir a fecundação e subsequente gravidez.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda set 05, 2011 9:34 pm

dinodane Escreveu:

Se for feita uma laqueação de trompas, a cadela tem cio mas o óvulo não tem maneira de ser atingido pelos espermatozóides, logo também é impossível uma gravidez, isto se a laqueação for bem feita, obviamente
Ora, e era aqui mesmo que eu queria chegar. Se a laqueação nao ficar como deve de ser existe a probabilidade de o animal engravidar. Sempre pensei que fosse um método seguro, mas pelos vistos nao o é a 100%.

Nos entretantos acho que já me desviei do tópico.
Por todas as razoes que aqui foram mencionadas, de prevenção de gravidez indesejada ou prevenção de possíveis tumores, sou a favor da esterilizacao.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda set 05, 2011 9:42 pm

Eu sou a favor da esterilização dos animais errantes, dos que têm dono e maneira de prevenir gravidezes não.
Não sou a favor da esterilização para prevenção de doenças.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda set 05, 2011 9:48 pm

kittten Escreveu:Eu sou a favor da esterilização dos animais errantes, dos que têm dono e maneira de prevenir gravidezes não.
As minhas são esterilizadas...e a razão não foi para evitar doenças, isso é só uma mais valia que se junta ao meu comodismo...até porque o unico cão macho que cá está tb está castrado, logo daí nunca viriam acidentes ;)
Mahlemut
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 7:16 pm

segunda set 05, 2011 9:58 pm

kaminaru Escreveu:A minha cadela foi estupidamente esterilizada muito nova. Hoje quando penso nisso ainda me bato mentalmente por não ter pedido a opinião de um segundo veterinário.

Na altura decidimos esterilizar porque temos um cão e não queríamos que houvesse chatices com ele. Pesquisámos bastante, pedimos opiniões ao vet e pareceu-nos a atitude mais correcta a ter não só para evitar gravidez como também evitar quistos mamários e possíveis problemas futuros.

Não sei quantos anos tem a sua cadela, mas segundo o que li, quantos mais cios se deixarem passar antes de esterilizar pior. A cirurgia torna-se menos eficaz. Mas deve haver aqui alguém com mais experiência do que eu na materia. :)
Tem mazelas actuais ou consequências dessa esterilização?
oscarleo
Membro Júnior
Registado: sábado dez 12, 2009 2:12 pm

segunda set 05, 2011 11:20 pm

poupas25 Escreveu:eu tenho uma cadela e sou contra a esterelizaçao quem tem cães e está mal que corte o coiso ao bicho
Quem tem cães muitas vezes compra-os em vez de cadelas para evitar essas coisas, acho k os seus vizinhos n têm nada haver com o k faz a sua cadela, agora n mande os outros castrarem os seus cães.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda set 05, 2011 11:39 pm

kittten Escreveu:Eu sou a favor da esterilização dos animais errantes, dos que têm dono e maneira de prevenir gravidezes não.
Completamente de acordo.

O que é o mesmo que dizer: esterilização por comodismo ( dos donos ) é um disparate.

É privar a cadela de ter os seus ciclos hormonais normais e não encaixo isso nem por nada.

Parvoice pensar que privar o animal desse factor biologico tão marcante vá ser de alguma forma benéfico. Não pode ser.

Todos sabemos como as descompensações hormonais afectam as mulheres, não somos diferentes dos restantes mamiferos nesse aspecto.

Serei a única a reparar na crescente incidencia de problemas comportamentais serios em cadelas jovens esterilizadas?? ;)
Sem motivo aparente?

Comodismo tem um preço. ;)
An ye harm none, do what ye will
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda set 05, 2011 11:55 pm

Eu não acho que seja disparate, não o fiz por opção propria.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Netherwing
Membro Veterano

segunda set 05, 2011 11:59 pm

kittten Escreveu:Eu não acho que seja disparate, não o fiz por opção propria.
eu acho disparate, sendo por comodismo.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça set 06, 2011 12:01 am

Netherwing Escreveu:(...)

Serei a única a reparar na crescente incidencia de problemas comportamentais serios em cadelas jovens esterilizadas?? ;)
Sem motivo aparente?

Eu só lido com as minhas 4 esterlizadas, e mais o macho de 4 anos, mas pela parte que me toca não noto qualquer problema comportamental nem na velha de 11 anos nem na mais jovem de 4...
...claro que comodismo tem um preço, mas todas as opções têm ;)
Netherwing
Membro Veterano

terça set 06, 2011 12:04 am

Bondage2010 Escreveu:
Netherwing Escreveu:(...)

Sem motivo aparente?

Eu só lido com as minhas 4 esterlizadas, e mais o macho de 4 anos, mas pela parte que me toca não noto qualquer problema comportamental nem na velha de 11 anos nem na mais jovem de 4...
...claro que comodismo tem um preço, mas todas as opções têm ;)
Falo de cachorras Bondie, que ainda não atingiram sequer a idade adulta.
Responder

Voltar para “Cães”