Não está a fazer confusão com a pevide das galinhas, uma doença que atacava a lingua???
É que vivi muitos anos na aldeia e essa nunca tinha ouvido!
A esgana é uma doença grave, penso que causada por um virús. E não dá na lingua.

Moderador: mcerqueira
J5ive Escreveu:Se toquei em algum ponto sensivel peço desculpa. Mas devo reponder pelo menos ao seguinte... sim foi permitido ao senhor q degolasse a cadela. Esta de seguida dirigiu-se á comida e mesmo degolada comeu como ja nao fazia á muito. E mais... ainda hoje... mesmo degolada, vive feliz e ja teve crias.
O senhor removeu um bicho q ela tinha na lingua q nao lhe permitia alimentar-se. Eu sei o q vi... vce acredita no q quiser.
Sempre defendi os animais mas nunca tive por achar q nao tenho condiçoes para o ter feliz...
Se ao menos me tivesse disponiblizado uma linha telefonica de apoio (q nao encontrei) ja teria sido muito util.
Imagine-se ligar para uma linha de apoio ou ir a um forum de pais por exemplo, expor uma situaçao, e obter como resposta um "va ao medico".
Realmente, em menos espaço e sem poemas obtive uma resposta simples e util.
LuluB:LuluB Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um bicho na língua é que causa a esgana?
Tambem conheci uma cadela q o veterinario queria abater por causa da esgana, e foi salva por um simplissimo senhor e uma navalha.
Perante o que está escrito, onde é que aparece que o bicho causa esgana? Apenas li que um vet diagnosticou esgana, e que afinal o problema do animal era um bicho alojado na boca. Se isso é sinal de que o bicho provoca esgana já é um diagnóstico feito por si, que gostaria de saber onde viu isso.O senhor removeu um bicho q ela tinha na lingua q nao lhe permitia alimentar-se. Eu sei o q vi... vce acredita no q quiser.
Moslie, ainda há muita gente que acha que a esgana é causada por um bicho debaixo da língua, que é nada mais que o freio da língua. Normalmente cortam o freio e depois têm de ir ao vet para estancar a hemorragia. Se o cão se safa, foi porque eles o curaram com o corte do freio!moslie Escreveu:A esgana é um bicho na lingua?
Não está a fazer confusão com a pevide das galinhas, uma doença que atacava a lingua???
É que vivi muitos anos na aldeia e essa nunca tinha ouvido!
A esgana é uma doença grave, penso que causada por um virús. E não dá na lingua.
J5ive Escreveu:Se toquei em algum ponto sensivel peço desculpa. Mas devo reponder pelo menos ao seguinte... sim foi permitido ao senhor q degolasse a cadela. Esta de seguida dirigiu-se á comida e mesmo degolada comeu como ja nao fazia á muito. E mais... ainda hoje... mesmo degolada, vive feliz e ja teve crias.
O senhor removeu um bicho q ela tinha na lingua q nao lhe permitia alimentar-se. Eu sei o q vi... vce acredita no q quiser.
Sempre defendi os animais mas nunca tive por achar q nao tenho condiçoes para o ter feliz...
Se ao menos me tivesse disponiblizado uma linha telefonica de apoio (q nao encontrei) ja teria sido muito util.
Imagine-se ligar para uma linha de apoio ou ir a um forum de pais por exemplo, expor uma situaçao, e obter como resposta um "va ao medico".
Realmente, em menos espaço e sem poemas obtive uma resposta simples e util.
ambv Escreveu:LuluB:LuluB Escreveu:![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Um bicho na língua é que causa a esgana?
Não me queria meter, mas não me contive. Se ler bem o que J5ive disse foi o seguinte:
Tambem conheci uma cadela q o veterinario queria abater por causa da esgana, e foi salva por um simplissimo senhor e uma navalha.Perante o que está escrito, onde é que aparece que o bicho causa esgana? Apenas li que um vet diagnosticou esgana, e que afinal o problema do animal era um bicho alojado na boca. Se isso é sinal de que o bicho provoca esgana já é um diagnóstico feito por si, que gostaria de saber onde viu isso.O senhor removeu um bicho q ela tinha na lingua q nao lhe permitia alimentar-se. Eu sei o q vi... vce acredita no q quiser.
Se acha que estou errada, leia o tópico com todas as letras e veja bem qual o sentido das palavras que lá estão.
Não estou com isto a defender ninguém. Apenas quero esclarecer o verdadeiro sentido do que foi escrito. Se o sentido era outro, esclareçam-no
J5ive Escreveu:Ridiculo... acha q nao distingo um musculo de outra coisa qquer !?
Mais vale q se feche o topico pois tbem nao abro outro... mas nao deixa de me chatear. Nao vim socializar... procurei ajuda num forum q me pareceu indicado. So mencionei experiencias por que passei... acho q ja obtive ajuda por parte de algumas pessoas q foram objetivas em relaçao ao q relatei acerca do cao em causa. ...